domingo, 5 de maio de 2013

Famílias do Campo Belo começam a receber o aluguel social

Pelo menos 28 famílias que residem numa área de ocupação irregular no Campo Belo, e que serão removidas da localidade, já estão recebendo o benefício do aluguel social.

A informação é da subsecretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.

Ao todo, 45 famílias residentes no local foram cadastradas para receberem o benefício e assim, terem condições de deixar a ocupação, onde casas em estado precário e problemas com o abastecimento de energia representam risco à vida dos moradores.

De acordo com o subsecretário de Habitação, Marcelo Oliveira, o próximo passo do processo de desocupação será feito em conjunto com a secretaria de Ação Social, que fornece o benefício e acompanhará a retirada e demolição das construções irregulares.

A maioria das residências foi feita com materiais descartáveis como papelão, placas de plástico e madeira. Há poucas casas em alvenaria. Para que possam receber o benefício do aluguel, os moradores têm que apresentar o contrato de locação da nova residência na secretaria de Ação Social e também na Defesa Civil, que acompanha a situação e deve verificar e atestar se a casa alugada não se encontra em áreas de risco.

— Essas duas condicionantes são muito importantes para dar andamento ao benefício do aluguel social. A prefeitura emite uma declaração de que estas famílias estão contempladas com o aluguel social, a fim de facilitar a locação do novo imóvel — explicou Marcelo. O processo de desocupação desta área no Campo Belo começou em janeiro, quando a prefeitura foi informada pela distribuidora de energia da região acerca do risco de incêndio no local.

A situação de risco está detectada há pelo menos dois anos, quando começou a ocupação, mas só agora a prefeitura está efetivamente resolvendo o drama dessas famílias, que serão incluídas nos planos de habitação do município e poderão ser contempladas, no futuro, com novas moradias em local seguro.