sexta-feira, 5 de abril de 2013

Reunião resulta em parcerias entre a Prefeitura de Angra e a Fiperj






Aconteceu ontem, 4, uma reunião, no Gabinete da Prefeita, para tratar de assuntos relativos ao setor da pesca no município. Na pauta estavam a unificação das informações do Estado e município, como as estatísticas do segmento e a produção do um censo pesqueiro, a reabertura da Escola de Pesca e a solicitação de duas balsas mecanizadas, para dar apoio às fazendas marinhas. Participaram da reunião a prefeita Conceição Rabha; o vice-prefeito Leandro Silva; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto; o presidente da Fiperj, José Bonifácio e o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno.

O encontro foi marcado por grandes discussões em benefício da cidade. Foi acordado um estudo mais detalhado sobre os defesos, como a sardinha, por exemplo, e a busca de financiamento para pesquisas nesse sentido. A unificação das informações pesqueira também foi avaliada. Um censo pesqueiro será realizado em todo o segmento da Bacia de Santos e Rio de Janeiro. Além disso, o secretário Felipe Peixoto se comprometeu em viabilizar esse estudo começando por Angra. Será o primeiro censo feito no município, já que anteriormente se trabalhava com estatísticas. A cidade tem aproximadamente 1.500 pescadores, e é a maior produtora de sardinha do Rio.

Outra questão levantada foi a reabertura da Escola da Pesca, onde serão  oferecido cursos de manejo da pesca e maricultura, além do curso de salvatagem, todos seguindo as necessidades do setor. O município ira formatar a estrutura curricular da escola juntamente com o Estado.

— A nossa intenção é oferecer esses cursos a quem mais precisa; como por exemplo à população das ilhas. Vamos realizar um estudo para ver a viabilidade de abrir essa escola na Ilha Grande — ressaltou a prefeita.

Na reunião, também foi solicitado duas balsas para dar apoio técnico às fazendas marinhas do município, onde o trabalho é feito manualmente. As balsas facilitarão toda concepção da produção das fazendas, que se encontram por toda a extensão da Baía da Ilha Grande. A entrega do transporte logístico ainda não foi decidida e até o final do mês o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral definirá os trâmites, segundo Felipe Peixoto.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), em Angra dos Reis, atende hoje todas as cidades da Costa Verde e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura fluminense. Ela atua na articulação e na consolidação de políticas públicas para o setor, além de difundir informações e tecnologias nos municípios.

Na ocasião o secretário de Estado entregou dois novos automóveis para a Fiperj de Angra. A fundação trabalha com a secretaria municipal, dando subsídios e alternativas de produção no setor da aquicultura.