segunda-feira, 18 de março de 2013

Ação Social desenvolve projetos para moradores de rua


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da secretaria de Ação Social, está desenvolvendo ações e projetos voltados à população de rua da cidade. O problema é grave e o município usa a estrutura do seu  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para  um serviço que vai desde a abordagem social até o aconselhamento e encaminhamento de solução. O público alvo, em geral são pessoas adultas que vivem nas ruas, algumas oriundas de outros municípios do Estado. O trabalho é diário e o acompanhamento a essas pessoas é fundamental para tentar garantir sua reinserção na sociedade.

Atualmente o Creas faz acompanhamento de pelo menos 30 pessoas em situação de rua. A abordagem identifica esse público e os convida para atendimento psicossocial, onde lhes é oferecido atendimento psicológico e médico; passagens municipais e intermunicipais, se desejado; banho e higiene, além de contato por telefone com as famílias. São etapas que proporcionam dignidade e direitos de cada indivíduo. No mês de fevereiro foram emitidas 20 passagens intermunicipais, dando oportunidade às pessoas de retornarem às suas cidades de origem e famílias, em acordo com as mesmas, evitando assim, nova situação de risco social.

O Centro de Atenção à População de Rua (CAPR) é outro instrumento focado neste atendimento e trabalha com pelo menos 19 pessoas, com atividades como jardinagem, o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Teclar, de inclusão digital. O Centro é um local de passagem para aqueles, que em situação de rua, desejam criar novas perspectivas de vida a partir do resgate de sua autoestima.

Angra dos Reis, por ser foco turístico, é bastante visada por esse público. O aumento da demanda acontece quase sempre no início do ano, onde o atendimento chega a 10 casos por semana. Muitas vezes o que leva uma pessoa a morar na rua é o rompimento familiar, que acontece por vários motivos, entre eles o alcoolismo, uso de substâncias psicoativas, conflitos familiares, desemprego e separação.

O Creas está desenvolvendo um projeto chamado Centro POP, que receberá os moradores de rua na parte da manhã, com os cuidados de higiene, alimentação e documentação, e abrigo até o final da tarde. O objetivo é proporcionar proximidade e qualidade de atendimento às pessoas em situação de rua. Essa proximidade possibilitará também ofertar oficinas, resgatando a identidade e autonomia, visando a reinserção na comunidade, na família e no mercado de trabalho. A secretaria de Ação Social está providenciando a contratação de profissionais para a abordagem social e capacitação de equipes.

Para ajudar uma pessoa que esteja em situação de rua, o cidadão pode ligar para o Cras, através do telefone (24) 3377-5167. O CAPR funciona na Rua São José, nº 7, Bracuí - Angra dos Reis.