terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Moradores voltam para suas casas


Todas as 62 pessoas que ficaram desalojadas por causa da forte chuva que caiu no município na noite de sábado para domingo já voltaram para suas casas. O último abrigo desativado, na manhã de segunda-feira, foi o do Parque Mambucaba, que chegou a receber 47 pessoas.

As sete pessoas desalojadas da localidade conhecida como Vaquejada, no Bracui, que estavam abrigadas na escola Salomão Reseck, no Frade, já voltaram para as suas casas, assim como as 23 pessoas que estavam temporariamente na escola Morada do Bracui. Os dois abrigos foram desativados na tarde de domingo. O abrigo que funcionava no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, no São Bento, que recebeu os moradores dos morros do Centro, que estavam desalojados desde as chuvas do início do ano, foi desativado na tarde de sexta-feira, dia 25.

O Parque Mambucaba foi o bairro com o maior índice pluviométrico no final de semana. Choveu 190 mm entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. 150 mm foram registrados em apenas cinco horas, o que acabou causando o transbordamento do rio Mambucaba. No Frade, choveu 148 mm. Nenhuma ocorrência de deslizamento foi registrada pelas equipes da Defesa Civil.

Em caso de chuva forte, o secretário especial de Defesa Civil e Trânsito orienta que os moradores das áreas de risco deixem suas residências.

— Em caso de chuva forte o melhor a fazer é procurar rápido um local seguro mais próximo ou ir para a casa de amigos ou parentes até que a situação se normalize. Os avisos SMS também têm sido uma importante ferramenta de comunicação — frisa ele, lembrando que regularmente a Defesa Civil envia milhares de alertas nos telefones com orientações de segurança e informes sobre a previsão do tempo.
O SMS é um sistema de informações através de telefones celulares com o envio de mensagens para alertar e/ou indicar a saída dos moradores que residem em áreas de risco de deslizamentos ou alagamentos, para pontos de reunião pré-estabelecidos, quando houver a possibilidade de qualquer chuva forte. Para se cadastrar, basta ligar para a Defesa Civil (199 ou 3377-7991).