quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ação Social busca apoio do Governo do Estado

                                                                                                                                  Fábio Martins
Leandro Silva com a subsecretária Nelma e o secretário Zaquel

                                                    O assistente Social, Henrique, também participou da reunião

Com a intenção de buscar novas parcerias e conhecer os trabalhos realizados pela Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o vice-prefeito e secretário de ação social de Angra dos Reis, Leandro Silva, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 23, com o secretário municipal de Ação Social, Zaquel Teixeira, no Centro do Rio.

Durante o encontro, Leandro expôs a atual situação enfrentada pelo município angrense, que tem sofrido com as fortes chuvas de início de ano e por conta disso, ainda mantém cerca de 50 pessoas em abrigos. O vice-prefeito aproveitou para conhecer os programas da secretaria, os trabalhos desenvolvidos pelos assistentes sociais e sugeriu que fosse criada uma parceria entre estado e município para atender melhor à população.

Além de Zaquel, também participaram da reunião, a subsecretária de Ação Social do estado, Nelma de Azeredo e um dos assistentes sociais de Angra dos Reis, Henrique Mendes.

Na conversa, Leandro Silva sugeriu que sejam realizados encontros entre os técnicos do município e do estado para troca de informações, ideias e conhecimentos que serão aplicados ao longo dos próximos quatro anos. O secretário de Ação Social pediu ainda, a realização de debates sobre direitos humanos, já que Angra ainda não possui programas voltados para este fim.

O secretário Zaquel, informou que todos os meses são realizados, seminários com gestores dos municípios do estado para sanar dúvidas e dar orientações. O próximo encontro está marcado para o início de fevereiro e contará com a participação de Angra dos Reis.

- Precisamos avançar nas políticas de assistência no nosso município e estarei buscando apoio dentro e fora de Angra para prestar um melhor atendimento à nossa população – disse Leandro Silva.
O secretário de Ação Social e Recursos Humanos do Rio de Janeiro se mostrou solícito e afirmou que se manterá a disposição de Angra: “É muito importante esta interação entre estado e municípios para que a gente possa conhecer melhor cada necessidade e cada peculiaridade e buscar as melhores soluções”, concluiu.


Visitas ao equipamento

Na tarde da última terça-feira, Leandro Silva fez uma visita ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Parque das Palmeiras, onde conversou com a coordenadora técnica Lílian Meira, que falou dos desafios e dos planos de trabalho para este ano. Logo após, o secretário foi ao bairro Areal, onde visitou a Casa Abrigo.

- Estamos colocando a “casa” em ordem e neste primeiro momento, estou fazendo uma avaliação do nosso equipamento, conversando com os colaboradores para, então, elaborar um planejamento. Já estamos trabalhando muito, ainda mais devido às chuvas deste começo de ano, mas vamos nos empenhar ainda mais para dar uma melhor assistência a nossa população  – afirmou Leandro Silva.