segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuvas prejudicam atividade rural em Angra


                           Na semana passada, moradores da Banqueta fizeram suas reivindicações durante reunião 

As chuvas fortes que caem sobre Angra dos Reis desde o início do ano estão prejudicando a atividade rural na cidade. De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura, Rafael Ribeiro, o impacto está sendo sentido, sobretudo, nas dificuldades de transporte e consequente escoamento da produção rural do município. A subsecretaria tem auxiliado as áreas com maiores dificuldades.

A subsecretaria de Agricultura já disponibilizou uma equipe de profissionais para auxiliar os agricultores das localidades mais atingidas. Esses profissionais facilitam o transporte dos alimentos, desobstruindo ou reconstruindo estradas e pontes, a fim de reduzir os danos causados pelas chuvas. A situação é mais preocupante em áreas como o Sertão do Bracuí, de Mambucaba e na Banqueta.

- A área rural está sendo muito castigada e estamos com uma equipe permanente para auxiliar os produtores nesse momento crítico. Desde o início do ano estamos fazendo um trabalho de desobstrução e reconstrução de estradas, para que não atrapalhe no transporte dos produtos e os mesmos não venham a deteriorar-se - explicou Rafael.

Alguns bairros sofrem também com a falta de energia elétrica, causada por queda de árvores e dificuldades de manutenção na rede elétrica. A subsecretaria diz que continuará exercendo seu trabalho emergencial por todo o município em apoio à produção agrícola do município.

Produtores têm reunião na Banqueta

Na semana passada, a diretoria da Associação de Moradores da Banqueta teve um grande encontro com os moradores para discutir os problemas causados pela chuva no bairro.

Cerca de 150 pessoas acompanharam a reunião, que teve ainda a presença de secretários de Governo e subsecretários. Uma das principais reivindicações foram melhorias nas duas estradas que dão acesso à área rural (a entrada principal e a do Areal), além da normalização da circulação dos ônibus que atendem o bairro.

Nesta terça-feira, 22, a subsecretaria de Agricultura junto com a equipe de Governo estará no bairro para identificar as áreas mais atingidas. O subsecretário municipal de Agricultura, Rafael Ribeiro, afirmou que mesmo estando com equipamentos danificados e sem infraestrutura ainda adequada, a equipe estará pronta para atender às emergências.

- Não vai ser fácil, pois assumimos o Governo com um número grande de máquinas deterioradas, mas ainda assim estamos empenhados em enfrentar essa emergência e trabalhando muito para reduzir os danos das chuvas às comunidades da área rural - assegurou Rafael.