segunda-feira, 16 de abril de 2012

Leandro Silva prestigia a inauguração da primeira fábrica da Beneteau no Brasil






A Beneteau acaba de inaugurar sua primeira fábrica no Brasil. A empresa da França é a maior fabricante de embarcações de esporte e lazer do mundo. Dentre os seus produtos estão, inclui veleiros, lanchas e utilitários e é líder no segmento de vela e motor e com sua instalação no município vai cfazer com que Angra dos Reis seja o polo náutico do País.

A fábrica e foi montada na Marina Verolme e conta com uma área de trabalho de 6 mil metros², de um total de 10 mil metros² disponíveis.

A inaugração contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do vice, Luiz Pezão, do deputado Federal, Fernando Jordão, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno e representantes da Beneteau do Brasil e do exterior. O vereador Leandro Silva (PDT) também prestigiou o evento junto com o presidente da Câmara Municipal, Dr. José Antônio (PCdoB) e o vereador Cordeiro (PT).

A Beneteau investiu mais de R$ 15 milhões em sua fábrica no Brasil e pretende produzir mais de 50 embarcações acima de 34 pés pr ano. A estimativa da empresa é que pelo menos na primeira fase, sejam empregados 600 trabalhadores, que já passaram por treinamento na França.

Para sua instalação, a empresa recebeu isenção de impostos municipais, como o IPTU e ISS, e também estaduais, como o ICMS.

Com 128 anos de existência e com 27 unidades, está é apenas a segunda vez que a Beneteau constrói uma fábrica fora da Europa.

Apesar de se tratar da inauguração de uma fábrica de embarcações no Brasil, outros assuntos foram abordados, após provocados pelas autoridades municipais presentes. Um deles foi o hospital da Japuíba. O governador Sérgio Cabral disse que o estado vai assumir a unidade, pois "sua operação é muito cara, deixando o município impossibilitado de administrá-lo sozinho".


TEBIG

Outro assunto abordado a pedido da Câmara, foi a ampliação do Terminal Petrolífico da Baía da Ilha Grande (Tebig) que funciona na Ponta Leste. Atualmente há a possibilidade de que ao em vez da ampliação do nosso terminal, seja construído um novo em Itaguaí ou Maricá.

Cabral, porém, disse que esta questão não depende exclusivamente dele e sim de questões ambientais que precisam ser respeitadas. O governador adiantou, porém que se compromete a receber uma comissão de representantes do monicípio para discutir o assunto no Rio de Janeiro. Ele foi enfatico ao dizer que quem está responsável em avaliar esta questão, é o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc.

– Nós temos autoridades ambientais. O Minc é o responsável pela área, junto com sua equipe. Não cabe a mim decidir, mas sim às autoridades ambientais do estado – afirmou Cabral.