segunda-feira, 19 de março de 2012

Superintendente do DNIT fala sobre o projeto de duplicação da Rio Santos

Fotos e texto: Fábio Martins

Em reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Rio de Janeiro, no final da manhã da última sexta-feira (16), o superintendente do órgão, Marcelo Cotrim falou, entre outros assuntos, sobre a duplicação da Rodovia Rio-Santos.


O encontro, pré-agendado pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Leandro Silva e pelo deputado Federal, Marcelo Matos (ambos do PDT), reuniu um representante da Grande Japuíba e morador do bairro há mais de 30 anos, Sr. Moisés Ferreia, a representante do bairro Sapinhatuba I e líder comunitária, Telma Brito, além do Anderson de Souza, presidente do PSDC - Angra.

Durante a reunião foram discutidos diversos assuntos com os redutores eletrônicos de velocidade, que já foram instalados ao longo da rodovia e de alguns outros que ainda serão colocados. De acordo com informações da superintendência do DNIT, os redutores parecidos com quebra-molas, conhecidos também como "costelas", existentes na altura da Sapinhatuba I, serão substituídos em breve, por "pardais".

Telma, questionou sobre a construção de uma nova passarela no local, já que a antiga foi derrubada pela força das águas no temporal de 2010. Marcelo Cotrim disse que a nova passarela, foi incluída no projeto de duplicação da Rio Santos, porém como se trata de uma prioridade, ele já pediu que seja elaborado um projeto separado para que a construção da mesma seja mais mediata.

O Sr. Moiséis Ferreira, perguntou sobre as barreiras instaladas na altura do bairro Banqueta, que impede que motoristas e pedestres realizem a travessia da rodovia de forma perigosa, como vinha acontecendo há vários anos. O superintendente, afirmou que as barreiras são eficientes, porém ainda são um paliativo, já que com a conclusão do projeto de duplicação da BR, aquele paredão será substituído.

Marcelo Cotrim informou ainda, que para haver a duplicação da rodovia, que é um importante investimento para melhorar o tráfego no trecho compreendido entre Itaguí e Paraty, é necessário a elaboração de um projeto, que já está em andamento: "Já estamos fazendo um levantamento técnico, porém isto leva tempo. Após o término do projeto, o mesmo será apresentado ao governo Federal e as obras terão que entrar no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além disso, temos também a questão do impacto ambiental, que está sendo analisada" disse.

Após a conclusão do projeto, a população dos municípios cortados pela rodovia será chamada juntos às Prefeituras para discussão. O DNIT informou que existem construções localizadas muito próximas a BR, o que é proibido.

A Rodovia Rio-Santos é hoje a principal rota de fuga em caso de acidente nuclear nas usinas de Angra dos Reis e a duplicação da mesma facilitaria a evacuação da região.

O superintendente do DNIT, recebeu um convite do vereador Leandro Silva para uma reunião na Câmara de Angra para esclarecer outras dúvidas da população e Cotrim já deixou pré-agendado um encontro para os próximos dias.