quarta-feira, 14 de março de 2012

Câmara defende a ampliação do Tebig




O vereador Leandro Silva (PDT) participou na tarde da última segunda-feira (12), de uma reunião com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no Centro do Rio de Janeiro. O motivo do encontro foi discutir a ampliação do Terminal de Petróleo da Baía da Ilha Grande (Tebig), instalado na Ponta Leste, em Angra dos Reis.

O encontro contou com a presença do deputado Federal, Fernando Jordão, do prefeito de Angra, Tuca Jordção, do vice-prefeito, Essiomar Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, José Antônio e mais 6 vereadores. Eles ouviram os planos da empresa para o terminal e defenderam Angra quanto ao interesse de outras cidades que estão disputando investimentos nesta área, visando a exploração do pré-sal. Para o grupo angrense, "o município precisa sair na frente por já abrigar uma importante base da empresa".

O presidente , Sérgio Machado e técnicos da Transpetro apresentaram aos presentes, os planos para uma possível ampliação do Tebig, com a construção de mais tanques para armazenamento e distribuição de petróleo. O investimento, de cerca de US$ 2 bilhões, caso seja concretizado, vai elevar o Terminal em Angra à condição de principal ponto de exportação de petróleo do Brasil. A ampliação do Tebig, porém, depende de alguns estudos de impacto ambiental, além de autorização de órgãos ambientais do Estado. Na mesma reunião, os técnicos da empresa admitiram que outras duas cidades – Maricá e Itaguaí (Sepetiba), também estariam sendo consideradas como sede para a construção de um novo terminal de petróleo da estatal, com uma diferença importante: em outros locais, o custo mínimo para a construção de um novo terminal seria de US$ 5 bilhões, mais que o dobro do previsto para Angra.

O grupo de vereadores, prefeito e deputado presentes concordam que Angra não pode ficar sem este empreendimento e que devem unir forçar para assegurar o investimento que é diretamente ligado ao crescimento do município e a geração de empregos.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado seria contrária a ampliação do Tebig por considerar que o investimento traria impacto ambiental ao município.

A Câmara de Angra e a Prefeitura afirmaram que vão entrar em contato com o governador Sérgio Cabral para se manisfestar favorável à ampliação do Tebig.

- A não ampliação do terminal e principalmente a transferencia do mesmo para outra cidade, significaria a "falência" de Angra. Isto é grave e precisa ser discutido amplamente e com urgência - disse o vereador Leandro Silva