quinta-feira, 31 de março de 2011

Erosão do Rio Bracuhy preocupa moradores

Fotos e texto: Fábio Martins







A erosão causada pelo Rio Bracuhy tem preocupado os moradores que residem as suas margens no bairro de mesmo nome. Sempre que chove, o rio enche e com a força das águas parte o barranco que fica nas margens sede, levando consigo as árvores e a parte da estrada Santa Rita.

A convite dos moradores, os vereadores da Comissão de Obras da Câmara Municipal de Angra dos Reis, presidida por Leandro Silva, estiveram no local para avaliar o problema e buscar soluções.

O subsecretario de obras, Vingler Martins e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), também estiveram no bairro e ouviram os relatos dos moradores.

De acordo com o Sr. Geraldo, que mora há vários anos no local, a situação se agrava a cada ano: “O rio mudou de curso com o tempo e está destruindo tudo a sua volta. Se continuar assim ficaremos sem estrada e algumas casas também poderão cair”, disse.

Os parlamentares percorreram vários quilômetros nas proximidades do rio e observaram que existe a necessidade da intervenção do Executivo para evitar problemas maiores. Além da questão da erosão do Rio Bracuhy, os moradores reclamam também da falta de sinalização e de quebra-molas no local.

O vereador Leandro Silva disse que vai encaminhar as solicitações aos órgãos responsáveis e sugeriu que sejam instaladas, além das placas de sinalização de trânsito, placas de informações turísticas indicando o local e os nomes das cachoeiras. O parlamentar falou ainda que agendará uma nova caminhada com a secretária de obras e com o departamento de trânsito para buscar soluções com relação a estrada.

Outra reivindicação é que seja reconstruída uma ponte existente no local, pois a mesma fica intransitável devido ao transbordamento do rio sempre que chove.
Quanto ao problema do Rio Bracuhy, os membros da Comissão informaram que vão pedir um estudo técnico para avaliar qual a melhor solução.

- Não adianta propormos uma obra que mais tarde poderá gerar transtornos ainda maiores. É necessário buscamos uma solução definitiva para garantir a tranqüilidade dos moradores – disse o presidente da Comissão, vereador Leandro Silva.

Ele informou ainda, que vai acompanhar o caso junto com a comissão de moradores.

Culto em Ação de Graças terá participação de Cristina Mel e Pr. Ottoni Jr.

Audiência Pública na Alerj debate segurança nas usinas nucleares de Angra

Fotos: Fábio Martins



Vereador Leandro Silva ao lado de deputados na primeira fila

A Defesa do Meio Ambiente e de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), realizou na tarde desta quarta-feira, 30, uma audiência pública para discutir a segurança das usinas nucleares localizadas em Angra dos Reis.

Foram abordadas as estratégias de evacuação da cidade, no caso de um acidente nuclear. Representantes da Eletronuclear estiveram presentes e o assessor da presidência da empresa, Leonam dos Santos Guimarães respondeu aos questionamentos das autoridades.

Representando a cidade de Angra dos Reis, o prefeito Tuca Jordão, acompanhado do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, do secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas e pelos vereadores, Dr. José Antônio, pelo 1º secretário da Câmara Municipal, Leandro Silva e mais dois parlamentares.

Tanto o chefe do Executivo, quando os vereadores se mostraram preocupados com a questão e disseram que este tema deve mesmo ser debatido com seriedade. Tuca disse que as estradas que cortam o município estão em péssimas condições e dificultaria a evacuação em caso de acidente nas usinas.

- Eu não estou falando apenas de Angra, mas sim, da situação na Costa Verde. A responsabilidade é do Dnit. Além disso, temos que ter um aeroporto para receber aviões maiores”, explicou Tuca lembrando que, em 30 anos de funcionamento da central nuclear, as usinas nunca apresentaram problemas relacionados a vazamentos de materiais radioativos.

O auditório onde foi realizada a audiência ficou lotado. Os deputados Rafael do Gordo – presidente da comissão de Minas e Energia –, Átila Nunes – presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente –, Ricardo Abrão, Zaqueu Teixeira, Luis Paulo, Sabino, Xandrinho e Inês Pandeló se fizeram presentes.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente avaliou como “ruim” o plano de fuga em caso de vazamento nas usinas: “A audiência revelou o absoluto despreparo em relação à usina nuclear de Angra dos Reis”, disse Átila Nunes.

Em entrevista a uma emissora de Tv, o vereador angrense Leandro Silva disse que este assunto é de total importância e precisa ser debatido mais vezes: “Nós, homens públicos e os moradores precisamos de mais informações e de atitudes por parte dos responsáveis a fim de evitarmos tragédias. Precisamos de um plano de emergência funcional” afirmou.

Leandro Silva visita o bairro Bracuhy e ouve reivindicações

Fotos: Anderson Pires






O vereador Leandro Silva, convidado pelos moradores, visitou o bairro Bracuí para ver de perto as necessidades da comunidade. Muitas são as reivindicações da população. Entre elas estão o pedido de construção de muros para conter o assoreamento dos rios e a revitalização do bairro, que segundo Leandro, é um dos atrativos turísticos de Angra.

“Caminhando com a comunidade vemos muitos problemas no bairro. O rio está avançando sobre as ruas e calçadas. Alguns moradores estão ilhados. A estrada da aldeia dos índios está em péssimas condições para se trafegar além da falta de iluminação pública“, disse Leandro.

A moradora, Rosemary Ramos disse que é importante a visita. “ Estou feliz pela vinda do vereador aqui, é sinal de que estamos sendo ouvidos por alguém. O bairro precisa ser revitalizado e este rio precisa ser contido. Queremos ver nosso lugar melhor e hoje sinto que estamos no caminho certo para isso acontecer“, falou a moradora.

Leandro vai levar propostas para a Prefeitura. “O Governo Municipal pode investir no turismo da região, que conta com belas cachoeiras e verde por todos os lados. Um roteiro turístico pode ser feito e empregos podem ser gerados”, reforçou o parlamentar.

terça-feira, 29 de março de 2011

Mais de cem mulheres assistem palestra no Frade

Divulgação




Dando seguimento a programação do mês da mulher, o núcleo feminino do mandado do vereador Leandro Silva (Mulheres que Fazem a Diferença), promoveu um encontro no Frade na última quinta-feira, 24.

O evento reuniu mais de cem mulheres que participaram de brincadeiras, sorteio de brindes e assistiram atentamente a uma palestra, ministrada pelo advogado, Dr. Carlos Eduardo. Ele falou sobre a Lei nº 11.340/06 conhecida como Lei Maria da Penha.

A coordenadora do evento e do núcleo feminino, Kedyane Silva, avaliou o evento como gratificante: “É muito bom ver tantas mulheres reunidas e para falar de um assunto que sem dúvidas interessa a todas. Muitas delas têm dúvidas, mas por timidez ou falta de orientação acabam não sabendo a quem perguntar e a presença de um advogado é esclarecedora” disse.

Outros eventos como o do Frade já foram realizados em outros bairros e de acordo com a equipe “Mulheres que Fazem a Diferença, diversas comunidades serão visitadas nas próximas semanas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Moradores do “Sítio Andorinha” no Areal pedem investimentos

Fotos: Fábio Martins




Os moradores do “Sítio Andorinha”, no Areal querem investimentos do Executivo para solucionar antigos problemas do local.

Na manhã desta segunda-feira, 28, o vereador Leandro Silva e o subprefeito da Grande Japuíba, Aldo Firmino, fizeram uma visita para vistoriar a área.

Os dois constataram a necessidade da construção de escadas em pelo menos dois caminhos que dá acesso a varias residências. Um muro de contenção também precisa ser construído para evitar possíveis deslizamentos.

Os moradores pedem ainda, a instalação de uma rede de esgoto separada da rede fluvial. De acordo com eles, a falta de uma rede coletora tem causado mau cheiro e a proliferação de roedores.

Outra preocupação é com relação a uma ponte existente sobre uma cachoeira, pois quando chove forte, torna-se impossível transitar pois a mesma fica encoberta pelas águas. A possível solução seria a construção de uma nova ponte mais elevada.

No local existem cerca de trinta famílias que residem lá há pelo menos cinquenta anos e relatam que faltam muito investimentos por parte do Executivo.

- O que a gente ta pedindo não é muito e vai trazer mais dignidade para quem mora aqui. A escada que temos é de barro e foi feita pelos próprios moradores. Quando chove as pessoas escorregam e o acesso de pessoas idosas fica ainda mais prejudicado – disse uma moradora.
Leandro Silva informou que vai encaminhar todas as solicitações à prefeitura através de seu gabinete e marcar uma nova visita com a secretária de Obras, Elen Santana para fazer uma avaliação técnica a fim de resolver os problemas.