quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Câmara realiza Audiência Pública sobre o funcionamento dos Correios em Angra

Por Fábio Martins






A Câmara Municipal de Angra dos Reis (CMAR) realizou no final da tarde desta quarta-feira, 7, uma Audiência Pública para discutir o funcionamento e os serviços prestados pelos Correios no município.

O evento contou com a presença de representantes do órgão, líderes comunitários e dos vereadores, Manoel Cruz Parente (PHS), Cordeiro (PT) e Leandro Silva (PDT), que propôs e presidiu o debate.

A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis não enviou nenhum representante, apesar de ter sido convidada a comparecer, o que foi amplamente lamentado pelos participantes da Audiência.
O vereador Leandro Silva relembrou sua luta para que os bairros do município passasse a contar com o serviço de entrega dos Correios.

O parlamentar citou sua ida a Brasília, onde expôs a situação à Superintendência Nacional dos Correios, e de suas visitas à Superintendência Regional do órgão no Rio de Janeiro, onde também pediu soluções para o caso.

As reuniões anteriores com as autarquias dos Correios surtiram efeitos, pois muitas ruas só passaram a ser atendidas após estas solicitações. Antes, bairros como a Nova Angra, Parque Mambucaba, Verolme e Água Santa, por exemplo, não contavam com entrega regular de correspondências.

- Eu vejo interesse por parte dos Correios em resolver o nosso problema quanto à falta de entrega de cartas em diversos bairros do município, mas não conseguirá fazer isso sozinho. A Câmara está aqui, os Correios estão aqui, mas quem pode realmente ajudar nesta questão não está. É lamentável a falta de um representante da Prefeitura neste debate – disse Leandro.

O gerente de atividades externas da unidade de Nova Iguaçu, a qual Angra é subordinada, disse que é necessário haver um recadastramento oficial das ruas com numeração correta junto a Prefeitura: “Infelizmente não há como entregarmos cartas e demais objetos nos baseando pelo nome de cada morador. Os Correios precisam dispor de um cadastro contendo números das casas (ímpares e pares) para que o carteiro realize a entrega”, explicou Wallace Barbosa.

Também foi abordada a necessidade de uma nova agência dos Correios em Angra, mais precisamente em dois grandes bairros do município, Parque Mambucaba e Japuíba, já que ambos contam com grande concentração de moradores.

O vereador Cordeiro lembrou que há uma luta da Casa Legislativa e um anseio da população para que seja instalado um novo ponto de atendimento, porém “deve haver mais interesse por parte do Executivo, pois é necessário ter um terreno para a construção do prédio da nova agência”.
O vereador Leandro Silva afirmou que a Comissão dos Direitos do Consumidor da CMAR vai realizar um levantamento das ruas que ainda não possuem CEP e entregar aos Correios e ao executivo municipal para viabilizarem um cadastramento.

O evento contou com a participação popular, também por telefone. Os moradores reclamam que as correspondências enviadas por parentes e instituições financeiras, retornam aos seus remetentes.

- Já avançamos muito com as ruas que recentemente foram contempladas com os serviços dos Correios, mas é necessário ir além e buscar atendimento para todos os logradouros do município. Esta casa continuará lutando para que este problema seja finalmente resolvido – afirmou Leandro Silva, sinalizando a intenção de novas reuniões.