quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Technip fala sobre qualificação profissional em reunião na Câmara

Foto: Fábio Martins


A gerente de recursos humanos (RH) da empresa Technip, Cristine Palma esteve na manhã desta quinta-feira (6), no Plenário da Câmara Municipal de Angra dos Reis (CMAR), onde participou de uma reunião da Comissão dos Direitos do Trabalhador. O motivo do encontro, foi informar a população sobre os cursos de capacitação que a empresa está oferecendo aos candidatos que pretendem ingressar na Technip (empresa que atuará na área de fabricação de tubos flexíveis em Angra).

Cristine adiantou que há um edital destinado ao preenchimento de 30 vagas para o curso de Técnicas Básicas de Soldagem nos processos ER, TIG e MIG/MAG; 30 vagas para o curso de Instalações Elétricas Industriais e 30 vagas para o curso de Técnicas Básicas de Mecânica Montador. As inscrições, gratuitas, são abertas para candidatos de ambos os sexos e devem ser feitas dos dias 6 á 17 deste mês, das 9h às 18h no Senai, (Rua Alagoas s/nº - Parque Residencial VillageJacuecanga). Cada pretendente deve portar documentos oficiais com foto e preencher a ficha de inscrição. Vale lembrar que só serão inscritos no máximo 90 (noventa) candidatos, ou seja, 3 vezes o número de vagas, por curso.

O presidente da Comissão dos Direitos do Trabalhador da CMAR, vereador Leandro Silva (PDT) fez alguns questionamentos como o número de funcionários que a Technip terá. A representante da empresa respondeu que, no auge de seu funcionamento, a fábrica gerará cerca de 2 mil empregos direto e vários outros indiretos. A mão de obra, ainda de acordo com Cristine, será contratada pela própria Technip e por suas terceirizadas.

Leandro Silva também propôs uma nova reunião entre representantes da fábrica de tubos flexíveis, a Câmara Municipal, a população e a Prefeitura de Angra, pois de acordo com o vereador, alguns pontos ainda não estão totalmente esclarecidos, como a contrapartida que a empresa usou como condição para se instalar no município:

- A vinda da Technip para Angra é, sem dúvidas, um avanço para nossa cidade, vai gerar empregos e isto é muito bom, mas é necessário termos informações que julgo importante. Quero saber, por exemplo, se a fábrica terá isenção de impostos assim como a Brasfells – afirmou Leandro.