quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dragagem do Rio Japuíba vai virar realidade




Após anos de discussão, a dragagem do Rio Japuíba finalmente vai sair do papel. A informação foi dada pelo subsecretário de Obras, Vigler Martins e pela secretária de Obras, Elen Santana hoje (13), pela manhã durante reunião da Comissão de Obras da Câmara Municipal de Angra dos Reis (CMAR).

O pedido para a realização da dragagem já havia sido feito e cobrado desde 2009 pelo vereador Leandro Silva (PDT).

De acordo com o subsecretário, as obras devem se iniciar já na semana que vem, o que vai beneficiar milhares de pessoas que moram às margens do Rio Japuíba e que sofrem com os alagamentos causados pelos fortes chuvas, principalmente as ocasionadas no verão.

A dragagem irá desobstruir o rio, permitindo que as águas fluam e escoem com mais facilidade, evitando assim, a invasão das casas.

O maior obstáculo para o início das obras foi a falta de licenciamento ambiental. Apesar de a prefeitura já ter aberto outros processos licitatórios, até então, nenhuma empresa havia se interessado, o que fez com que a licença provisória concedida pelo Instituto Nacional do Ambiente (Inea) se expirasse.

Após resolvidas estas pendências burocráticas, as obras vão ser iniciadas nos próximos dias e Cerca de 17 mil m² de material serão retirados do rio que corta o maior bairro do município. O investimento previsto é de quase R$ 500 mil.

- Fico feliz com o desenrolar desta questão que preocupa não só a mim, mas aos moradores e comerciantes que estão às margens do rio. A dragagem é um avanço e vai evitar prejuízos e até mortes – afirma Leandro Silva, presidente da Comissão de Obras da CMAR.