segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Saneamento precário leva moradores do Condomínio Morada do Areal à Câmara




A Comissão de Saneamento da Câmara Municipal de Angra dos Reis, presidida pelo vereador Leandro Silva, recebeu na última quinta-feira, 04, representantes dos moradores do Condomínio Morada do Areal.

O encontro, que contou com a presença do Diretor Executivo do SAAE (serviço Autônomo de Água e Esgoto), Carlos Marcatti, teve como tema a precariedade do sistema de esgoto do Condomínio Popular, Morada do Areal.

De acordo com os moradores, o sistema não comporta a demanda e o esgoto volta pra dentro das residências causando mal cheiro e aumentando o risco de doenças.

O Diretor do SAAE, informou que já tem ciência do problema e que para resolver necessita fazer um projeto específico já que o local foi todo modificado pelos moradores: “A rede naquele local se encontra sob construções realizadas posteriormente, ou seja, os moradores fizeram muros ou em cima do sistema de esgoto e número da população por lá também aumentou, o que faz o que a rede não atenda a demanda” disse.

Para solucionar o problema, Marcatti estimou que fosse necessário de um investimento de cerca de R$ 300 mil.

O Presidente da Comissão de Saneamento, vereador Leandro Silva disse que além do investimento é necessário realizar um trabalho de conscientização dos moradores para o uso correto do sistema de esgoto: “A rede no Condomínio Morada do Areal é mista, coleta águas pluviais e esgoto, por isso, é preciso que os moradores não jogue nada que possa obstruir o sistema”, avaliou.

Carlos Marcatti se comprometeu a concluir o projeto e “tentar agilizar o processo para resolver o problema. Uma nova reunião deverá ser marcada para breve, reunindo novamente representantes dos moradores e a direção do SAAE.