quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dragagem do Rio Japuíba é discutida em reunião na Associação de Moradores



A Associação de Moradores da Japuíba (AMJA) promoveu na noite da última terça-feira, 23, uma reunião entre a população, o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas e a secretária de Obras, Elenize Santana

Em pauta, a dragagem do Rio Japuíba que apesar de já ter sido pedida desde de 2009 ainda não foi realizada. O rio corta o maior bairro de Angra dos Reis e já transbordou diversas vezes causando prejuízos aos comerciantes e moradores que vivem as suas margens.

Toda vez que chove forte, a população fica preocupada com novos transbordamentos e temem por suas vidas.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que há um projeto de macrodrenagem que irá contemplar quatro rios de Angra (Jacuecanga, Mambucaba, Perequê e Japuíba), mas de acordo com Marco Aurélio, não há orçamento para a realização das obras (segundo entrevista concedida por ele a um jornal da cidade).

Ainda de acordo com o secretário, deve-se haver um trabalho em conjunto com a esfera estadual e federal.

A secretária de Obras, no entanto, disse que vai acontecer no próximo dia 8, uma licitação para a escolha da empresa que se interessar em realizar a dragagem da foz do Rio Japuíba. O investimento previsto seria na ordem dos R$ 460 mil.

O vereador Leandro Silva também esteve presente na reunião e cobrou agilidade no processo para que os moradores não sofram mais com as conseqüências dos transbordamentos do Rio Japuíba.: “A Prefeitura não está priorizando o caso e medo maior é com as vidas das pessoas que vivem próximas ao curso do rio. Eu mesmo já expedi ofícios e indicações atravpes do meu gabinete desde 2009, mas até agora não tivemos uma resposta concreta por parte do Executivo”, afirmou, o parlamentar.

As obras já haviam sido autorizadas pelo Instituto de Estadual do Ambiente (INEA), mas devido a não realização da mesma, a licença precisou ser renovada por mais dois anos (tempo de validade de cada licença)