Foto: Anderson Pires
Encontro no RJ teve participação do vereador Leandro Silva
Autoridades municipais e estaduais se reuniram no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, para receberem uma ótima notícia do grupo francês Technip, um dos líderes de produtos e serviços da indústria petroleira no mundo. Serão investidos R$ 700 milhões em cinco anos na ampliação do Porto de Angra dos Reis. O objetivo é transformar o terminal em um centro de fornecimento de equipamentos e apoio logístico ao pré-sal, principalmente por causa da localização, já que o porto está próximo à Bacia de Santos. O projeto prevê aumentar a área do porto em cerca de 160 mil m² – dos atuais 78 mil m² para 238 mil m². Participaram do evento o prefeito de Angra, Tuca Jordão, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares , de Fazenda, Fernando Argolo e de Atividades Econômicas, Jorge Irineu , o presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Carlos Marcatti e do 1º Secretário da Câmara de Angra, os vereadore, Leandro Silva, Jorge Eduardo , Ricardo Dutra, o Presidente da Câmara, Dr. José Antônio e o Deputado Federal, Fernando Jordão . O governador do Rio, Sérgio Cabral e o vice, Luiz Fernando Pezão representaram o Estado.
No início do evento, presidente da Technip, Thierry Pilenko, apresentou um filme de 5 minutos contando a história da empresa no país, e destacou a importância do Brasil para o grupo. A expansão do porto será dividida em três etapas e o início das obras da primeira fase está previsto para o segundo semestre deste ano. Cerca de dois mil empregos diretos e seis mil indiretos serão gerados após a ampliação, impulsionando a economia de Angra dos Reis e região. Outra boa notícia é que a operação permitirá a construção da segunda fábrica de tubos flexíveis e umbilicais da companhia no país. Será a fábrica mais moderna no ramo do mundo, com tecnologia desenvolvida especialmente para atender os desafios da nova fronteira de exploração petrolífera localizada no pré-sal. Só a unidade fabril vai demandar investimentos de R$ 300 milhões, sendo previsto o início da produção para o ano de 2013. O projeto também prevê a construção de um Centro de Treinamento e Capacitação de Mão de Obra, visando o aproveitamento dos trabalhadores da região, na operação da nova fábrica e do porto. Como o projeto de expansão traz a implantação de atividades de alta tecnologia, o município e a região vão se beneficiar com o aumento do nível de conhecimento das pessoas envolvidas, e, como consequência, com a melhora do poder aquisitivo da população.
Leandro Silva disse que acompanhará cada passo desta conquista e destacou a importância do investimento para os munícipes: “Este é um importante avanço para a economia do nosso município e quem ganha com isso, somos todos nós, moradores, comerciantes e principalmente os futuros funcionários, que de forma direta, se beneficiarão”, afirmou.
Fonte: PMAR