quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Novos membros do Conselho Tutelar tomaram posse nesta terça-feira

Fotos: Fábio Martins

Vereador Leandro Silva ao lado dos empossados, Jean Carlos e Miriam Pimenta


Jean Carlos, Míriam Pimenta, Valtair, Carla Meira e Maria do Parto

Os cinco novos conselheiros tutelares do município de Angra dos Reis, para o triênio 2010-2013, foram empossados na quarta-feira, 11 de agosto, no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA) pelo prefeito Tuca Jordão. Além dos titulares, os cinco conselheiros suplentes, todos eleitos por meio de uma consulta popular, realizada no dia 29 de junho, também estavam presentes.

A cerimônia contou com cerca de 200 pessoas, entre familiares, parentes e autoridades municipais, como a secretária de Ação Social Jane Veiga, que fez os agradecimentos a todos envolvidos no processo da consulta, que deveria ter acontecido em 2008, mas foi adiada por uma liminar na Justiça e depois remarcada para outra data, que foi desmarcada pela tragédia ocorrida no município no início do ano.

“Hoje é um dia de vitória para todos nós, porque conseguimos chegar à posse, e com muita disposição dos novos conselheiros, que não desistiram do sonho de lutar pela política social dos direitos da criança e do adolescente”, ressaltou a secretária.

Os novos conselheiros tutelares, eleitos com 2.917 votos, foram: Jean Carlos (1.547 votos); Míriam Pimenta (1.384); Carla Meira (1.020); Maria do Parto (1.020); e Valtair (1.017).

Já o prefeito Tuca Jordão ressaltou a importância dos que deixaram o cargo e falou sobre a problemática das drogas, principalmente sobre o crescimento do uso do crack.

“Eu já pedi ao secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrami, uma UPP para Angra, pois a bandidagem da capital está migrando para cá. Muitos de nossos adolescentes estão sendo ceifados pelas drogas, o que tem desestruturado muitas famílias”, frisou o prefeito, que ainda falou sobre a qualidade do Conselho Tutelar do município. “Nosso Conselho é um dos melhores do Brasil, pois pagamos um dos melhores salários e munimos os conselheiros de toda a estrutura necessária, como equipamentos de informática, carro, motorista, telefone e outras coisas, para o bom funcionamento dele”, explicou.

A juíza da vara da Infância e da Adolescência, Renata Oliveira, falou sobre o diálogo entre o Poder Judiciário e os conselheiros, que, segundo ela, é fundamental para o andamento dos processos.

No evento, também estiveram presentes os vereadores Manoel Parente, Leandro Silva, José Antônio e Lia, além do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Severino Bispo, que falou sobre a união e o empenho de todos os envolvidos no processo.


Fonte: PMAR