Foto: Leandro Silva
Leandro Silva com o Secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame
O Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), está de volta á Angra dos Reis. Esta era uma constante preocupação do vereador Leandro Silva, que é Presidente da Comissão Permanente de Segurança da Câmara Municipal de Angra dos Reis.
O parlamentar já havia feito o pedido para a volta do Programa em reuniões que teve com o Comandante do 33º Batalhão da Policia Militar de Angra dos Reis, Tenente Coronel, José Luiz Castro, com o Secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame e até com o vice-Governador, Luíz Fernando Pezão, durante encontro no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
A última turma do Proerd em Angra foi formada há 2 anos em uma escola na Garatucaia, mas há 6 anos, o curso deixou de ser ministrado em grande escala no município. Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.
O Programa tem como principal objetivo, promover a prevenção ao consumo de drogas e tráfico de entorpecentes junto às escolas.
De acordo com a Secretaria de Educação, as palestras voltarão a acontecer já a partir do segundo semestre deste ano em dez escolas municipais e cinco estaduais, para alunos do 5º ano do ensino fundamental e contará com dois instrutores, antes era apenas um.
- Acredito que a melhor maneira de se combater o uso e o tráfico de drogas é a prevenção e o Proerd vai ser de grande valia, já que tem um caráter educacional – afirmou Leandro Silva, grande incentivador para a volta do Programa ao município.