Foto: Douglas Santos
Moradores recebem informações técnicas sobre andamento das cosntruções
Moradores dos bairros atingidos pelo temporal do início do ano, que destruiu diversas residências e deixou centenas de desabrigados se reuniram na tarde da última sexta-feira, 28 com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) para discutir o andamento da construção das casas populares que serão entregues pela prefeitura de Angra.
O encontro aconteceu no Salão Nobre da prefeitura e contou com a presença do prefeito, Tuca Jordão, do vereador Leandro Silva (PR), José Antônio (PCdoB), Jorge Eduardo (PMDB) , da Presidentes da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Vilma dos Santos (PRB), da Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, da Comissão formada por moradores do Morro da Carioca, Comitê de Cidadania de Angra dos Reis e Secretário Municipais.
Os moradores pediram informações técnicas sobre a construção dos apartamentos populares. Entre os assuntos discutidos estavam, o tamanho das residências, locais e prazos para entrega.
De acordo com representantes da empresa de engenharia Muniz & Espada, as obras que já estão em andamento deverão ser concluídas até o final de junho.
Com relação ao tamanho das unidades habitacionais, os técnicos da Odebrecht, empresa responsável pelas construções, informaram que todos os apartamentos terão a medida de 45,36 m2. Segundo a Secretaria Estadual de Ambiente, a construção obedece parâmetros do Governo Federal, nos moldes do preograma Minha Casa, Minha Vida.
Para realocar as famílias, estão sendo construídos três condomínios nos bairros Areal, Japuíba e Pousada da Glória.
O vereador Leandro Silva falou da importância da reunião e da mobilização dos moradores: “Eu tenho acompanhado a luta destes moradores, que infelizmente perderam suas casas na tragédia do início do ano. Assim como eles, quero ver estas casas entregues o quanto antes possível para que eles possam viver com mais dignidade” afirmou o parlamentar.
Também participaram da reunião, os secretários de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, e de Obras, Ricardo Tabet, o subsecretário de Habitação, Leonardo Corrêa, o presidente do Saae, Carlos Alberto Marcatti, técnicos da prefeitura e da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop).