sexta-feira, 7 de maio de 2010

Leandro Silva e associações de moradores da Grande Japuíba se reúnem com Secretário de Obras

Foto: Fábio Martins

Reunião com o Secretário de Obras, Ricardo Tabet

O Secretário de Obras, Ricardo Tabet, recebeu na manhã desta sexta-feira, (07) em seu gabinete, o vereador Leandro Silva e os representantes das associações de moradores dos bairros da Grande Japuíba . A reunião, pré-agendada pelo parlamentar, teve como objetivo principal, buscar informações sobre o andamento do último encontro entre os presidentes das associações e o Prefeito Tuca Jordão, ocorrido em Fevereiro deste ano no salão nobre da Prefeitura.
Estiveram presentes, representantes comunitários do Areal, Nova Angra, Vila Campo Belo, Japuíba e Grande Japuíba. Eles indagaram sobre os investimentos em seus bairros e reivindicaram novas obras. Com relação ao que já estava previsto, o Secretário de Obras disse que, apesar do Prefeito não estar medindo esforços, a Prefeitura não está dispondo de verbas, já que todo o orçamento foi destinado às obras emergenciais nas áreas afetadas pelo temporal do início do ano: “A Prefeitura tinha um planejamento para até 2012, mas devido a tragédia do dia 1º de janeiro, os recursos estão sendo utilizados para reconstrução do município”, afirmou Tabet.
O Secretário citou as obras que já foram concluídas nos últimos dias, como a pavimentação na Rua Bela Vista, Banqueta, Campo Belo, entre outras. Ele ressaltou ainda, que outras obras estão previstas, mas esbarram na burocracia de processos licitatórios e licenças ambientais, como a dragagem da foz do Rio Japuíba, que depende de autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Nova Angra (AMANA), Sr. Fernando, parabenizou o governo pelas obras do Morro Bela Vista e solicitou a construção de uma área de lazer para o seu bairro, além de trocas de lâmpadas nas ruas e instalação de refletores no campo existente na comunidade. Já o Sr. Hermes, presidente da Associação de Moradores da Japuíba (AMJA), citou a necessidade de alargamento da Rua Rio Bonito, para facilitar o tráfego de ambulâncias e de outros veículos. Representante da AMA (Associação de Moradores do Areal) mostraram-se preocupados com a estrada de acesso ao bairro, que apresenta corrosão devido as fortes chuvas, e o presidente da Associação da Vila Vitória, Benedito Ponciano, levou ao conhecimento do Secretário, a insatisfação dos moradores quanto a falta de pavimentação na Rua 10 de Abril, que não possui rede fluvial e ainda não recebeu asfalto: “Além de ser uma rua de paralelepípedos, a via apresenta desníveis, dificultando o transito de veículos e de pedestres”, argumentou Ponciano.
Ao final da reunião, Leandro Silva pediu ao Secretário Ricardo Tabet, um prazo para que as obras solicitadas fossem realizadas, ressaltando a importância das mesmas para o bairro de maior concentração populacional do município. Tabet disse aos presentes que não poderá se comprometer a curto prazo, mas que a médio prazo as reivindicações serão concluídas. “Como eu adiantei, a Prefeitura não está dispondo de orçamento, mas sem dúvidas, estas indicações serão priorizadas”, afirmou o Secretário.