terça-feira, 18 de maio de 2010

Angra sedia o Curso Nacional de Formação de Promotor de Polícia Comunitária

Foto: Fábio Martins

Curso realizado no CEA terá duração de 5 dias

Acontece nesta semana no Centro de Estudos Ambientais (CEA), no Balneário, o Curso de Formação de Promotor de Polícia Comunitária, realizado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONANSCI) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O objetivo do curso, que começou nesta segunda-feira, 17 e tem a duração de cinco dias, é capacitar voluntários, policiais militares, civis e bombeiros para o policiamento comunitário orientandos pela filosofia de polícia comunitária, bem como para atuar em conjunto com os órgãos de segurança na busca da paz social por meio da participação comunitária e mobilização social.
Os participantes inscritos recebem gratuitamente, material didático, contendo livro, bloco de notas, caneta e um dvd, além de um vale alimentação. Ao final do curso, os formandos serão diplomados em um evento que contará com a presença de autoridades locais.
O curso está sendo ministrado pelo Tenente André Albuquerque e é subdividido em várias etapas previamente definidas.
O Coordenador regional, Dimas Santos Silva, disse que a intenção, é que depois de formados, os participantes do curso possam promover a ordem pública através da integração entre os policiais e a população. Ele agradeceu o apoio do Legislativo angrense, em especial ao vereador Leandro Silva, Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Angra dos Reis, (CMAR) que se colocou a sua disposição desde o primeiro contato.
O parlamentar esteve presente na abertura do curso e falou sobre as conquistas do legislativo com relação a segurança pública. Ele citou seu recente encontro com o vice-governador do Rio, Luiz Pezão, onde tratou sobre a construção de uma Casa de Custódia na região e a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal .
— Tenho buscado , através de reuniões e audiências públicas, melhorias para a segurança em nosso município e acredito que a melhor forma de combater a criminalidade é a prevenção. Por isto acho de total importância este curso e fico feliz em ver tanta gente interessada e disposta a manter a ordem pública —
afirmou Leandro.