sexta-feira, 4 de maio de 2012

Deputado Marcelo Matos é o novo presidente do Diretório do PTD em São João de Meriti





A quinta-feira, 3 de maio, dia de comemorações para o Partido Democrático Trabalhista, teve seu inicio com a posse de Brizola Neto como novo ministro do Trabalho, em Brasília, e o seu fecho de ouro durante a festa que marcou a posse do novo diretório e inauguração da sede do partido em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

O deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ), novo presidente do diretório municipal, fez um discurso emocionado, no qual citou sua origem no município e a expressiva votação que teve em sua primeira eleição: mais de 80 mil votos. Matos lembrou Leonel Brizola e outros pedetistas históricos, como Darcy Ribeiro e Abdias Nascimento e ressaltou a representatividade do partido na cidade.

“É muito importante termos um prefeito do PDT, nosso companheiro e irmão Sandro Matos, além de uma bancada atuante com Dorindo, Anderson Peçanha e Valdeci da Saúde. Nossa meta é que esse número cresça para cinco vereadores pedetistas já na próxima eleição”, disse o deputado.

Muito aplaudido pelos presentes, Matos disse que o diretório deve ser um espaço aberto para a discussão, sem qualquer tipo de preconceito, e falou de sua trajetória política. O parlamentar agradeceu a presença de nomes como o deputado estadual Luiz Martins, que representou Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho e presidente nacional do partido. Outras figuras importantes presentes foram o deputado estadual Marcelo Simão, o vereador de Angra dos Reis Leandro Silva e Luiz Eduardo, presidente do movimento negro do partido, entre muitos outros.

O novo presidente do PDT em São de Meriti encerrou sua fala com um muito obrigado. “Agradeço a Deus, a minha família e a todos que confiam em meu trabalho pelo PDT, o partido do Trabalhismo de Verdade”, disse.

Vereador Leandro Silva participa de Audiência Pública sobre TEBIG na Alerj





Na tarde desta quinta-feira (3), o vereador Leandro Silva e demais parlamentares estiveram presentes na Audiência Pública que discutiu a questão da não liberação da licença ambiental para ampliação do Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande, que funciona na Ponta Leste em Angra dos Reis.

O evento, que aconteceu no Auditório Nelson Carneiro, no anexo da ALERJ, foi convocado pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e contou com a presença de autoridades angrenses, estaduais, e federais.

Foram convidados para compor a mesa, o Gerente Pechinna, Gerente Executivo de Desenvolvimento e Logística da Transpetro; o Prefeito de Angra, Tuca Jordão; o Secretário do Ambiente, Carlos Minc; os Deputados Estaduais Rafael do Gordo e Gustavo Tutuca; a Deputada Inês Pandeló; o Presidente da Câmara angrense Dr. José Antônio; os Deputados Federais Fernando Jordão e Luiz Sérgio; o Senador Lindberg Farias, o vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes e a deputada Estadual, Andrea Busato.

Assim como aconteceu em Brasília, a Transpetro, através de seu representante, concordou que é mais viável e econômico realizar a amplição do Treminal já existente do que construir outro e que inclusive já estava prevista desde o plano diretor da década de 1970.

O Secretário do Ambiente, Carlos Minc, explicou durante sua fala que há uma preocupação por parte do Estado com relação a poluição da Baía da Ilha Grande, e expôs a decisão da sua pasta quanto a ampliação do TEBIG. De acordo com Minc, o grupo formado por ele próprio e pelos Secretários de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto e Júlio Bueno, do Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, se é contrário a ampliação do Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande. Ao declarar isto, o Secretário se levantou e se retirou do local ao som de vaias e gritos de "covarde", já que não permaneceu até o final da Audiência para ouvir os demais presentes.

Minc argumentou, sem muitos detalhes, que o impacto no ecossistema, na pesca, e no parque estadual da Ilha Grande seriam os motivos que levaram o estado a não liberar a licença.

O presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, falou em nome de todos os vereadorese lamentou a atitude do Secretário Estadual do Ambiente. Dr. José Antônio chegou a dizer que Minc mente em seus argumentos e que a população angrense precisa saber da verdade.

No evento, um grupo de moradores de Maricá, estava presente e com faixas e cartazes defendiam a Praia de Jaconé, local onde estaria prevista a construção de um novo terminal.

Todos os presentes se mostraram indignados com a posição e a atitude de Minc, classificadas pelas autoridades como autoritárias.

O vereador Leandro Silva condenou o que ele chama de "jogo de empurra-empurra", pois em recente visita à Angra dos Reis, onde participou da inauguração de uma fábrica de embarcações, o Sérgio Cabral deixou claro que quem decide se libera ou não a licença ambiental para ampliação do TEBIG é o seu secretário, enquanto Minc afirma que está apenas comprindo ordens de seu superiro:

- Precisamos acabar saber quem está agindo com a verdade. A população merece esse respeito e mais do que isso, Angra precisa deste investimento,  afirmou o parlamentar.

Vale ressaltar que para se construir um novo terminal, seria necessário investir mais de R$ 5 bilhões, enquanto que para realizar a ampliação do nosso Treminal, já existente, o montante giraria em torno de R$ 3,5 Bilhões.

Ainda durante o evento de ontem, a Câmara Municipal informou que vai ser realizada no próximo dia 16 de Maio, uma nova Audiência Pública, desta vez, no Iate Clube Aquidabã, em Angra dos Reis.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

RJ: Leandro Silva defende segurança pública em Angra





Na tarde desta sexta-feira, 27, o vereador Leandro Silva (PDT) esteve no Centro do Rio de Janeiro, onde participou de uma reunião na Secretaria de Estado de Segurança (SESEG). O parlamentar se encontrou com o subsecretario de segurança pública, Roberto Sá de quem cobrou informações sobre o pedido feito no ano passado ao secretário Mariano Beltrame quanto transformação da atual delegacia em Angra dos Reis, em uma Delegacia Legal.

Em resposta, o subsecretário telefonou para a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha que informou que já na semana que vem, começa uma licitação e as obras da delegacia legal se iniciam em pelo menos 30 dias após esta licitação.

Outro ponto abordado pelo vereador Leandro Silva foi a reabertura dos DPO's que funcionavam em alguns bairros antes de serem fechados. O argumento utilizado para o fechamento seria a falta de efetivo de policiais militares. Leandro pediu ao sbsecretário que avaliasse com afinco a reabertura destes destacamentos visando a segurança da população.


A construção de um DPO na Japuíba também foi amplamente citada pelo parlamentar, já que o bairro apresenta um número cada vez maior de moradores e comércio necessitando de um aumento na segurança, além de ser um ponto estratégico entre Paraty e Mangaratiba, facilitando o deslocamento de policiais e viaturas para atenderem ocorrências na área compreendida entre estas duas cidades.


Além de Leandro, o vereador Cordeiro do PT, também esteve presente no encontro na SESEG e ambos vão acompanhar o resutado da reunião.