sexta-feira, 28 de março de 2014

Começa recadastramento do Passageiro Cidadão


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito, inicia nesta segunda-feira, 31, o recadastramento dos beneficiários do programa Passageiro Cidadão. O recadastramento será feito na sede da Defesa Civil, no São Bento, e os usuários serão convocados pela inicial alfabética do nome. É importante esclarecer que os cartões serão os mesmos e que não haverá suspensão imediata do uso do benefício.

A primeira etapa do recadastramento convocará os usuários com nomes iniciados pela letra A, que são 12.421 pessoas cadastradas. Excepcionalmente serão recadastrados em seguida os usuários com nomes iniciados pelo grupo de letras W, X, Y, K e Z, que totalizam 4.181 pessoas. Essa ordem foi definida pela Superintendência de Transportes para dar mais comodidade no atendimento. Esta é a primeira vez, desde que o programa foi criado há quase três anos, que haverá um recadastramento.

Todos os moradores de Angra dos Reis que possuem o cartão Passageiro Cidadão devem realizar o procedimento, que visa também combater eventuais fraudes e uso indevido do benefício. O recadastramento atende à lei aprovada em 2013, estabelecendo novas regras para o programa. Cada grupo de usuários terá cerca de um mês para efetuar o recadastramento. Após este prazo e não tendo sido feito o recadastramento de forma correta, em poucos dias o cartão irregular será bloqueado.

As regras para o Passageiro Cidadão continuam sendo as que foram aprovadas no ano passado, com dois benefícios diários. O recadastramento também indicará os usuários que desejam quatro passagens por dia, que deverão justificar o pedido. Para efetuar o recadastramento é necessário apresnetar um grupo de documentos que inclui originais e cópias do CPF, RG (Identidade), comprovante de residência (em nome do usuário e atualizado há pelo menos três meses), comprovante de renda, título de eleitor, carteira de Trabalho e Previdência Social e o Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), que é emitido pela secretaria de Saúde em várias unidades de atendimento.

Se o beneficiário do Passageiro Cidadão for menor de 18 anos deve levar declaração escolar, CPF, certidão de nascimento e também o Cartão do SUS, além dos documentos do responsável, que são os mesmos já indicados. Os idosos acima de 65 anos e os deficientes físicos que já possuam a carteira de passe livre já têm gratuidade no transporte e não precisam passar pelo recadastramento.

Os atendimentos na central de recadastramento acontecerão de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Defesa Civil, que fica na avenida Almirante Júlio César de Noronha, 271, no São Bento. O telefone para informações é o 0800-286-1500, da própria Superintendência de Transportes e Trânsito.

Calendário de Recadastramento

Usuários com nomes iniciados pela

Letra A - (31/03 a 25/04)

Letras W, X, Y, P, K e Z - (28/4 a 9/5)

Letras B, T, N, U, Q e O - (12/5 a 30/5)

Letras C e V - (2/6 a 27/6)

Letras D e S - (30/6 a 18/7)

Letras E e R - (21/7 a 22/8)

Letras F, G, H e I - (25/8 a 19/9)

Letra J - (22/9 a 17/10)

Letra L - (20/10 a 7/11)

Letra M - (10/11 a 12/12)

Documentação Necessária para o Recadastramento

Adultos
CPF
RG (Identidade)
Comprovante de residência (em nome do usuário e atualizado há pelo menos três meses)
Comprovante de renda
Título de eleitor
Carteira de Trabalho e Previdência Social
Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde)

Para menores de 18 anos
Declaração escolar
CPF
Certidão de Nascimento
Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde)
Além dos documentos do responsável (os mesmos acima)

Obs.: Idosos acima de 65 anos e deficientes com passe livre não precisam se recadastrar.

Professores serão capacitados em energia nuclear

Terá início no dia 16 de abril o curso de Capacitação em Energia Nuclear e Proteção da Comunidade que tem o objetivo de capacitar educadores para que se tornem multiplicadores de informações relativas ao tema. Estão sendo oferecidas 60 vagas no curso, que terá a duração de 20 horas.

O curso é uma iniciativa do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e é promovido pela equipe de Comunicação do Plano de Emergência Nuclear, vinculada ao Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren-AR), formada por membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Eletronuclear, Secretaria de Estado de Defesa Civil, defesas civis de Angra dos Reis e Paraty.

O curso será ministrado em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Os professores receberão informações sobre noções de defesa civil, legislação sobre defesa civil; formação do relevo do Sudeste brasileiro e ameaças regionais. Serão abordados também temas como Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto e, finalizando, haverá a visita à Central Nuclear, em Itaorna.

O curso é dividido em quatro módulos. Os encontros serão nos dias 16 de abril, 21 de maio, 4 de junho e 11 de junho (visitação à Central Nuclear), com dois turnos: 30 profissionais no turno da manhã (7h30 às 11h30) e 30 no turno da tarde (13h às 17h).

As inscrições podem ser realizadas pelos telefones 3377-2706 ou 3377-1962, até o dia 14 de abril, com os coordenadores da Gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação ou por meio do e-mail divulgaciencia@angra.rj.gov.br. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia ofertará a mesma capacitação no segundo semestre.

Médicos estrangeiros conhecem o Cultura da Paz




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de quinta-feira, 27, um curso para os novos médicos estrangeiros, que chegaram recentemente ao município. A capacitação teve objetivo de apresentar o Núcleo de Violência e Promoção da Cultura da Paz, que tem a missão de monitorar as expressões de violência que ocorrem na cidade.

- Esta é uma coordenação que foi implantada recentemente e é importante que os médicos oriundos do programa Mais Médicos tenham pleno conhecimento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e de como ele é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória – explicou Carla Cabral, coordenadora do programa em Angra dos Reis.

A médica Simone Morais, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ressaltou que o panorama do município não é muito diferente dos grandes centros.

— Infelizmente a violência em Angra não é diferente dos grandes centros que conhecemos. Temos a missão de promover ações de vigilância, prevenção, acolhimento e promoção da saúde. A iniciativa pretende promover uma articulação intra e intersetorial para discutir o planejamento de ações para o enfrentamento da violência e tem como objetivo controlar efeitos da violência sobre a qualidade e a expectativa de vida da população angrense — disse.

No dia 4 de abril será a vez de outros profissionais da rede municipal de saúde conhecerem mais sobre o programa, que foi criado com o objetivo de somar forças no combate à violência. O encontro será realizado no auditório do Hospital Geral da Japuíba, às 10h.

terça-feira, 25 de março de 2014

Parque Mambucaba receberá academia ao ar livre




A Prefeitura de Angra dos Reis iniciou nesta terça-feira, dia 25, os trabalhos para a instalação de mais uma academia ao ar livre na cidade, no Parque Mambucaba.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Soares, esteve no local para acompanhar as obras.

O projeto da academia ao ar livre é do governo estadual, junto com a empresa Hexagon Sports, que implementa nos municípios conveniados essa ferramenta de incentivo e estímulo ao esporte. A contrapartida de Angra dos Reis é apenas preparar o solo, com cimento, para a instalação da academia.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer de Angra, pelos telefones 3365-7670 e 3365-4763.

DC sedia oficina sobre Redução de Risco e Desastre






A Defesa Civil de Angra sediou, no último sábado, 22, no Auditório da Secretaria, a oficina sobre Redução de Risco e Desastre, realizada pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre). Essa oficina já aconteceu em diversos municípios da Região Serrana e tem apoiadores como a Care (sigla que significava Cooperative for American Remittances to Europe), ONG que trabalha com estratégias para combater a pobreza no mundo, e o Grupo de Radioamadores de Angra (GRA).

As discussões foram em torno do trabalho dos Radioamadores em prol da sociedade. Os palestrantes foram Henrique Júnior - PY1WX (RENER + RADIOAMADORISMO); Hamilton Mello - PY1DO (Radio emergência); Roberta Dutra (CARE RRD); e o secretário Marco Oliveira.

— É importante ressaltar a parceria que a Defesa Civil do município e o Grupo de Radioamadores de Angra dos Reis possuem, pois o sistema de rádio serve de suporte à comunicação da Defesa Civil em casos de emergência. Parceria esta oficializada após a aprovação da lei 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e insere os radioamadores no contexto. Entretanto, o grupo já ajuda a instituição há muitos anos — frisou o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira.

O Grupo de Radioamadores de Angra (GRA) é uma instituição sem fins lucrativos e todos os seus participantes possuem licença do governo federal para atuar na área. Um grupo exatamente como esse atuou no auxílio à Defesa Civil e Bombeiros na Região Serrana, em Duque de Caxias e Niterói, recentemente.

Além da equipe CARE BRASIL/LABRE-RJ, participaram do evento o secretário Adjunto da Defesa Civil de Paraty, Jocimar Gomes de Oliveira; subdiretor da LABRE-RJ na Região da Costa Verde e Estação Coordenadora da RENER em Angra dos Reis, Sérgio Mendes da Silva; Estação Coordenadora da RENER em Paraty, Wagner Carneiro Duarte Coelho, PY1WYK; e o mantenedor da Repetidora da LABRE-RJ, 146.890 no morro do Mendanha, Campo Grande, RJ, Edésio Pereira Pinto, PY1EP.

O Dia da Água foi um sucesso





A Prefeitura de Angra, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Educação Ciência e Tecnologia e Saúde, além do Saae, realizou um dia alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 23 de março. As atividades aconteceram no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na última quinta-feira, 20, durante o dia inteiro, para alunos do ensino médio e fundamental, além de estudantes técnicos e interessados no tema.

A comemoração do Dia Mundial da Água, com o tema "Água - Responsabilidade de Todos", contou com a presença de 234 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública municipal e privada.

O objetivo foi conscientizar, esclarecer e conhecer as necessidades e desafios em torno da preservação e utilização sustentável dos recursos hídricos. Outro ponto importante foi disseminar entre os alunos a ideia sobre a necessidade urgente de mobilizar-se sobre questões de cuidado com o consumo, preservação e o uso consciente da água.

O evento também serviu como uma prévia para as atividades da Semana do Meio Ambiente/2014, que ocorrerá na primeira semana de junho, no CEA.

DataSUS treina Saúde para sistema informatizado



A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, está recebendo esta semana a equipe do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), para treinar os profissionais multiplicadores das unidades de Atenção Básica (AB), com o novo sistema de informatização do SUS, o e-SUS.

O e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da AB em nível nacional. Essa nova forma de comunicação facilitará o envio de dados para o Ministério da Saúde (MS), no que diz respeito às diretrizes que devem ser cumpridas para que as unidades possam receber recursos do ministério. Outra forma facilitadora será os prontuários eletrônicos, deixando o atendimento dinamizado, com o histórico completo do paciente, com um registro individualizado.

Para o secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, esse sistema já tem condições de funcionar perfeitamente no município, aja vista que a prefeitura já adquiriu 300 computadores, deixando todas as Unidades de Saúde informatizadas. O sistema funciona independente da internet, os dados podem ser salvos nos computadores e posteriormente, serem passados para um computador com acesso ainternet.

— Estamos em busca de um SUS mas informatizado, mais dinâmico, com qualidade de informações e sem perdas. O sistema para a Atenção Básica é fundamental, pois entendemos que esta, é a porta de entrada do SUS e a orientação para o cuidado do cidadão, além disso a unificação das informações facilitará a captação de novos recursos para o município — ressaltou Carlos Vasconcellos.

Segundo o secretário, Angra é o primeiro município a receber apoio do DataSus e está servido de referencia para a realização do treinamento e-SUS AB em outras localidades. A participação de outros municípios também reforça o pacto regional, para tornar mais rápida a vinda do treinamento.

O primeiro dia foi uma apresentação à profissionais das Unidades de Atenção Básica, para se familiarizarem com o e-SUS. A palestra aconteceu ontem, 18, no auditório do Hospital da Japuíba. Até sexta-feira o curso continuará com um público limitado de 10 pessoas, com representantes dos municípios vizinhos, que serão os multiplicadores das informações e treinarão as suas equipes. Destas 10 vagas, cinco são para profissionais de Angra, duas para Paraty, duas para Mangaratiba e uma para o Comitê Intergestores Regionais da Baída da Ilha Grande (CIR). O curso esta sendo ministrado no laboratório de informática da Estácio de Sá, em Jacuecanga.

O prazo de finalização da implantação de todo o processo é até o dia 10 de junho, com todas as exigências do MS. O novo serviço trará mais benefício para a população e para os profissionais que trabalham na rede de saúde.

Começou a capacitação de moradores do Frade

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil, continua com o programa de treinamento de voluntários e vai implantar seu Núcleo de Defesa Civil (Nudec) no Frade. Começou na segunda-feira 24, a capacitação dos moradores, na Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck.

A programação será a mesma que foi oferecida aos moradores da região central e morros da Gloria II e Glória I. Na primeira reunião, os futuros voluntários tiveram palestra sobre Ações de Defesa Civil e Noções de Análise de Risco. Nesta terça-feira, dia 25, o assunto da capacitação é Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio. Já nos dias 26 e 27, a palestra será sobre Primeiros Socorros. No dia 26, a aula será teórica e, no dia seguinte, prática.

— A formação do Nudec consiste em reforçar o elo de ligação entre a Defesa Civil e a comunidade. O objetivo maior de todos nós é salvar vidas — frisou o secretário Marco Oliveira.

Na próxima semana, serão capacitados moradores do Morro do Peres.

Faculdade de medicina mais próxima do município




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na última semana, dias 6 e 7, um comitê do MEC para analisar as condições das unidades de saúde, a fim de receber uma faculdade de medicina, com professores e alunos aprendendo dentro da rede pública de saúde. A equipe foi recebida pelo secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos, e pelo superintendente Pré-Hospitalar, Luis Felipe Nogueira. Eles visitaram as unidades do Encruzo da Enseada, Parque Mambucaba; CEM da Japuíba, Santa Casa, Caps Infantil, Policlínica da Cidade, CEM do Cento, e uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família no Morro da Glória.

Foram 154 municípios inscritos para serem habilitados a receber uma escola médica. O MEC selecionou apenas 49, para passar pelo processo de credenciamento. Essa fase corresponde à análise das estruturas do serviço de saúde que possam comportar uma escola médica.

— Existem vários locais em Angra que permitiriam a entrada e a vinda de alunos para desenvolverem o aprendizado na rede pública. Após avaliarmos as condições das unidades, vamos emitir um relatório técnico para o MEC, que concederá a permissão de abrir seleção para faculdades de medicina particulares — explicou Alzira de Oliveira Jorge, professora da UFMG e membro do Comitê do MEC.

Ela conta que, além da proposta da escola medica, está a ideia de abrir vagas de residência médica nas especialidades mais prioritárias, como nas áreas clínicas, cirúrgicas, pediatria, ginecologia e saúde da família.

O secretário de Saúde está muito otimista quanto à aprovação do MEC.

— Além de sermos selecionados dentre mais de 150 municípios, temos estrutura física. No hospital da Japuíba, por exemplo, temos condição de transmitir uma cirurgia ao vivo para o auditório. A maioria das unidades tem sala de reunião e/ou espaço adequado para receber os estudantes em formação profissional, sem atrapalhar a logística dos atendimentos aos usuários — afirma o secretário.

O município agora aguarda a autorização do MEC, para a abertura de seleção das faculdades de medicina que quiserem se instalar na cidade.

segunda-feira, 24 de março de 2014

DC sedia oficina sobre Redução de Risco e Desastre





A Defesa Civil de Angra sediou, no último sábado, 22, no Auditório da Secretaria, a oficina sobre Redução de Risco e Desastre, realizada pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre). Essa oficina já aconteceu em diversos municípios da Região Serrana e tem apoiadores como a Care (sigla que significava Cooperative for American Remittances to Europe), ONG que trabalha com estratégias para combater a pobreza no mundo, e o Grupo de Radioamadores de Angra (GRA).

As discussões foram em torno do trabalho dos Radioamadores em prol da sociedade. Os palestrantes foram Henrique Júnior - PY1WX (RENER + RADIOAMADORISMO); Hamilton Mello - PY1DO (Radio emergência); Roberta Dutra (CARE RRD); e o secretário Marco Oliveira.

— É importante ressaltar a parceria que a Defesa Civil do município e o Grupo de Radioamadores de Angra dos Reis possuem, pois o sistema de rádio serve de suporte à comunicação da Defesa Civil em casos de emergência. Parceria esta oficializada após a aprovação da lei 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e insere os radioamadores no contexto. Entretanto, o grupo já ajuda a instituição há muitos anos — frisou o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira.

O Grupo de Radioamadores de Angra (GRA) é uma instituição sem fins lucrativos e todos os seus participantes possuem licença do governo federal para atuar na área. Um grupo exatamente como esse atuou no auxílio à Defesa Civil e Bombeiros na Região Serrana, em Duque de Caxias e Niterói, recentemente.

Além da equipe CARE BRASIL/LABRE-RJ, participaram do evento o secretário Adjunto da Defesa Civil de Paraty, Jocimar Gomes de Oliveira; subdiretor da LABRE-RJ na Região da Costa Verde e Estação Coordenadora da RENER em Angra dos Reis, Sérgio Mendes da Silva; Estação Coordenadora da RENER em Paraty, Wagner Carneiro Duarte Coelho, PY1WYK; e o mantenedor da Repetidora da LABRE-RJ, 146.890 no morro do Mendanha, Campo Grande, RJ, Edésio Pereira Pinto, PY1EP.

Prefeitura retoma obra da capela mortuária


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, iniciou em fevereiro a complementação da obra da capela mortuária da Igreja Matriz.

Segundo a Secretaria de Obras, a construção, que iniciou em 2012, foi interrompida porque
a empresa contratada para o serviço não cumpriu com cláusulas contratuais, tendo seu contrato cancelado.

A prefeitura realizou uma nova licitação em dezembro do ano passado para a contratação de uma nova empresa para a finalização dos serviços remanescentes. A empresa que venceu a licitação foi a Contrate, que terá 180 dias para concluir a obra. O valor está estimado em R$ 514.331,77.

Segundo a responsável pelo projeto, a arquiteta da Secretaria de Obras Josivete Carvalho, também estão sendo construídos uma sala administrativa, dois banheiros com acessibilidade e ossários. Estão sendo feitos trabalhos de urbanização e paisagismo.

Conforme a Subsecretaria de Serviços Públicos, Angra conta hoje com capelas mortuárias no Centro, Japuíba, Bracuí, Vila Histórica, Verolme, Monsuaba, Frade, Camorim, Abraão e Provetá.