sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mais Médicos para Angra




A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, recebeu na tarde desta quinta-feira, 27, mais um grupo de médicos estrangeiros que chegam para trabalhar a cidade, contratados pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal. Agora são 12 os profissionais admitidos pela secretaria de Saúde. Angra é a cidade da região que mais recebeu médicos do programa criado pelo Ministério da Saúde.

Mais nove médicos chegaram à cidade nesta quinta, somando-se aos três médicos cubanos que já estão no município desde o ano passado. Todos os profissionais atuarão na rede de atenção básica e passarão por um treinamento de duas semanas, coordenado pela secretaria municipal de Saúde.

A prefeita Conceição Rabha estava bastante feliz com a chegada dos profissionais. Para ela, a parceria com o Governo Federal tem sido vital nos avanços na Saúde da cidade. Ela acolheu os profissionais no salão nobre da sede da Prefeitura e deu-lhes as boas vindas ao município.

— Nosso trabalho na Prefeitura crê muito nas parcerias entre o o nosso Governo e os Governos federal e estadual. A chegada de mais médicos demonstra que buscamos sempre o melhor para o nosso município. Nossa equipe não mede esforços para termos uma Saúde de qualidade. A qualidade de vida do cidadão está acima de tudo. Sejam bem vindos ao nosso município e espero que todos trabalhem pela humanização do atendimento ao cidadão, que é um dos princípios de nosso Governo — disse a prefeita.

Os profissionais serão lotados nos programas de Estratégia de Saúde da Família nas comunidades do Frade (três médicos), Parque Mambucaba (dois), Camorim Grande, Jacuecanga, Vila Histórica de Mambucaba e Campo Belo II. Eles têm a sua remuneração paga pelo Ministério da Saúde.

— Desde o início, o governo municipal entendeu que o caminho para Saúde de qualidade é o fortalecimento da rede de atenção básica. Em um ano, conseguimos ampliar para 51 o número de equipes de Saúde da Família. Quando assumimos eram somente dezenove unidades. Angra dos Reis foi o município que mais solicitou médicos ao programa do Governo Federal e com a chegada destes nove profissionais é também o que mais recebeu na região — explicou Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

No novo grupo de profissionais há cinco argentinos, os médicos Maurício Omar Cardozo, Flavia Carol Schmidt, Emiliano Nahuel Fantini, Juan Manuel Sanchez e Maria Fernanda Carro; uma médica espanhola, Liliane Maria Grazina Mendes; a italiana Clara Bussolotti; a portuguesa Patrícia Margarita Davies; e a uruguaia Alejandra Elena Plavan Pontet.

A médica Patrícia Margarita disse que chega a Angra para prestar atendimento à população e sobretudo aprender. Ela está empolgada com a possibilidade de atender de imediato a população angrense e disse que já conhecia a cidade por ouvir dizer, sem nunca ter visitado o município.

— Chego para prestar assistência com meus conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e espero aprender muito com este povo hospitaleiro — destacou a médica portuguesa.

Após a cerimônia os médicos seguiram para um hotel, onde ficarão hospedados e a partir desta sexta-feira, 28, começarão a conhecer a rede municipal de Saúde. O vice-prefeito Leandro Silva e secretários municipais participaram do evento de boas vindas aos profissionais médicos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cerest realiza evento de prevenção do LER

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (Cerest-Big), está realizando nesta quarta-feira, 26, um evento alusivo ao Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort. Uma tenda será montada na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), e as equipes estarão no local das 9 às 16h.

— Este evento tem o intuito de informar e conscientizar os trabalhadores e a população em geral sobre esse tipo de agravo que acomete muitos trabalhadores. É importante que as pessoas passem pela nossa tenda e recebam as informações necessárias, para que não sofram desta enfermidade — explica Ana Lídia Miranda, coordenadora do Cerest-BIG.

LER/Dort

Consiste em uma síndrome que provoca grande incapacidade funcional, causada principalmente por tarefas que desenvolvem movimentos locais repetitivos ou posturas forçadas. Também é conhecida por Lesão por Trauma Cumulativo (L.T.C) e por Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort). Contudo, como o nome LER se tornou comum e até popular, essa é a denominação adotada no Brasil, e representa literalmente do que se trata a doença.

Prefeitura acompanha audiência sobre setor naval






A Prefeitura de Angra dos Reis acompanhou na última segunda-feira, 24, uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal para debater o processo de contratação de metalúrgicos pelo estaleiro Brasfels, em Angra, e a chamada lista de restrições, que impõem critérios severos à readmissão de profissionais. O vice-prefeito Leandro Silva representou o município no debate, que reuniu, além de vereadores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Sindicato dos Metalúrgicos e representantes de uma comissão de metalúrgicos que lidera as discussões sobre essa pauta. Alguns trabalhadores barrados pelo sistema de contratações, conhecido como 'ficha suja', também acompanharam as discussões.

— Este é um debate importante e espero que tenhamos encaminhamentos para dar esperança ao trabalhador. A direção da empresa deve ter consciência de que os moradores de Angra dos Reis precisam de emprego e que essa política atual de contratações está se refletindo em outros setores da economia. O governo municipal tem conversado  muito com a empresa para reverter esta situação, pois o trabalhador deve estar sempre em primeiro lugar – disse o vice-prefeito Leandro Silva.

Há alguns dias, o vice-prefeito já havia recebido na sede do Governo Municipal, uma comissão de trabalhadores que se considera prejudicada pela política de restrições. Muitos são ex-funcionários do estaleiro que tentam reingressar no setor naval e têm encontrado dificuldade.

De acordo com o gerente da secretaria municipal de Atividades Econômicas, Gerson Fagundes, o Del, um levantamento feito pela prefeitura teria apontado que até 30% da mão-de-obra no estaleiro seria oriunda de outras cidades.

— É um debate oportuno porque de fato, moradores de Angra estão perdendo espaço nas contratações. É preciso a união da sociedade e a compreensão da direção da empresa — informou Del.

Como resultado prático do encontro e da mobilização do vice-prefeito e da Prefeitura, os vereadores anunciaram que estiveram com a direção do estaleiro e que a partir desta terça-feira, 25, todos os metalúrgicos, incluindo os que possuem restrições, teriam condições de participar dos processos de seleção de vagas para admissão no estaleiro, observando a necessidade de contratações da empresa.

Cras oferecem oficinas nos bairros de Angra

A Prefeitura de Angra, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), iniciou na segunda-feira, 17, várias oficinas que visam ofertar atividades de convivência e socialização, com intervenções no contexto social. Segundo a secretária de Ação Social, Inês Tenório, essas oficinas vão fortalecer os vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social.

- Essas atividades são muito importantes, pois fazem parte do serviço de atenção básica que minimiza e evita casos de atendimentos nos serviços de proteção social. É importante que as pessoas compareçam no Cras de seu bairro e participem dessas atividades – diz Inês.

O Cras atende a famílias em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de apoiar, contribuir e fortalecer suas potencialidades.

Além das oficinas, os Cras também oferecem atendimento psicossocial, visitas domiciliares, cesta básica, auxílio natalidade, leite, inserção no programa Bolsa Família, informações sobre Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, Gol Social, Núcleo da Terceira Idade, Pronatec e muitos outros Programas Sociais.

Conheça as oficinas disponibilizadas nos Cras dos seguintes bairros:

- Cras Bracuí – fuxico, decupagem, arte em material reciclável, artes plásticas, corte e costura, capoeira, biscuit, manicure e depilação, reciclagem, taekwondo, desenho, cabeleireiro e arte em EVA.

- Cras Campo Belo – fuxico, biscuit, bordado, artes plásticas, corte e costura, manicure e depilação, reciclagem, brinquedoteca, libras, taekwondo, desenho, cabeleireiro, arte em EVA.

- Cras Nova Angra – Artes plásticas, capoeira, manicure, libras, taekwondo, desenho, bordado, cabeleireiro, arte em EVA, fuxico, decupagem, biscuit, arte em material reciclável.

- Cras Monsuaba – Fuxico, biscuit, corte e costura, decupagem, capoeira, manicure e depilação, reciclagem, taekwondo, desenho, cabeleireiro, artes em EVA e libras.

- Cras Belém – bordado, artes plásticas, corte e costura, capoeira, reciclagem, libras, brinquedoteca, taekwondo, desenho, arte em material reciclável, fuxico, decupagem.

- Cras Parque Mambucaba – corte e costura, capoeira, pintura em tecido, taekwondo, arte em material reciclável.

- Cras Frade – biscuit, corte e costura, capoeira, libras, pintura em tecido, taekwondo, bordado, arte em E.V.A. e decoupagem.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Angra ganha primeira academia ao ar livre






A Prefeita de Angra, Conceição Rabha, inaugurou na sexta-feira, 21, no São Bento, a primeira academia ao ar livre da cidade. O equipamento é um compromisso de campanha da prefeita, conquistado junto à Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro.

Estavam presentes o vice-prefeito, Leandro Silva, o secretário estadual de Esporte, André Lazaroni, o representante da Transpetro, Bianor José de Souza, representantes de associações de moradores, a deputada estadual Inês Pandeló, Além de vereadores, membros do governo e comunidade em geral.

Segundo a Secretaria de Esporte, a academia é autossustentável, toda feita em alumínio, com captação de energia solar e cobertura em policarbonato, que protege dos raios UV e mantém uma temperatura agradável. A prefeita Conceição Rabha aprovou a novidade.
— Esta é mais uma conquista do povo e um compromisso de campanha assumido com a cidade que está sendo cumprido. Este é um equipamento diferente por ser sustentável e será de muita importância na vida da população. Angra também é uma cidade onde se prioriza o desenvolvimento, o investimento e também o social. Estamos entrando em uma nova época, com projetos sociais que visam resgatar o ser humano. Esta é a primeira entre muitas academias que iremos inaugurar — afirma a prefeita.

De acordo com a Secretaria de Esportes, o bairro São Bento foi escolhido para abrigar a academia por se tratar de um local totalmente esportivo, onde pessoas praticam caminhadas, corridas e outras atividades. O deputado André Lazaroni parabenizou a prefeitura pelo comprometimento com a cidade.

— O importante é essa união pelo bem da população do nosso estado, independente de partido. Agradeço e parabenizo a prefeitura por acreditar no trabalho em conjunto com o governo do estado e por acreditar que o esporte é muito mais do que qualidade de vida. Quero manter meu compromisso com Angra para continuar investindo no esporte na cidade, para trazer bem-estar à população — afirmou Lazaroni, que anunciou que a próxima academia será instalada no Parque Mambucaba.

O horário de funcionamento da academia, com acompanhamento de profissionais de Educação Física, será segunda, quarta e sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Os interessados em praticar os exercícios com acompanhamento de um profissional e aparelhos extensores devem se inscrever na Secretaria de Esportes, no Estádio Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A academia ficará disponível ao acesso da população diariamente.

Ação Global foi um sucesso no Parque Mambucaba





Angra dos Reis recebeu neste domingo, dia 23, o projeto Ação Global, uma parceria do Sesi/Firjan e Rede Globo. A edição foi realizada no Parque Mambucaba com a participação da Prefeitura de Angra. Foram oferecidos vários serviços gratuitos voltados para a saúde, atividades culturais, recreativas e educativas no Ciep do bairro. Os atores Murilo Rosa, Sidney Sampaio e David Lucas fizeram a alegria do público feminino. O evento, direcionado aos moradores de Angra e Paraty, teve como objetivo disseminar informações e práticas sociais que contribuam para a qualidade de vida da população e o fortalecimento da cidadania.

Diversas secretarias da Prefeitura de Angra estiveram presentes com várias ações. Dentre elas, a Secretaria de Atividades Econômicas ofereceu serviços do Microcrédito e do Microempreendedor Individual; a Defesa Civil distribuiu materiais educativos; a Secretaria de Meio Ambiente expôs materiais sobre reciclagem e sobre o Balcão de Resíduos, novo serviço da prefeitura; a Superintendência de Transportes e Trânsito falou sobre a educação para o trânsito. A Secretaria de Ação Social ofereceu várias oficinas além de informações sobre cadastramento no Bolsa Família, Pronatec, Renda Melhor, Renda Melhor Jovem etc.; a Secretaria de Fazenda ofereceu seus serviços de cadastramento imobiliário, cadastro mobiliário e dívida ativa; e a Subsecretaria de Habitação esteve o tempo todo orientando os visitantes  sobre regularização fundiária e sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

A Prefeitura de Angra também apoiou a organização do evento. A Subprefeitura da Região Sul ficou responsável pela limpeza, e a Secretaria de Administração colaborou com a vigilância. O projeto Ação Global teve ainda atividades culturais e recreativas organizadas pela Cultuar.

A área jurídica foi uma das mais procuradas durante todo o dia. O Sesi e a prefeitura, em convênio com o governo do estado, ofereceram vários serviços. O de cartório, por exemplo, teve o casamento como ponto alto nos corredores do Ciep. Muitos casais aguardavam ansiosos para, gratuitamente, oficializar a união. Alguns dos casais que aproveitaram a oportunidade estão unidos há anos, mas não tinham condições financeiras de oficializar a relação.

A prefeita Conceição Rabha chegou ao local antes mesmo dos portões abrirem ao público e fez questão de cumprimentar e conversar com a população que estava na fila, aguardando para aproveitar os serviços oferecidos. Um estande foi montado como “gabinete da prefeita”, onde Conceição recebeu os visitantes e ouviu caso a caso.

— Essa é uma oportunidade para que a comunidade tenha alguns serviços essenciais ao seu alcance. E a prefeitura não podia deixar de participar também, ofereceram os serviços das secretarias municipais. Por isso escolhemos trazer o Ação Global para o Parque Mambucaba, que é o bairro mais afastado do C0entro da cidade — disse Conceição

O vice-prefeito Leandro Silva também esteve no evento e mostrou satisfação em ver a alegria pela obtenção de alguns serviços no rosto da população. Um exemplo dessa alegria foram algumas mães que puderam tirar pela primeira vez a certidão de nascimento ou identidade de seus filhos gratuitamente.

— A cidade só tem a ganhar com esta iniciativa do Sesi/Globo e com a participação da prefeitura, dando cidadania e melhorando a qualidade de vida da população — afirmou Leandro.

Saúde bota o bloco da prevenção nas ruas

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, colocará nas ruas do município, durante o Carnaval, o bloco da prevenção, que tem o objetivo de orientar sobre a importância do uso do preservativo.

Com o tema “Usar preservativo é a maior prova de amor próprio”, equipes do programa estarão nos cinco distritos do município, distribuindo preservativos masculino e feminino, além de brindes para os foliões que curtirão o Carnaval em Angra dos Reis.

A campanha de prevenção ocorre durante todo o ano, porém nos feriados ela é intensificada.

— O programa de combate às doenças sexualmente transmissíveis realiza diversas ações durante o ano, mas, em períodos como o do Carnaval, reforçamos as atividades de orientação, pois o município realiza o maior Carnaval do Sul Fluminense e devido a este fator, recebe um grande número de turistas — disse Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Serão 50 agentes de saúde trabalhando durante o Carnaval, circulando pelos pontos de maior concentração de pessoas. Além das equipes volantes, os preservativos poderão ser retirados nos pontos fixos de distribuição.

— Desde o ano passado, o município conta com pontos fixos de distribuição de preservativos, através dos dispensers instalados em locais estratégicos. Portanto, qualquer cidadão pode procurar a Policlínica da Cidade, SPA de Jacuecanga, SPA do Parque Mambucaba, SPA da Vila do Abraão, UPA da Japuíba, Hospital Geral da Japuíba, ESF da Vila Campo Belo, ESF do Belém e o quiosque Amarração Lanches, na Praça do Porto, retirar o seu preservativo e passar um Carnaval prevenido contra as DST's. O SPA do Frade receberá até quarta-feira um dispenser de preservativos — explica a psicóloga Renata Campos, coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais.

Além dos 50 agentes de saúde espalhados pelo município, 30 voluntários dos Direitos Humanos LGBT também vão estar colaborando.

PARCERIA

O programa DST/Aids e Hepatites Virais tem o apoio da Fundação de Cultura (Cultuar), Coordenadoria da Juventude e Rádio Costa Azul FM, que estará inserindo durante a sua programação vinhetas com informações quanto a prevenção. Outra novidade foi a modelo usada no material ilustrativo da campanha. Pela primeira vez, a modelo usada na campanha é uma jovem de Angra dos Reis. A modelo Sabrine Vieira, de 19 anos, membro do Rotary Club de Angra dos Reis, cedeu gratuitamente a sua imagem para estampar o material de campanha.

SOBRE O PROGRAMA DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS

O Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, possui uma equipe de psicólogos, médicos infectologistas, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais e está localizada na sala 22 do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Centro. Com a reforma do prédio do antigo SPA do Centro, a coordenação do programa será transferida para a avenida Júlio Maria, onde será implantado o Centro de Aconselhamento DST. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do 3365-3917.

Ilha Grande entre os paraísos da América do Sul



A Ilha Grande ocupa o sétimo lugar na lista dos dez melhores paraísos tropicais da América do Sul, segundo o Travelers’ Choice 2014, do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. As vencedoras do concurso são determinadas com base na qualidade e na quantidade de avaliações, dos últimos 12 meses, de hotéis, restaurantes e atrações listados no site do TripAdvisor.


LOPES MENDES ENTRE AS MELHORES PRAIAS DO BRASIL

O TripAdvisor também fez, no final do ano passado, o ranking das melhores praias do Brasil, e Lopes Mendes, localizada na Ilha Grande, foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, a segunda melhor do país, perdendo apenas para a Baía dos Sanchos, em Fernando de Noronha. O levantamento foi feito no final de 2013 com base nas avaliações dos usuários do site.

POUSADAS FANTÁSTICAS

Ainda segundo levantamento realizado junto ao TripAdvisor, algumas pousadas de Angra dos Reis se destacam entre as melhores da região, com mais de 90% de avaliações positivas. Este ranking é montado com base nos comentários e avaliações feitas pelos hóspedes que adquiriram serviços através do mesmo site.

Na parte continental do município, a melhor pousada, segundo ranking do site, é a Aquamaster, no Retiro, com 93% de avaliações positivas. O segundo lugar é do Angra dos Reis Boutique Hotel, localizado no Condomínio do Frade, e, em terceiro, a pousada Sol da Manhã, na Monsuaba.

Na Ilha Grande, duas pousadas que figuram no prêmio Travellers Choice 2014, na categoria “Mais Baratas”, estão entre as melhores, segundo os internautas. A pousada Naturália, considerada a nona melhor do país, aparece em primeiro lugar na Ilha Grande, seguida pelo Tagomago Beach Lodge, que figura em 13º no ranking nacional da categoria. Na sequência, a pousada Recreio da Praia e o Sagu Mini Resort, na quarta posição.

Projeto de paisagismo continua no Centro




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Subsecretaria de Parques e Jardins, retomou a implantação do projeto Revitalização Paisagística do Centro, após um atípico período de longa estiagem e temperaturas muito elevadas. O projeto vem modificando a paisagem da cidade, que se coloriu em tons grená e vermelho, ficando mais bonita para munícipes e turistas.

Na semana passada, foram reformados os canteios da praça da Costeirinha e ao longo da Avenida Júlio Maria. Grande parte das espécies que estão sendo utilizadas nesses canteiros foi produzida no Horto Municipal, no Areal. Na ação também houve a reposição de algumas plantas e adubação.

A praça da Costeirinha ganhará uma árvore, que será transplantada do horto. A espécie é a plumeria Rubra, mais conhecida como jasmim-manga, muito utilizada em composições paisagísticas por apresentar um belo efeito ornamental. A árvore será plantada já adulta, com aproximadamente oito anos de idade e mais de três metros de altura.

É importante lembrar que todas as plantas removidas dos canteiros são enviadas ao horto, onde são reproduzidas, gerando mais mudas, que posteriormente serão plantadas em novos projetos paisagísticos.

Nesta semana, a equipe está no Centro, finalizando o canteiro da rotatória da Avenida Caravela. Os serviços de manutenção vão continuar em todos os canteiros, com o replantio de plantas e a manutenção de toda a estrutura que compõe o projeto de ornamentação dos canteiros.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sistema de câmeras no Abraão é inaugurado




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Defesa Civil municipal, entregou na manhã de sábado, dia 22, cinco câmeras que vão monitorar a Vila do Abraão. Os equipamentos fazem parte da ampliação do sistema de monitoramento da Prefeitura de Angra, que funciona na Defesa Civil. A prefeita Conceição Rabha, o vice-prefeito Leandro Silva e os secretários aproveitaram para andar pelo bairro e conversar com os moradores. A cerimônia aconteceu na Casa de Cultura Constantino Cokotos, na Vila do Abraão.


Durante o discurso de entrega do equipamento, a prefeita Conceição Rabha falou das outras demandas do bairro:

- Nós criamos um grupo de trabalho para discutir especificamente a Ilha Grande. Por isso, precisamos dessa parceira, precisamos escutar vocês. Já foi a época do autoritarismo. Vamos debater o problema da energia. É um absurdo o turismo no Abraão ser prejudicado por causa da falta de energia. Estamos cobrando uma punição forte à Ampla, por meio da Aneel – frisou a prefeita, antecipando que na sexta-feira à noite, o diretor da empresa ligou para ela garantindo que a Ampla mandará reforços para Angra dos Reis, com equipes para dar suporte imediato quando houver quedas de energia.

Quanto às câmeras instaladas, Conceição Rabha frisou que serão um instrumento útil para o controle do fluxo de turistas.

O VICE-PREFEITO FALOU DE OUTRAS CONQUISTAS

— Pode parecer uma gota no oceano, mas podem ter a certeza de que o governo da prefeita Conceição Rabha tem um carinho muito grande pelo Abraão e os investimentos não vão parar por aqui. O Abraão ficou por muito tempo esquecido e, com a entrega dessas câmeras, mostramos mais uma vez o quanto consideramos o bairro importante — garantiu Leandro Silva.

Presente na cerimonia, a presidente da associação de moradores do bairro, Aglais Correa, agradeceu.

— Precisamos ordenar o fluxo de turistas. Esta será uma ótima ferramenta e a população da praia só tem o que agradecer à Prefeitura de Angra e à Defesa Civil por essa aquisição — disse.

Inicialmente serão cinco câmeras, cujas imagens são transmitidas via rádio para a central de monitoramento da Defesa Civil, no Centro. Serão duas câmeras fixas e uma móvel (que visualiza imagens em 360 graus) no cais das barcas, e mais duas fixas na localidade. Além das câmeres, também foi entregue um sistema experimental de acesso à internet gratuita (wi-fi) em toda a Vila do Abraão.

— A ampliação desse sistema deve-se a um termo de cooperação técnica entre a empresa que realiza o trabalho no município, a 7Lan, e a Defesa Civil municipal. É a alta tecnologia utilizada a serviço da população do Abraão — falou o secretário de Defesa Civil Marco Oliveira.

Atualmente, o Centro de Gerenciamento de Operações da Defesa Civil municipal conta com 54 câmeras, do Centro até o Parque Mambucaba. Com a expansão, que continuará sendo feita de forma gradativa, em breve, todo o município estará coberto pelo serviço.

Estiveram presentes, além de Marco Oliveira, os secretários de Pesca, Júlio Magno; de Governo, Robson Marques; de Obras, Jefferson Deccacce; o controlador-geral João Duarte; e os presidentes da TurisAngra, Silvia Rúbio; e da Cultuar, Délcio Bernardo. O presidente da Associação de Meios e Hospedagem, Frederico Britto também participou.

Lamentável: Três unidades de ensino são depredadas em Angra




Duas escolas e uma creche municipais foram vítimas de atos de vandalismo na madrugada desta segunda-feira, 24. As ações parecem ter sido coordenadas pois todas foram, curiosamente, registradas na mesma noite. A Prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, torna pública a informação destes incidentes e lamenta profundamente o comportamento destas pessoas.

A Escola Municipal Professor Sylvio de Castro Galindo, no Camorim, amanheceu com cartazes rasgados e lixo espalhado por toda a unidade, inclusive dentro da cisterna. A diretora-geral da escola, Maria Pautília Ferreira, informou que atos como esse já haviam sido registrados no ano passado, mas que, desta vez, foi mais intenso. As aulas não foram interrompidas. A escola atende crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e funciona nos períodos da manhã e da tarde.

Outra unidade vítima de vandalismo foi a Escola Municipal Cornelis Verolme, no Village. Os invasores estavam armados com paus e pedras, que foram abandonados na escola. Eles quebraram três janelas da cozinha e janelas de dois banheiros. A diretora-geral da unidade, Laura Cristina da Cunha, informou que o ato foi registrado na delegacia. As aulas também não foram interrompidas. A unidade atende a crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos períodos da manhã e da tarde.

Já o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do Frade foi encontrado na manhã de hoje com documentos remexidos e alguns ovos quebrados nas paredes. Segundo a diretora da unidade, Silvana Helena, os computadores e equipamentos não sofreram nenhum dano. Os invasores levaram apenas as frutas da merenda das crianças, pois a dispensa com o resto dos alimentos estava trancada. Devido ao mau cheiro causado pelos ovos, a unidade teve que interromper o funcionamento. Os funcionários trabalharam na limpeza do local durante toda a manhã. A diretora também efetuou o registro da ocorrência na delegacia de Polícia Civil. Lá soube que a comunidade já havia relatado outros casos de vandalismo no bairro, indicando suspeitos pela depredação. O Cemei do Frade atende cerca de 400 crianças, de um a cinco anos de idade.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Neirobis Nagae, pede apoio da população contra esses atos, que classifica como lamentáveis. Para ele, a sociedade angrense não pode permitir estas manifestações de violência.

— Talvez nenhum tipo de segurança impediria esses atos de vandalismo. A divulgação é muito importante para que a comunidade fique informada sobre o que está acontecendo no município e se volte contra isso de maneira organizada. Estas escolas são patrimônio de todos. A longo prazo, a secretaria realiza ações preventivas, mas, a curto prazo, o que precisamos é de uma tomada de consciência da população contra esses atos — disse Neirobis.