sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Angra dos Reis ganha primeira academia ao ar livre

Angra dos Reis recebe nesta sexta-feira, sua primeira academia ao ar livre. O local escolhido para receber o equipamento de uso público foi o São Bento. A academia é fruto de uma parceria da Prefeitura de Angra com a secretaria de Estado de Esportes e Lazer. Outras duas idênticas deverão ser instaladas em outras comunidades.

O programa das academias ao ar livre oferece gratuitamente a oportunidade da prática de exercícios físicos, como musculação e aulas como capoeira e shiatsu. O projeto será coordenado pela secretaria municipal de Esporte e Lazer. Dezoito pessoas poderão utilizar ao mesmo tempo a academia, sendo orientadas por um professor de Educação Física que estará no local duas vezes por semana.

A inauguração será nesta sexta-feira, 21, às 15h, no próprio Aterro do São Bento. É aguardada a presença do secretário de Estado de Esportes do Rio de Janeiro, André Lazaroni, além da prefeita Conceição Rabha e do vice-prefeito Leandro Silva.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Parque Mambucaba recebe o Ação Global

Angra dos Reis recebe neste domingo, dia 23, o projeto Ação Global. O evento, uma parceria entre a Rede Globo e o Sesi, será realizado no Parque Mambucaba e terá a participação da Prefeitura de Angra, que estará oferecendo vários serviços gratuitos. Os atores Murilo Rosa, Sidney Sampaio e David Lucas estarão presentes. O evento será direcionado a moradores de Angra e Paraty e tem como objetivo disseminar informações e práticas sociais que contribuam para a qualidade de vida da população e o fortalecimento da cidadania.

     O Ação Global de Angra será realizado das 8h às 16h, no Ciep 495 Guignard, na Rua Aviador Santos Dumont, nº 552. Os serviços oferecidos são voltados para a promoção da saúde, atividades culturais, recreativas e educativas.

     Diversas secretarias da Prefeitura de Angra estarão presentes. A prefeita Conceição Rabha irá participar. A Coordenadoria da Juventude irá levar a campanha de prevenção do HIV, o grupo de capoeira Senzala, dança do passinho e a exposição Juventude; a Secretaria de Atividades Econômicas estará oferecendo serviços do Microcrédito e do Microempreendedor Individual; a Defesa Civil irá apresentar vídeos e palestras sobre prevenção e distribuir materiais educativos; a Secretaria de Meio Ambiente terá estandes sobre reciclagem e sobre o Balcão de Resíduos, novo serviço da prefeitura; a Superintendência de Transportes e Trânsito estará apresentando para as crianças seu teatro de fantoches, voltado à educação para o trânsito.

      Os serviços não param por aí. A Secretaria de Ação Social irá oferecer oficinas de artesanato, desenho, pintura, contadores de história e taekwondo, além de informações sobre cadastramento no Bolsa Família, Pronatec, Renda Melhor, Renda Melhor Jovem etc.; a Secretaria de Fazenda irá oferecer seus serviços de cadastramento imobiliário, cadastro mobiliário e dívida ativa; a Subsecretaria de Habitação estará orientando sobre regularização fundiária e sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

     A Prefeitura de Angra também estará apoiando a organização do evento. A Subprefeitura da Região Sul será responsável pela limpeza, e a Secretaria de Administração irá colaborar com a vigilância. O projeto Ação Global terá ainda atividades culturais e recreativas organizadas pela Cultuar.


CONFIRA OUTROS SERVIÇOS

Carteira de identidade (1ª e 2ª vias / necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento)
Carteira de trabalho (1ª e 2ª vias / necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento)
Fotografia para identidade / CTPS
Xerox de documentos  
Prestação jurisdicional nas áreas da Infância, Juventude e Idoso, Família e Registro Civil      
Celebração da cerimônia de casamento de casais cuja união estável for reconhecida      
Informações sobre CPF, Banco Postal e diversos serviços oferecidos pelos Correios
Troca de lâmpadas
Esclarecimentos sobre nova lei de empregada doméstica
Balcão de emprego
Orientação jurídica e isenção cartorária
Esclarecimento sobre direitos da mulher e a Lei Maria da Penha
Projeto Em Nome do Pai (regularização de registro de nascimento de menores de idade), Internet acesso livre
Consulta a processos e multas, impressão de 2ª via de contas de água, telefone, luz, agendamento de vistorias e outros serviços ligados à internet

Posto médico
Saúde Bucal – Escovação, aplicação de flúor e orientações preventivas – crianças dos 4 aos 12 anos
Informações sobre alcoolismo
Informações sobre prevenção do câncer
Informação e conscientização sobre o autismo
Acolhimento e informação a amigos e familiares de dependentes químicos
Informação sobre os Narcóticos Anônimos
Informações sobre hanseníase

Oficina sobre preparo de refeições de baixo custo
Oficina de brinquedos infláveis
Customização de bolsa ecológica
Oficina de xadrez
Mostra de curso de panfletagem e papel machê
Oficina rápida de percussão
Oficinas de artesanato
Oficina de cortes de cabelo

Pintura de rosto e bola mania
Customização de mochila infantil
Customização de estojo escolar infantil
Informações sobre a empresa Usinas Nucleares Angra I e Angra II
Orientação sobre aquisição e armazenamento do gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha)  
Orientação sobre qualidade e volume dos combustíveis

Aferição de peso
Aferição de altura
Aferição do índice de massa corporal
Aferição da circunferência abdominal
Aferição de pressão

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Prefeitura esclarece dúvidas de funcionários do Saae





Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Angra dos Reis participaram de um encontro convocado pela diretoria da autarquia e a participação da secretaria de Governo para ouvirem esclarecimentos sobre boatos de que a autarquia seria extinta e privatizada. A reunião visou traquilizar os servidores diante de informações veiculadas numa rádio local, dando conta de que haveria um processo de privatização sendo conduzido pela administração municipal para a gestão da água e do saneamento na cidade. No encontro, tanto o vice-prefeito Leandro Silva, como o secretário de Governo, Robson Marques, afastaram a possibilidade de encerramento das atividades do Saae, mas admitiram que a autarquia precisa de reforço, além do Poder Público, para executar bem a sua missão.

— Ninguém tem autoridade para falar em nome da prefeita, nem em meu nome ou do Governo. As informações veiculadas na rádio não procedem e foram inconsequentes. Não houve nenhuma conversa entre mim e a prefeita em relação a isso — disse Leandro Silva, informando ainda que é contra uma possível extinção do Saae.

O vice-prefeito pediu tranquilidade aos trabalhadores e elogiou o empenho da equipe da autarquia neste período de estiagem. Para Leandro Silva, o Saae tem capacidade suficiente para assumir a gestão integral desse serviço na cidade e não ser encampado.

— A autarquia já provou que tem condições de cuidar da água e esgoto de todo o município. Ainda falta melhorar a infraestrutura, um caminho que já está sendo percorrido pela atual direção e pela Prefeitura — afirmou Leandro.

O secretário de Governo, Robson Marques, reforçou as declarações do vice-prefeito e garantiu que este assunto não está em discussão na Prefeitura. Uma comissão de servidores públicos foi criada por sugestão do sindicato da categoria para acompanhar os projetos e o andamento de iniciativas envolvendo o Serviço de Água e Esgoto. O grupo também foi convidado a acompanhar outros projetos ligados ao saneamento, abrigados no escritório de Gestão da Prefeitura. Os vereadores Fábio Macedo e Claudinho também acompanharam a reunião, assim como o presidente da autarquia, Mário Marcio da Costa, que fez um balanço das atividades do serviço e informou que não há risco para os servidores.

Esta semana, a prefeita Conceição já esteve com um grupo de servidores da autarquia para também dar esclarecimentos sobre a situação do Saae e esclarecer dúvidas dos funcionários, afastando qualquer possibilidade de privatização do serviço.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Praias de Angra recebem placas de sinalização





Quem foi às praias do corredor turístico da Estrada do Contorno neste final de semana se surpreendeu com uma novidade preparada pela Prefeitura de Angra, através da TurisAngra, com a colaboração da Subsecretaria de Serviços Públicos. Sete pontos de grande visitação receberam placas de sinalização, que contém os nomes das praias e a legislação pertinente ao uso das áreas públicas do município. Bonfim, Praia das Gordas, Praia Grande, Praia da Figueira, Praia das Grutas, Tanguázinho e Tanguá já estão sinalizadas. Estas placas darão suporte ao trabalho de ordenamento que vem sendo desenvolvido, desde o ano passado, pela equipe de fiscalização da Prefeitura. Confeccionadas em metal e com cerca de um metro de altura, elas alertam moradores e turistas sobre o que não é permitido fazer nestes locais.

— Estas placas foram confeccionadas com o objetivo de informar nossos visitantes das atividades que não podem ser feitas nas praias de nosso município. Muitas pessoas ao serem abordadas por nossa equipe de fiscalização alegam que não sabiam da proibição do preparo de churrasco nestes locais, por exemplo. Agora precisamos do auxílio de todos para que elas não sejam danificadas — explicou Silvia Rubio, presidente da TurisAngra.

Nos próximos dias, outros pontos da Estrada do Contorno receberão placas. Também estão sendo confeccionadas placas para locais da Ponta Leste, Ponta Sul e das ilhas Grande, Gipóia e Cataguás.

Prefeita e vice participam da abertura do ano legislativo







A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, participou nesta terça-feira, 18, da sessão de reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal angrense. Foi a segunda vez que Conceição aceitou o convite do presidente da Casa, Jorge Eduardo Mascote, para comparecer à sessão inaugural. Ela aproveitou a ocasião para fazer um balanço das ações da Prefeitura no ano passado e indicar projetos e iniciativas que serão realizadas em 2014. Ela evitou falar em problemas, como fizera no ano passado, ao destacar a pesada herança de dívidas encontrada no início da gestão.

— A população sabe bem dos desafios que estamos enfrentando e sabe também como a disputa política em Angra é dura. Desde que assumimos, interesses têm sido contrariados e grupos políticos que abusaram do Poder na cidade já não dão mais as cartas. Isso incomoda — disse a prefeita.

O vice-prefeito Leandro Silva também acompanhou a sessão de reinício. Tanto ele como a prefeita Conceição são ex-vereadores e conhecem bem o dia a dia do Legislativo.

— Eu e a prefeita temos um respeito enorme pela Câmara Municipal. Os vereadores encontram no nosso Governo, a porta aberta para encaminhar as demandas da população e é bom estarmos aqui de volta nesta Casa — disse Leandro.

Em seu discurso, Conceição destacou algumas ações importante realizadas em 2013 como a abertura da Policlínica da Cidade e do Hospital Geral da Japuíba, além de investimentos como a reforma da estrada da Caputera, obras de contenção e dragagem nos rios da Japuíba e Pontal e a aprovação do primeiro programa habitacional do projeto Minha Casa Minha Vida. Comentou ainda a conquista de R$ 40 milhões em investimentos do PAC 2 para o saneamento em Mambucaba e a faculdade de Medicina da cidade, que deve tornar-se realidade no início de 2015. Sobre as ações deste ano na Saúde, Conceição disse que a prioridade é a atenção básica e a contratação de médicos.

— Não sou indiferente aos pedidos da população. Nem eu, nem ninguém da equipe da Saúde. Por isso estamos buscando mais médicos, com apoio do Governo Federal. Estamos na iminência de receber mais profissionais e vamos continuar demandando médicos, torcendo para que aceitem trabalhar para o Poder Público — disse Conceição, admitindo que nos finais de semana, a falta de médicos tem causado vários transtornos.

A prefeita previu que até o final do ano, o número de unidades do Saúde da Família nos bairros chegue a 70. Hoje são 51 e no início do ano passado eram apenas 19. Com o aumento do número de unidades ESFs serão criadas as Clínicas da Família em Mambucaba, na Japuíba e no Centro da cidade.

Sobre Educação, a prefeita disse que uma das prioridades é melhorar a infraestrutura já que o número de alunos tem crescido mais que a rede. Ela adiantou que oito grandes escolas serão reformadas com recursos da Eletronuclear e que este ano serão concluídas as obras do Cemanee (para a educação especial) e das novas escolas da Sapinhatuba III e Balneário.

Outro tema abordado foi a questão da água e esgoto. A prefeita parabenizou as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) pelos investimentos feitos em 2013 para aumentar a capacidade de armazenamento e distribuição de água na cidade. Para a prefeita isso impediu que a estiagem causasse um colapso no fornecimento de água no Verão. Em breve encontro com servidores da autarquia, ao sair da sessão, a prefeita também descartou uma eventual privatização da autarquia.

— Creio que vamos superar o impasse com o Governo do Estado em relação à Cedae e já temos quase R$ 100 milhões em contratos praticamente fechados para investimento em saneamento. Esse será um importante legado da nossa gestão — previu ela.

Encerrando o discurso, a prefeita ainda referiu-se rapidamente aos servidores públicos municipais e desejou sorte aos vereadores, afirmando que não tem adversários na Casa e que espera que as discussões no Poder Legislativo tenham sempre como foco o interesse público, acima de interesses políticos ou pessoais.

Antes de discursar, a prefeita participou de uma rápida cerimônia de inauguração de um relógio de sol, recuperado pela atual Mesa Diretora da Casa. Além dela e do vice-prefeito, acompanharam a sessão também a presidente da Fundação de Turismo, Maria Silvia Rubio, o presidente do Saae, Mario Márcio Lemos, e o secretário de Governo, Robson Marques.

Final de semana com teatro no Abraão

A Fundação de Cultura do Angra dos Reis (Cultuar), em parceria com o Grupo Coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, realiza neste final de semana três apresentações gratuitas, sendo duas  na praça da Matriz da Vila do Abraão, na Ilha Grande, e uma na praça do Porto, no Centro da cidade, sempre às 20h.

O espetáculo circense foi apresentado em Angra em novembro passado durante o XVII Festival de Teatro de Rua, realizado pelo grupo teatral Cutucurim, com apoio da Eletrobras Eletronuclear e Cultuar.

A diretora do Teatro Municipal, Márcia Brasil, espera repetir o sucesso das apresentações.

— Esse espetáculo é maravilhoso e a interação dos atores com o público durante todo o espetáculo é o diferencial do grupo — disse Márcia.

Com diferentes histórias e bagagens artísticas, os integrantes do Coletivo Nopok se uniram para desenvolver diferentes projetos com o circo em comum. O ponto de partida foi a criação de "Ol perico de Ravel", espetáculo cômico de circo, fruto das primeiras experimentações do Coletivo, que aconteceram ao longo do ano de 2007.

Desde 2009 com o espetáculo “No Pocket – um espetáculo para todos os bolsos”, o grupo participou de diversos festivais e realizou importantes projetos de circulação.

Com o número “Xisto e Tiesto - em Ritmo de Festa”, foi 1º e 3º lugar da Mostra Competitiva de Circo do FIL - Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens, em 2009 e 2011; 2º lugar na Mostra Competitiva do III Malabares Rio, em 2010; e 1º Lugar na Mostra Competitiva de Malabarismo no Festival Mundial de Circo de Belo Horizonte, em 2011.

Em agosto de 2013 estreou o espetáculo “Deslizes”, montagem realizada através do FATE 2012 – SMC/RJ, e atualmente se encontra em processo de criação do espetáculo “Vende-se coisas velhasdepalhaço”.

O ESPETÁCULO

“No Pocket - um espetáculo para todos os bolsos”, é um espetáculo de circo que utiliza as “charlas” clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de “gags” e cenas cômicas. O espetáculo é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido.

“No Pocket” foi concebido não para ser fechado e sim para se moldar a cada apresentação, sendo aberto ao improviso. A relação intensa com a plateia fornece vida ao espetáculo, o público torna-se mais um “ator” em cena, exigindo que os artistas estejam atentos e disponíveis para todo tipo situação. A construção do espetáculo acontece a cada apresentação, o que constitui um processo contínuo de amadurecimento do mesmo.
Nessa construção entram em cena referências da cultura popular atual misturadas às cenas clássicas do circo. O afeto despertado pelo reconhecimento de um produto da indústria cultural atual convive com um tipo de afeto que remete às reminiscências de outros tempos mais antigos, os tempos em que as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos artistas de rua com seus números clássicos.

Parquinho da Praça do Porto é revitalizado




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, revitalizaram o parquinho da praça do Porto, na semana passada. Os serviços terminaram nessa segunda-feira, 17, na parte da tarde.

Os brinquedos do parquinho estavam precisando ser substituídos, para dar mais segurança e conforto às crianças e aos responsáveis. Eles são feitos de madeira e, devido à exposição ao tempo e à maresia, alguns precisaram ser totalmente trocados.

A subsecretaria trocou totalmente o sobe desce, o barquinho e a passarela com escorregador. O balanço e a gangorra foram revitalizados e tiveram suas peças parcialmente trocadas. Todas as peças foram lixadas e tratadas.

Todos os brinquedos do parquinho da praça do Porto foram fabricados pela Subsecretaria de Parques e Jardins, no setor de marcenaria, do Horto Municipal, somente ao custo do material, por servidores da Prefeitura de Angra.

Projeto Fotógrafo Cidadão 2014 chega ao Bracuí




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar), realizou no sábado, 15, a segunda aula do projeto Fotógrafo Cidadão.

O projeto, que está sendo realizado neste ano na Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí, tem como objetivo central capacitar jovens das comunidades nos fundamentos da técnica, da arte e da prática da fotografia moderna. Através de oficinas e palestras, são desenvolvidas a percepção e a sensibilidade do olhar, por meio de uma didática inovadora, que busca registrar a visão descompromissada que os jovens têm de suas comunidades.

As primeiras edições do projeto, realizadas em parceria com a Secretaria de Ação Social em 2010 e 2012, nos bairros Sapinhatuba e Belém, obtiveram amplo sucesso e repercussão.

Cerca de 40 alunos, entre 12 e 16 anos, receberam gratuitamente materiais didáticos, uniformes, lanches e deslocamentos para atividades externas. As aulas seguem aos sábados, das 9h às 12h. Serão cinco encontros, com encerramento no dia 22 de março.

A certificação acontece no dia 29 de março (sábado), às 19h, na quadra poliesportiva do Bracuí (em frente à Escola Municipal Morada do Bracuhy). Entre os dias 1º e 13 de abril, os trabalhos estarão expostos na Casa da Cultura.

Agricultura comemora bons resultados

A Secretaria de Atividades Econômicas da Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Agricultura, fechou o balanço de produção do município do ano de 2013, e os resultados foram considerados satisfatórios.

A área rural de Angra corresponde a uma produção de aproximadamente 700 agricultores e agricultores familiares, o que equivale a toneladas de produtos, entre aipim, banana, jiló, palmito, quiabo, cana caldo, coco verde e milho verde; escoados em Angra e nas cidades vizinhas.

Em 2013 a soma dessa produção atingiu 10.945 toneladas, gerando um faturamento de mais de R$ 60 milhões para a agricultura do município.

— Essa arrecadação gera um retorno de cerca de 5% para o município. Apesar disso, o mais importante é a manutenção das áreas rurais, pois esses espaços geram atividades para a cidade, evitam a expansão desordenada (com o agricultor ganhando, evita-se o loteamento dos terrenos), e mantêm nossos mananciais — disse Rafael Ribeiro, subsecretário de Agricultura. Além dessas plantações, o município também produz hortaliças e derivados de criação animal.

A produção local também abastece escolas municipais, com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e famílias carentes, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para o Pnae, por exemplo, foram destinados 521,17kg de mel, 7.000kg de banana prata, 4.000kg de aipim, 6.032kg de palmito e 2.600kg de banana passa.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Vice-prefeito faz vistoria na Sapinhatuba II




O vice-prefeito Leandro Silva caminhou pelo bairro da Sapinhatuba II, na manhã da última quinta-feira, 13, para averiguar problemas de limpeza, capina, iluminação pública e descarte de lixo inapropriado. Ele também visitou a escola e ouviu os seus trabalhadores.

Leandro andou pelas ruas do bairro e falou com os moradores, para conhecer as necessidades. Representantes da associação de moradores acompanharam o vice-prefeito.
A visita à escola do bairro também foi muito proveitosa. Ele se reuniu com os trabalhadores da instituição de ensino e pode ver de perto as melhorias que precisam ser feitas, além da valorização do profissional.

Na reunião com os moradores, Leandro Silva se comprometeu em voltar à comunidade, no mês de março, e apresentar um plano de execução para melhorias no bairro, dando mais qualidade de vida aos seus moradores.