sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vista ao Camorim Pequeno






Apesar do calor intenso, o trabalho não pode parar. Hoje (24) pela manhã, fui ao bairro Camorim Pequeno onde caminhei pela comunidade ao lado de moradores.

Acompanhado pelo nosso secretário de Obras, vistoriamos algumas áreas que necessitam de intervenções. Tudo já foi anotado e em breve estaremos fazendo o que é necessário no local. Mãos a obra!

Entrevista na Master TV



Estive na última quinta-feira (23) no Programa "A cada Dia", na Master TV respondendo perguntas dos telespectadores relacionadas ao Hospital da Japuíba e os serviços da Viação Municipal de Ônibus em Angra entre outros assuntos. Foi bem legal a entrevista conduzida pela competente Fabíola Fernandes.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Homenagem aos mortos do Aquidabã



A prefeita Conceição Rabha, prestigiou nesta quarta-feira, 22, a cerimônia do Colégio Naval em homenagem aos mortos do naufrágio do navio Encouraçado Aquidabã, na Ponta Leste. A embarcação saiu do Colégio Naval e parou no ponto onde aconteceu o naufrágio. Também estavam presentes o novo comandante do Colégio Naval, Guilherme da Silva Costa, o Imediato Ayrton José Coelho de Britto Neto, o vice-prefeito Leandro Silva, a presidente da TurisAngra, Sílvia Rúbio, o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo, o gerente do Tebig, Virmar Guimarães Muzitano, a presidente do Ateneu, Carmem Amazonas, além de oficiais da Marinha.

A cerimônia, que acontece anualmente, foi emocionante. Uma coroa de flores foi jogada ao mar para homenagear os que pereceram naquela tragédia. O naufrágio aconteceu no dia 21 de janeiro de 1906, às 22h45. Naquela noite morreram 113 homens, angrenses e oficiais do mais alto escalão da Marinha, que vieram a Angra pesquisar sobre a área para a instalação do Arsenal de Marinha, na Baía de Jacuecanga. O navio estava vindo com mais duas embarcações: Cruzador Barroso e o Cruzador Tamandaré. O Aquidabã naufragou por causa de uma explosão, de explicação desconhecida, partindo o navio ao meio. Hoje ele repousa a uma profundidade entre 8 e 18 metros, na Ponta Leste, em frente ao Monumento Aquidabã, erguido para homenagear os homens que morreram.

A prefeita falou da importância de relembrar a história.

- Não podia deixar de prestigiar esse momento, pois esse resgate histórico faz parte da história da nossa cidade. É muito importante que a Marinha e a prefeitura trabalhem juntos para que essa memória nunca deixe de existir. Queremos intensificar as nossas histórias para os alunos da rede municipal. Manter o monumento em homenagem aos náufragos do Aquidabã é uma forma de ensinar aos jovens e manter a história viva – falou Conceição.

O monumento foi construído em 1913 e fica localizado na Ponta Leste, na enseada de Jacuecanga, a 16Km da BR-101. O acesso se faz por estrada asfaltada, através da Vila da Petrobrás.

O Encouraçado Aquidabã era um dos navios mais avançados da época. Tinha 93 m de comprimento por 17 m de largura e motores a vapor de 6.200hp. Possuía quatro canhões de 9 polegadas, quatro canhões de 5 polegadas, 16 metralhadoras e cinco tubos para lançamento de torpedos. Teve participação ativa durante a Revolta da Armada e depois ficou fora de ação por um tempo. Voltou à atividade em 1897.

Angra recebe 20 blocos de sirenes




No último final de semana, 20 localidades de Angra dos Reis receberam blocos de sirenes. A instalação foi feita pela empresa contratada pelo governo do estado, a Tecal, com o auxílio de funcionários da Defesa Civil. Eles perfuraram o solo, instalaram os postes e colocaram as cornetas. Agora, só faltam os equipamentos técnicos, como o rádio. Para receber os equipamentos, moradores dos bairros contemplados foram capacitados durante três meses.

A boa notícia foi recebida pelo secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, em 2013, quando o governo do estado indicou Angra dos Reis como uma das primeiras cidades a receber o sistema de Alerta e Alarme por sirenes. Em setembro, a Escola de Defesa Civil do Estado veio a Angra dos Reis capacitar agentes e líderes comunitários. A partir de então, a Defesa Civil foi às comunidades explicar aos moradores a função da sirene.

— Toda e qualquer ação da Defesa Civil, principalmente no quesito prevenção, precisa ser amplamente divulgada nas comunidades. O morador precisa saber exatamente o que está sendo implantado e qual a utilidade daquele equipamento para que, quando ele for acionado, não haja pânico e cada um saiba o que fazer — frisou Marco Oliveira, acrescentando que serão feitos simulados mensais com deslocamento da população, como acontece hoje com o Sistema de Alerta e Alarme por SMS, quando o morador recebe mensagem de texto do celular avisando da possibilidade de chuva forte e da necessidade de sair de suas casas e procurar um local seguro.

PROCEDIMENTO PARA TOQUE DA SIRENE

Para acionar a sirene, será necessário que a Defesa Civil adote um procedimento padrão. Hoje, os técnicos já têm esse know-how para o envio de SMS. Entretanto, não poderá ser adotado o mesmo, já que o equipamento vem do governo do estado, que também tem o seu procedimento. Por isso, enquanto os equipamentos eletrônicos das sirenes forem sendo instalados, governos municipal e estadual vão resolver juntos qual será o procedimento padrão para acionamento das sirenes.

— O governo do estado deixou claro que a decisão para acionar a sirene será de cada município. Entretanto, existe um procedimento padrão por parte da Defesa Civil estadual e, como cada município tem sua especificidade, não podemos ter o mesmo procedimento que Paraty, por exemplo. Por isso, junto com o governo do estado, faremos um procedimento para Angra dos Reis, especificamente —explicou Marco Oliveira.

Nesse final de semana, foram instaladas sirenes nos seguintes bairros com risco geológico e hidrológico: Marinas, Sapinhatuba I, Monte Castelo, Sapinhatuba III, Morro da Glória, Camorim e Camorim Pequeno, Lambicada, Monsuaba, Cantagalo, Parque Belém, Gamboa do Belém, Santa Rita do Bracuí, Sertãozinho do Frade e Frade. Num segundo momento, Morro do Abel, Morro da Glória, Parque das Palmeiras, Morro do Santo Antônio e Morro do Carmo também receberão o sistema.

Central de Marcação de Consultas ganha 0800

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, implantou uma linha gratuita de atendimento ao cidadão, para marcação de consulta e agendamento de exames. O número disponibilizado é o 0800 023 1023, sendo que as ligações podem ser efetuadas de telefones fixos e celulares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A outra opção de agendamento é feita pelo www.angra.rj.gov.br, podendo esta ser feita 24h por dia.

— Implantamos a Central de Marcação no mês de outubro e tivemos dificuldades iniciais, pois estávamos operando com duas linhas telefônicas normais e quatro números de telefones celulares, o que acabava gerando uma sobrecarga. O 0800 foi implantado somente agora, devido à demora da concessionária de telefonia, que devido a problemas técnicos, não conseguia viabilizar a instalação da linha gratuita para o cidadão. São seis profissionais que trabalham diariamente neste serviço, que tem o objetivo de oferecer maior comodidade ao usuário da rede municipal de saúde, pois antes havia a necessidade deste se deslocar até a sede da Secretaria de Saúde, para agendar o seu procedimento — explica Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Com a implantação do 0800, foram excluídos os antigos números que eram utilizados pela Central de Marcação, assim como o e-mail.

O sistema de marcação de consultas é esclarecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de atendimento municipais. Agora o agendamento é feito pelo próprio solicitante ou por um representante, bastando dispor das informações necessárias e de uma senha fornecida nas unidades de saúde. Caso haja impedimento para que o usuário entre em contato com a Central, em alguns casos o agendamento poderá ser solicitado pela própria unidade de saúde, na presença do usuário ou do seu representante. O serviço é coordenado pela Secretaria de Saúde e visa aumentar a eficiência e a transparência no agendamento, permitindo que cada cidadão possa acompanhar de forma direta a sua solicitação.

NESTE MOMENTO ESTÃO SENDO AGENDADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS

Consultas: angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia, hematologia, nefrologia, nefrologia infantil, neurocirurgia, neurologia, odontologia (periodontia, endodontia, buco maxilo facial, diagnóstico oral, pacientes com necessidades especiais, prótese), oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pneumologia infantil, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Exames: audiometria, biopsia de próstata, broncoscopia, colonoscopia, densitometria óssea, ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia, espirometria, histeroscopia, holter, impedanciometria, mamografia, MAPA 24 horas, nasofibroscopia, ultrassonografia, vectoeletroistagmografia e videolaringoscopia.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Obras no Parque Mambucaba beneficiará milhares de moradores



Com a moradora Adriana, do Parque Mambucaba ontem (20),Ela, seu bebê e outros milhares de moradores serão beneficiados com as obras que irão acontecer no bairro.

Assinamos ontem com o Luiz Fernando Pezão, um convênio do programa Somando Forças, no valor de R$ 10 milhões, integralmente para obras de infraestrutura no Parque Mambucaba. Com os recursos serão feitas intervenções de drenagem e pavimentação em cerca de 40 ruas.

Caminhada no Parque Mambucaba




Ontem (20) após a cerimônia de assinatura do convênio para obras de infraestrutura no Parque Mambucaba, concedi uma entrevista na Rádio Rota do Sol ao amigo Robson Luís e logo após, caminhei por várias ruas do bairro.

Nesta rua da foto, as margens do rio, conversei com um antigo morador que há vários anos solicita obras para conter as águas fluviais.

Aos moradores ribeirinhos informei que iremos buscar investimentos para fazer as obras de enrocamento
que dará mais segurança e evitará que os moradores percam suas casas.

Publicação do Facebook do vice governador Luiz Fernando Pezão


Mutirão de manutenção nos bairros




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, continua realizando mutirões de manutenção dos jardins, canteiros, bancos e praças do município. A Subsecretaria de Parques e Jardins finalizou o Centro, com o plantio de flores em tons grená e vermelho, nos canteiros centrais das vias e praças. Na semana passada a equipe de manutenção esteve na Japuíba, na orla do rio Japuíba, na praça Santos Dumont (ao lado do posto de saúde) e ao lado da UPA.

A equipe de jardinagem realizou serviços como a manutenção dos canteiros ao longo da orla do rio, corte de grama, revitalização dos jardins e poda das árvores na praça, além de pintura das mesas e bancos do local. O canteiro ao lado da UPA também ganhou manutenção de jardinagem. Cerca de 15 trabalhadores compunham a equipe, que trabalhou a semana inteira no bairro, atendendo a pedido dos moradores.

A ação continuará em todo o município. Gradativamente a Subsecretaria de Parques e Jardins prestará esses serviços nas praças e canteiros dos bairros.

Nesta semana a equipe está no bairro de Jacuecanga, prestando os serviços de manutenção geral.

Conheça a Coleta Seletiva de Angra



Em Angra dos Reis, a coleta seletiva é feita por meio dos Postos de Entrega Voluntária (PEV) e dos PEVs Itinerantes. A coleta consiste no recolhimento de resíduos recicláveis (plástico, papel, vidro etc) e outros poluentes de difícil decomposição, como lixo eletrônico, pneus, óleo etc. O resíduo orgânico (resto de comida, cascas, etc) e o não reciclável são descartados e compactados em células de lixo, no aterro sanitário. Os serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos são feitos por uma empresa terceirizada. Os resíduos recicláveis e entulhos, são recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, por meio das Regionais Administrativas dos bairros do município.

A prefeitura dispõe de quatro pontos para o recolhimento de resíduos específicos, sendo um itinerante, além do recolhimento de entulhos dos bairros.

O Posto de Entrega Voluntária (PEV) funciona na Alameda dos Pescadores, S/N, no Cais do Carmo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 15h30. Esse posto recolhe pilhas, baterias, entulho, óleo vegetal, plástico, papel etc. Além de receber o lixo reciclável e resíduos poluentes, o PEV também atua no acompanhamento do transbordo dos resíduos vindos das ilhas.

O Ecoponto Pneu e Tecnológico funciona na rua Coronel Otávio Brasil, n°253, Balneário, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O material é devidamente destinado à Associação Reciclanip, que o transforma em grânulos de borracha para a reciclagem do produto. No mesmo Ecoponto também é recolhido o lixo tecnológico (computadores, TVs, eletrodomésticos etc).

O óleo lubrificante das embarcações também é uma preocupação. O Ecoponto Óleo Lubrificante destina esse material para uma empresa qualificada, que faz o refino desse resíduo. O posto de recolhimento fica no Cais da Manivela, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

O PEV Itinerante funciona nos bairros, recebendo recicláveis e resíduos poluentes (pilha e bateria). O serviço funciona de segunda a sexta-feira em dois horários, na parte da manhã, das 9h às 11h30, e na parte da tarde, das 14h às 16h30.

Cronograma do PEV Itinerante:

- 2° Feira
Manhã- praça Orlando Celestino da Silva - Camorim
Tarde - praça Chefe Cotta - São Bento

- 3° Feira
Manhã- rod. Rio Santos - prox. ao Mercado Multi Market da Ribeira
Tarde- av. Japorangra, prox. ao Túnel - Nova Angra

- 4° Feira
Manhã - av. Antônio Bertholdo da Silva Jordão - Monsuaba
Tarde- av. Conde Mauricio de Nassau - Jacuecanga

- 5° Feira
Manhã - rua São Sebastião - Frade
Tarde- est. Vereador Benedito Adelino - Encruzo da Enseada

- 6° Feira
Manhã- rua Pedro Eugênio de Oliveira- Bonfim
Tarde- Praça da Matriz - Centro

Para o recolhimento de entulhos, é preciso entrar em contato com a Regional do bairro para saber sobre o cronograma de coleta.

Telefone das Regionais do município:

- Regional do Centro – 3377-4076;
- Regional do Belém – 3368-4704;
- Regional do Camorim – 3377-7064;
- Regional da Enseada – 3377-5437;
- Regional do Frade – 3369-3061;
- Regional de Jacuecanga – 3361-1670;
- Regional da Japuíba – 3377-1950;
- Regional do Parque Mambucaba – 3362-6629;
- Regional da Serra D'Água – 3367-7250;
- Regional da Garatucaia – 3368-2139;
- Regional do Abraão – 3361-9977.


O governo municipal está fazendo a sua parte e precisa do apoio de todos os munícipes e empresas para aumentar ainda mais o recolhimento de resíduos recicláveis e poluentes. Todo esse trabalho se deve a intensificação da retirada dos resíduos das vias públicas, através dos mutirões de limpeza e das Regionais Administrativas, com o apoio dos moradores. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, além de ser uma grande vantagem para o meio ambiente.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VÍDEO: Assinatura do Convênio para Obras no Parque Mambucaba

Parque Mambucaba receberá importantes obras




O vice-governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, e a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, assinaram na manhã desta segunda-feira, 20, em uma solenidade realizada no Ciep 495 - Alberto da Veiga Guignard, um convênio do programa Somando Forças, no valor de R$ 10 milhões, integralmente para obras de infraestrutura no Parque Mambucaba. Com os recursos serão feitas intervenções de drenagem e pavimentação em cerca de 40 ruas.

Pezão chegou a Angra acompanhado pelo secretário de Estado de Obras, Hudson Braga, e pelos deputados estaduais Coronel Jairo e Gotardo. Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Leandro Silva, os deputados federais Luiz Sérgio e Fernando Jordão, os vereadores Fábio Macedo e Thimoteo Cavalcanti, e o comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wagner Guerci Nunes.

O vice-prefeito Leandro Silva agradeceu ao governo do estado por mais essa parceria e falou sobre as obras que beneficiarão os moradores do Parque Mambucaba.

— Só temos o que agradecer ao governo do estado, que tem sido um grande parceiro para a nossa gestão e para o município de Angra dos Reis. Com mais essa parceria investiremos R$ 10 milhões na infraestrutura do Parque Mambucaba, que carece dessas obras há vários anos, e quem é morador do bairro sabe disso. O estado está investindo também na construção da Delegacia Legal e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Só temos a agradecer — disse Leandro Silva.

Conceição também agradeceu ao vice-governador Pezão e ao governador do Estado, Sérgio Cabral, ausente por motivos de agenda.

— O governo do estado sempre atende e dá retorno às demandas encaminhadas pela Prefeitura de Angra. O estado foi parceiro na construção das pontes do Areal e Banqueta, no Asfalto na Porta, no Morar Seguro, no Renda Melhor e no Renda Melhor Jovem. Está sendo também na construção do CVT, da Faetec e da Delegacia Legal. Para o Parque Mambucaba, estamos pensando em preparar o bairro para que ele cresça de forma organizada, para que o morador tenha qualidade de vida. Além dos R$ 10 milhões do governo do estado, a prefeitura irá investir outros R$ 10 milhões com recursos próprios, totalizando R$ 20 milhões em investimentos, que beneficiarão os moradores de 40 ruas — agradeceu Conceição.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão destacou a importância da parceria com o governo federal e do entendimento entre as forças políticas.

— É um prazer estar com vocês de Angra. Quero pedir desculpa para quem ficou me esperando na sexta-feira, pois fui impossibilitado de vir por conta de uma tempestade que caiu sobre Paraty e o helicóptero não pôde decolar. Se estamos aqui hoje firmando esta parceria, é por que nos últimos sete anos o governo do estado tem caminhado junto com o governo federal, com o presidente Lula e com a presidenta Dilma. Eu sou um gestor que gosta de prestar contas. Nesses sete anos que estou com o Cabral no Governo do Estado investimos mais de R$ 232 milhões em Angra dos Reis. Isso se dá pela força do trabalho conjunto entre as três esferas de governo. Somos o estado que cresce o dobro do restante do país e que mais gera emprego. Podem falar o que quiserem, mas ninguém pode negar os nossos avanços. Estamos aqui somando força com Angra, somando forças com a Conceição, para melhorar a qualidade de vida do cidadão angrense — concluiu Pezão.