sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Angra terá Faculdade de Medicina

O Ministério da Educação confirmou nesta sexta-feira, 20, que o município de Angra dos Reis está habilitado para receber uma faculdade de Medicina, possivelmente em 2014. A portaria de número 731 foi publicada no Diário Oficial da União, confirmando a decisão. Além de Angra, as cidades de Itaboraí e Três Rios também foram habilitadas para receber o curso superior. A escolha das entidades que ministrarão estes cursos será feita pelo Ministério da Educação.

- A faculdade de Medicina é um sonho antigo de nossa população e não medimos esforços para que isso fosse concretizado. Esperamos que, no segundo semestre de 2014, o curso seja oferecido e tenho a plena certeza de que os cidadãos de nossa cidade poderão realizar o sonho de se formarem médicos. Essa conquista foi mais uma vitória de nosso governo, que tem como principal bandeira, o diálogo e a parceria – disse a prefeita angrense, Conceição Rabha.

A primeira decisão do Ministério havia sido contrária a Angra, por causa de problemas com o sistema de inscrição. Imediatamente após o anúncio da inabilitação, o município apresentou o recurso, entregue pessoalmente pela prefeita de Angra, Conceição Rabha, ao secretário-executivo do Ministério, Henrique Paim, em Brasília. Angra reúne todas as condições exigidas pelo Governo Federal para receber a faculdade.

Confiantes na reconsideração do Ministério, algumas instituições já se apresentam com interesse na abertura do curso. Nos últimos meses representantes da Universidade Estácio de Sá e da UnigranRio estiveram no município e conheceram a rede pública de Saúde.

— É de suma importância que o município receba a faculdade de Medicina e que estes façam a sua residência médica na nossa rede. É isso que o Ministério quer com a abertura destes novos cursos. A cidade oferece condições para que os alunos tenham um amplo aprendizado e é importante que eles atuem não somente nos hospitais, mas também na rede de atenção básica, que será essencial na formação desses profissionais — explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos.

Em breve, o Ministério da Educação publica o edital de habilitação para que as universidades interessadas possam implantar os cursos que, mesmo sendo privados, podem ter o acesso dos angrenses garantido por meio de programas federais como o Prouni e o Fies.

Plantões de final de ano da Prefeitura de Angra

A Prefeitura de Angra dos Reis montou um esquema de plantões para atender os munícipes durante as festividades de final de ano. Os serviços fundamentais vão funcionar 24h e em caráter emergencial.

Na saúde, a partir das 16h de hoje, 20, as unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão com as atividades paralisadas, voltando a funcionar normalmente no dia 26 de dezembro. Os serviços de emergência estarão de prontidão, 24 horas, oferecendo auxílio a população que necessitar de atendimento médico, além do Samu, cujo telefone é 192.

Relação das unidades.

-Pronto Socorro Municipal - Centro
Rua Dr. Coutinho nº 84
3365-7226

-Policlínica da Cidade
Rua Dr. Moacir de Paula Lobo, 75 - Centro
Telefone: (24) 3369-6138

-Serviço de Pronto Atendimento – Parque Mambucaba
Avenida Francisco Magalhães de Castro s/nº
Telefone: (24) 3362-3881

-Serviço de Pronto Atendimento – Frade
Rua Beira Rio
Telefone: (24) 3369-3394

-Serviço de Pronto Atendimento – Jacuecanga

Rua Doce Mar s/n

Telefone: (24) 3361-1195

-Serviço de Pronto Atendimento – Vila do Abraão (Ilha Grande)

Rua Getúlio Vargas s/n

Telefone: (24) 3362-5523

-Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Japuíba
Rua Francelino Alves de Lima km 487 BR-101
3367-6000


A Defesa Civil responderá pelo telefone de emergência 199, além dos telefones da Sala de Plantão 24h: (24) 3377-7991 ou 3365-4588.

A Superintendência de Transportes e Trânsito interditará algumas vias, com o objetivo de proporcionar segurança aos participantes dos eventos de final de ano que acontecerão na cidade.

Na Praia do Anil, haverá o fechamento da pista de saída da cidade, com sentido duplo na pista de entrada, a partir das 19h, nos dias 28, 29 e 30; na noite de 31 e madrugada de 1º de janeiro haverá o fechamento total da via, a partir das 22h. O Acesso ao centro da cidade será pela Rua Prefeito Jordão Galindo (Estrada Angra Getulandia). Os motoristas que acessarem o referido trevo da cidade, no sentido Rio/São Paulo, deverão fazer o retorno em frente ao Dnit.

É importante lembrar que em razão das alterações que acontecerão no centro da cidade, os coletivos farão o retorno na praça Stela Maris, a partir das 20h, no Balneário.

Modificações de transito nos bairros:

- Jacuecanga – Fechamento da rua Pereira D'eça a partir das 19h e
- Monsuaba – Fechamento do trecho entre da rua Mario Natalino Jordão até a esquina com a rua Helvert Souza Araújo, a partir das 19h e fechamento da Estrada Antônio Bertholdo da Silva Jordão, na altura do no campo de futebol;
- Camorim – Controle de acesso na Avenida Camorim, parte de baixo, a partir das 19h;
- Japuíba – Fechamento da rua Itaperuna ate esquina com rua Cantagalo, a partir das 19h;
- Frade – Restrição de tráfego na Travessa dos Pinheiros, a partir das 19h;
- Vila Histórica de Mambucaba – Restrição de trânsito na Rua da Praia, a partir das 19h;
- Parque Mambucaba – Fechamento de um trecho da Avenida Magalhães de Castro, a partir das 9h.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento funcionará com o plantão de Analista Ambiental, pelo telefone (24) 98802-3402, e Agente Fiscal de Urbanismo, pelo telefone (24) 98802-4953.

Na Secretaria de Ação Social, os serviços prestados serão o plantão do auxílio-funeral, pelo telefone (24) 98802-7832 e da abordagem social, no (24) 98802-7831, além do plantão do Conselho Tutelar, telefone (24) 3365-3522 ou 98802-8703.

A TurisAngra funcionará todos os dias, das 8h às 20, no Centro de Informações Turísticas (CIT), Praia do Anil, telefone (24) 3369-7704. Haverá fiscalização nas praias, ônibus de turismo etc.

A Subsecretaria de Serviços Públicos atuará com um cronograma de atividades nos dias 23 e 24, 30 e 31, das 7h às 17h, pelos telefones (24) 3377-4302 ou 3377-4229.

Centro de Informações Turísticas da Serra D'Água será inaugurado



Neste sábado, 21, às 10h, será inaugurado o Centro de Informações Turísticas (CIT) da Serra D'Água, localizado no trevo do Zungú com a RJ-155, que liga a Costa Verde ao Vale do Paraíba. No local, uma equipe da TurisAngra irá orientar turistas que chegam ao município, além de colaborar com ações de ordenamento e contra ônibus turísticos clandestinos.

— A abertura deste espaço foi uma determinação da prefeita Conceição Rabha, que entende que Angra dos Reis deve desenvolver formas de orientar seus visitantes nas principais vias de acesso ao município. Este local também será um ponto de apoio para nossas equipes de fiscalização durante a Operação Verão, que acontece em parceria com os municípios de Mangaratiba e Paraty — explicou Maria Silvia Rubio, presidente da TurisAngra.

A inauguração do CIT da Serra D'Água contará com a presença da prefeita Conceição Rabha, vereadores e de autoridades regionais.

Feliz Natal Angra!


A faculdade de medicina é nossa


CAPSi completa 5 anos





O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Dr. Gilza Betzler de Oliveira Machado completou na quarta-feira, 18, cinco anos de existência. A data que foi comemorada com uma grande festa para funcionários e usuários, que também celebraram os 20 anos de criação do Caps São Bento.

     Além da equipe que trabalha diariamente oferecendo assistência, o vice-prefeito Leandro Silva, o secretário adjunto de Saúde, Luiz Antônio Nolasco, e profissionais da Secretaria de Saúde prestigiaram o evento.

     - Hoje comemoramos os cinco anos de existência do Capsi, que assiste as crianças portadoras de transtornos mentais. Nosso governo vem investindo constantemente neste setor, pois temos que oferecer formas de inserção para essas crianças na sociedade. No que depender da prefeita Conceição Rabha, este trabalho continuará a receber incentivos para que cresça ainda mais – disse Leandro Silva.

     Os Centros de Atenção Psicossocial são “serviços de saúde mental abertos destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes”, segundo o Ministério da Saúde. Os Caps são formados por equipes multiprofissionais, sendo obrigatória a presença do médico psiquiatra, do enfermeiro, psicólogo e assistente social. Além deles, outros profissionais da área de saúde somam-se às equipes.

     - Recordo-me do ano de 1993, quando o prefeito Luiz Sérgio implantou o primeiro Caps do estado, trabalho que foi iniciado no governo Neirobis Nagae e promoveu um atendimento apropriado para os usuários da saúde mental. Na época enfrentamos o preconceito e hoje continuamos a construir um rumo e a dar velocidade a isso. O atual governo segue o princípio de promover a igualdade entre todos – disse Luiz Antônio Nolasco.

     A diretora de Saúde Mental, Maristela Azevedo, comentou sobre a importância dos equipamentos públicos que assistem às pessoas com transtornos mentais.

- Os Caps são dispositivos da saúde de mental que têm por objetivo substituir o hospital psiquiátrico. Nossa missão é reunir meios de inserir os assistidos à sociedade, para que estes convivam em harmonia com as outras pessoas. Eu não poderia deixar de agradecer à senhora Maria Helena, que foi uma aliada do nosso trabalho no passado, e a Maria de Bethânia, que sempre esteve à frente desta causa – falou a diretora.

Alfabetização é tema de encontro de professores




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia, realizou na segunda-feira, 16, no Convento São Bernardino de Sena, o Seminário de Socialização das Práticas Docentes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Participaram do evento o secretário de Educação, Neirobis Nagae, a subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, a gerente do Ensino Fundamental, Sandra Cardoso, e os professores da rede.

O encontro teve como objetivo a troca de experiências entres os docentes e a discussão sobre a alfabetização, incluído o Pnaic como veio principal de segmento do ensino e meta. O Pnaic é um compromisso formal assumido pela prefeitura e o governo federal para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano.

Ao longo do encontro foram apresentados diversos exemplos de práticas docentes. Alguns professores mostraram atividades de sala de aula, que repercutiram significativamente na aprendizagem dos alunos.

Também foi apresentada uma palestra sobre os processos de alfabetização e suas vertentes. A palestra foi ministrada pela professora Inez Helena, doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela baseou a sua apresentação na metáfora do livro “A águia e a galinha”, onde a águia, tendo sido capturada por um camponês, é criada com as galinhas e, com o passar dos anos, se acostumou com aquela condição, não sabendo voar e agir mais como a sua espécie. Quando foi insistentemente estimulada a voar, ela voou. Em um paradoxo com a educação, a temática é a mesma, o aluno precisa ser estimulado à descobrir suas habilidades e criar confiança em si mesmo.

— O princípio do diálogo é a atenção. Trabalhar a capacidade de cada um faz parte da alfabetização — disse a professora Inez.

A formação dos professores de Angra, para o aprimoramento do Pnaic, foi realizada quinzenalmente, reunindo cerca de 150 docentes da Rede Municipal de Educação, em três polos na cidade.

Luta contra a Aids na Praça do Porto

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, encerra nesta sexta-feira, 20, com um grande evento na Praça do Porto, as atividades alusivas ao combate à Aids. Haverá apresentações culturais, distribuição de preservativos e informativos sobre a importância da prevenção, além de uma palestra com a sexóloga Ludmila Queiroz. O evento terá início às 20h.

     — É importante ressaltar que durante todo o ano realizamos ações de prevenção à doença e, no mês de dezembro, as ações são reforçadas devido ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids, que é comemorado no dia 1º. Nosso maior objetivo é informar a população a respeito da prevenção e conscientização. Ainda percebemos que algumas pessoas têm resistência quanto ao uso de preservativos, pois acham que a doença nunca irá atingi-las. O programa estará sempre efetivando ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis, oferecendo tratamento gratuito aos seus portadores – explicou Renata Campos, coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde.

     A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis oferece tratamento gratuito aos portadores do vírus HIV, além de distribuição gratuita de preservativos, em todas as unidades de saúde do município. Nas unidades que funcionam 24 horas, dispensers foram instalados e a população pode retirar quantos preservativos achar necessário. O Programa DST/Aids e Hepatites Virais disponibiliza o telefone (24) 3365-3917 para que dúvidas sejam esclarecidas.

     A Fundação de Cultura (Cultuar), Coordenadoria da Juventude, Grupo Diversidade Sexual de Angra dos Reis (GDSAR) e a ONG Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV-Aids (RNP+) do Médio Paraíba apoiaram a campanha de combate à Aids no município de Angra dos Reis.

BG Brasil forma 91 alunos








A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas, através de um convênio com a petrolífera BG Brasil e com o Senai, entregou 91 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes da área naval. A cerimônia aconteceu na Casa Larangeiras, na última terça-feira, 17. Participaram do evento o vice-prefeito Leandro Silva, o secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso Filho, a coordenadora de Investimento Social da BG Brasil, Jaqueline Caiafe, o chefe de Educação Profissional do Senai, Carlos Roberto, além de formandos, familiares e amigos.

O projeto beneficiou jovens e adultos, formando mão-de-obra qualificada, com foco nas indústrias navais. Os cursos, oferecidos gratuitamente, foram de encanador industrial, mecânico montador, eletricista de manutenção naval, segurança de movimentação de cargas e operação de guindar.

A formanda do curso de eletricista de manutenção naval, Sandra Helena, ficou emocionada ao falar pela turma.

- Eu nasci e fui criada em Angra dos Reis e nunca vi uma oportunidade com essa na minha cidade. Fico feliz em ter feito um curso profissionalizante e também em saber que meus filhos terão como fazer uma formação de qualificada aqui na cidade – disse a formanda.

Leandro Silva também destacou a grande oportunidade para os jovens e adultos da cidade.

- Começa a mudar a realidade da nossa cidade. Os estudantes não precisam sair de Angra para se profissionalizar. Muito ainda tem que ser feito, mas o primeiro passo já foi dado. Com o mercado aquecido, todos os formandos vão ter a oportunidade de se empregar, com uma mão-de-obra qualificada de alto nível, na sua cidade. Queremos ver nossos jovens ocupando as vagas de trabalho na sua cidade – disse ele.

A seleção para o curso começou em julho deste ano, com a realização da prova. Foram oferecidas 145 oportunidades em sete cursos, nas áreas de óleo e gás. As aulas foram ministrados no Senai, em Jacuecanga.

Ao final da cerimônia, houve a apresentação do Coral da Cidade de Angra.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cadastro para auxílio-transporte será em janeiro

A Prefeitura de Angra, por meio da Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento de Auxílio-transporte, informa que entre os dias 2 e 17 de janeiro, no período de 9h30 às 16h, estará realizando o cadastramento para o auxílio-transporte. O benefício é direcionado a estudantes universitários e de centro federal de ensino tecnológico que se deslocam para outros municípios.

Os interessados pelo auxílio devem requerê-lo pessoalmente ou por procurador especialmente designado, no Protocolo da Prefeitura, situado na praça Nilo Peçanha, 186, no Centro, munidos dos seguintes documentos:

I – cópia da carteira de identidade e do CPF;

II – cópia do comprovante de residência (cobrança de tarifa de água, luz ou telefone, em nome próprio, do ascendente ou do locador do imóvel, desde que devidamente comprovado através de contrato registrado em cartório);

III – informação sobre dados bancários do próprio (nome e número do banco, número e nome da agência e número da conta);

IV – possuir renda familiar correspondente ao valor de até 10 (dez) vezes o salário mínimo de referência nacional

V – comprovante de matrícula em centro federal de ensino tecnológico ou instituição particular ou pública de ensino de nível superior;

VI – declaração de que se enquadra nos requisitos previstos na lei;

VI – ficha cadastral devidamente preenchida e assinada.

A Comissão informa ainda que o número máximo de beneficiados será de 600 estudantes. Para mais informações, acessar o Boletim Oficial:

1 - Lei nº 2.215 de 22 de setembro de 2009, publicada na edição 219 - Boletim Oficial – 24/09/2009;

2 – Lei nº 2.496 de 25 de março de 2010, publicada na edição 253 - Boletim Oficial – 15/04/2010, que altera dispositivos da Lei nº 2.215 de 22 de setembro de 2009 e dá outras providências;

3 – Decreto nº 7.405 de 09 de abril de 2010, publicado na edição 253 - Boletim Oficial – 15/04/2010.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Boas festas!


Angra recebe ônibus escolares


A Prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, esteve na terça-feira, dia 17, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Sulacap, no Rio, para participar de uma cerimônia para a entrega de ônibus escolares. A doação foi feita pelo governo do estado a 90 municípios fluminenses. Foram entregues 106 ônibus e 91 micro-ônibus para o transporte escolar dos estudantes das redes municipais e estadual de ensino. Angra dos Reis recebeu um ônibus e um micro-ônibus.

     Os 197 coletivos distribuídos aos municípios são provenientes de emendas parlamentares de 53 deputados estaduais. Cada ônibus representa um investimento de mais de R$ 227 mil, enquanto cada micro-ônibus, R$ 139 mil. No total, foi investido mais de R$ 36,7 milhões. Os veículos de Angra foram entregues por meio de emendas dos deputados Gilberto Palmares e Bebeto.

     – Esses ônibus serão usados na melhoria do acesso às escolas, principalmente para alunos da pré-escola, do primeiro e do segundo anos. Isso é fundamental para que os estudantes permaneçam nas escolas e nós consigamos reduzir o índice de evasão – afirma Conceição.

     A ideia da prefeitura é destacar os dois veículos para o transporte de estudantes de localidades cujo acesso é mais difícil e também de estudantes especiais, que possuem maior dificuldade de locomoção. A prefeita cita como exemplo áreas do Parque Mambucaba, Sertão do Bracuí, Santa Rita, Cantagalo e outros bairros.

     Os veículos são novos, 0KM. Ambos possuem equipamentos para a acessibilidade de cadeirantes. O ônibus possui capacidade para 48 crianças sentadas; o micro-ônibus, para 22.

     – Chegamos à marca de 400 ônibus entregues nos últimos quatro anos. É uma marca muito importante. Estamos investindo na mobilidade dos alunos, para a garantia da presença das crianças na escola com conforto e dignidade. Isso é muito importante, principalmente para o interior do estado, onde em muitos lugares a mobilidade é difícil – Disse o governador S
érgio Cabral, que também parabenizou os deputados pelas emendas que possibilitaram as doações.

     Além de Cabral e da prefeita Conceição, participaram da reunião o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Educação, Wilson Risolia, o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo, o líder do governo na Alerj, André Corrêa, além de deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais.

     O município de Duque de Caxias foi o que recebeu mais veículos (seis). São Gonçalo e Nova Iguaçu vieram em seguida (cinco veículos para cada).

Festa de confraternização do Creas


A Prefeitura de Angra, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou nesta terça-feira, 17, a festa de confraternização do encerramento de suas atividades deste ano.

O encontro reuniu os jovens e seus familiares, pois, segundo a subcoordenadora de ações socioeducativas, Luciane Cardoso Lino, é muito importante a participação dos pais nas atividades realizadas com os jovens.

— Nosso trabalho foi muito produtivo neste período, sentimos que os jovens estavam mais comprometidos e participativos. Os pais conseguiram expor seus sentimentos e conseguimos orientá-los da melhor forma possível. Nosso objetivo é inserir a família no cumprimento destas medidas, tanto para participar quanto para dar apoio a esses jovens. Então, essa confraternização faz parte de todo esse processo — Afirma.

O Creas trabalha com grupos de jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assistida (LA), com acompanhamento psicossocial, realizado por psicólogo e assistente social. As famílias também são assistidas pela unidade a cada 30 dias e são orientadas no acompanhamento diário desses jovens.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Pronatec forma novos profissionais no município





A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Senai, realizou na segunda-feira, 16, no Centro Educacional Dolores, na Rua das Flores, Parque Mambucaba, a entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, foram certificados 53 alunos, que concluíram os cursos de ajudante de obras, carpinteiro de obras e armador em ferragens. Na ocasião, também ocorreu a aula inaugural das novas turmas de armador em ferragens e carpinteiro de obras. A Secretária de Ação Social, Inês Tenório, prestigiou o evento.

— Não conseguiríamos avançar neste campo da qualificação profissional sem os parceiros que acreditam no nosso projeto de governo. Este é um momento importante para o município, pois passamos por um período de 12 anos onde a educação profissional ficou estagnada. A prefeitura está dizendo neste momento, que acredita no potencial de cada um, fazendo com que os moradores recebam qualificação profissional de qualidade. Temos um grande parceiro que é o Senai, que é referência em educação em todo país — destacou o vice-prefeito Leandro Silva.

O chefe de Educação Profissional do Senai, Carlo Roberto Garcia, enfatizou a importância da qualificação profissional.

— O mercado de trabalho exige pessoas capacitadas e tenho a plena certeza que vocês estão preparados para encarar este desafio. Este trabalho só foi feito por meio da parceria entra a prefeitura de Angra e o Senai. Espero que os alunos que estão se formando hoje, não parem por aqui e continuem o seu aperfeiçoamento constante — disse.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa oferece diversos cursos gratuitos em Angra.

Neste ano o Pronatec já disponibilizou, em Angra, mais de 400 vagas para os cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis, confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo otto e armador de ferragens.

— Concluo o curso com muita satisfação, pois ouvi de várias pessoas palavras que buscavam me desanimar. Segui em frente e hoje recebo meu certificado de qualificação na área da construção civil. Antes mesmo de terminar o curso do Pronatec eu já havia conseguido emprego. Fico feliz em ver que a Prefeitura de Angra oferecendo condições de qualificação profissional para a população do município — disse Deuclides França, formando do curso de pedreiro em revestimento.

Gol de placa do Natal Solidário Futebol Clube







A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou neste domingo, 15, no estádio municipal, o Natal Solidário Futebol Clube. A principal partida contou com a presença do tetracampeão mundial Bebeto, além de outros craques, como Macula, Iuri e Lira, que deram um show de futebol durante a tarde ensolarada.

Bebeto, que hoje é deputado estadual, afirmou que é parceiro da prefeita Conceição Rabha e que está sempre disposto a fazer o melhor por Angra.

— É um prazer muito grande estar participando desse jogo beneficente. Adoro a prefeita Conceição e, como parlamentar, estou sempre fazendo alguma coisa por Angra, que considero minha segunda casa. Estamos aqui para nos divertir e ajudar aos mais necessitados — disse o tetracampeão.

A festa de solidariedade arrecadou cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues a famílias carentes do município. Para o secretário de esporte, Gustavo Soares, a presença de Bebeto foi muito importante na realização desse evento solidário.

— Ficamos muito felizes com a presença do Bebeto, que junto com outros amigos, vieram à Angra dos Reis ajudar a quem realmente precisa de nossa solidariedade. Foi um momento muito importante para o município — disse Gustavo.

A partida entre Amigos do Bebeto e Seleção dos Servidores da Prefeitura terminou em 8 a 4 para a primeira equipe.

III Conferência Municipal para a Juventude




A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, realizou na sexta-feira, 13, e no sábado, 14, a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. O evento aconteceu na Casa Larangeiras e contou com a participação de jovens líderes de todos os segmentos. Também participaram do encontro, o vereador Eduardo Godinho, os alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e os membros da Pastoral da Juventude (PJ).

No primeiro dia de conferência foram realizadas palestras para debater temas acerca das políticas públicas para a juventude e como essas medidas podem se adequar à realidade e a necessidade juvenil no âmbito estadual e nacional.

Compondo a mesa de debates estavam, o presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), Délcio José Bernardo, o coordenador municipal da Juventude, Hugo Vilela, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Jefferson Afonso, o assessor de projetos da Coordenadoria da Juventude, Daniel Bertoldo, o conselheiro municipal da Juventude, Luan Dutra, e a presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Roberto Montenegro, Stefany Fouyer.

— Buscamos abrir este espaço para que os jovens pudessem expressar o que esperavam desses dois dias de encontro. Eles também puderam fizer uma avaliação de como está o debate dentro de suas setoriais e como a prefeitura pode contribuir com políticas públicas para cada segmento. Esse é um fator positivo, pois orienta o norte que seguiremos no nosso trabalho dentro da coordenadoria — explicou Hugo.

O tema mais debatido entre os jovens foi em relação ao ensino superior. Segundo eles, existe uma Lei na Alerj que criou a Universidade Estadual Sul Fluminense (UESF), em Angra dos Reis.

— A coordenadoria vai buscar informações para saber como realmente está a situação da UESF, que já deveria ter sido aberta. Além disso, os jovens também estão cobrando apoio da Prefeitura no processo de expansão e ampliação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que já atua na cidade com cursos de Pedagogia e Políticas Públicas. Essa ampliação do quadro de cursos da UFF vai dar mais opções ao jovem angrense. Foi um debate muito proveitoso e construtivo. Os jovens estavam à vontade para expor suas necessidades e anseios. E nós, enquanto intermediários, iremos encaminhar todas essas demandas aos órgãos da prefeitura — afirma Hugo.

A atividade contou ainda com apresentação do Plano Juventude Viva, uma parceria da Coordenadoria da Juventude com o Governo Federal, que trará cerca de R$ 15mil para o município a partir do início de 2014. A Coordenadoria da Juventude também realizou uma prestação de contas de todas as atividades desenvolvidas nesse primeiro ano de gestão.

No segundo dia de evento, forem eleitos os 14 novos membros do Conselho Municipal de Juventude, representando a sociedade civil, em 10 setoriais. Além disso, foram apresentados os seis representantes do Governo Municipal no Conselho.

OS ELEITOS

Cultura
Titular: Vitor Rocha
Suplente: Wellington Silva de Santana

Estudantes secundaristas
Titulares: Stefany Fouyer e Lucas Gonçalves
Suplentes:

Estudantes Universitários
Titulares: Patrícia Aparecida da Silva Veríssimo e Thiago Henrique dos Santos
Suplentes: Débora de Moraes e Thamara Maciel Lins de Souza

Meio Ambiente
Titular: Sandro de Castro
Suplente: João Pedro Maia

Religioso
Titulares: Luan Dutra dos Anjos e Natalia do Nascimento Ramos
Suplentes: Louisi Dutra dos Anjos e Diogo Augusto Teixeira

Pessoas com deficiência
Titular: Bruno Fontes de Oliveira
Suplente: Wallace Neves da Fonseca

Raça e Etnia
Titular: Antônio Almeida da Silva Junior

Juventude Partidária
Titulares: Marcos Vinicius e Gedai Olveira
Suplentes: Giselle Costa e Jean Andrade

Esporte
Titular: Mateus Santos de Oliveira
Suplente: Paulo Cesar Oliveira

LGBT
Titular: Maxwel Lino

Representação Governamental
Agessandro Oliveira
Daniel Bertoldo
Fabrício Tabarine
Gabriela Oliveira
Hugo Vilela
Júlio César Vieira

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Angra terá cinco novas unidades de Saúde


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, publicou no Boletim Oficial do município, na última sexta-feira, 13, os nomes das empresas vencedoras das licitações para a construção de cinco novas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Serão beneficiados com a ampliação do programa os bairros do Campo Belo, Frade, Marinas, Morro do Carmo e Parque Belém. As empresas responsáveis pelas construções serão a Contrate de Angra Construções Ltda (Campo Belo e Morro do Carmo); Aclive Construções Ltda (Belém); F.F. Pereira Construções de Angra (Marinas); e Construtora Caesa Ltda-ME (Frade). As obras devem ser iniciadas imediatamente.

As empresas vencedoras da licitação terão o prazo de 360 dias para entregar os novas unidades, orçadas em pouco mais de R$ 3,8 milhões. A verba para a construção é oriunda do Ministério da Saúde e complementada com recursos próprios da secretaria de Saúde do município.

- Nosso objetivo é fortalecer a ESF no município e desde janeiro estamos trabalhando para isso. Pegamos uma rede totalmente enfraquecida, mas hoje contamos com 51 unidades com equipes completas, inclusive médicos. Com a construção desta novas unidades, conseguiremos levar atendimento a estes locais que não possuíam uma ESF ou funcionavam de forma inadequada – disse Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Entre os bairros beneficiados, o Morro do Carmo nunca teve a cobertura de uma unidade ESF. No atual Governo, uma unidade provisória foi organizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro. No Campo Belo e no Belém serão construídas duas unidades auxiliares, pois os bairros já são atendidos pelos serviços, que serão, portanto, ampliados.

Prefeitura investe na UPA da Japuíba




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, vem efetuando mudanças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para promover melhorias nos serviços oferecidos à população.

Desde a sua inauguração, em 2010, a unidade hospitalar não recebia investimentos de infraestrutura, o que ocasionou alguns problemas, como o afundamento de parte do piso e as constantes faltas de água, que provocavam transtornos para funcionários e usuários.

— Desde o início da gestão, não medimos esforços para recuperar o sistema de saúde do município, que passava por sérios problemas. Com a UPA não era diferente. Com o esforço de toda a equipe, estamos implantando melhorias que já começam a ser sentidas pelos usuários da rede de saúde municipal — disse Carlos Vasconcellos, Secretário de Saúde.

A UPA da Japuíba até então não contava com um gerador de energia elétrica, e a água era armazenada em um reservatório pequeno.

— Quando a atual coordenação assumiu a unidade, começamos a realizar reformas estruturais e a aproximar a UPA da comunidade. Hoje possuímos um Conselho Gestor, que tem o objetivo de ouvir a população, através das associações de moradores. Essa ação faz com que o cidadão confie na gestão e aponte caminhos para que o atendimento seja efetuado de forma satisfatória – destacou Leandro Sérgio Nóbrega, coordenador da UPA.

Recentemente, a parte do piso que estava afundando na unidade foi trocada, assim como uma nova caixa d'água está sendo instalada.

— O piso foi trocado, pois percebemos que estava afundando e apresentava risco aos usuários. Desde a sua inauguração, a UPA contava apenas com um reservatório de 5 mil litros de água. Com a chegada da nova caixa, passaremos a ter 15 mil litros de água. Outra questão era a falta de um gerador, o que causava sérios transtornos quando a energia era interrompida. Na recepção uma TV será instalada para oferecer um maior conforto ao usuário que espera por atendimento. Estamos buscando sempre aperfeiçoar os nossos trabalhos, para que o cidadão seja bem atendido — disse Leandro.

Em breve, um muro em volta da unidade deverá ser construído, além de um estacionamento para que os funcionários guardem seus veículos. Desde o início do governo, a Prefeitura de Angra dos Reis vem investindo na rede municipal de saúde, para que o cidadão tenha mais qualidade de vida.

Obras de manilhamento no Parque Mambucaba




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, está executando uma obra para acabar com o alagamento constante da rua Ulysses Guimarães, próximo à Praça da 18, no Parque Mambucaba. A ação está sendo coordenada pela Regional do bairro.

O manilhamento é feito para o escoamento das águas pluviais. Ao todo serão cerca de 150m de comprimento, da rua Ulysses Guimarães até a rua Juscelino Kubitschek, passando pela Escola Municipal Nova Perequê. Na parte da escola, os trabalhos estão sendo feitos manualmente, pois não há espaço para a máquina. São 30m de trabalhos manuais (escavação e adequação das manilhas). O restante do serviço terá o apoio de escavadeira, para agilizar o processo.

Ainda faltam 50m. A previsão de término é para antes do carnaval.

Pronatec forma novos profissionais hoje no Parque Mambucaba

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social e em parceria com o Senai, realiza nesta segunda-feira, 16, às 18h, no Centro Educacional Dolores, na Rua das Flores, Parque Mambucaba, a entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Serão certificados os mais de 50 alunos dos cursos de ajudante de obras, carpinteiro de obras e armador em ferragens. Também haverá a aula inaugural das novas turmas de armador em ferragens e carpinteiro de obras.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa oferece diversos cursos gratuitos em Angra, em uma parceria entre a prefeitura do município e o Senai.
Neste ano o Pronatec já disponibilizou, em Angra, mais de 400 vagas para vários cursos, como almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis, confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo Otto e armador de ferragens.

Pronatec forma novos profissionais em Angra

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social e em parceria com o Senai, realiza nesta segunda-feira, 16, às 18h, no Centro Educacional Dolores, na Rua das Flores, Parque Mambucaba, a entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Serão certificados os mais de 50 alunos dos cursos de ajudante de obras, carpinteiro de obras e armador em ferragens. Também haverá a aula inaugural das novas turmas de armador em ferragens e carpinteiro de obras.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa oferece diversos cursos gratuitos em Angra, em uma parceria entre a prefeitura do município e o Senai.
Neste ano o Pronatec já disponibilizou, em Angra, mais de 400 vagas para vários cursos, como almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis, confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo Otto e armador de ferragens.

— O maior legado que um governo pode deixar para seu município é a educação e a formação profissional, técnica e universitária. Queremos que os formandos vivam aqui com dignidade, respeito e com independência financeira. Estamos em parceria com o Senai porque ele é o melhor em qualificação profissional do país e, como governo, queremos oferecer o melhor para vocês — disse a prefeita Conceição Rabha.

Jogador Bebeto no "Natal Solidário"



Ontem a tarde (15)  o vice-prefeito de Angra, Leandro Silva esteve presente no "Natal Solidário Futebol Clube" que aconteceu no estádio municipal. Foram três partidas e na principal, teve a presença do tetracampeão mundial, Bebeto, e de outros craques do futebol brasileiro.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. A entrada foi 1kg de alimento não perecível.

Boa semana amigos!