sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Leandro Silva vai ao Dnit com moradores da Santa Rita


Nessa semana, o vice-prefeito de Angra, Leadro Silva esteve na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-RJ) onde se encontrou com o novo superintendente do órgao,Celso de Souza.

Uma comissão de moradores do bairro Santa Rita o acompanhou na reunião que tratou sobre a instalação de redutores de velocidade naquela localidade afim de reduzir os riscos de acidentes e atropelamentos.

Leandro debateu também a situação preocupante do trecho do Morro do Moreno onde não há redutores e os motoristas trafegam em alta velocidade preocupando os moradores que precisam atravessar a rodovia.

Na próxima semana os técnicos do Dnit vão visitar os pontos da Rodovia Rio Santos fazer uma análise das reivindicações da população.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Defesa Civil monitorando desdobramentos das chuvas

Devido ao acumulado de chuva das últimas 48 horas, a Defesa Civil municipal enviou preventivamente equipes às duas regiões com maior índice pluviométrico do município. O alerta foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na manhã desta quinta-feira, dia 12. Nenhuma ocorrência foi registrada nesses locais.

Entretanto, sempre que a Defesa Civil recebe um alerta indicando uma ou mais regiões críticas, a determinação do secretário Marco Oliveira é que a instituição esteja presente para acompanhar in loco como está o solo e a chuva.

A Defesa Civil trabalha com parceiros na área de meteorologia, como os governo estadual e federal. Desses órgãos, são recebidos alertas meteorológicos. Assim, comparando os alertas somados à experiência em ocorrências da própria Defesa Civil, as equipes são enviadas aos locais mesmo que não exista nenhuma ocorrência naquele período.

Foi o que aconteceu nesta manhã. Agentes operacionais e engenheiros estão, nesse momento, nas praias de Araçatiba, Praia Vermelha e Sítio Forte, na Ilha Grande, áreas que registraram nas últimas 48 horas 98mm. Também foram enviadas equipes para Serra D’Água, Zungu, Ariró e Itanema. A região registrou, no mesmo período, 128mm de chuva.

— O acumulado de chuva sempre preocupa. Por mais que pare de chover agora de manhã e até faça sol à tarde, o solo está encharcado pela quantidade de chuva que caiu nos últimos dois dias e, se não tivermos uma estiagem mais longa, ainda existe risco de deslizamento — frisou o secretário Marco Oliveira, pedindo atenção especial aos moradores quanto aos avisos da instituição via SMS e nas redes sociais.

OS PLUVIÔMETROS

Esses índices pluviométricos foram registrados nos pluviômetros instalados pela Defesa Civil, em parceria com o Cemaden, há dois meses. Hoje, Angra dos Reis conta com 45 pluviômetros digitais – sendo 15 semiautomáticos e 30 automáticos.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Continua o combate a dengue



Em virtude das chuvas da proximidade do verão, fatores propícios para a proliferação do mosquito da dengue, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, continua o combate e prevenção ao inseto transmissor da doença. A campanha, intitulada de 10 Minutos Contra a Dengue, e inspirado em uma estratégia do governo de Cingapura, tem como objetivo estimular as pessoas a investir 10 minutos da semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde entregam o guia 10 Minutos Contra a Dengue aos moradores durante as visitas. O material traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixa d’água destampada, ralos no quintal acumulando água da chuva, pratinho embaixo do vaso de planta, além de baldes e garrafas virados com a boca para cima. Paralelo à campanha, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis continua utilizando o carro fumacê nos bairros que apresentaram índice de infestação superior a 1%.


CALENDÁRIO



12 de dezembro (manhã) – Belém (Bom Jesus)

12 de dezembro (noite) – Japuíba (até a Rua Mangaratiba)

13 de dezembro (manhã) – Campo Belo

13 de dezembro (noite) – Sapinhatuba I e II

16 de dezembro (manhã) – Camorim Pequeno

16 de novembro (noite) – Camorim (praia)

17 de dezembro (manhã) – Balneário e Parque das Palmeiras

17 de dezembro (noite) – Camorim (Morros)

18 de dezembro (manhã) – Centro

18 de dezembro (noite) – Monsuaba

19 de dezembro (manhã) – Vila Nova

19 de dezembro (noite) – Lambicada e Praia do Machado

20 de dezembro (manhã) – Morros do Santo Antônio, Abel, Caixa d'Água e Carioca

20 de dezembro (noite) – Marinas

23 de dezembro (manhã) – Frade

23 de dezembro (noite) – Frade (Morros)

26 a 30 de dezembro – Parque Mambucaba (devido a sua extensão, o bairro foi dividido em oito partes)

Prestação de contas é realizada no Saco do Céu








Atendendo ao pedido dos moradores, a prefeita Conceição Rabha e os secretários de Defesa Civil, Marco Oliveira, e de Obras, Jefferson Deccache, estiveram no Saco do Céu, Ilha Grande, na manhã de sábado, dia 7, para uma reunião. O encontro aconteceu no salão da Igreja São Cosme e Damião.

O secretário Marco Oliveira abriu a reunião dizendo como recebeu a Defesa Civil e como o grupo superou as dificuldades financeiras. Conceição Rabha também falou sobre a superação da equipe frente ao déficit financeiro que encontrou quando assumiu a prefeitura.

— Entrei pensando que seria de um jeito e encontrei uma situação completamente diferente. Estamos resolvendo os problemas encontrados e também preparando a cidade para os próximos 20 anos, porque esse é o problema das gestões anteriores: falta de planejamento. Vamos pensar juntos em uma saúde melhor, educação melhor, regularização fundiária — disse a prefeita.

Um dos questionamentos da população é com relação à regularização fundiária. Por ser área da União, a burocracia para a regularização das casas é maior. Não basta somente o município emitir título de propriedade, tem que partir do Governo Federal. Além disso, a outorga da água aos moradores também depende de outra esfera, neste caso a estadual. É o Inea quem emite essa documentação para regularizar o uso da água no bairro.

— Eu institui um grupo para se comunicar com governo federal e estadual e buscar soluções para os moradores da Ilha Grande — frisou Conceição Rabha. Ainda na reunião, a prefeita pediu nomes para que se forme uma comissão de moradores e disse que encaminhará a demanda ao secretário de Meio Ambiente, por intermédio do secretário de Defesa Civil, que tem vínculo com o bairro.

No que diz respeito à esfera municipal, os problemas vão desde a escola até a falta de saneamento.

A professora Tatiana, presente à reunião, questionou a ausência de zeladora na escola do bairro.

— Quero agradecer a paciência das professoras e diretoras. Este não é um problema só daqui, mas de todo o município. A empresa responsável por este serviço, que era terceirizado, abandonou o trabalho. Fizemos nova licitação e já existe até uma vencedora, mas uma das 10 empresas que participaram do processo entrou com impugnação. Estamos aguardando, mas não de braços cruzados. Essa semana mesmo fui ao Tribunal de Contas e eles garantiram que será resolvido — sublinhou Conceição Rabha.

Além disso, segundo moradores e professores, as paredes estão com as pastilhas cedendo e, apesar de ser uma construção nova, há problemas estruturais. Presente à reunião, o secretário de Obras garantiu que a empresa já foi acionada para realização do reparo, que vai acontecer em breve.

Quanto ao saneamento, o secretário Marco Oliveira e a comissão formada pelos moradores vão marcar uma visita com o presidente do Saae ainda no primeiro semestre de 2014.

Uma nova reunião para levar as soluções que serão tomadas será marcada entre Prefeitura de Angra e comissão formada por moradores, intermediada pelo secretário Marco Oliveira, ainda nesta semana.

— É de suma importância esta iniciativa do poder público de vir ao encontro do povo, olhar nos olhos do morador, ouvir atentamente as reivindicações e poder dizer abertamente o que é possível neste momento. Esta tem sido uma marca do governo da prefeita Conceição. Fico muito gratificado em estar vivendo este momento tão especial e, em se tratando da Ilha, eu como morador fico muito feliz, pois sei de todas as dificuldades, do descaso e abandono que o povo caiçara viveu nestes últimos anos — concluiu Marco Oliveira.

Carreta do projeto Mais Leitura chega a Angra





A cidade de Angra dos Reis recebeu nesta quarta-feira, 11, na praça Zumbi dos Palmares, a carreta do projeto Mais Leitura Itinerante, do governo do estado em parceria com a Imprensa Oficial.

Segundo a coordenadora da carreta, Rejane Costa, o objetivo do projeto é levar leitura a preço acessível a todos os municípios do estado do Rio. São cerca de 10 mil livros novos, em mais de 900 títulos, com preços de R$ 2,00 e R$ 3,00.

- Este é o primeiro ano do projeto itinerante e está sendo um verdadeiro sucesso. Angra está atendendo às nossas expectativas, pois nem a chuva impediu que as pessoas viessem ao posto. Em duas horas vendemos mais de 500 títulos, o que demonstra o grande interesse das pessoas pela leitura. Esperamos que todos possam aproveitar e visitar o projeto – disse.

O posto itinerante do projeto Mais Leitura ficará na cidade até sexta-feira, 13.
Horários de funcionamento:

- Quarta-feira (11/12) – 13h às 17h.
- Quinta-feira (12/12) – 9h às 17h.
- Sexta-feira (13/12) – 9h às 13h.

Prefeitura lança projeto de orquídeas nas árvores




A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, lançou nesta quarta-feira, 11, o Projeto Orquídeas Vivas, em parceria com a Transpetro, na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão). O projeto visa instalar orquídeas nos troncos das árvores e deixar a cidade mais colorida. Participaram da abertura do projeto a prefeita, o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, o gerente do Tebig, Virmar Guimarães Muzitano , além da equipe da Subsecretaria de Parques e Jardins.

As primeiras mudas foram doadas pela Transpetro. Ao todo foram 25 mudas de orquídeas formadas e frondosas, já adequadas à região, e cinco mudas de brotos da planta, para a instalação nos troncos da praça Codrato de Vilhena. A intenção é espalhar orquídeas em todas as praças do município. A população e as floriculturas podem participar doando a planta sem a flor. As orquídeas florescem somente uma vez ao ano e muitas pessoas acabam jogando fora a planta, por não ter mais a flor característica. As doações podem ser feitas no saguão da sede da prefeitura, em horário comercial.

O “Orquídeas Vivas” foi uma ideia da prefeita, que viu o lindo resultado em outros municípios.

- Este projeto é uma maneira de embelezar ainda mais a nossa cidade. Angra dos Reis merece este carinho – disse Conceição Rabha.

Ela agradeceu a Transpetro, que prontamente abraçou a ideia e junto com a coordenação da Subsecretaria de Parque e Jardins tornou possível a concretização desse projeto.

Algumas das orquídeas vieram do orquidário de Burle Marx (famoso arquiteto-paisagista), trazidas há muitos anos em brotinhos por seu Gui, um ex-funcionário que hoje trabalha do orquidário da Transpetro. Assim como Burle Max, seu Gui também é apaixonado pelas orquídeas.

É importante lembrar que todos são responsáveis por manter a cidade limpa e bonita, preservando o patrimônio público. Além das câmeras de vigilância da Defesa Civil, a população também pode tomar conta da cidade, das orquídeas, da decoração de natal, praças e todas as benfeitorias públicas, que beneficiam os munícipes.

Prefeitura de Angra abre programação natalina





A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, abriu oficialmente nesta terça-feira, 10, a programação de Natal da cidade, com o tema “Natal, sons e luzes”. Na mesma ocasião, a prefeita inaugurou a decoração natalina que ornamenta as ruas da cidade. A cerimônia aconteceu na Praia do Anil e contou com as participações da banda de fanfarra Maestro Gerard Galloway e da Orquestra Sinfônica de Angra dos Reis (Osar).

Antes, na Praça da Matriz, a Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar) realizou a inauguração do presépio. A nova decoração agradou ao público que estava presente, que também pôde apreciar a apresentação musical da banda Maestro Gerard Galoway.

Cantatas e Folia de Reis farão parte da programação natalina da cidade, que será coordenada pela Cultuar. Toda a decoração de Natal do município foi coordenada pela Secretaria de Obras, em parceria com empresas privadas, como Eletronuclear, Transpetro, Brasfels, Technip, Limpatec, Vale Sul, Tacecom e RK.

- Agradeço imensamente a todos os nossos parceiros e as secretarias que colaboraram com a decoração natalina de nossa cidade. É com muito prazer que entregamos à população esse belo trabalho. Isso prova que só é possível governar a cidade com a participação da população e dos nossos parceiros, que tanto nos apoiam. Natal é um momento de reflexão, luz, solidariedade e amor. Desejo um Natal de muita paz para todos vocês – declarou a prefeita.

Assim como o Centro da cidade, outros bairros também receberão iluminação natalina. Segue abaixo a programação de eventos de Natal no Centro.

20/12 (sexta-feira)
Palco no Cais de Santa Luzia
18h - Folia Santos Reis Estrela Guia
18h30 - Coral Infanto-juvenil de Angra dos Reis
19h - Coral da Terceira Idade
19h15 - Projeto Cantata de Natal - “Encantos de Natal”
21h15 - Banda Nossa Senhora da Aparecida

21/12 (sábado)
Palco no Cais de Santa Luzia
19h - Folia João Alves Filho
19h30 - Banda Nossa Senhora da Aparecida

22/12 (domingo)
Palco no Cais de Santa Luzia
18h30 - Folia Divino Esplendor
19h - Coral da Cidade de Angra dos Reis
20h - Banda Petrus

Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis
Exposição de Artesanato de Artigos Natalinos
Início: 10 de dezembro
Término: 22 de dezembro

Balcão de empregos de Angra será reativado



O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Sérgio Romay, esteve em Angra nesta terça-feira, 10. Ele foi acompanhado pela Chefe de Governo, Mônica Gibrail, e pelos vereadores Cássia Caldellas e Chapinha. O objetivo desse encontro foi reativar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município, que está inoperante há cerca de dois anos. A prefeitura e o governo do estado entendem a importância desse setor para os munícipes e estão unidos para que o balcão de empregos volte a oferecer seus serviços.

A prefeitura e o estado estão percorrendo todo o município, a fim de encontrar espaço físico para a reimplantação do Sine. Segundo Sérgio Romay, existem alguns critérios quanto à área física para que o sistema volte a operar no município.

— Primeiramente, devemos levar em consideração a localização do espaço. Dentre as exigências, o local precisará oferecer acessibilidade, linhas de ônibus e acesso a pessoas com deficiência. Esperamos começar o ano de 2014 com uma decisão tomada e que seja favorável para Angra e para o povo da cidade — aposta Romay.

O Sine tem como principais finalidades oferecer intermediação de mão-de-obra (Imo), balcão de empregos, seguro desemprego, carteira de trabalho (1ª e 2ª vias) e preparar pessoas para serem qualificadas através dos programas federais, como o Pronatec.

Bom dia!


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Educação realiza 2º Epeim



A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou na sexta-feira, 6, no auditório do Colégio Naval, o 2º Encontro de Profissionais da Educação Infantil Municipal (Epeim). O evento, realizado pela Gerência de Educação Infantil, reuniu cerca de 400 profissionais envolvidos com o ensino infantil.

— Quero parabenizar o trabalho da Gerência de Educação Infantil e dizer que estamos trabalhando no fortalecimento da educação de nossas crianças, pois esta é a base da formação educacional do cidadão. Nosso objetivo é preparar os educadores para que eles atinjam o objetivo proposto, que é o de oferecer uma educação de qualidade – destacou o secretário de Educação Neirobis Nagae.

O encontro teve como objetivo proporcionar aos profissionais de educação infantil do município uma formação continuada, no sentido de contribuir com sua prática pedagógica, além de incentivar a prática da utilização de diferentes linguagens e das atividades lúdicas no cotidiano da educação infantil para o desenvolvimento da criança.

O evento contou com palestras de Emília Cipriano e Cláudio Castro Sanches, doutores em educação.

— Nós, professores, não podemos improvisar, mas quando for necessário, isso tem que ser feito com qualidade. Temos sempre que nos perguntar se nós somos educadores, se nós somos professores — falou Cláudio.

A gerente de Educação Infantil, Débora Knupp; e a professora e presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliane Cavalieric; fizeram parte da mesa de abertura do evento.


Prefeitura lança Natal Social



A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Ação Social, realizou nesta segunda-feira, 9, na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), a abertura do Natal Social. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, que serão entregues à população carente do município. Até sexta-feira, 13, equipes da Secretaria de Ação Social estarão na Praça do Papão recolhendo alimentos. Já no primeiro dia de campanha, os moradores do município contribuíram com uma grande quantidade de alimentos.

— Nosso objetivo é angariar estes alimentos e promover um natal para a população carente do município. Por isso pedimos para que a população colabore e com isso promova um Natal Social para os mais necessitados — explica Inês Tenório, secretária de Ação Social.

Na próxima semana, a Secretaria de Ação Social divulgará a quantidade arrecadada e iniciará a distribuição às famílias carentes.

A banda Maestro Galloway e alunos de tae kwon co e capoeira, mantidas pela Ação Social, realizaram apresentações no local e mostraram os ensinamentos que são adquiridos ao longo do ano.

Mutirão de saúde em Dois Rios

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, continua prestando atendimentos aos moradores da Ilha Grande. A Vila de Dois Rios foi a última comunidade beneficiada pelo mutirão de saúde, promovido pela Coordenadoria das Ilhas. Equipes da Atenção Básica do município visitaram os moradores em suas residências e realizaram diversos procedimentos.

— Ao longo do ano nós implantamos ações efetivas em toda a Ilha Grande, com o intuito de manter a saúde do cidadão em dia. Atualmente, o ilhéu pode realizar o exame de sangue na Estratégia de Saúde da Família na qual ele está incluído. Isso é um grande avanço, uma vez que antes era necessário ele ir até o continente para realizar o procedimento. Nosso público-alvo em Dois Rios foi a população masculina, que foi orientada quanto à importância do exame que detecta o câncer de próstata. Alguns moradores que não tinham o costume de verificar a pressão arterial também foram orientados a realizar procedimentos de rotina, para uma saúde perfeita – explica Mauryza Bulhões, Coordenadora das Ilhas.

A Secretaria de Saúde continuará realizando estas ações, pois o compromisso do governo municipal é assistir à população de Angra dos Reis.

Combate à Aids no Parque Mambucaba

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, dando continuidade às atividades alusivas ao combate a Aids, realiza uma grande ação nesta quarta-feira, 11, no Serviço de Pronto Atendimento do Parque Mambucaba, na avenida Francisco Magalhães de Castro.

As equipes do Programa DST/Aids e Hepatites Virais estarão durante todo o dia oferecendo preservativos e informações, além da testagem rápida de Aids e sífilis. O resultado fica pronto em menos de 40 minutos.

— Durante todo o ano realizamos ações de prevenção à doença e, no mês de dezembro, as ações são reforçadas devido ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids, que é comemorado no dia 1º. Nosso maior objetivo é informar a população a respeito da prevenção e conscientização. Ainda percebemos que algumas pessoas têm resistência quanto ao uso de preservativos, pois acham que a doença nunca irá atingi-las – explicou Renata Campos, coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde.

No sábado, 14, a Praça da Vila do Abraão, na Ilha Grande, será o ponto de apoio das equipes da Secretaria de Saúde, que estarão realizando ações durante todo o dia.

A campanha de prevenção à doença será encerrada no dia 20, na Praça do Porto, onde um grande evento será realizado. A sexóloga Ludmila Queiroz fará palestra para o público.

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis oferece tratamento gratuito aos portadores do vírus HIV, além de distribuição gratuita de preservativos, em todas as unidades de saúde do município. Nas unidades que funcionam 24 horas, dispensers foram instalados e a população pode retirar quantos preservativos achar necessário.

A Fundação de Cultura (Cultuar), Grupo Diversidade Sexual de Angra dos Reis (GDSAR) e a ONG Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV-Aids (RNP+) do Médio Paraíba apoiam a campanha de combate à Aids.

Natal Solidário Futebol Clube

No próximo domingo, dia 15, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio de sua Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, irá realizar o Natal Solidário Futebol Clube. Serão três partidas no Estádio Municipal Prefeito Jair Toscano de Brito, n Balneário. Na principal, às 16h, terá a presença do tetracampeão mundial, Bebeto, e de outros craques do futebol brasileiro.

As partidas preliminares serão com os alunos do Programa de Atividades Físicas, Esportivas e Especiais (Pafee):

Às 14h30, futebol feminino, com as equipes do Pafee Frade e Camorim
Às 15h20, futebol masculino sub-10 (escolinhas do Pafee)
Às 16h, Servidores da Prefeitura de Angra contra os amigos do Bebeto.

O ingresso será um quilo de alimento não perecível.

Vice-prefeito faz vistoria no Morro do Moreno








Visando atender às necessidades das comunidades angrenses, o vice-prefeito Leandro Silva, visitou nessa segunda-feira, 9, o Morro do Moreno. Acompanhando o vice-prefeito estavam o subprefeito de Jacuecanga, José Carlos Botelho, o presidente da Associação do Morro do Moreno, Edson Vicente (o Passarinho), o encarregado do Saae, Luciano Bispo, o assessor de apoio logístico da Iluminação pública, Inaie Guedes, e o chefe do setor da regional do Saae de Jacuecanga, José Luis Costa.


A equipe identificou algumas necessidades no bairro quanto à iluminação pública. As solicitações foram encaminhadas ao setor responsável.

Na rua Antônio de Paula, os moradores solicitaram a implantação de quebra-molas, para eles a medida irá garantir a segurança das crianças que brincam naquele local.

Já na rua Antônio Conselheiro, há a necessidade da construção de uma rede de drenagem, visto que em períodos de chuva grande parte das casas são invadidas pela água. O vice-prefeito pediu que a subprefeitura envie uma equipe de engenharia para fazer um projeto técnico de drenagem no local.

Outra grande necessidade da população é com relação ao consumo de água potável. Leandro garantiu que se reunirá com a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para fazer um levantamento de como poderá viabilizar a construção de uma rede de abastecimento de água no bairro.

Após ouvir a população e encaminhar suas solicitações e necessidades, Leandro pediu que a regional faça a manutenção do bairro para o final do ano, incluindo capina, limpeza e pequenos reparos.

— Estamos trabalhando firme para que as pessoas tenham melhores condições de vida. A prefeitura está caminhando em vários bairros e identificando suas necessidades, para que, dentro de nossos limites, possamos suprir toda essa demanda — afirma o vice-prefeito.

Prefeitura multa agências bancárias








A Prefeitura de Angra, por meio da Fiscalização de Postura da Secretaria de Fazenda, autuou nesta sexta-feira, 6, os bancos Santander e Itaú (Rua do Comércio), por tempo excessivo de espera nas filas.

Segundo a fiscal, Paula Cristina Rocha, a Secretaria de Fazenda estava seguindo a legislação de tempo de espera para atendimento nos caixas dos bancos do município, que prevê 30 minutos para dias normais e 45 minutos para vésperas ou após feriados.

A lei municipal de 1998, alterada em 1999, obriga as agências bancárias situadas no município a colocarem pessoal suficiente à disposição dos clientes, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável. As agências foram multadas em R$1.000 cada uma.

- Provavelmente voltaremos nessas agências para conferir se elas já estão agindo conforme a legislação. Caso contrário, elas serão autuadas novamente. Faremos o mesmo exercício em outras agências da cidade – explica Paula.

Segundo o órgão da prefeitura, a agência que acumular a 5ª multa poderá ser interditada pela Secretaria de Fazenda, e só poderá retomar as atividades mediante um termo de compromisso, onde ela se comprometa a trabalhar conforme a lei.

Belém recebe primeira Marcha Para Jesus








O vice-prefeito Leandro Silva participou no domingo pela manhã, dia 8, da 1ª Marcha Para Jesus, no Belém. O evento, promovido por um grupo de mais de 10 igrejas do bairro, percorreu as ruas levando fé e esperança à comunidade e, a cada rua, mais fieis aderiam à marcha, que começou na Avenida São José, seguiu para a Avenida Bom Jesus e terminou com show na praça do bairro.

Acompanhando a caminhada, que começou às 8h e terminou por volta das 13h, um trio elétrico levava bandas locais com canções religiosas. O evento também contou com a participação do cantor Samuel Messias, do grupo Melo Swit.

- Além de ser um ato religioso, é um evento para as famílias. Depois do sucesso da marcha no Belém, outros bairros certamente realizarão a Marcha Para Jesus. O que mais me chamou a atenção foi a participação ativa dos jovens. Por isso, a Prefeitura de Angra tem o papel social de apoiar cada vez mais eventos como esse – frisou o vice-prefeito Leandro Silva, anunciando que pretende realizar uma grande Marcha Para Jesus, com todas as denominações, no Centro da Cidade.