sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mais sombra para a Praia do Anil






A Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Parques e Jardins, está plantando palmeiras nativas da Mata Atlântica, na Praia do Anil.

A ação faz parte do Projeto Verão, que visa também urbanizar aquela área. Estão sendo plantadas, nos canteiros do calçadão, 10 palmeiras da espécie syagrus, popularmente conhecida por gerivá. Elas têm em media 6m de altura e chegam a ter uma copa de 8m de diâmetro, dando bastante sombra para a orla.

— É importante dizer que essas palmeiras foram cultivadas no Horto Municipal, no Areal. A prefeitura não está tendo custo com a arborização da Praia do Anil — disse Carla Montenegro, coordenadora de Paisagismo da subsecretaria de Parques e Jardins.

Carla ainda lembrou que as árvores também virão do horto.

— Em todos os canteiros do estacionamento serão plantadas árvores nativas. A espécie escolhida [Aldagro] não possui raízes agressivas e aceita bem o solo com areia — afirmou Carla.

Os serviços de plantio devem durar até o final do dia, podendo se estender para a próxima semana.

Proerd forma mais uma turma em Angra






A Polícia Militar entregou na tarde da última quinta-feira, 5, o certificado de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para 260 alunos das escolas municipais Sylvio de Castro Galindo, Coronel João Pedro de Almeida, Cornelis Verolme e Amélia Araújo Lage. O evento foi realizado no ginásio do GDV, na Verolme, e, além dos alunos formandos, reuniu autoridades policiais, municipais e pais dos estudantes.

O vice-prefeito Leandro Silva, destacou a realização do programa no município.

— Em 2010, quando eu ainda era vereador, o programa estava parado há dois anos e após uma reunião com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ele atendeu nosso pedido e voltou com o Proerd para o município de Angra dos Reis. Este programa faz com que as crianças tenham a plena consciência de que o crime não compensa e caminhem pelo caminho do bem — disse Leandro.

Solange Almeida, mãe de Samuel Almeida, aluno do 5º ano do ensino fundamental do colégio Cornelis Verolme, parabenizou a todos pela realização do programa.

— Tenho percebido que as palestras são importantes para meu filho. O Proerd ajuda o jovem a entender o que é certo e o que é errado — disse Solange.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país.

PDTAngra realizará plenária nesta segunda


Angra na luta contra a Aids

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês de dezembro, diversas atividades voltado para o combate da Aids. No dia 1º de dezembro é celebrado mundialmente o dia de combate à doença.

Nessa quarta-feira, 4, equipes do programa DST/Aids e Hepatites Virais se concentraram na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), onde efetuaram a distribuição de preservativos e disseminaram informações sobre a importância da prevenção.

— Nosso maior objetivo é informar a população a respeito da prevenção e conscientização. Em dezembro as ações são reforçadas, devido ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids, no dia 1º. Ainda percebemos que algumas pessoas têm resistência quanto ao uso de preservativos, pois acham que a doença nunca irá atingi-las. Portanto é de suma importância a nossa ação, para que a mensagem chegue até esta parcela da população que mantém este tabu —explicou Renata Campos, coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde.

Daniel Bertoldo, representante da Coordenadoria da Juventude do município, destacou as ações de prevenção, promovidas pela Prefeitura.

— Apoiamos este evento, pois a Coordenadoria da Juventude sabe da importância da prevenção, uma vez que hoje, o maior índice de HIV está entre a população jovem — disse.

O evento recebeu o apoio da Fundação de Cultura, Grupo Diversidade Sexual de Angra dos Reis (GDSAR) e da ONG Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV-Aids (RNP+) do Médio Paraíba.

Na semana que vem, a caravana da prevenção estará no Parque Mambucaba, no dia 11, oferecendo, além da distribuição de preservativos e informações, o teste rápido de Aids e Sífilis ao público interessado. A atividade será no SPA da comunidade, pela manhã e na parte da tarde. No dia 14, a Praça da Vila do Abraão, na Ilha Grande, receberá uma ação de distribuição de preservativos e panfletos. Já no dia 20 de dezembro, data de encerramento da campanha, um grande evento está programado para às 20h, na Praça do Porto, onde a sexóloga Ludmila Queiroz realizará uma palestra. Haverá apresentações culturais.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Hoje é o Dia Internacional do Voluntário

Proclamado em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas, nesta quinta-feira, dia 5, comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Em Angra dos Reis, a Defesa Civil municipal conta com aproximadamente seis mil pessoas que dedicam seu tempo para fazer o bem.

O trabalho voluntário vem se tornando um importante fator de crescimento das ONGs e graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido algumas dificuldades financeiras e burocráticas. O voluntariado contribui para um mundo mais justo e solidário.

Na Defesa Civil, os parceiros atuam em campanhas preventivas e informativas nas comunidades, auxiliam na leitura dos pluviômetros e também em momentos de intempérie. Os voluntários recebem diversos treinamentos, desde primeiros socorros até noções básicas de Defesa Civil.

— Eles são fundamentais para que essa instituição funcione. Temos uma extensão territorial muito grande e como eles estão dentro das comunidades, são os primeiros a chegar e dar assistência até a chegada da nossa equipe. Esses voluntários, esses anjos, são nossos olhos e braços na localidade. Nós temos que agradecer diariamente por cada um deles existir e cumprir tão bem seu papel — frisou o secretário de Defesa Civil Marco Oliveira.

Saúde amplia locais de emissão do cartão SUS

Para facilitar o acesso da população angrense à emissão do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), a Secretaria de Saúde de Angra aumentou o número de locais habilitados a fazer a emissão imediata do documento. Agora o cartão pode ser feito também no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Parque Mambucaba, no SPA do Frade, no Centro de Especialidades Médicas do Centro (CEM), na Policlínica da Cidade (na antiga rua das Palmeiras), também no Centro, No ESF Parque Mambucaba (módulo III), ESF Morro da Carioca, ESF Praia do Anil, ESF Sapinhatuba, ESF Sapinhatuba II, ESF Camorim Pequeno, SPA de Jacuecanga e ESF Petrobras.

O cartão também continua sendo emitido normalmente na sede da Secretaria de Saúde, no Balneário. Em breve, o cadastro poderá ser feito em outras unidades de saúde do município.

— Estamos tendo algumas dificuldades em ampliar o número de unidades que confeccionam o Cartão SUS, devido à falta de ponto de internet. Estamos em contato permanente com a concessionária de telefonia para que ela regularize a situação e assim possa levar o serviço aos outros bairros — explicou Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento para vincular os procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a elaboração dos cadastros. O cadastramento identifica os usuários do SUS e seus locais de residência, permitindo mais eficiência na realização das ações de saúde pública.

A ampliação dos locais de emissão do Cartão SUS está em acordo com uma determinação do Ministério de Saúde. Para se cadastrar, basta dirigir-se a um destes locais, munido de documentos pessoais como CPF, e identidade, além de dados do endereço completo. O cartão é impresso na hora e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3377-5859.

Locais de Cadastramento do Cartão SUS

Centro de Especialidades Médicas / Centro
Praça General Osório, 36 - Centro
Telefone: (24) 3368-7228

Serviço de Pronto Atendimento – Parque Mambucaba
Avenida Francisco Magalhães de Castro s/nº
Telefone: (24) 3362-3881

Serviço de Pronto Atendimento - Frade
Rua Beira Rio
Telefone: (24) 3369-3394

Serviço de Pronto Atendimento – Jacuecanga
Rua Doce Bruma, lote 01
Telefone: (24) 3361-1197

ESF Camorim Pequeno
Rua N.S. Aparecida, s/nº
Telefone: (24) 3368-8413

ESF Parque Mambucaba - Módulo III
Rua Vilage Imperial nº153
3362-5864

ESF Petrobras
Rua EAP, 01 – Vila da Petrobrás
3361-3336

ESF Praia do Anil
Rua Leandro Jose Figueiredo, 38
3367-2585

ESF Sapinhatuba I
Rua 05 s/nº
3364-4028

ESF Sapinhatuba II
Rua 15 s/nº
3377-5915

Policlínica da Cidade
Rua Dr. Moacir de Paula Lobo, 75 - Centro
Telefone: (24) 3369-6138

Secretaria de Saúde
Rua Almirante Portela, 85 - sala 102, Balneário

Prefeitura promove Jogos da Amizade 2013

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realiza no sábado, 7, os Jogos da Amizade 2013, com alunos de escolas públicas e privada do entorno do Campo da Porteira, na Japuíba.

Cerca de 90 estudantes estarão participando dos torneios de futebol de campo e do basquete. Os três primeiros colocados serão premiados com medalhas.

Segundo o professor e coordenador de Educação Física, Sérgio Simonsen, o objetivo da atividade é promover a integração entre os alunos das unidades escolares da localidade.

— As escolas públicas que estarão participando desses jogos são as que não tiveram a oportunidade de participar do interclasse e que de alguma forma ficaram prejudicadas. Além disso, será uma grande oportunidade de fazer com que esses jovens interajam e se aproximem mais — explica.

As escolas que participam das competições são: Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, Ciep do Areal, Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida, Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão e Centro Educacional Inácio Medeiros (Ceim).

Área rural sendo valorizada

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas, vem ralizando uma série de ações para melhorar a locomoção de quem vive e produz no campo. Uma delas é o nivelamento das estradas vicinais do município, limpeza e capina nas canaletas e encostas das vias e área de lazer para os munícipes.

No Bracuí houve a manutenção das estradas rurais, com a aplicação de seixo (cascalho) e saibro, e o nivelamento com uma máquina patrol. Em alguns lugares, onde há bueiros com manilhas, houve a drenagem, para melhorar o fluxo da água pluvial. As canaletas também foram desobstruídas. O serviço é feito em todos os bairros com áreas rurais. Ele ajuda não só os moradores, mas também os produtores rurais, que precisam escoar os seus produtos.

O Cantagalo, que foi visitado pela prefeita Conceição Rabha no último mês, receberá serviços de limpeza, capina das canaletas e manutenção na estrada que leva para área rural do bairro, no alto da montanha. A ação será coordenada pela Subsecretaria de Serviços Públicos e pela Regional.

A pedido da prefeita será construída uma área de lazer no bairro. A nova pracinha ficará próxima à igreja Pentecostal e contará com paisagismo, brinquedos para as crianças e bancos. Os brinquedos e bancos serão produzidos pela Subsecretaria de Parques e Jardins, que também fará os serviços de ornamentação do local.

A prefeitura valoriza as áreas rurais do município e não mede esforços para aumentar a qualidade de vida da população.

Conselho Municipal de Turismo de Angra: inscrições até sexta

Termina nesta sexta-feira, 6, o período para que candidatos se inscrevam para concorrer a uma das vagas do Conselho Municipal de Turismo (CMT) de Angra dos Reis. A eleição acontecerá no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 13h, na Casa Larangeiras. Os candidatos devem apresentar seus nomes na sede da TurisAngra, localizada no sobrado da Av. Júlio Maria, nº 10, Centro, até às 17h desta sexta.

O Conselho Municipal de Turismo é formado por 22 setoriais e mais a presidência, sendo que 9 destas cadeiras são indicadas por entidades como o Angra Conventions & Visitour Bureau, TurisAngra (com duas cadeiras), Cultuar, Inea, Câmara Municipal e as secretarias de Atividades Econômicas, de Governo e de Meio Ambiente. As câmaras setoriais, ocupadas por membros da iniciativa privada e que passarão por processo de eleição são as seguintes: Comércio; Patrimônio Histórico e Cultura; Hotéis e Resorts; Pousadas, Campings e Albergues; Guias de Turismo; Ilha Grande; Bares e Restaurantes; Mergulho e Turismo Subaquático; Artesanato; Entretenimento e Lazer; Agências e Operadoras de Turismo; Estudantes de Turismo; e Meio Ambiente. Por lei, a presidência do Conselho Municipal de Turismo é ocupada pelo presidente da TurisAngra.

Vale destacar que cada setorial terá três membros (Presidente, 1º Suplente e 2º Suplente), cuja ordem e cargo serão determinados pelo número de votos que cada candidato receber.

Cada empresa ligada às áreas relativas às setoriais terá direito a um voto, que poderá ser exercido pelo proprietário, sócio ou gerente que apresente uma procuração. O formulário de participação da eleição deverá ser preenchido no próprio dia da eleição e ele será avaliado pela comissão eleitoral.

ATENÇÃO PARA AS REGRAS DA ELEIÇÃO DO CONSELHO

• A candidatura poderá ser realizada até três dias antes da eleição;

• Cada empresa terá direito a um voto, podendo ser do proprietário ou gerente. O gerente deverá ter uma Carta de procuração;

• Poderá fazer parte das câmaras, o candidato que expor e comprovar sua ligação/vínculo naquela determinada área;

• A cadeira da Ilha Grande e Convention e Visitors Bureau será ocupada pelo representante que os participantes escolherem;

• O Convention deverá indicar dois de seus membros para o conselho;

• O convite com as regras, para participar da eleição, será enviado para o representante das câmaras;

• Só poderá participar do Conselho o representante que estiver no exercício regular de suas funções;

• A comissão do conselho decidirá quando um dos seus membros poderá fazer parte da 2ª Câmara;

• O formulário de participação será preenchido no dia da eleição, devendo constar de qual câmara faz parte (ficando sujeito à aprovação pela comissão eleitoral);

• O voto será aberto, com cédula nominal;

• Cada câmara setorial deverá ter, no mínimo, três candidatos;

• O candidato mais votado será o titular, o 2º mais votado será o 1º Suplente e o 3º mais votado será o 2º Suplente;

• A eleição será realizada no dia 11 de dezembro de 2013, às 13:00h;

• Será publicada no B.O. da prefeitura a portaria para a convocação da eleição.

CTI da Santa Casa é reformado





A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, através da interventoria municipal da Santa Casa, terminou as obras de reforma do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Foram investidos R$ 45 mil no setor, que foi inaugurado em 1993 e até então não havia sofrido uma grande intervenção.

De acordo com Maricelma Datore, interventora da Santa Casa, após a reforma, a unidade poderá receber um valor maior por parte do SUS, devido a nova classificação que irá receber.

— Desde quando foi inaugurado, o CTI da Santa Casa estava classificado como uma Unidade Intermediária, e, com isso, recebíamos R$ 157,00 por leito. Com essa reforma, passaremos a ser classificados como CTI 2 e o repasse será de R$ 570,00, que são contabilizados por dia. Tínhamos também apenas 4 leitos cadastrados e agora passamos para 6. Estamos realizando diversas melhorias na unidade, pois ela é referência na rede de saúde da região e permitirá que a unidade atenda a casos de alta complexidade — explica.

Em breve, o CTI da Santa Casa receberá mais quatro leitos, sendo que a interventoria está buscando recursos federais para a realização deste projeto.

O CTI também passou a ter uma sala de acolhimento, outra de descanso da enfermagem e uma para preparo isolado de medicamentos. A sala de descanso médico foi ampliada e o ar-condicionado foi trocado.

Desde sua fundação, mais de 5 mil pacientes passaram pelo CTI da Santa Casa. O objetivo da ala é receber os casos mais graves de internação, oferecendo condições de tratamento. Apesar da grande asfixia financeira em que a unidade foi encontrada pelo atual governo, a Santa Casa de Angra dos Reis começa a se recuperar e continua oferecendo os serviços de saúde que são referência em toda a Costa Verde.

Cineasta prepara documentário na Ilha Grande



O cineasta Nelson Rodrigues começa nesta semana a captar imagens em Angra dos Reis para o documentário “Cais ou da Indiferença das Embarcações”, que tem como pano de fundo a história que deu origem à peça teatral homônima, escrita por Kiko Marques. Ator, diretor e dramaturgo, Kiko Marques, retratou nos palcos sua infância, passada boa parte na Ilha Grande.

O filme será rodado em dois sets de filmagem: o contexto teatral será no Instituto Cultural Capobianco, em São Paulo, e o contexto histórico, na Ilha Grande. As imagens captadas no teatro serão compostas por fragmentos do próprio espetáculo, enquanto na Ilha Grande serão feitas entrevistas com atores da peça e alguns moradores, para recuperar as histórias reveladoras do lugar. Traça-se, assim, um paralelo entre o texto de Kiko Marques e as pessoas que por lá ficaram.

— O objetivo do projeto é fazer uma reflexão sobre o que cada um de nós espera quando está em um cais, um local onde ocorrem partidas, adeus e sonhos que não se completam, e também chegadas, encontros emocionantes e promessas de uma nova vida. A obra audiovisual quer que o espectador se aprofunde nas histórias dos ilhéus como se fossem espelhos de suas próprias vidas — explica Nelson Rodrigues.

O projeto, que conta com o apoio logístico da TurisAngra, está em fase de captação de recursos no site Catarse (www.catarse.me/cais).

O documentário Cais ou da Indiferença das Embarcações tem por base um espetáculo com seis indicações ao prêmio Shell deste ano (autor, direção, ator, cenário, figurino e música). Para além da autoria e da direção de Kiko Marques, a peça conta com a participação especial de Walter Portela, veterano ator e referência no teatro nacional, que entra em cena para representar o barco sargento Evilázio.

Todo valor arrecadado no Catarse servirá para viabilizar a produção do filme na lha Grande.

Sobre o diretor
Nelson Rodrigues é diretor de cinema e ator. Tem em sua filmografia Três Atos (documentário selecionado para os Festivais Ibero-americanos do Rio de Janeiro e de Sergipe – 2012), Um Certo Olhar (road movie filmado em Las Vegas, Los Angeles e Nova York) e Identidade Partida (documentário longa-metragem em processo de finalização).

Sobre o autor
Kiko Marques é ator, diretor e dramaturgo. Atuou em filmes de grande repercussão, como Cidade de Deus e Carandiru. Participou de inúmeras peças teatrais, com destaque para Ricardo III, Alma Boa de Setsuan e Viúva, Porém Honesta, além de novelas (Beleza Pura e Sangue do meu Sangue) e programas de televisão (A Grande Família, Retrato Falado, A Diarista, Sob Nova Direção e Carga Pesada). Como dramaturgo, Kiko escreveu Autor Bom é Autor Morto, Crepúsculo, Brinquedos Quebrados e O Travesseiro.

Elenco:
Alejandra Sampaio, Kiko Marques, Marcelo Diaz, Marcelo Laham, Marcelo Marothy, Marco Aurélio Campos, Maristela Chelala, Maurício de Barros, Patrícia Gordo, Rose de Oliveira, Virgínia Buckowski e Walter Portela.

Estado lança Plano de Proteção e Defesa Civil


A Defesa Civil de Angra dos Reis esteve presente na cerimônia de lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, no Palácio Guanabara, na tarde de quinta-feira, dia 28. O plano tem como objetivo coordenar e promover ações que reduzam os riscos de desastres e foi desenvolvido pelo Sistema Estadual de Defesa Civil, que é um grupo formado por órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal, entidades privadas e pela comunidade.

— Angra dos Reis está no caminho certo para se tornar uma cidade resiliente, uma cidade capaz de se recuperar de uma grande tragédia e de pequenos problemas causados pela chuva. Investimos em prevenção desde o início do ano e vamos investir ainda mais, com parcerias e muito trabalho — frisou o secretário de Defesa Civil Marco Oliveira, que representou a prefeita Conceição Rabha no evento. Além dele, esteve presente o superintendente de Planejamento e Gerenciamento de Crises, Hele Filho.

Na cerimônia de lançamento, o governador Sérgio Cabral agradeceu a participação dos municípios no trabalho de prevenção com governo do estado e o Governo Federal.

– Precisamos de resposta e ação de várias secretarias municipais, estaduais e federais. E isso está acontecendo – disse Cabral.

De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, o plano servirá de base para a elaboração de documentos complementares relacionados ao monitoramento, alerta que visa reduzir danos e prejuízos decorrentes de desastres.

Segundo Simões, é a primeira vez que a Defesa Civil recebe R$ 50 milhões para fazer com que o sistema de alertas funcione no estado. Atualmente, 54 comunidades contam com o sistema de alerta por sirenes. Outros 12 municípios devem receber o equipamento até janeiro, e 15 cidades serão beneficiadas durante 2014. Angra dos Reis será a segunda. A primeira, Niteroi.

OBRAS DE RECONSTRUÇÃO

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, apresentou os investimentos realizados para recuperar áreas que foram destruídas com enchentes e desabamentos. De acordo com Pezão, foram investidos R$ 153,8 milhões em Angra dos Reis, R$ 105 milhões em Niterói, R$ 83 milhões em São Gonçalo e R$ 2,6 bilhões na Região Serrana.

— Temos que tirar as pessoas das áreas de risco e oferecer moradia segura. Esse é o grande chamamento que estamos fazendo com este plano — explicou Pezão.


Novembro Azul é encerrado no município




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou nesta terça-feira, 3, as comemorações alusivas ao Novembro Azul, mês dedicado à Saúde do Homem. O evento ocorreu no auditório do 10º Grupamento de Bombeiros Militar.

O vice-prefeito Leandro Silva destacou a importância do evento que foi realizado pela Secretaria de Saúde.

- É muito importante que eventos como estes sejam realizados em nosso município. Muitos homens ainda tem receio de procurar auxílio médico e, com isso, acabam adquirindo doenças, que são prejudiciais para o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida. Por isso é necessário que a população masculina procure atendimento na rede de saúde e faça exames de rotina, para manter uma saúde perfeita – destacou.

Fernanda Fernandes, coordenadora do Programa Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde, enfatizou que a rede de saúde municipal oferece o exame de PSA, para detecção do câncer de próstata, além do programa antitabagismo.

- Todas as Estratégias de Saúde da Família estão realizando a marcação do exame de PSA, além de algumas unidades já oferecerem o tratamento para quem deseja parar de fumar. É importante que os homens procurem o auxílio médico, pois elas possuem um histórico de não buscar atendimento rotineiro – explicou.

O Novembro Azul ocorreu em outras partes do mundo e, em Angra, para ajudar na divulgação, prédios públicos foram iluminados de azul. Durante as atividades voltadas ao público masculino, foi divulgada a importância de fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. O exame é disponibilizado pela rede de saúde durante todo o ano e o Novembro Azul surgiu como forma de chamar a atenção da população masculina.

Ainda inserida na programação do Novembro Azul, até quinta-feira, 5, serão efetuadas diversas atividades voltadas à tropa do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis.

O tenente coronel Ernani Leal, comandante do 10º GBM, e o Secretário Especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, prestigiaram o evento.

A DOENÇA

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente. São elas dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia, dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal. Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença inclui toque retal e coleta de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer. Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Contamos com a sua presença

Praças e jardins de Angra recebem revitalização



Neste sábado, 30, uma equipe da Subsecretaria de Parques e Jardins da Prefeitura de Angra dos Reis fez um mutirão nos jardins da Praia da Chácara, com o objetivo de deixar a cidade ainda mais bonita. Esta ação, que faz parte do Projeto Verão, terá desdobramentos em outras localidades, e ainda nesta semana o trabalho chegará em ruas do Centro, como a Rua do Comércio, Coronel Carvalho, Júlio Maria, entre outras.

A arquiteta e urbanista Carla Montenegro, em parceria com o biólogo Cristiano Victor, coordenou os trabalhos deste final de semana e explicou que as plantas que a equipe está retirando dos jardins voltam para o horto municipal, onde recebem cuidados.

— De tempos em tempos precisamos fazer a recuperação de nossos jardins, tratando o solo, substituindo plantas e recolhendo mudas, que voltam para o horto municipal para depois serem replantadas em outros locais — explicou a urbanista.

Junto com o trabalho desenvolvido nas ruas, a Subsecretaria de Parques e Jardins está recuperando diversos vasos, que depois serão colocados em ruas do município.

Defesa Civil realiza simulado em escolas




Para marcar o Dia Estadual de Redução do Risco de Desastres, a Defesa Civil municipal realizou um grande simulado em seis escolas na manhã de sexta-feira, dia 29 de novembro.

— Esse é somente o primeiro dos muitos simulados que realizaremos ao longo do próximo ano nas escolas do município. A ideia é tornar essa prática de prevenção constante não somente para casos de chuva, mas também para incêndio ou até mesmo em um possível acidente nuclear. Precisamos estar preparados para qualquer emergência e faremos simulados constantes — frisou o secretário de Defesa Civil Marco Oliveira.

O objetivo do treinamento é o controle do pânico. O simulado nas seis escolas começou às 9h. Foi soada uma sirene e os alunos e professores, que já haviam sido orientados, saíram ordenadamente das salas de aula até a rua. Durante todo o simulado, equipes da Defesa Civil municipal estiveram nas seis escolas.

As escolas que participaram foram as municipais José Américo Lomeu Bastos, do Morro do Abel; Antônio José Novaes Jordão, do Morro do Peres; Regina Célia Monteiro Pereira, do Morro do Carmo; Antônio Joaquim de Oliveira, da Sapinhatuba I; e Adelaide Figueira, do Monte Castelo, além da Estadual Conde Pereira Carneiro, no São Bento.

Saúde realiza Semana da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, promove, até sexta-feira, 6, atividades alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. Todos os distritos do município estão recebendo palestras e debates sobre o tema. As atividades tiveram início na segunda-feira, no Centro de Especialidades Médicas da Japuíba.

De acordo com Ângela Berssot, da Área Técnica da Pessoa com Deficiência, da Diretoria de Ações Programáticas (DAP), o objetivo é realizar debates que contribuam para que os portadores de necessidades especiais sejam incluidos plenamente na sociedade.

— Durante esta semana estaremos debatendo este tema, que tem o intuito de promover a inclusão plena dos deficientes na sociedade. Os direitos da pessoa com deficiência e a inclusão escolar também fazem parte da programação — explicou.

PROGRAMAÇÃO

- Quarta-feira
de 8h30 às 11h30 – Evento no CEM/SPA Parque Mambucaba
- Quinta-feira
de 8h30 às 11h30 – Evento CEM Centro
de 13h30 às 16h – Evento no CEM Jacuecanga
- sexta-feira
de 10h às 14h – Evento na Vila do Abraão

Combate à dengue na Japuíba




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, continua o combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue. A campanha, intitulada de 10 Minutos Contra a Dengue, teve início na última semana e percorrerá todos os bairros do município. Na segunda-feira, 2, foi a vez da Japuíba receber a visita da força tarefa. Alunos da Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida receberam dicas de prevenção ao mosquito transmissor.

— Além das visitas domiciliares que são feitas com frequências, estamos indo às escolas e entregando o guia do 10 Minutos Contra a Dengue, para que as crianças levem para casa e repassem a mensagem de prevenção aos pais. Também estamos realizando palestras e outras atividades, sempre com o objetivo de combater o mosquito transmissor da doença — explicou Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental.

O objetivo da ação, inspirada em uma estratégia do governo de Cingapura, é estimular as pessoas a investir 10 minutos da semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde entregam o guia 10 Minutos Contra a Dengue aos moradores durante as visitas. O material traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixa d’água destampada, ralos no quintal acumulando água da chuva, pratinho embaixo do vaso de planta, além de baldes e garrafas virados com a boca para cima.

— É importante que a população receba a equipe da Secretaria de Saúde e auxilie no combate à dengue, pois este é um trabalho de toda a sociedade — finaliza Romário.

Na terça-feira, 3, a ação acontecerá no Morro do Carmo; quarta-feira, 4, no Parque Mambucaba; quinta-feira, 5, em Jacuecanga; sexta-feira, 6, Campo Belo; segunda-feira, 9, no Morro do Santo Antônio; terça-feira, 10, no Campo da Gringa (Parque Mambucaba); na quarta-feira, 11, na Monsuaba; e na quinta-feira, 12, na Vila Nova.

Educapam movimenta estrada




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil, em parceria com diversas instituições que compõe o PAM – Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde, participou na última sexta-feira, dia 29 de novembro, do XIX Educapam. A campanha é realizada por meio da distribuição de material informativo e cartilhas em diversos pontos de abordagens localizados entre Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Os pontos de abordagem da campanha desse ano, em Angra dos Reis, foram o Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Jacuecanga, e trevo do Corpo de Bombeiros, no Frade. A campanha aconteceria no dia 7 de novembro, mas devido à chuva foi adiada.

O PAM foi constituído em 1994 e um dos trabalhos do grupo é o de conscientizar os usuários da Rio-Santos quanto à segurança. As campanhas Educapam realizadas em anos anteriores tiveram todos os custos patrocinados pelas instituições integrantes do PAM.

— Tratando-se de uma campanha de prevenção e conscientização, é importante orientar os motoristas para serem cautelosos na estrada. Precisamos evitar acidentes, que tem sido cada vez mais frequente na Rio-Santos, infelizmente — frisou o secretário Marco Oliveira.

São integrantes do PAM da Costa Verde as seguintes empresas e órgãos Públicos:

- ELETROBRÁS ELETRONUCLEAR S/A
- TRANSPETRO/TEBIG
- Estaleiro BrasFELS
- GRAM – GRUPO DE RADIOAMADORES DE MAMBUCABA
- 10º GBM – GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR DE ANGRA DOS REIS
- INEA
- POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL – 3ª DELEGACIA DE ITAGUAÍ
- PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS – SEMDECT
- PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY - COMDEC
- PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA – SEMDEC
- CLUB MED
- DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS
- CDRJ – CIA DOCAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ANGRA E SEPETIBA)
- 33º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
- TECNIP OPERADORA PORTUÁRIA
- MARINA VEROLME/BR-MARINA
- DNIT – DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA TERRESTE
- ESTALEIRO SRD OFFSHORE
- COLÉGIO NAVAL
- IBAMA – INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE
- POLÍCIA FEDERAL
-VALE
-AMPLA S/A – ENERGIA E SERVIÇOS
-IED BIG
-CONDOMINIO PORTOGALO
-HOTEL PORTO GALO
-FEAM- FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MEDICA
-VIAÇÃO SENHOR DO BONFIM
-HOTEL MELIÁ
-HOTEL VILA GALÉ
-EVAL EMPRESA VIAÇÃO ANGRENSE LTDA
-CRUZ VERMELHA ITAGUAÍ

Pequenas obras para grandes benfeitorias





Na última quarta-feira, 27, o vice-prefeito Leandro Silva vistoriou duas obras do município: a reforma da quadra de esporte do Morro da Gloria II e a construção de uma calçada, na subida da Banqueta. As ações estão sendo feitas pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, com recursos do município, e beneficiarão milhares de moradores, pois as duas localidades têm um alto índice habitacional.

Na quadra de esporte está sendo feito o nivelamento do piso e o melhoramento do acesso à quadra e arquibancada. Também será feita uma segunda porta no alambrado, para dar mais praticidade à logística de esporte.

O bairro da Banqueta ganhará uma calçada nova na subida da comunidade. A calçada começa na Rua Santiago e terminha no alto da Bela Vista. Ela terá 1,5m de largura, com guarda-corpo e canaletas de água.

— Esta área é um lugar conflitante de trânsito e necessitava desta calçada. É uma obra pequena, mas de grande importância para a população do bairro, pois vai dar mais seguranças aos moradores. A obra da quadra é algo fundamental, porque a escola e a comunidade a usam para lazer e esporte. A boa estrutura do local incentiva a prática de esporte e consequentemente melhora a qualidade de vida dos munícipes — disse Leandro Silva.

A Subsecretaria de Serviços Públicos continua fazendo importantes obras para o bem-estar da população e a organização da cidade. As obras da quadra e da calçada devem ficar prontas no final de dezembro.

Delegacia terá posto provisório na Praia do Anil


A Prefeitura de Angra tornou viável a instalação de um posto de atendimento da Polícia Civil na Praia do Anil até a conclusão da reforma da delegacia 166ª DP, no Centro da cidade. A abertura do posto de atendimento foi conquistado com o empenho político da prefeita Conceição Rabha, atendendo a um pedido da população, que queixava-se da falta de atendimento no Centro. Também foi levado em consideração o fato de que, no final do ano, há necessidade de prover este atendimento aos visitantes. Neste momento, o prédio está sendo reformado pela secretaria de Obras, com recursos próprios do município, para ser colocado em funcionamento nos próximos 15 dias. A Polícia Civil ainda não informou que serviços estarão disponíveis além do registro de ocorrências.

Segundo o assessor técnico da prefeitura, Alexandre Klippel, a abertura deste posto de atendimento da delegacia na Praia do Anil ajudará ainda na segurança do local, principalmente nas festividades de final de ano. O ponto, um galpão parcialmente abandonado, é estratégico, pois o local estava sendo usado destruído por vândalos.

— Vamos acabar com as atividades ilícitas neste imóvel e transformá-lo num local seguro para os moradores do bairro – afirma Klippel.

Neste momento, o prédio principal da 166ª DP, no Centro de Angra, está sendo totalmente reformado. A obra foi contratada pelo Governo do Estado, mais uma vez após pedidos insistentes da prefeita de Angra, Conceição Rabha. Até a conclusão da obra, prevista para março de 2014, parte dos serviços está sendo disponibilizada na unidade do Instituto Médico Legal, no Bracuí. Após a reforma, a delegacia de Angra será finalmente inscrita no programa Delegacia Legal, que existe há 13 anos. Angra dos Reis é a última cidade do Estado a receber o investimento.

Como Delegacia Legal, a unidade da Polícia Civil em Angra será toda informatizada, com acesso à Internet, possibilitando o acompanhamento dos inquéritos pela rede. Os serviços ficarão mais dinâmicos e mais rápidos. Também será instalada a Delegacia Especializada da Mulher (Deam), outra conquista, que funcionará no mesmo prédio.

III Conferência Municipal de Juventude

A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria da Juventude, realizará a III Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, nos dias 13 e 14 de dezembro, na Casa Larangeiras. Poderá participar da conferência todo o cidadão entre 15 e 29 anos. O evento contará com a presença do poder público, convidados e observadores.

Os objetivos da conferência da juventude são desenvolver propostas e contribuir para a construção e o fortalecimento de uma política municipal para juventude; promover e qualificar os jovens, mobilizando a sociedade e os meios de comunicação para a importância das políticas para juventude para o desenvolvimento do país; eleger os membros, titulares e suplentes, do Conselho Municipal da Juventude de Angra dos Reis, para o biênio 2014-2015, entre outros.

O tema deste ano será “Consolidando os marcos legais e garantias dos direitos da juventude de Angra dos Reis”. Serão 14 setoriais para discutir problemas e soluções de cada setor. São eles: setorial de Esporte; de Cultura; de Meio Ambiente; de Estudantes Secundaristas; de Estudantes Universitários; de Entidades Religiosas; de Juventude Partidária; de Portador de Necessidades Especiais; de Raça e Etnia e setorial LGBT. O participante deverá escolher a sua setorial no ato do credenciamento e terá que apresentar documento original com foto.

A eleição dos membros do Conselho Municipal da Juventude acontecerá ao final da conferência. Serão eleitos 14 representantes da sociedade civil, seis representantes do Poder Executivo e um representante do Legislativo, além dos suplentese os seus suplentes. Só terá direito a voto o delegado que participar de todas as atividades e discussões da III Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.

Programação da III Conferência Municipal de Juventude

Dia 13 de Dezembro
17h – Abertura do credenciamento;
18h – Mesa de abertura;
19h – Palestra;
20h – Atividade cultural.

Dia 14 de Dezembro
8h – Café da Manhã;
9h – Encerramento do credenciamento;
9h30 – Leitura e aprovação do regimento interno;
10h30 – Palestra;
12h – Almoço;
13h30 – Grupos de discussão por eixos temáticos;
15h – Apresentação de propostas dos grupos de discussão por eixos temáticos;
16h – Eleição dos representantes das setoriais no Conselho Municipal de Juventude;
17h – Plenária final;
18h – Atividade cultural.