quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Estrada da Caputera está sendo recuperada




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, através de um convenio com a Transpetro, está recuperando a Estrada da Caputera I e recapeando a Estrada da Caputera II.

A recuperação da estrada está sendo feita até o trevo que leva para a Caputera I e II. Foram feitas a drenagem dos bueiros e a construção de um enrocamento (contenção da margem da estrada), que ainda está em fase de finalização. A obra tem cerca de 260 metros de extensão e está utilizando aproximadamente 10 mil toneladas de pedras em toda a estrutura. O enrocamento é uma maneira de proteger a beira do rio contra a erosão, contendo a estrada e dando mais segurança em dias de grandes volumes de água.

Na estrada da Caputera II, a pavimentação asfáltica será feita em aproximadamente 9.500m². A via foi destruída nas fortes chuvas do início do ano. A recuperação da estrada conta com grandes bueiros para escoamente das águas pluviais, meio-fio e baia. Após estes serviços, a Superintendência de Trânsito fará a sinalização dos trechos recuperados.

A previsão para o término de toda a obra é para o início do próximo ano. A expectativa é entregar a estrada pronta em janeiro.

Contenção de encosta na Praia do Machado



A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Púbicos, está realizando, com recursos próprios, as obras de dois muros de contenção da rua Nelson Bastos, na Praia do Machado.

Os muros são de concreto armado, um tem 12m de comprimento e o outro 15m, ambos com 4m de altura. Eles estão sendo construídos no costão entre o mar e morro com as casas.

A rua vem se deteriorando desde 2011, quando parte da via cedeu devido às chuvas. Desde então não houve nenhuma recuperação ou manutenção. Esta obra era uma reivindicação antiga dos moradores, que temiam ficar ilhados caso a rua caísse por inteiro. A solicitação da associação dos moradores foi prontamente atendida pela atual gestão do Executivo Municipal, devido à importância da obra. O local é bastante visitado pelos moradores dos bairros vizinhos, pois a rua é o único acesso para a praia.

As obras estão orçadas em R$120 mil. A previsão de termino da contenção da via é em fevereiro do próximo ano. Mais de 90 famílias serão beneficiadas com a garantia de um acesso mais seguro para suas residências.

Centro revitalizado e com mais cor





A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, iniciou a revitalização paisagística do Centro, com o preparo de canteiros, limpeza e manutenção. A ação faz parte do Projeto Verão e visa melhorar o visual da cidade, dando mais cor e vida nos canteiros e praças do município. Inicialmente a ação está concentrada no Centro, do Bairro São Bento ao trevo do Marinas, e depois seguirá para os demais bairros da cidade.

A Subsecretaria de Parque e Jardins, responsável pelo Horto Municipal, no Areal, faz o plantio e o replantio de mudas de forração, árvores e arbustos, e agora está duplicando algumas espécies de flor, como a torrenea.

Estão sendo plantadas nos canteiros do Centro flores com tonalidades em vermelho, rosa e grená. Algumas das espécies que darão cara nova à cidade serão a salvia, penta, peristrofe, lírio amarelo, iresine, entre outras.

A revitalização conta também com a colocação de vasos de plantas nas ruas do Comércio e Coronel Carvalho, além da pintura e manutenção dos canteiros, preparo do solo e limpeza.

A revitalização já passou pela Praia da Chácara, com a limpeza dos coqueiros e contou com a reforma dos canteiros da praça Codrato de Vilhena e da Praça do Porto. Os trabalhos continuam. A intenção é terminar a área do Centro até o dia 20 de dezembro, para as festas de final de ano.

Saae evita desmoronamento de reservatório



A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) continua com ações visando atender melhor a população. A comunidade do Frade está recebendo benefícios, como obras de melhoria no reservatório de água e entorno do Morro da Pedreira e a construção de muro de contenção no local.

O reservatório, que tem capacidade de 30 mil litros de água para atender a comunidade, foi condenado pela Defesa Civil do município depois das fortes chuvas no início deste ano. A erosão comprometeu a cerca de proteção do reservatório e entorno e causou o desmoronamento de parte da encosta.

A obra estava prevista para começar no início de outubro, mas, devido as últimas chuvas, sofreu um atraso. Porém, segundo os técnicos, o prazo de término de 60 dias deverá será mantido, e a obra vai ser entregue à população no final de janeiro. O valor desta obra ficou em cerca de R$ 60 mil.

— Estamos correndo contra o tempo e tentando concluir as obras antes do período crítico das chuvas de verão, para que não coloquemos o abastecimento de água na comunidade em risco — diz o presidente do Saae, Mário Márcio da Costa Lemos.

Parquinho do Camorim ganha brinquedos novos



A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, revitalizou o parquinho do Camorim.

Foram trocados os brinquedos da pracinha, que já estavam velhos e apresentavam risco de quebrar ou machucar alguém. Foram colocadas uma nova gangorra, um balanço e um novo escorrega, todos feitos de madeira, combinando com o guarda-corpo do parquinho. As crianças terão diversão garantida e os mais segurança, e os pais, mais tranquilidade.

A confecção dos brinquedos, guarda-corpo, alambrados, tabela e aro de basquete é realizada pela própria prefeitura, no setor de marcenaria e serralheria da Subsecretaria de Parques e Jardins.

A pasta, que é responsável pela manutenção dos parquinhos, praças, quadras de esporte e canteiros do município, faz vistoria periódica para analisar as condições dessas estruturas, para realizar a troca, reposição ou revitalização do mobiliário urbano e canteiros.

Alteração nos pontos das Praias do Anil e Chácara

As paradas de ônibus da Praia do Anil e da Chácara sofrerão alterações a partir de sexta-feira, dia 15. Por serem muito próximos e atenderem a todas as linhas, os coletivos costumam parar em todos os pontos, atrasando a saída da cidade e causando transtorno para os usuários. Por isso, a Superintendência de Transportes e Transito da Prefeitura de Angra fará algumas alterações nos dois locais.

Na Praia do Anil, o primeiro ponto sentido Balneário só atenderá aos ônibus das linhas Japuíba/Balneário, Belém, Frade, Parque Mambucaba, Serra D’Água e Banqueta. No segundo ponto, próximo ao clube Aquidabã, só irão parar os ônibus das linhas Jacuecanga, Ponta Leste, Caputera, Marinas, Divisa Mangaratiba e Circular.

Na Praia da Chácara, que também tem dois pontos muito próximos (Rodoviária e Hotel Acrópolis), as paradas dos ônibus ficarão assim:

No ponto da rodoviária, vão parar os ônibus das linhas Jacuecanga, Ponta Leste, Caputera, Marinas, Divisa Mangaratiba e Circular. Já no ponto em frente ao Hotel Acrópolis, vão parar os ônibus Japuíba/Balneário, Belém, Frade, Parque Mambucaba, Serra D’Água e Banqueta.

– No local, haverá agentes de trânsito orientando os usuários e também teremos placas indicativas com os nomes das linhas que irão parar em cada ponto de ônibus – explicou o superintendente de Transportes e Trânsito, Hele Serafim.

As mudanças começarão a partir do dia 15.

Central telefônica marca 2.500 procedimentos em 15 dias

Implantada há cerca de 15 dias, a nova Central de Marcação de consultas e exames médicos da Prefeitura de Angra dos Reis conseguiu agendar a realização de pelo menos 2.500 procedimentos médicos (consultas ou exames). O serviço é coordenado pela secretaria municipal de Saúde e visa aumentar a eficiência e a transparência no agendamento, permitindo que cada cidadão possa acompanhar de forma direta a sua solicitação.

Em menos de duas semanas, excluindo os finais de semana e feriados, foram realizadas 1.415 marcações de consultas com médicos e outros 1.091 procedimento de exames. As consultas para dermatologistas (128) e os exames de ecocardiograma (302) lideram a lista dos mais solicitados. Para a secretaria de Saúde, apesar dos transtornos causados durante a implantação, incluindo a existência de uma extensa fila de espera, o sistema está funcionando bem e deve melhorar ainda mais nas próximas semanas.

— Temos mais de 2.500 motivos para defender o trabalho da Central de Marcação, apesar das críticas que são comuns no início de um trabalho como esse. Em duas semanas atingimos um número significativo, sobretudo se considerarmos que, em alguns procedimentos havia fila de espera de mais de um ano. Parabenizo os servidores públicos que honram seus cargos e têm nos ajudado nesse desafio — explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos.

Em relação aos problemas relatados pela população neste início de trabalho, incluindo a dificuldade de acesso ao atendimento, Carlos disse que, em breve, a secretaria pretende ter um formulário na Internet para solicitações, além do reforço no sistema de telefonia, aumentando o número de ligações recebidas.

— A Internet será nossa aliada também pois o cidadão poderá informar suas solicitações por meio digital. Hoje isso já é possível por meio do e-mail saude.agendamento@angra.rj.gov.br, mas a ideia é avançar. Além disso aguardamos apenas a liberação de um número 0800, com seis linhas disponíveis e simultâneas, aceitando inclusive as ligações feitas por aparelhos celulares — previu o Secretário.

O novo sistema de marcação de consultas está sendo esclarecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de atendimento municipais. Agora o agendamento é feito pelo próprio solicitante ou por um representante, bastando dispor das informações necessárias e de uma senha fornecida nas unidades de saúde. Caso haja impedimento para que o usuário entre em contato com a Central, em alguns casos o agendamento poderá ser solicitado pela própria unidade de saúde, na presença do usuário ou do seu representante.

A Central de Marcação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os números para contato são o (24) 3368-7129; 3379-0147; 98173-9577 (TIM); 99904-8545 (VIVO); 98835-6875 (OI) e 99281-3233 (Claro), ou pelo e-mail saude.agendamento@angra.rj.gov.br. Ao ligar, o cidadão deve informar o nome completo, a senha do agendamento, telefone, número do cartão SUS, consulta ou exame solicitado, médico solicitante, data de nascimento, endereço, bairro e unidade solicitante.


Neste momento estão sendo agendados os seguintes procedimentos

Consultas: Angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia, hematologista, nefrologia, nefrologia infantil, neurocirurgia, neurologia, odontologia (periodontia, endodontia, buco maxilo facial, diagnóstico oral, pacientes com necessidades especiais, prótese), oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pneumologia infantil, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Exames: Audiometria, biopsia de próstata, broncoscopia, colonoscopia, densitometria óssea, ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia, espirometria, histeroscopia, holter, impedanciometria, mamografia, MAPA 24 horas, nasofibroscopia, ultrassonografia, vectoeletroistagmografia e videolaringoscopia.

Sapinhatuba I recebe polo do Gol Social



A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, inaugurou no sábado, 9, na Sapinhatuba I, o 10º polo do projeto Gol Social, que está atendendo cerca de 90 crianças, com idades entre 6 e 17 anos.

Estavam presentes na solenidade o vice-prefeito Leandro Silva, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o presidente da associação de moradores, Jorge da Silva Ramos, a presidente da ONG Mulheres Determinadas, Telma Brito, e o coordenador do projeto, Moisés Miranda.

O Gol Social é um projeto vinculado aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), que visa o fortalecimento dos vínculos familiares e com a sociedade em geral. As crianças que fazem parte desse projeto são beneficiadas com uniforme, lanche e passagem.

A secretária de Ação Social, Inês Tenório, destacou a importância da inauguração do novo polo para as crianças da Sapinhatuba I.

- o Gol Social é um projeto de muita importância nas comunidades, pois estamos inserindo as crianças no esporte. Quem se preocupa com o esporte, se preocupa com a saúde e com a vida. Então, fico muito feliz em inaugurar mais um polo desse projeto, que tem a função conectar os alunos aos seus familiares e à sociedade em geral – afirma Inês.

Há 14 anos, a atividade esportiva vem sendo desenvolvida na comunidade pelo morador Francisco Luiz dos Santos, o Chicão. Segundo ele, a chegada do Gol Social é a realização de um sonho para os moradores do bairro.

- Poder continuar o meu trabalho com as crianças e os jovens da minha comunidade, só que de forma mais estruturada, é a realização de um sonho. Só tenho a agradecer a Prefeitura de Angra por estar nos proporcionando essa oportunidade – disse Chicão.

O Gol Social será realizado na comunidade três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira), das 8h às 11h e das 15h às 20h. A Secretaria de Ação Social informou que está abrindo novas turmas, para atender mais crianças e jovens da Sapinhatuba I e adjacências.

O vice-prefeito Leandro Silva, falou da importância das escolinhas esportivas para o futuro das crianças.

- O esporte é uma das ferramentas que promovem a socialização e que oferecem perspectiva de futuro para as crianças. Ele ocupa o espaço vago, criando oportunidade para que o jovem não fique na ociosidade. A Secretaria de Ação Social, juntamente com toda a Prefeitura de Angra, tem a visão de criar programas sociais e para inserir essas crianças na sociedade. Temos vários caminhos para tirarmos os jovens da rua e introduzi-los nas atividades sociais, e o esporte é uma dessas alternativas – afirma Leandro Silva.

Bom dia!


Moradores da Vila Histórica debatem turismo



Na manhã de terça-feira, 12, a presidente da TurisAngra, Maria Sílvia Rubio, participou de uma reunião promovida pela Associação de Moradores e Amigos da Vila Histórica de Mambucaba (Amam). Além da Fundação de Turismo, fizeram-se representar a Polícia Militar; a Câmara Municipal, através do vereador Fábio Macedo; a Superintendência de Trânsito, a subprefeitura local, a Subsecretaria de Parques e Jardins e Cultuar.

O presidente da associação de moradores, Carlos Henrique Guedes, o Maninho, destacou que algumas pessoas chegam à localidade e ligam os chamados “paredões de som”, aparelhagens potentes que transformam as ruas da Vila Histórica em verdadeiras boates a céu aberto, causando transtornos aos moradores. Outro problema relatado é o desrespeito à legislação, que veta o preparo de alimentos em áreas públicas, atividade que a TurisAngra vem combatendo desde o início do ano.

A segurança pública também é outro ponto que preocupa a comunidade, já que, segundo Agnelo Alves de Carvalho, vice-presidente da AMAM, a insuficiência de policiamento no local se reflete nos problemas que a Vila Histórica enfrenta aos finais de semana. O tenente Maurício, representante do 33ºBPM, explicou que não há falta de policiamento, mas que a distribuição dos policiais se dá devido à mancha criminal, ou seja, pela localização das denúncias feitas à PM, o que deixa a comunidade fora das prioridades do batalhão.

Silvia Rubio solicitou que a Polícia Militar deixe nos finais de semana, pelo menos, uma viatura na Vila Histórica de Mambucaba para evitar delitos como os “paredões de som”, uso de drogas na praia, entre outros. O representante da PM se prontificou a auxiliar a comunidade buscando o reforço do efetivo.

Outra questão que preocupa a comunidade é o trânsito, em especial no que diz respeito ao estacionamento irregular, às dificuldades de acesso à comunidade e alguns jovens que trafegam pelas ruas da Vila Histórica de Mambucaba sem habilitação, pilotando motos e quadriciclos. A presidente da TurisAngra informou que, no período do verão, a fundação contratará cerca de 20 pessoas para reforçar as ações de fiscalização do município e que a diretriz da prefeita Conceição Rabha é que estes agentes de apoio à fiscalização sejam residentes das próprias comunidades. Segundo ela, eles trabalharão nos finais de semana, feriados e em períodos especiais. Outra ação que será realizada, desta vez pela Superintendência de Trânsito e já inclusa na Operação Verão, que está sendo preparada pelo município, é o controle do acesso à Vila Histórica de Mambucaba, em especial aos finais de semana, além de operações de fiscalização e delimitação dos acessos à praia, para garantir aos moradores e turistas seus direitos de ir e vir.

- Nossa ida à Vila Histórica de Mambucaba teve o objetivo de nos aproximar ainda mais desta comunidade, ouvir as reclamações dos moradores e juntos buscarmos soluções que permitam manter a paz no local, estimular o comércio e melhorar o atendimento ao turista que busca este local, um dos mais frequentados no município – concluiu Silvia Rúbio.

Exposição abre Semana da Consciência Negra



O som forte dos tambores e atabaques estão ecoando no salão de exposições da Casa Larangeiras. Os instrumentos musicais usados pelos povos africanos e inseridos nos cultos afros no Brasil para celebrar a alegria e espantar os maus espíritos dão o tom da exposição “Cantos, Tambores e Saberes – as várias Áfricas de Angra dos Reis”, aberta nesta quarta-feira, 13, dentro da programação da Semana da Consciência Negra.

O evento, idealizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural do Município (Cultuar), vai comemorar com uma extensa programação de 13 a 30 de novembro, o Dia da consciência Negra (20 de novembro).

A data, feriado estadual, homenageia um dos maiores líderes negros do Brasil – Zumbi dos Palmares - e sua luta pela libertação dos escravos, pela liberdade dos cultos religiosos e prática da cultura africana no Brasil.

A exposição reúne fotografias, quadros, desenhos, vestuários e objetos musicais que contam a história dos negros, desde a África aos moradores negros  do Bracuí, que,  em 2012,  obtiveram o reconhecimento do governo do estado do Rio de Janeiro e da Fundação Palmares como  comunidade  quilombola.

Em 2008, os moradores iniciaram a construção da Casa de Estuque, um ponto de cultura, que abrigará as atividades culturais, educacionais e de lazer da comunidade. O grande casarão está em fase final de  construção e fica localizado nas ruínas de um antigo engenho de cachaça.

Ainda na exposição, um vídeo com depoimentos de antigos moradores do Bracuí exibe a história do local, suas culturas e costumes e a luta de seus ancestrais pela liberdade, conquista da terra e de trabalho digno.

Também ganharam espaço na mostra as vestimentas de orixás africanos. O espaço foi organizado pela União Municipal dos Umbandistas e Candomblecistas de Angra dos Reis (Umucar).

ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, no estado de Alagoas. Ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial. Localizado na região da Serra da Barriga, atualmente parte do município alagoano de União dos Palmares.

Embora tenha nascido livre, Zumbi foi capturado aos sete anos de idade e entregue a um padre católico, do qual recebeu o batismo e foi nomeado Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre nas celebrações de missas. Porém, aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pelo qual lutou até a morte, em 1695.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sapinhatuba I recebe polo do Gol Social




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, inaugurou no sábado, 9, na Sapinhatuba I, o 10º polo do projeto Gol Social, que está atendendo cerca de 90 crianças, com idades entre 6 e 17 anos.

Estavam presentes na solenidade o vice-prefeito Leandro Silva, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o presidente da associação de moradores, Jorge da Silva Ramos, a presidente da ONG Mulheres Determinadas, Telma Brito, e o coordenador do projeto, Moisés Miranda.

O Gol Social é um projeto vinculado aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), que visa o fortalecimento dos vínculos familiares e com a sociedade em geral. As crianças que fazem parte desse projeto são beneficiadas com uniforme, lanche e passagem.

A secretária de Ação Social, Inês Tenório, destacou a importância da inauguração do novo polo para as crianças da Sapinhatuba I.

- o Gol Social é um projeto de muita importância nas comunidades, pois estamos inserindo as crianças no esporte. Quem se preocupa com o esporte, se preocupa com a saúde e com a vida. Então, fico muito feliz em inaugurar mais um polo desse projeto, que tem a função conectar os alunos aos seus familiares e à sociedade em geral – afirma Inês.

Há 14 anos, a atividade esportiva vem sendo desenvolvida na comunidade pelo morador Francisco Luiz dos Santos, o Chicão. Segundo ele, a chegada do Gol Social é a realização de um sonho para os moradores do bairro.

- Poder continuar o meu trabalho com as crianças e os jovens da minha comunidade, só que de forma mais estruturada, é a realização de um sonho. Só tenho a agradecer a Prefeitura de Angra por estar nos proporcionando essa oportunidade – disse Chicão.

O Gol Social será realizado na comunidade três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira), das 8h às 11h e das 15h às 20h. A Secretaria de Ação Social informou que está abrindo novas turmas, para atender mais crianças e jovens da Sapinhatuba I e adjacências.

O vice-prefeito Leandro Silva, falou da importância das escolinhas esportivas para o futuro das crianças.

- O esporte é uma das ferramentas que promovem a socialização e que oferecem perspectiva de futuro para as crianças. Ele ocupa o espaço vago, criando oportunidade para que o jovem não fique na ociosidade. A Secretaria de Ação Social, juntamente com toda a Prefeitura de Angra, tem a visão de criar programas sociais e para inserir essas crianças na sociedade. Temos vários caminhos para tirarmos os jovens da rua e introduzi-los nas atividades sociais, e o esporte é uma dessas alternativas – afirma Leandro Silva.

Cultuar realiza concurso natalino

A Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural do Município (Cultuar), está com inscrições abertas para o Concurso de Decoração de Fachadas Natalinas 2013. O concurso, que conta com a parceria da Fundação de Turismo (Turisangra), tem o objetivo de estimular valores artísticos e culturais através da criatividade dos moradores para as festividades de final de ano e ainda revitalizar a tradição natalina, incentivando o turismo.

Para o diretor-executivo da Cultuar, Marcelo Tavares, o objetivo principal do concurso é estimular a participação popular.

— O concurso visa incentivar os moradores a enfeitarem suas casas para as festas natalinas, tornar a cidade mais bonita e alegre e destacar a criatividade da população — afirmou Marcelo.

O tema do concurso será “Anjos”. As fachadas residenciais mais bem decoradas e iluminadas serão premiadas com pacotes para final de semana na Ilha Grande e passeios de escuna pelo mar de Angra com acompanhante.

Poderão concorrer moradores de casas ou apartamentos cadastrados através do IPTU. As fachadas devem estar localizadas à entrada principal das residências e serem visualizadas da rua. Serão critérios de avaliação a concordância com o tema, a criatividade, a originalidade, proporcionalidade e ocupação do espaço, harmonia entre os materiais e o uso de materiais reciclados. O conceito de sustentabilidade também será avaliado e a iluminação será quesito classificatório.

As inscrições estão abertas de 11 de novembro a 6 de dezembro, pelo e-mail fachadanatalina@angra.rj.gov.br, ou na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. Para comprovar a inscrição é preciso anexar a ficha de inscrição a cópia do RG, comprovante de residência, inscrição do IPTU, e três fotos da fachada decorada impressas em tamanho 18 x 24 cm ou gravadas em DVD, em formato JPEG, com boa resolução.

As inscrições feitas via e-mail deverão conter os documentos e fotos anexadas em formato JPEG, em tamanho inferior a 500kb.

As fachadas pré-selecionadas serão visitadas por uma comissão julgadora, formada por membros do Conselho Municipal de Cultura e Turismo, no período de 11 a 20 de dezembro.

A premiação do concurso será realizada no dia 22 de dezembro, no Cais de Santa Luzia. O primeiro lugar ganhará um pacote para final de semana no Abraão para duas pessoas, o 2º lugar ganhará três ingressos para passeio de saveiro pela baía de Angra e o terceiro colocado ganhará dois ingressos para o mesmoo passeio, além de certificados.

O regulamento do concurso poderá ser consultado nos próximos dias no site www.angra.rj.gov.br.

Equipe da Defesa Civil realiza parto dentro de lancha




Agentes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com profissionais do Samu, realizaram um parto na lancha da autarquia, na manhã desta segunda-feira, dia 11. A paciente Hellen Diane Ferreira, de 29 anos, moradora da Praia do Provetá, encontrava-se em um pequeno barco de pesca a caminho da Santa Casa, quando a lancha do Samu foi acionada para dar suporte à mãe em adiantado trabalho de parto.

Um médico que estava em outra embarcação, a caminho do Provetá, auxiliou na operação. O profissional examinou a gestante e percebeu que não daria tempo de chegar ao hospital. Com o auxílio dos agentes da Defesa Civil e do SAMU, foram iniciados os procedimentos do parto. A paciente deu a luz a uma menina, de 40 cm e aproximadamente 3 kg. A mãe e a criança foram encaminhadas para a Santa Casa e passam bem.

Na embarcação, estavam os agentes Pedro Paulo e Carlos Alberto Freitas, um enfermeiro do SAMU, o médico, além da avó e do pai da criança.

– Foi muito emocionante ver aquela jovem dando luz em nossa lancha, e poder participar deste momento tão importante. Foi a primeira vez que pude presenciar uma situação como esta – disse o chefe da equipe de emergência e agente operacional, Carlos Alberto Freitas, profissional há 24 anos na instituição.

O Secretário Especial de Defesa Civil e Trânsito Marco Oliveira destaca a importância desse trabalho para população que moram nas ilhas de nossa cidade.

– Este serviço realizado pela Defesa Civil de Angra foi pioneiro no país, sendo implementado em 1991. Já foram realizados quase 20 mil atendimentos durante este período, sendo este o 7°parto realizado a bordo de nossas embarcações. A nossa busca para o aprimoramento do serviço é constante – concluiu o secretário Marco Oliveira.

Bom dia!


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Hemonúcleo necessita de doações


O Hemonúcleo de Angra dos Reis, também responsável pelo fornecimento de sangue às cidades de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, está necessitando de doações para que seu estoque se mantenha normalizado.

Quem deseja doar sangue precisa ter entre 18 e 68 anos, apresentar documento de identidade com foto e pesar mais de 50kg. Também é necessário que o voluntário não tenha ingerido bebida alcoólica na véspera, não seja portador de doenças crônicas nem de infecção ativa, mantenha repouso mínimo de seis horas na véspera da doação, não esteja em jejum e evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O voluntário também não deve ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses.

A unidade fica localizada na rua Manoel do Rosário nº 67, Centro, atrás do Pronto Socorro Municipal, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 16h. O telefone para mais informações é (24) 3377-6133.

Angra na Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado







A Prefeitura de Angra tem investido no incentivo e divulgação da ciência por meio da educação e apoiou a participação dos alunos angrenses na Fecti. Os alunos da UTD contaram com transporte e alimentação oferecidos pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município nos dois dias de evento. Além disso, no mês passado foi realizada a primeira Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti), que serviu para selecionar trabalhos que representaram o município na Fecti.

– Participar de um evento como este é algo que abre os horizontes dos nossos alunos e contribui para que eles se empenhem ainda mais nos próximos projetos. E vir aqui, poder estar em contato com estudantes de outros municípios, faz com que eles se sintam inseridos – avalia o gerente municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wellington Pereira.

Os trabalhos dos estudantes da UTD foram orientados pelo professor Diogo dos Santos Pinheiro, que destacou o quanto a experiência, inédita para os alunos, foi importante para que eles pudessem se familiarizar com a metodologia acadêmica.

– O desenvolvimento dos trabalhos deu a oportunidade a esses alunos de experimentarem como se faz um trabalho científico, dentro de parâmetros acadêmicos – ressaltou o professor.

Os temas desenvolvidos foram Cuidados com a pele na prática de esportes, das estudantes Amanda Michele, Hayla Beatriz e Pâmela da Rocha; Uso do computador por pessoas com mobilidade reduzida provocada por deficiência múltipla, de Diego Antônio, Luiz Paulo e Pedro Lucas; e Reaproveitamento da água da chuva na irrigação de mudas em estufa, de Leonardo Ricardo Santiago. Este último apresentou o sistema que desenvolveu para reutilizar a água na irrigação das plantas.

– Pretendo fazer mais experiências com ele e patenteá-lo. Nunca havia participado de nenhuma feira de ciências até a Femucti. Estar aqui e poder ver os trabalhos de estudantes de outras cidades é muito legal. Aqui há idéias perfeitas. Espero poder participar de mais feiras – disse Leonardo.

A Fecti reuniu cerca de 160 trabalhos, desenvolvidos por estudantes de diversas cidades fluminenses, e atraiu um grande público, formado por estudantes, professores e demais profissionais de educação, pais e outros visitantes. A premiação foi entregue no domingo à tarde. Foram distribuídas medalhas para os professores e alunos dos três melhores trabalhos de cada categoria. Estudantes responsáveis pelos trabalhos que ficaram em primeiro lugar receberam, além das medalhas, bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As escolas dos estudantes vencedores em cada categoria foram agraciadas com troféus.

Na categoria Ensino Fundamental II, os alunos Victor Hugo Soares, Mateus Simões de Barros e Matheus Laranjeira Knoeller, a orientadora Percília Campos Telles e as co-orientadoras Maria Perpétua de Azevedo e Noélia Simões de Barros receberam as medalhas de segundo lugar pelo Educar e colocaram o nome de Angra dos Reis dentre os premiados do ano. O primeiro lugar da categoria ficou com o projeto Como funciona o sistema cardiovascular e quais suas doenças, de estudantes de Petrópolis.

Na categoria Ciências Biológicas & da Saúde, o prêmio ficou com o projeto Células tronco provenientes do leite materno, de alunos do Rio de Janeiro. Estudantes de Miguel Pereira venceram na categoria Ciências Exatas e da Terra, com Aplicando a lei 11.645 na matemática. Na categoria Desenvolvimento de Tecnologia, o prêmio foi para Sistema de irrigação para horta escolar, de alunos de Belford Roxo. Na categoria Interdisciplinar, um empate dividiu o prêmio entre CSI – investigação criminal, do Rio de Janeiro, e “O gigante acordou”: as representações sociais das manifestações populares no Brasil em 2013, de Macaé.

Na cerimônia de premiação, o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky, apresentou a instituição, suas iniciativas e seu trabalho na área de divulgação científica. A fundação é responsável pelos polos Cederj, Pré-vestibular Social, Praça da Ciência Itinerante, dentre outros projetos.

– Estamos muito felizes de ver pais, alunos e professores que se dedicaram tanto defendendo seus trabalhos. Lembro-me de minhas participações em feiras de ciência nos tempos da escola e do quanto foi legal e importante para mim. Espero que esta feira fique marcada na vida de vocês assim como as que participei ficaram marcadas na minha – disse Bielschowsky.

Camorim ganha novo parquinho na praça


A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, da Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Parques e Jardins, construiu uma nova praça, com playground, no Camorim. O local fica na Rua 8, ao lado do córrego, e está funcionando desde o mês passado.

Os brinquedos, feitos de madeira, foram confeccionados pelo setor de carpintaria e serralheria da subsecretaria, usando recursos próprios. Os materiais utilizados são oriundos de reciclagem da própria pasta, de onde são produzidos todos os materiais instalados nas praças do município.

A nova pracinha tem brinquedos para as crianças, bancos de jardim, além do paisagismo ao redor, dando mais beleza à nova área de lazer da comunidade.

Os moradores aprovaram o parquinho, pois agora as crianças têm onde brincar e se exercitar. Os serviços da Subsecretaria de Parques e Jardins continuam, incluindo reformas e ornamentações em todo o município.