sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ação Social encerra programação do mês das Crianças

A Secretaria de Ação Social encerrou na tarde de ontem, dia 31, a programação especial em homenagem ao mês das crianças. As festas alusivas tiveram início no último dia 12 e foram realizadas em nos sete Centros de Referência em Assistência Social (Cras) existentes no município. Ontem foi a vez do equipamento do Parque Mambucaba sediar o evento que contou com dezenas de crianças do bairro.

Em todas as festas foram oferecidas diversas brincadeiras, apresentações de capoeira, taekwondo, oficinas de desenho e pintura em tecidos, palestras, pintura artística (em rostos) e “brinquedoteca” com piscina de bolinhas e pula-pula, além de apresentação de palhaços e distribuição de bolo, cachorro-quente, refrigerantes e panetones. O evento de encerramento teve o apoio da Eletrobras/Eletronuclear.

O vice prefeito Leandro Silva prestigiou todos os eventos durante o mês: “Quero desejar muitas felicidades as crianças que participaram das festas e dizer que o Cras é de vocês. Utilizem a vontade e participem dos nossos cursos e atividades, disse.

A Secretária de Ação Social, Inês Tenório falou da alegria em poder oferecer a opção de lazer às crianças: “É muito gratificante ver a alegria estampada nos rostos dessas crianças e saber que elas estão se divertindo. Agradeço também aos pais pela presença, finalizou Inês.

O local escolhido para realização do encerramento das comemorações ao mês das crianças foi o Clube Gigante de Mambucaba devido ao amplo espaço.









Consciência Ampla






No mesmo dia e local, representantes da fornecedora de energia, Ampla, realizaram uma ação do “Consciência Ampla Eficiente”, programa criado em 2005 e que busca reduzir o consumo e educar comunidades populares e instituições de utilidade pública para o uso eficiente de energia.

Seguindo normas técnicas e de segurança o Consciência Ampla Eficiente reforma instalações elétricas residenciais de famílias de baixa renda, creches, asilos, hospitais públicos, entre outros. O projeto inclui ainda trocas de geladeiras e inovações de baixo-custo como a iluminação de residências com garrafas pet e trocadores de calor para aquecer chuveiros.

Na tarde de ontem, os representantes da Ampla, acompanhados do vice-prefeito de Angra, Leandro Silva e da Secretária de Ação Social, Inês Tenório, realizaram entregas de geladeiras novas à moradores previamente selecionados. Os contemplados tiveram seus antigos refrigeradores trocados por novos e mais econômicos.


Idosos participam de caminhada ecológica





A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 31, a V Caminhada Ecológica da Banqueta, organizada por profissionais da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Clério João da Penha Filho, em parceria com o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Nova Angra. Vários grupos da terceira idade angrense participaram do evento, que tem o objetivo de inserir práticas saudáveis no dia-a-dia da comunidade angrense. A Secretaria de Ação Social apoiou a Caminhada Ecológica.

- Nossa intenção é levar esta atividade para outras comunidades do município, pois estamos fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família em Angra e por isso investimos na rede de Atenção Básica. Práticas como esta, além de orientar sobre a importância de manter bons hábitos, faz com que os participantes se integrem ainda mais – disse Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Os participantes se reuniram na unidade de saúde do bairro e caminharam até um sítio, onde tiveram um momento para práticas de atividades corporais, orientações sobre horta caseira, além de uma roda de terapia comunitária integrativa.

- Ao fazer a caminhada, reunimos várias pessoas, de diferentes grupos, para atividades saudáveis. Podemos compartilhar problemas e juntos ajudarmos uns aos outros - disse a médica Lilian Gomes Machado, idealizadora do evento.

Prefeitura instala 700 lixeiras no município

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, está instalando novas papeleiras (lixeiras) em todo o município.

As papeleiras foram substituídas nos pontos de ônibus e ruas da cidade. Foram colocadas cerca de 700 unidades. Elas possuem as cores verde e azul. As papeleiras vêm ainda com uma chapa de metal, na parte superior, para que o usuário possa apagar o cigarro antes de descartar o material.

Em diversos pontos, a Subsecretaria de Serviços Públicos teve que substituir as lixeiras por motivos de vandalismo. É importante lembrar que cada unidade tem um custo para o município. Em média, 20 papeleiras são destruídas por atos de vandalismo por mês. Cada munícipe tem o dever de fiscalizar a sua cidade. Faça a sua parte. Denuncie para a polícia, pois é um caso de depredação de patrimônio Público. O telefone é 190.

Pesca busca recursos e parcerias em Brasília

Na última semana, o secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, esteve em Brasília para dar continuidade à discussão sobre a importação da sardinha. A primeira reunião aconteceu em agosto, ocasião em que foi entregue um documento informando os problemas que a importação estava causando ao setor pesqueiro do nosso município.

O secretário foi convidado pelo assessor de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais, Luis Alberto de Mendonça Sabanay, que ouviu as necessidades e anseios do setor pesqueiro da cidade de Angra dos Reis. A próxima reunião acontecerá dia 20.

O representante da pasta também se reuniu com o diretor do departamento de Registro da Pesca e Aquicultura, Clemerson José Pinheiro, onde protocolou um documento para a frota camaroneira.

- Hoje as licenças são emitidas para a captura de camarão como denominação genérica, não especificando a espécie-alvo.  Mas sabemos que em nossa região há a predominância do camarão-rosa, por isso solicitamos ao Ministério da Pesca que reavalie a especificação na permissão da frota camaroneira - disse Júlio Magno.

A Secretaria de Pesca e Aquicultura continua buscando recursos e parcerias para fomentar o setor pesqueiro em Angra dos Reis.

Regularização fundiária na Morada do Bracuhy

A Prefeitura de Angra está iniciando um trabalho de regularização fundiária para os moradores do condomínio Morada do Bracuhy, localizado no bairro do Bracuí. Nesta segunda-feira, dia 4, a Subsecretaria de Habitação vai montar um posto de atendimento no condomínio para receber a documentação dos moradores. Mais de 300 famílias irão receber as escrituras de seus imóveis. O processo de regularização fundiária faz parte do compromisso da prefeita Conceição Rabha, assumido com os munícipes durante sua campanha.

     O trabalho da Prefeitura de Angra, através de sua Subsecretaria de Habitação, começou há alguns meses, quando foi feito um relatório para identificar o perfil dos moradores – quem mora de aluguel e quem é proprietário. Em seguida, começou um trabalho de orientação a respeito da documentação necessária e sobre como funciona o trâmite burocrático para a aquisição da escritura. Nesse meio tempo, a Prefeitura de Angra elaborou um projeto de lei autorizando a transferência de propriedade da prefeitura para os moradores. O projeto foi aprovado pela Câmara em outubro.

     O condomínio Morada do Bracuhy foi entregue em 2004 para vítimas das chuvas de 2002. O processo de regularização, no entanto, não vinha sendo feito, o que estava gerando a insatisfação dos moradores.

     – Faltou empenho das administrações anteriores em dar andamento ao processo. Achava-se que era só inaugurar e colocar os moradores dentro, mas não é bem assim – avalia o arquiteto e gerente de Regularização Fundiária, Weligton Henrique da Silva. – Quando assumimos a subsecretaria, as certidões de habite-se desses moradores estavam paradas aqui, pegando poeira. Foi uma determinação da prefeita Conceição Rabha dar prioridade a esse trabalho de regularização nesta atual gestão – completa o subsecretário de Habitação, Marcelo Oliveira.      

      Na segunda-feira, quando começa o recolhimento da documentação dos moradores, haverá uma solenidade no local, que deverá contar com a presença da prefeita Conceição Rabha. O recolhimento será feito das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, na casa 255, onde funcionava uma escola. Alguns dos documentos são o termo de ocupação da Prefeitura de Angra ou o documento de compra e venda, identidade e CPF do requerente, dentre outros.

     Dando continuidade ao trabalho do atual governo municipal para a regularização fundiária nos conjuntos habitacionais, o próximo a receber o mutirão da Subsecretaria de Habitação será o Morada do Areal, o que deverá acontecer entre dezembro deste ano e janeiro de 2014.  

     O trabalho de regularização fundiária no município, compromisso assumido pela atual gestão da Prefeitura de Angra, é fundamental para assegurar os direitos dos cidadãos sobre suas propriedades. Ao final do processo, os moradores terão a outorga de suas escrituras. Em Angra, aproximadamente 80% dos terrenos e imóveis são posse. Por isso, os imóveis que possuem escritura conseguem uma valorização no mercado e podem ser financiados para compra e venda. E, principalmente, a escritura representa uma segurança para o proprietário, que com ela pode provar que o imóvel é seu.

     – É uma questão de inclusão social. O normal é a pessoa ser a proprietária de seu imóvel e ter como comprovar isso. Com a escritura, ela sobe um degrau no que diz respeito à cidadania. É como ter carteira de identidade. O registro do imóvel é como a identidade do imóvel. Fora as vantagens na comercialização da propriedade, que poderá ser financiada e vendida com mais facilidade – disse o gerente de Regularização.

     – Estamos trabalhando pela cidadania dos moradores, para que a prefeita possa dar essa boa notícia para eles, que esperam pela regularização há tanto tempo. Essa é mais uma promessa de campanha que estamos cumprindo – afirma Marcelo Oliveira.  

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prefeitura participa do juramento a bandeira




O vice-prefeito Leandro Silva participou da solenidade de juramento a bandeira dos cidadãos dispensados do serviço militar no ano de 2013. Também participaram do evento o secretário especial de Defesa Civil Marco Oliveira, o diretor executivo da TurisAngra, Afif Naim, a vereadora Lia, o capitão de mar e guerra, Márcio Pereira Rippel, capitão de fragata, Ayrton de Brito, além de familiares e amigos dos jovens.

A cerimônia para a entrega de certificados de dispensa de incorporação e compromisso à bandeira dos cidadãos da classe de 1995 e anos anteriores contou com cerca de 1.400 jovens. A banda do Colégio Naval executou o hino nacional e marcou a marcha da bandeira.

Os jovens receberam seus certificados. A solenidade acontece todos os anos
A dispensa está regida em lei, parágrafo 6º do artigo 107 e com os artigos 216 e 217, do regulamento da lei do serviço militar.

Angra negocia parceria para implantação de faculdade de Medicina


A convite da reitoria da universidade Unigranrio e por intermédio da vereadora Dra. Cássia Caldellas, o secretário municipal de Saúde de Angra, Dr. Carlos Vasconcellos, esteve esta semana na sede da universidade, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu ainda o reitor Arody Cordeiro Herdy e professores da instituição. Um dos temas em discussão foi a possibilidade de Angra dos Reis sediar um curso de Medicina a partir de 2014, após entendimento da Prefeitura com o Ministério da Educação. Na semana passada, o município já foi pré-habilitado para receber o curso superior. Agora a Prefeitura tem que cumprir algumas exigências para se habilitar em definitivo. Logo após, o próprio Ministério escolherá a instituição de ensino qe oferecerá a graduação. Além desse tema, a reunião serviu também para debater outras outras possibilidades de cooperação com a cidade de Angra.

— Foi uma visita bastante agradável. Conhecemos as instalações da universidade e reafirmei, em nome da prefeita Conceição, vai pleitear o aceite federal à implantação da faculdade de Medicina no município já a partir de 2014 — explicou Carlos Vasconcellos.

Outro tema debatida foi a implantação da residência médica no município, englobando os três hospitais da cidade, Praia Brava, a Santa Casa e o futuro Hospital Geral da Japuíba, além da rede básica e de atendimento em saúde mental. O município também manifestou interesse em viabilizar a implantação de um curso semi-presencial de especialização em Saúde da Família, voltado especialmente aos profissionais concursados que ainda não o tenham realizado. Este ano, a Prefeitura de Angra já conseguiu elevar o número de unidades ESFs completas de 19 para 51 em toda a cidade.

A vereadora Cássia demonstrou grande entusiasmo com a possibilidade de parceria com a Unigrario. Ele foi formada pela instituição e tem sido aliada do município nas conversas com a universidade. Além da Unigranrio, a secretaria de Saúde também já fez contatos com a Universidade Estácio de Sá, intermediados pelo jornalista João Carlos Rabello. A Estácio também revelou a disposição de viabilizar o curso de Medicina na cidade.

A decisão sobre que instituição implantará o curso de Medicina em Angra será do Ministério da Educação, esclarece o secretário Vasconcellos, mas, segundo ele, são  importantes esses contatos para que, assim que o Edital for publicado, rapidamente as universidades interessadas possam ter meios de implantar o curso que, mesmo sendo privado, pode ter o acesso dos angrenses garantidos por meio de programas federais como o Prouni e o Fies.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Conselho de Cultura toma posse sexta-feira


A Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), empossa nesta sexta-feira, 1º de novembro, os representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Presidente, vice-presidente e 22 setoriais serão empossados.

Formado por membros do poder público e da sociedade civil, o conselho teve sua renovação neste ano em dois momentos: durante a oitava Conferência Municipal de Cultura, ocasião em que foram renovadas as representações das setoriais e, logo após, em reunião ordinária, para a eleição do novo presidente e vice do conselho.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais tem caráter voluntário e institucionaliza a relação entre administração municipal, artistas e setores ligados à cultura. O presidente Iremar de Paula foi eleito com maioria dos votos e durante o biênio 2013/2015 atuará a frente do conselho.

FUNÇÕES

O Conselho Municipal de Política Cultural foi criado ainda na década de 70, no governo do prefeito Jair Toscano de Brito. O órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo é vinculado ao Poder Executivo e tem como característica central o poder de controle sobre as ações públicas, ou sobre os projetos culturais. São funções do Conselho: deliberar sobre as diretrizes gerais da política cultural do município; colaborar com a Cultuar na convocação e organização da Conferência Municipal de Cultura; fiscalizar e avaliar a execução das ações culturais, bem como o cumprimento das diretrizes e dos instrumentos de financiamento da cultura; elaborar e aprovar seu regimento interno.

O conselho tem composição entre poder público – cujos representantes são indicados pelo executivo e sociedade civil – com representantes eleitos em assembleias setoriais e regionais. É integrado por 20 setoriais e 44 membros (titulares e suplentes). Os membros têm mandato de dois anos, com permissão de uma única recondução por igual período.

Jogos Especiais no Estádio Municipal

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizará nessa sexta-feira, dia 31, os Jogos Especiais 2013. A competição, voltada para portadores de necessidades especiais, será realizada no Estádio Municipal Prefeito Jair Toscano de Brito, no Balneário, a partir das 9h. Serão quatro modalidades: atletismo, "zig-zag" livre, chute ao gol e arremesso à cesta.

Segundo a coordenadora dos jogos, a professora de Educação Física Andréa Portugal, já há mais de cem atletas inscritos. Nas provas de atletismo serão disputados: salto em distância sem e com corrida, lançamento de pelota, arremesso de peso, caminhada de 25m, corridas de 50m e 100m rasos.

Participarão dos jogos os alunos do CEAV, Sociedade Pestalozzi, Escola Municipal de Educação para Surdos (EMES), Escola Municipal para Deficientes Visuais, Programa de Atividades Físicas, Esportivas e Especiais (Pafee) e Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD).

Seminário Internacional de Educação




Professores, pedagogos e demais profissionais de educação de Angra e outros municípios reuniram-se no resort Serenar, em Angra, para o Seminário Internacional de Educação. O evento, realizado na quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, discutiu o tema “Diálogos para democratização da escola pública no século XXI: desafios e possibilidades" e contou com a participação de palestrantes do Brasil, Estados Unidos e Argentina.

     O encontro teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, possibilitando aos profissionais de educação o acesso aos estudos e pesquisas de palestrantes brasileiros e estrangeiros e favorecendo uma oportunidade real de diálogo sobre qualidade da educação. O Seminário Internacional de Educação de Angra dos Reis foi organizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

     Na sexta-feira, durante a manhã, o tema discutido foi “Diversidade e inclusão”. O debate contou com a participação da doutora em política de educação pela Universidade da Califórnia, Janelle Scott, e com a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Adriana Carvalho Lopez.

     Foram discutidas questões relacionadas à distribuição igualitária de oportunidades no ensino e na sociedade, através da educação, como cotas sociais e raciais. Para os debatedores, apesar das dificuldades, a questão racial na educação tem obtido avanços. Outro assunto discutido foi a discriminação religiosa, especialmente aquela sofrida por adeptos dos cultos de origem afro-brasileira. De acordo com os palestrantes, alguns pais se opõem a atividades escolares relacionadas a influências culturais africanas por associá-las a algo demoníaco.

     À tarde, o último painel do seminário, cujo tema foi “Educação e comunicação”, discutiu o uso das redes sociais pelas escolas, ressaltando aspectos positivos e negativos. O uso dessas novas mídias no ensino das matérias escolares pode estimular a participação dos alunos, mas também pode reduzir as discussões a um nível muito informal ou até banal. Outras aplicabilidades interessantes para as redes sociais nas escolas seriam como quadro de avisos e memória coletiva de eventos escolares.

     Outro tema importante que foi inserido no debate foi a onda de protestos que tomou o Brasil desde junho deste ano. O caráter da escola como formadora de consciência crítica foi reforçado.

     – A escola tem que se aproximar dos fatos e mostrar o que está acontecendo, mas com profundidade – disse a argentina Inês Dussel, doutora pela Universidade de Wisconsin e mestre em ciências sociais. Junto com ela também participou a doutora em ciências sociais e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Nilda Alves.    

     A então secretária de Educação, Cláudia Nogueira, fez um balanço positivo do seminário.

     – Foi um evento bastante rico em conteúdo e também muito prazeroso. Algo que a rede municipal de ensino não via há muito tempo. Recebemos muitos elogios. Toda a equipe que participou está de parabéns pelo trabalho. Espero que os profissionais tirem bom proveito desse encontro que foi tão importante para a formação continuada – avaliou Cláudia.            

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Projeto Prefeitura nos Bairros na Sapinhatuba I






A Prefeitura de Angra, seguindo com as reuniões nos bairros, realizou mais um encontro na Sapinhatuba I. Desta vez, com o projeto Prefeitura nos Bairros, que tem como objetivo estreitar a comunicação entre o poder público e a população. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 25, na escola do bairro, e contou com a presença do vice-prefeito Leandro Silva, de representantes das secretarias municipais, além dos moradores.

O projeto Prefeitura nos Bairros consiste na segunda fase das reuniões de prestação de contas, que vêm sendo realizadas desde o começo do ano. Os moradores puderam expor suas reivindicações e contaram com respostas e ações imediatas, como o comprometimento da Secretaria de Saúde e da Subsecretaria de Serviços Públicos com a intervenção na unidade de saúde do local, já para as próximas semanas. Outra ação será a implantação do projeto Gol Social, que levará uma escolinha de futebol para o bairro.

Os moradores solicitaram mais brinquedos para a área de lazer, a retirada de entulhos das casas demolidas em 2010, mais sinalização no bairro, além de outros pedidos. As solicitações serão atendidas gradativamente. Os moradores também agradeceram a prefeitura pelo trabalho de iluminação pública, feita na quadra de esporte e no parquinho.

- Levar a prefeitura para os bairros possibilita uma comunicação mais direta e consequentemente uma ação mais eficaz – completou o vice-prefeito.

A população ficou satisfeita com a presença do governo no bairro. As reuniões vão acontecer uma vez por semana e passará pela maioria dos bairros. O próximo encontro será na quinta-feira, 31, no bairro da Banqueta.

Belém comemora mês das crianças com festa






A Secretaria de Ação Social por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Belém, realizou na manhã da última sexta-feira, dia 25, uma festa em comemoração ao Mês das Crianças. A festa contou com muitas brincadeiras organizadas pela coordenação do equipamento. Centenas de crianças compareceram e participaram de oficina de desenho, pintura de rostos e apresentação de taekwondo.

A animação ficou completa com a apresentação do “Palhaço Cebola”, que além da performance ainda deu conselhos as crianças: “Devemos respeitar uns aos outros e principalmente respeitar o papai e a mamãe, nunca nos esquecendo de agradecer a Deus por tudo”, disse.

O vice-prefeito Leandro Silva também prestigiou o evento e parabenizou as crianças presentes: “É muito bom está aqui com vocês. Quero aproveitar para parabenizar e dizer que o Cras é de vocês. Tantos as crianças quanto os adultos podem e devem usar este equipamento”, disse Leandro

O município conta com sete Centros de Referência em Assistência Social entre o Parque Mambucaba e a Monsuaba.

Hoje, dia 29, as crianças da Monsuaba vão se divertir com um evento feito para elas. As comemorações se encerrarão no próximo dia 31, no Cras do Parque Mambucaba às 14h