sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Operação Tapa Buraco na Japuíba







A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, continua realizando a operação Tapa Buraco. Chegou a vez da Grande Japuíba. O vice-prefeito Leandro Silva esteve no bairro para vistoriar as obras e ouvir as necessidades dos moradores.

Diferentemente do Asfalto na Porta, subsidiado pelo governo do estado, essa operação conta com recursos próprios da prefeitura. O Tapa Buracos está na sua segunda fase e pretende abranger todo o município. Na Japuíba, as vias contempladas com o recapeamento asfáltico foram as ruas Ouro Preto, Japoranga e Mangaratiba.

- Recebemos muitos pedidos para melhoramento das ruas e gradativamente estamos atendendo. É extremamente importante esse trabalho, pois dá comodidade aos moradores. Valorizar o munícipe é criar meios para que ele viva com bem estar e essa é a prioridade do governo – disse Leandro.

A ação já está a três dias na Japuíba. Na próxima semana os trabalhos continuam na Rua Japoranga e no restante das ruas programadas para a operação. Após a Japuíba e entorno, os serviços chegam à Estada do Contorno.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Adeus "quebra- carros" da Rio Santos. Confira o antes e depois

                                                          Trecho na altura do bairro Sapinhatuba I / Fotos e montagem: Fábio Martins

Crianças do Bracuhy ganham festa no Cras








Dezenas de crianças foram ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) situado na Rua Três Amigos no bairro Bracuhy, onde foi realizada na manhã de ontem, dia 23, uma grande festa em comemoração ao mês das crianças. Durante o evento houve apresentação de capoeira e taekwondo, oficinas de artesanato e desenho com caricaturista.

Enquanto as crianças se divertiam com as brincadeiras, piscina de bolinhas e pula-pula, os adultos participaram de uma reunião do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) que acontece todos os meses no equipamento.


O vice-prefeito, Leandro Silva esteve no Cras e parabenizou crianças presentes e aproveitou para convidá-las à participar das atividades oferecidas no equipamento todas as semanas:

- Quero desejar um feliz dia das crianças, já que ainda estamos no mês dedicado a elas e dizer que o Cras é de vocês. Participem das aulas aqui oferecidas, pois é um direito de todos – disse Leandro

A Secretária de Ação Social Inês Tenório também prestigiou o evento e falou da alegria em poder ver as crianças se divertindo: “Desde o início do mês estamos promovendo opções de lazer para as crianças, o que é gratificante, pois podemos ver a felicidade estampada nos rostinho de cada uma delas, disse.



O município conta com sete Centros de Referência em Assistência Social entre o Parque Mambucaba e a Monsuaba.

Amanhã, dia 25, é a vez do Cras do Belém realizar a festa para as crianças as 9h da manhã. Já no dia 29, as crianças da Monsuaba vão se divertir com um evento feito para elas. As comemorações se encerrarão no próximo dia 31, no Cras do Parque Mambucaba às 14h

Crianças da Nova Angra ganham festa no Cras



Centenas de crianças compareceram ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) situado no Centro Paroquial da Nova Angra, onde foi realizada na tarde de segunda-feira, dia 21, uma grande festa em comemoração ao mês das crianças. Durante o evento houve apresentação de capoeira e taekwondo, oficinas de artesanato e desenho com caricaturista.

As crianças se divertiram muito com várias brincadeiras e atividades recreativas desenvolvidas pelos colaboradores do Cras. Os alunos do projeto “Gol Social”, da Secretaria de Ação Social também estiveram presentes e comemoraram após um jogo de futebol na quadra do local.

O vice-prefeito Leandro Silva foi ao evento desejar um feliz Dia das Crianças e aproveitou para convidá-las a participar das atividades oferecidas na unidade todas as semanas:

- Quero parabenizar a todas as crianças pelo seu dia e dizer que o Cras é de todas as crianças. Participem das aulas aqui oferecidas – disse Leandro

O município conta com sete Centros de Referência em Assistência Social. No próximo dia 25 é a vez do Cras do Belém receber a festa do mês das crianças.


Programação nos Cras

- Dia 25, às 9h - Cras do Belém
- Dia 29, às 10h - Cras da Monsuaba
- Dia 31, às 14h - Cras do Parque Mambucaba (Na igreja São José Operário)

IV Fórum sobre população de rua


A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra realizou no início desse mês, o IV Fórum sobre a População em Situação de Rua. Foram abordados temas relevantes, como os trabalhos ostensivos desenvolvidos pelo setor de abordagem, dentre eles a identificação, sensibilização e orientação das pessoas e famílias em situação de rua, encaminhando-as para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), proporcionando a inserção no cadastro único para oferta de Programas Sociais.

Também foram abordados os encaminhamentos monitorados para acesso à documentação, acesso a endereço de referência (Creas) e ao centro de atenção à população em situação de rua do município, para proteção e reinserção aos vínculos familiares e sociais.

Vale destacar, que a legislação vigente não permite a internação compulsória das pessoas em situação de rua.

De julho a setembro de 2013 foram efetuadas 140 abordagens à população em situação de rua, sendo cinco munícipes e 135 oriundo de outras cidades e estados. Neste mesmo período, foram concedidas 130 passagens a pedido dos usuários para retorno às cidades de origem. Os demais estão sendo acompanhados pela equipe de abordagem na tentativa de fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

O Centro de Atenção não é um equipamento destinado ao tratamento para usuários de álcool e outras drogas e sim um equipamento de acolhimento institucional para proteção social especial de alta complexidade, ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência e que estejam com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

As políticas de prevenção e combate ao consumo de álcool e drogas competem à Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar).

Angra marcou presença na IX Conferência do Suas


A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão (SSASDG), e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), realizou nos dias 16,17 e 18, nas dependências do Centro de Convenções Sul América, a IX Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro. O evento, que teve como tema "A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS", reuniu os delegados eleitos nas conferências realizadas nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, gestores da assistência social, representantes dos conselhos municipais e da sociedade civil e usuários da rede

Os participantes foram divididos em grupos de trabalhos, onde foram debatidos os problemas da rede de assistência social e elaboradas propostas para a melhoria e avanço do serviço, que serão apresentadas na Conferência Nacional, entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, também serão eleitos os 98 delegados que representarão o Estado na etapa nacional.

O município de Angra dos Reis foi representado pela Secretária de Assistência Social Inês Tenório que participou da abertura da conferência.

Dentre os eleitos para delegados que representarão o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional, o município de Angra estará presente  na pessoa da presidente Municipal do Conselho de Assistência Social, Elisa Maria Leite da Silva (representando a Pestalozzi) e Adriana Reis Soares.

Na abertura da Conferência, o vice-governador do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, ressaltou os avanços registrados pela Assistência Social do Estado nos últimos anos:

- A gente vê como avançou o trabalho da assistência social em nosso estado. Eu ando os municípios e a comunidades e vejo o quanto os programas da assistência social estão presentes nas zonas rurais. E com o plano estadual de superação da pobreza extrema, o Rio Sem Miséria, eu não tenho dúvida de que o Rio de Janeiro será o primeiro estado da nação a erradicar essa chaga que ainda persiste em nosso país, que é a miséria. Que tenhamos uma Conferência que avance muito, que vocês cobrem muito e nós tenhamos cada vez mais sensibilidade para ouvir as reivindicações de vocês”, disse o vice-governador

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, destacou a importância da participação de todos na construção da política da assistência social.

“A Conferencia Estadual traz para o debate o tema da gestão da Assistência Social e congrega os delegados dos 92 municípios, para que o SUAS possa ser debatido e possamos buscar o aperfeiçoamento do modelo. Essa participação é importantíssima, porque nós temos aqui o governo, a sociedade civil, os usuários e isso faz com que possamos debater e tirar as proposições adequadas para que o sistema possa estar cada vez mais consolidado e ampliado. Aqui no Estado nós somos vanguarda porque o SUAS funciona no espírito daquilo que é pactuado com o Governo Federal, nós temos o financiamento fundo a fundo, nós temos Centros de Referência da Assistência Social e Centros de Referência Especializada da Assistência Social em todos os municípios, temos Centro de Referência para a População de Rua, então, um avanço constante que temos na política da assistência social e queremos levar esse avanço para a Conferência Nacional, em Brasília, para que o modelo nacional possa também ser aperfeiçoado”, destacou o secretário.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mambucaba terá R$ 40 milhões para saneamento




A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, viaja a Brasília nesta quinta-feira, 24, para acompanhar o anúncio da liberação de cerca de R$ 40 milhões da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para investimentos em saneamento básico no Parque Mambucaba, além de obras de infraestrutura. A prefeita viaja a convite da própria Presidência da República. O anúncio é a conclusão de um trabalho iniciado em maio deste ano, quando Conceição e o deputado Luiz Sérgio estiveram com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para apresentar projetos de saneamento para a cidade. Conceição comemorou a liberação dos recursos.

— É uma grande vitória para Angra e agradeço muito à presidenta Dilma e ao seu Ministério pela sensibilidade com o pedido do nosso Governo. Parabenizo também à equipe de servidores da nossa área de projetos, afinal, nos últimos anos, a Prefeitura de Angra não conseguia aprovar a liberação de recursos do Governo Federal. Estamos recolocando a cidade na trilha do desenvolvimento, e saneamento é fundamental — disse Conceição.

Os recursos do PAC 2 serão usados em obras de ampliação da rede coletora e de tratamento de esgoto do Parque Mambucaba e na elaboração de projetos de engenharia. Serão construídas 14 elevatórias e duas grandes estações de tratamento de esgoto. Outro pedido em análise é o que trata do saneamento básico na região de Jacuecanga, projeto também já encaminhado ao Ministério. A prefeita acredita que breve outras comunidades também serão beneficiadas.

— Quando fui à casa das pessoas pedir apoio durante a campanha, disse que teríamos o apoio da presidenta Dilma. Estamos conseguindo. Cada projeto de Angra que chega ao Governo Federal é tratado com o máximo de atenção. É muito diferente da relação que se tinha antes, quando Angra perdia recursos por falta de projetos — lembrou a prefeita.

Conceição também destacou que, no início do Governo, o município já havia conseguido outra vitória, ao assegurar a manutenção dos contratos de saneamento do PAC 1, que corriam o risco de serem perdidos dado à incapacidade da Prefeitura de gerir bem os prazos e o andamento das obras. O PAC 1 está financiando todo o saneamento básico da região central de Angra, obra que foi retomada este ano.

Após a liberação dos recursos, que não se tratam de empréstimo, ou seja, não precisarão ser devolvidos, o município formalizará os convênios com o Ministério, via Caixa Econômica Federal, e passará diretamente à contratação das obras, o que deve acontecer no primeiro trimestre de 2014.

Para saber mais sobre a condução dos pedidos no Ministério das Cidades, acesse o link:
http://angra.rj.gov.br/imprensa_noticias_release.asp?vid_noticia=9219&IndexSigla=IMP#.UmgXtnA3uE0

Antes e depois da Ponte do Areal

É a Prefeitura de Angra Cuidando da Cidade

Reunião de secretariado discute população de rua


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Governo, realizou na última sexta-feira, 18, uma reunião com todas as secretarias para discutir sobre a população em situação de rua, além de outros assuntos.
 
A secretária de Ação Social, Inês Tenório, apresentou dados dos agentes que fazem a abordagem nas ruas. No município existem hoje 18 pessoas morando nas ruas, fora a população volante, que passa só um período na cidade. No mês de setembro, por exemplo, foram feitas 50 abordagens, com um total de 45 passagens de ônibus emitidas, oferecida para aqueles que quiseram voltar para seus locais de origem.
 
- É importante frisar que uma pessoa em situação de rua não é obrigada a ficar em nossas unidades (Cras, Creas, Casa Abrigo e Centro de População de Rua). É preciso o indivíduo querer sair daquela condição. O município oferece subsídios para a reinserção social e familiar. Nós não prestamos assistencialismo, damos a oportunidade de preparo psicológico e profissional – afirmou Inês.
 
O objetivo foi integrar as secretarias, para que haja melhor prestação dos serviços públicos nas unidades. A intenção é fazer uma ação conjunta com os municípios vizinhos para amenizar a condição de pessoas em situação de rua.

Angra começa a receber as sirenes do Estado



O município de Angra dos Reis será contemplado com 20 blocos de sirenes e sete pluviômetros automáticos até o final de novembro. A notícia foi veiculada em 13 de agosto, durante a reunião entre Defesa Civil estadual e os municípios. Na manhã de sexta-feira, dia 18, a Defesa Civil municipal de Angra recebeu parte do material. Foram entregues 20 postes, nos quais serão instalados os blocos de sirenes nas áreas de risco do município.

A previsão do governo do estado é que os blocos sejam instalados até o dia 29 de novembro, Dia Estadual de Prevenção de Desastres. Nesta data haverá uma série de atividades que marcarão o dia em quase todos os municípios do Rio de Janeiro.

DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DE DESASTRES

Para programar o evento, o governo do estado realizou um encontro na última terça-feira, dia 15, no quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, com quase todos os municípios, para traçar as metas. Angra dos Reis esteve presente, representada pelo secretário Marco Oliveira, pelo superintendente de Planejamento de Gerenciamento de Crises, Hele Filho e pelo gerente de Engenharia da Defesa Civil, André Porto.

Presente no evento, o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, falou sobre importância da integração dos municípios com o Estado.

– A Defesa Civil estadual e as municipais precisam trabalhar juntas, sem vaidade, e essa integração engrandece nosso trabalho – falou.

O secretário de Defesa Civil de Angra dos Reis, Marco Oliveira, ratificou a fala do comandante-geral.

– Angra é parceira do governo do estado. Com essa união quem sai ganhando é a população da nossa cidade que receberá as sirenes. Um projeto para minimizar os efeitos da chuva e assim salvar vidas – disse o secretário.

Também estiveram presentes ao evento o subsecretário estadual de Defesa Civil, Coronel Jerri Andrade Pires; o superintendente Operacional de Defesa Civil do Estado, Coronel Luiz Guilherme; o tenente coronel Paulo Renato Vaz, diretor da Escola de Defesa Civil do Estado (Esdec); o subsecretário de Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, tenente coronel Marcio Moura Motta.

CAPACITAÇÃO

Antes da instalação das sirenes, a Escola de Defesa Civil do Estado (ESDEC) foi aos municípios contemplados para treinar os voluntários que moram nos bairros onde as sirenes serão implantadas. Na Região Serrana, primeira a recebe-las, em 2011, mais de duas mil pessoas foram capacitadas pela Esdec.

– Essa etapa foi importantíssima para o sucesso desse programa. Em parceria com o Departamento-Geral de Defesa Civil do Estado (DGDEC), vamos continuar a instruir a população a recebê-las. Todos precisam saber que ali existe uma sirene e qual a função dela. É um grande projeto para salvar vidas – salientou o secretário Marco Oliveira.

COMO FUNCIONAM AS SIRENES

Cada bloco de sirenes possui de quatro a oito cornetas que vêm com uma bateria de duração de seis horas e um nobreak também de seis horas, totalizando 12 horas de autonomia.

Com as sirenes, virão sete pluviômetros automáticos. Cada um deles cobrirá um raio de 3 km, com atualização variando de 3 a 15 minutos.

Receberão os blocos de sirenes os municípios de Niterói, Angra dos Reis, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti, Queimados e Magé.

Saúde realiza capacitação contra a dengue

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou aproximadamente 300 agentes comunitário de Saúde, para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
 
- O projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, para limpeza dos principais criadouros do mosquito – explica Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental.
 
O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença. Os agentes serão os responsáveis por disseminar as informações da campanha para a população.
 
- Conhecer, aprender e ensinar são essenciais para a prevenção e promoção da saúde. Os agentes comunitários, os agentes de combate às endemias e os agentes de controle de vetores são elos fundamentais para democratizar a informação, para torná-la acessível a cada um dos brasileiros – concluiu Romário.
 
Esta ação demonstra a preocupação da Prefeitura de Angra com relação à dengue. No ano de 2013, o município sofreu a sua quinta epidemia.

Prefeitura conclui reforma do CEM da Monsuaba




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria municipal de Saúde, entregou na noite da última segunda-feira, 21, a obra de reforma completa do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Mãe Dolores, na Monsuaba. O posto de atendimento do bairro foi inaugurado no governo do ex-prefeito Neirobis Nagae (89-92) e desde então não havia recebido nenhuma grande reforma. A obra de revitalização custou cerca de R$ 106 mil e foi feita com recursos do Ministério da Saúde. Desde novembro de 2011, a verba estava disponível no Ministério mas só este ano, no atual Governo, o dinheiro foi captado e investido.

- Queremos sempre o melhor para a cidade e a comunidade da Monsuaba pode esperar o melhor do nosso governo. Ter um sistema de saúde de qualidade é nossa principal meta, pois está em jogo o bem estar do cidadão e é com isso que nos preocupamos. A entrega dessa reforma aqui na Monsuaba é mais uma demonstração do nosso compromisso em cuidar da cidade, como estamos fazendo em outros bairros — exaltou a prefeita Conceição Rabha.

O vice-prefeito Leandro Silva ressaltou o empenho da equipe da secretaria de Saúde, desde o início do ano. Como em outras áreas do Governo, na Saúde, a desordem administrativa e financeira era grande no início do atual Governo. Leandro destacou ainda outros investimentos previstos para a saúde pública do município.

- Quero aqui agradecer à equipe do nosso secretário, Dr. Carlos Vasconcellos. Buscamos sempre atender com carinho aos usuários da rede de saúde e sei que temos muitos desafios pela frente, porém não tenho dúvidas de que vamos avançar e gerar melhorias para os cidadãos deste município. Nesta área, a abertura do Hospital da Japuíba será um grande passo, assim como outros investimentos que estão sendo feitos por toda a cidade.

O CEM Monsuaba conta com aproximadamente 15 médicos, além de uma dedicada equipe de atendimento. O espaço tem gabinete odontológico, sala para curativos, ginecologia e clínica médica. O secretário de Saúde adiantou que a reforma é apenas o início das intervenções na Monsuaba, já que para 2014, os planos são para ampliar a unidade.

- Agradeço a toda equipe do CEM Monsuaba, que mesmo com alguns imprevistos gerados pela obra, conseguiram manter o seu atendimento humanizado à população. Conseguimos em tão pouco tempo de governo resgatar esta verba para reforma e estamos prevendo para 2014 uma ampliação da unidade, para dar mais conforto aos usuários. Estas mudanças visam oferecer um atendimento digno à nossa população — disse Carlos Vasconcellos.

A dona de casa Irame Maria Travassos, moradora da comunidade há 15 anos, elogiou a reforma e a iniciativa do governo municipal.

- Agora vamos ter um atendimento melhor. Quando chovia nós ficávamos expostos ao tempo. Além disso, os profissionais que trabalham aqui terão mais condições de trabalho. O governo municipal acertou ao fazer este trabalho e por isso deixo aqui os meus parabéns – disse ela.

A entrega da reforma do CEM Monsuaba contou com a presença de secretários municipais, superintendentes da secretaria de Saúde e dos vereadores Eduardo Godinho, Jairo, Chapinha e Claudinho.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mulheres se encantam com Vinícius de Moraes




Dando continuidade às atividades do movimento popular Outubro Rosa, a Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria da Mulher, realizou na quinta-feira, 17, na Casa Larangeiras, o Encontro das mulheres com Vinícius de Moraes.

Segundo a coordenadora do evento, Neuza Nardelli, o encontro literário em comemoração ao centenário de Vinícius de Moraes foi um momento de descontração e alegria para as mulheres do município.

- Estamos sempre falando e alertando sobre o câncer de mama e esse tema é muito tenso. Acho que todos nós merecemos um momento de descontração para termos motivação e alegria – diz Neuza.

Foi exibido um filme com um breve histórico da vida do autor. O público, de aproximadamente 200 pessoas, ainda pôde desfrutar das canções de Vinícius de Moraes, interpretadas pela banda do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci, como Garota de Ipanema, Chega de saudade e Se todos fossem iguais a você. Além das recitações de um dos maiores poetas brasileiros.

Vinícius de Moraes foi diplomata. dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro e completaria 100 anos no dia 19 de outubro.

O Outubro Rosa é um evento que estimula e conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, preservando a integridade e a saúde da mulher. O laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e ajuda a inserir a sociedade na batalha contra a doença, que atinge muitas mulheres no Brasil.