sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Viva Angra começa daqui a pouco!


Mis dignidade: Novas instalações do Cras do Bracuí foram inauguradas







A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, inaugurou na noite de quinta-feira, 26, as novas instalações do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no Bracuí.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Leandro Silva, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o vereador Carlinhos Santo Antônio, representantes comunitários e mais de cem pessoas, que prestigiaram o evento.

O bairro Bracuí já contava com um Cras, que funcionava na mesma rua, porém, em um imóvel menor, o que limitava a realização das atividades. Com a inauguração, o equipamento contará com uma estrutura maior, que facilitará o atendimento das quase duas mil famílias cadastradas.

O Cras do Bracuí continuará atendendo às “comunidades tradicionais” (indígenas e quilombolas), que estão nas imediações daquela localidade, e os moradores dos bairros compreendidos entre o Ariró e a Gamboa do Bracuí.

Para a secretária de Ação Social, o novo espaço dará mais dignidade aos usuários que contarão com mais conforto.

_ Esta é uma luta antiga e que finalmente conseguimos conquistar. Quem ganha com isso é a população e a sociedade em geral – afirmou Inês Tenório

O vice-prefeito falou da alegria em poder entregar o novo equipamento aos moradores.

- Hoje é um dia muito especial, pois estamos inaugurando mais do que um imóvel, estamos entregando um espaço onde as pessoas poderão ter mais dignidade e se sentir inclusas nos projetos sociais. Nosso governo trabalha com sensibilidade e humanidade. Nosso compromisso é cuidar das pessoas – disse Leandro Silva.

 A coordenadora do Cras do Bracuí agradeceu e parabenizou a prefeitura pela realização, pois o antigo imóvel já não atendida à demanda.

- Após muito tempo atendendo de forma limitada e com pouco espaço, finalmente vamos dar um atendimento ainda mais justo e merecido aos usuários e ampliar as atividades – disse Jaqueline Cunha.

A nova sede do Cras, situada na rua Três Amigos, 32, possui três suítes e várias dependências para facilitar as atividades oferecidas, como oficinas de artesanato, corte e costura, depilação, cabeleireiro, manicure, taekwondo, decupagem e, em breve, aulas de desenho artístico.

No final do evento alunos do taekwondo e os participantes do Coral da Terceira Idade fizeram apresentações para os presentes. .

Atualmente, o município conta com sete Cras: Monsuaba, Campo Belo, Nova Angra, Belém, Bracuí, Frade e Parque Mambucaba.


Viva Angra acontece neste final de semana


Já estão confirmados os shows da edição 2013 do Viva Angra, que será realizado na praça Zumbi dos Palmares. A equipe da Prefeitura de Angra, capitaneada pelo vice-prefeito, Leandro Silva, definiu os shows que serão as atrações do evento, que tem tudo para ser um dos maiores festivais de música gospel do Sul-Fluminense.

Hoje, dia 27, a cantora Gisele Nascimento e o cantor Jotta A subirão ao palco, trazendo muita música e louvor. No sábado, 28, o cantor Mattos Nascimento agitará a Praça Zumbi dos Palmares. A programação é gratuita e acontecerá no palco do Oyster Bar, a partir de 19h e com encerramento à meia-noite. A Prefeitura de Angra solicitará à empresa de ônibus que monte um esquema especial para o transporte do público do Viva Angra 2013.

Em paralelo à programação artística do Viva Angra, acontecerá no sábado, 28, das 8h as 13h, o seminário “Liberdade de Culto e Tolerância Religiosa”, que será realizado na Casa Larangeiras. Na ocasião, serão promovidas duas palestras e uma apresentação musical.



Sobre os artistas:

Jotta A

O músico tornou-se conhecido nacionalmente, sendo revelado num concurso de calouros no Programa Raul Gil em 2011. Após vencer o programa, foi contratado pela gravadora Central Gospel Music e lançou seu primeiro álbum, chamado Essência, que já vendeu mais de oitenta mil cópias, e foi certificado com disco de platina.

Gisele Nascimento

A cantora, que já gravou sete discos e participou de inúmeras coletâneas é de uma das mais tradicionais famílias de músicos gospel. Gisele é filha de Tuca Nascimento que também é seu produtor, irmã mais velha de Michelle Nascimento e sobrinha de cantores conhecidos como Mattos Nascimento e Rose Nascimento. Começou sua carreira aos dezoito anos de idade. O primeiro trabalho de Gisele Nascimento foi lançado em 2001. O álbum “Tua Presença” fez tanto sucesso que, dois anos depois, a gravadora apostou no CD “Vencer ou Vencer” e, em 2005, lançou “Minha Herança”. Poucos meses depois de retornar ao casting da Line Records. No ano de 2007 ela lançou o disco “Transforma – me”, seguido pelo álbum “Deus de Providência”, de 2009, “Rios de Milagres”, de 2011 e o “O Sonho não Acabou”, lançado este ano.

Mattos Nascimento

Mattos Nascimento já atuou como músico junto a bandas como Paralamas do Sucesso, Ronaldo Bastos, Kid Abelha, Tim Maia, Jorge Bem e Alcione, entre outros. Depois de se tornar evangélico, tem se dedicado exclusivamente à carreira solo, gravando dezenas de álbuns. O cantor foi o pioneiro de sua família no mundo da música cristã, tendo participado de cerca de 50 discos, entre lançamentos próprios e coletâneas.

Começa hoje o Viva Angra!


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vacinação antirrábica continua


A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Angra, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental, continua a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. A ação teve início no dia 19 de setembro e seguirá até 18 de outubro. A imunização é voltada somente para animais que não foram vacinados no mês de abril, período anterior da campanha.

 A vacinação começou em postos fixos nas grandes unidades de saúde da cidade, para vacinar os animais de estimação. O calendário prevê o atendimento a todos os bairros do municipio. O objetivo é prevenir e combater a raiva, uma doença grave e com alto índice de mortalidade. A Secretaria de Saúde pede para que donos de cães e gatos levem seus animais para vacinar nos locais indicados mais próximos de suas casas.

Segundo as normas atuais para a vacinação, não poderão ser imunizados os animais doentes, fêmeas que estejam esperando filhotes e animais com menos de três meses de idade. A equipe de imunização recomenda que os animais sejam levados aos postos por adultos.

 Atenção para o calendário das equipes de vacinação:



27/09 - sexta-feira (das 9h às 16h) – Posto móvel

Sertão do Bracuí



02 a 4/10 - quarta a sexta-feira (das 9h às 16h) – Posto móvel

Banqueta



09 e 10/10 - quarta e quinta-feira (das 9h às 16h) – Posto móvel

Ariró



11/10 - sexta-feira (das 9h às 16h) – Posto móvel

Zungu



16/10 - quarta-feira (das 9h às 16h) – Posto móvel

Caputera



17/10 - quinta-feira (das 9h às 16h) – Posto móvel

Sertão do Cantagalo



18/10 - sexta-feira (das 9h às 16h) – Posto móvel

Itanema

Estrada da Caputera II será toda recuperada



A prefeita Conceição Rabha assinou na noite de quarta-feira, 25, a ordem de serviço para o início da obra de reconstrução da Estrada da Caputera. A cerimônia ocorreu no Cantinho do Beija-Flor, na Caputera II, e a comunidade compareceu em grande número, prestigiando a solenidade.

A obra, orçada em R$ 2,8 milhões e que tem previsão de 120 dias de duração, é uma parceria entre o governo municipal e a empresa estatal Transpetro, que parte do Terminal da Baia da Ilha Grande (Tebig) instalado no bairro.

Segundo a prefeita, o objetivo de sua gestão é cuidar de toda a cidade e ainda promover outras melhorias na Caputera.

- Queremos dar condições para que vocês possam continuar vivendo neste lugar maravilhoso que é a Caputera I e II. Por isso, promoveremos diversas melhorias nesta região. Neste emaranhado de dificuldades, estamos buscando as parcerias para que as obras sejam realizadas. Nessa intervenção temos a Transpetro como uma grande parceira. Gostaria de agradecer também a empresa Valle Sul, que entendeu as dificuldades de nossa gestão e vem colaborando para o desenvolvimento de nossa cidade – enfatizou Conceição.

O vice-prefeito Leandro Silva destacou que a reconstrução da Estrada da Caputera foi um compromisso firmado pelo atual governo.

- Quando assumimos o governo, tivemos noção de como a prefeitura se encontrava. A antiga gestão nos entregou uma prefeitura com diversas dívidas, mas nem assim nos abatemos. Estamos aqui cumprindo um compromisso firmado com esta comunidade, que sofreu muito com as chuvas. Nosso governo é feito de parcerias e elas só têm a somar para a realização desta obra – falou Leandro.

Além da comunidade da Caputera II, secretários municipais e representantes da Transpetro e Valle Sul, participaram do evento.

Todos os sábados e domingos. Tudo mundo ligado!


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Órgãos se reúnem para conhecer os serviços do Cras

Na manhã dessa terça-feira, dia 24, profissionais representantes da Brasfels, do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG), da Regional de Jacuecanga e do Ciep 302 Charles Dickens participaram de uma reunião no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), da Monsuaba. A intenção do encontro, que contou com a presença da psicóloga e da assistente social da unidade, foi conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos Cras e as atividades oferecidas para, a partir de então, buscar uma unificação entre esses órgãos e a prefeitura, a fim de promover um melhor atendimento aos usuários.

Nos Cras são disponibilizadas atividades continuadas que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população, com ações focadas no atendimento das necessidades básicas e buscam o fortalecimento dos vínculos familiares para a superação de vulnerabilidades. Entre os serviços oferecidos estão o Acompanhamento Integral à Família/PAIF, atendimento à 3ª idade com diversas atividades, programa Bolsa Família, Projovem Adolescente, Gol Social, além dos benefícios eventuais, como o auxílio maternidade e funeral, Leite é Saúde, Leite Social, entre outros.

Nestes espaços são oferecidos ainda: atendimentos psicossocial e jurídico; oficinas de artesanato, corte e costura, biscuit, violão, manicure, pedicure, cabeleireiro, depilação, desenho e bordado e atividades esportivas.

Vale lembrar que muitos dos benefícios estão sujeitos à avaliação das condições de cada família, que são submetidas a critérios técnicos de seleção.

Para obter informações detalhadas de cada programa/projeto ou sobre o cadastramento, o morador pode se dirigir ao equipamento mais próximo de sua residência. Existem unidades do Cras nos bairros Nova Angra, Campo Belo, Frade, Monsuaba, Belém, Bracuí e Parque Mambucaba.

Ação Social divulga programação do Mês do Idoso

Para comemorar o Mês do Idoso, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, vai realizar diversas atividades. A programação começa no próximo domingo, com um espetáculo musical do Grupo Amistad.

A programação completa será a seguinte:

Domingo, dia 29/09, às 15h - Espetáculo musical com o Grupo Amistad, no Teatro Municipal.

Terça-feira, dia 1º/10, às 9h – “Ação na Praça”, em parceria com a Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), na Praça Codrato de Vilhena.

Quarta-feira, dia 16/10, às 14h – Baile à fantasia no Clube Jardim Balneário

Quinta-feira, dia 31/10, às 9h – Caminhada na Banqueta, em parceria com o PSF do bairro.

Há previsão ainda, de um desfile dos Núcleos de Convivência, com data a ser confirmada pela organização.

NÚCLEOS DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE

Os Núcleos de Convivência da Terceira Idade realizam diversas atividades que são oferecidas nas comunidades e atendem centenas de idosos em todo o município.

As ações são divididas em atividades de rotina e extras, com várias opções para os participantes: oficinas de música, de dança, atividades corporais, “contação” de histórias, bingos mensais e homenagem aos aniversariantes estão entre as atividades de rotina. Porém, a Secretaria de Ação Social realiza também atividades extras, como almoços comunitários, bingões, bailes, oficinas e passeios.

Várias comunidades são atendidas, em dias e horários variados, nos chamados Núcleos de Convivência de Terceira Idade. Os moradores da Monsuaba podem participar das atividades no salão paroquial do bairro, das 9h às 11h30, todas as segundas. No Belém, o serviço é disponibilizado, das 15h às 16h30, no Cras local (Centro de Referência de Assistência Social), também às segundas-feiras. No Frade, o atendimento é feito todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h30, no salão paroquial. Na Banqueta, os moradores da terceira idade participam das 9h30 às 11h na associação de moradores do bairro, às quartas-feiras. No Balneário, as ações são disponibilizadas às quartas, das 14h às 16h no Clube Jardim Balneário. Já no Campo Belo, são realizadas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, no Cras no bairro; e às sextas-feiras, uma equipe realiza atividades no Parque Mambucaba, das 14h às 16h, no salão paroquial da igreja São José Operário.

Vice-prefeito no Belém e Nova Angra

     

Nessa terça-feira, 24, o vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva, fez uma caminhada para conversar com moradores do Belém e Nova Angra. Ele esteve acompanhado do secretário municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, do subprefeito da região, Marcos Coelho, e de demais representantes da subprefeitura e da administração regional. Como em outras ocasiões semelhantes, a intenção foi aproximar a gestão municipal dos moradores e ver de perto os problemas locais.



     No Belém, foram identificados problemas no asfaltamento de algumas ruas. O vice-prefeito irá incluir seis ruas no programa Asfalto na Porta, do governo do estado. Uma delas será a rua Hebreus.  

     – As ruas estão muito esburacadas, mas como o asfalto é antigo, não adianta elas passarem por uma operação tapa-buracos. Com o Asfalto na Porta elas serão totalmente recapeadas, irão receber asfaltamento novo. Os moradores já aguardavam por isso há muito tempo – explica Leandro Silva.      

     A previsão é que o trabalho de recapeamento comece dentro de um mês. Após a finalização, a prefeitura fará os arremates, como colocação de quebra-molas e sinalização.

     Na Nova Angra, jovens da comunidade solicitaram ao vice-prefeito que a areia do campo de futebol seja trocada e que sejam colocados refletores, para o local ser melhor aproveitado à noite. De acordo com Leandro, o campo irá receber areia e refletores na próxima semana. Além disso, a rua Vinícius de Moraes, que fica ao lado, irá receber novos postes e luminárias.

     – A nova iluminação da rua também é um pedido antigo dos moradores da Nova Angra e ajuda a inibir casos de assalto, que já ocorreram na rua – afirma o vice-prefeito.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Gol Social chega a Água Santa





A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou no sábado, 21, o polo do Gol Social no bairro Água Santa. O projeto Gol Social atende cerca de 800 alunos, nos bairros contemplados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O projeto é direcionando a crianças de seis a 17 anos e hoje funciona nos bairros Parque Mambucaba, Frade, Bracuí, Belém, Gamboa, Campo Belo, Nova Angra, Água Santa, Monsuaba e Caputera.

A secretária de Ação Social, Inês Tenório, explicou que o projeto é mais do que uma escolinha de futebol.

— O projeto associa atividade física e formação cidadã em seus polos e vai muito além de simples escolinhas de futebol. Para se inscrever é preciso procurar um dos Cras, ter dos seis aos 17 anos, estar estudando, apresentar comprovante de residência e passar por uma avaliação dos profissionais do Cras — ressaltou.

As atividades futebolísticas oferecidas às crianças são acompanhadas por professores capacitados. Em julho, os alunos assistidos pelo projeto conseguiram colher bons resultados, durante a disputa da Copa Zico, realizada na Barra da Tijuca. Os atletas angrenses da equipe sub-15 conquistaram o terceiro lugar na competição.

Educação realiza curso sobre deficiência visual

Diante da Política de Inclusão implantada pela Prefeitura de Angra, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Escola Municipal de Deficientes Visuais, em consonância com o plano de ação do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), dará continuidade ao curso sobre deficiência visual, voltado para os profissionais da rede pública de ensino.

O evento será na quarta-feira, 25, no Centro Universitário Uniabeu, que fica na avenida José Elias Rabha, (ao lado do Angra shopping), das 9h30 às 17h30.

O curso tem como objetivos sensibilizar para o acolhimento da diversidade humana, desmistificar os conceitos errôneos em relação à pessoa com deficiência visual e socializar os conceitos pertinentes à deficiência visual, sobretudo em relação à baixa visão.

Na ocasião serão abordados temas como aspectos biológicos da deficiência visual, aspectos históricos da deficiência visual, aspectos psicológicos da família dos alunos com deficiência visual e os aspectos educacionais de alunos com deficiência visual.

— Com esse curso, os profissionais da rede poderão receber o deficiente visual a qualquer momento. Eles estarão capacitados para trabalhar com esses alunos, no desenvolvimento e na aprendizagem, utilizando todos os materiais necessários nas salas de aula — diz Luciana Telles, coordenadora das escolas especiais.

Viva Angra acontece neste final de semana





Já estão confirmados os shows da edição 2013 do Viva Angra, que será realizado na praça Zumbi dos Palmares. A equipe da Prefeitura de Angra, capitaneada pelo vice-prefeito, Leandro Silva, definiu os shows que serão as atrações do evento, que tem tudo para ser um dos maiores festivais de música gospel do Sul-Fluminense.



Na sexta-feira, 27, a cantora Gisele Nascimento e o cantor Jotta A subirão ao palco, trazendo muita música e louvor. No sábado, 28, o cantor Mattos Nascimento agitará a Praça Zumbi dos Palmares. A programação é gratuita e acontecerá no palco do Oyster Bar, a partir de 19h e com encerramento à meia-noite. A Prefeitura de Angra solicitará à empresa de ônibus que monte um esquema especial para o transporte do público do Viva Angra 2013.



Em paralelo à programação artística do Viva Angra, acontecerá no sábado, 28, das 8h as 13h, o seminário “Liberdade de Culto e Tolerância Religiosa”, que será realizado na Casa Larangeiras. Na ocasião, serão promovidas duas palestras e uma apresentação musical.



Sobre os artistas:



Jotta A



O músico tornou-se conhecido nacionalmente, sendo revelado num concurso de calouros no Programa Raul Gil em 2011. Após vencer o programa, foi contratado pela gravadora Central Gospel Music e lançou seu primeiro álbum, chamado Essência, que já vendeu mais de oitenta mil cópias, e foi certificado com disco de platina.

Gisele Nascimento



A cantora, que já gravou sete discos e participou de inúmeras coletâneas é de uma das mais tradicionais famílias de músicos gospel. Gisele é filha de Tuca Nascimento que também é seu produtor, irmã mais velha de Michelle Nascimento e sobrinha de cantores conhecidos como Mattos Nascimento e Rose Nascimento. Começou sua carreira aos dezoito anos de idade. O primeiro trabalho de Gisele Nascimento foi lançado em 2001. O álbum “Tua Presença” fez tanto sucesso que, dois anos depois, a gravadora apostou no CD “Vencer ou Vencer” e, em 2005, lançou “Minha Herança”. Poucos meses depois de retornar ao casting da Line Records. No ano de 2007 ela lançou o disco “Transforma – me”, seguido pelo álbum “Deus de Providência”, de 2009, “Rios de Milagres”, de 2011 e o “O Sonho não Acabou”, lançado este ano.



Mattos Nascimento



Mattos Nascimento já atuou como músico junto a bandas como Paralamas do Sucesso, Ronaldo Bastos, Kid Abelha, Tim Maia, Jorge Bem e Alcione, entre outros. Depois de se tornar evangélico, tem se dedicado exclusivamente à carreira solo, gravando dezenas de álbuns. O cantor foi o pioneiro de sua família no mundo da música cristã, tendo participado de cerca de 50 discos, entre lançamentos próprios e coletâneas.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vila Velha recebe Prestação de Contas




Buscando dar transparência às suas ações, a prefeita Conceição Rabha realizou vários encontros para prestar contas de seu governo nos bairros de Angra. Nesta quinta-feira, 20, foi realizada a última reunião de prestação de contas e foi a vez do bairro Vila Velha receber a equipe de governo e ficar informado sobre os problemas e projetos da prefeitura.

Compondo a mesa com a prefeita estavam o secretário de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, o secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, a secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Cláudia Nogueira e o presidente do Saae, Mario Marcio.

A atual gestão da prefeitura herdou uma dívida de R$ 101,3 milhões da gestão passada.  O montante da dívida incluíam gastos com limpeza urbana, previdência social (rescisão de funcionários exonerados que não foram pagas, repasses à Receita Federal que não foram feitos), medicamentos, merenda escolar, vigilância, aluguéis, hospedagens, dentre outros serviços.

Além das dívidas, também foram expostos os problemas que a gestão atual encontrou na estrutura da máquina do governo: falta de médicos e professores, falta de contratos para serviços de manutenção, sucateamento de carros e lanchas, estrutura administrativa inadequada, município com o “nome sujo” devido às dívidas.

Para que Angra conseguisse receber benefícios e investimentos dos governos federal e estadual, a prefeitura teve que liquidar algumas dívidas que estavam impedindo este processo. Um exemplo foi a verba para a reforma dos postos de saúde, que já estava aprovada para o município desde 2011. A prefeita conseguiu que o montante fosse liberado, e então reformou os postos e os entregou à população.

Em seguida, foram apresentadas as primeiras ações do novo governo, que envolveram a limpeza de toda a cidade, que, desde o final do ano passado, estava parada; a contratação de 88 médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde; a contratação de 160 professores; a inauguração da escola do Bonfim, que estava fechada há quatro anos; a mudança do Pronto Atendimento Infantil (PAI) para a Santa Casa; a mudança de prédio do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que se tornou uma policlínica, para a antiga Clínica Soj.

A prefeitura também retomou o Hospital da Japuíba, que havia sido entregue ao governo do estado em setembro de 2012. Como este é um governo de parcerias, a prefeita conseguiu que o governo federal custeasse 50% do funcionamento do Hospital. Além disso, o governo do estado se comprometeu a custear 25% de seu funcionamento e, caberá à prefeitura, entrar com os outros 25%.

A população teve voz e pôde reivindicar à prefeita e seus secretários algumas ações no bairro, como reestruturação das calçadas, instalação de guarda-corpo, área de lazer, iluminação nas praias e melhoria na estação de esgoto.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, disse que já está em andamento um projeto para a reestruturação das calçadas, que estão totalmente deterioradas, e também a instalação de guarda-corpo, para dar mais segurança a quem circula pela localidade. O secretário disse ainda que irá encaminhar uma equipe de iluminação pública para atender à demanda das praias e irá estudar uma forma de construir uma área de lazer na comunidade.

O presidente do Saae explicou que há seis anos, quando a estação de esgoto foi construída, ela funcionou com muita eficiência, o que não está se repetindo nos dias atuais. Segundo ele, o órgão já está desenvolvendo um estudo para melhorar o funcionamento da rede e sua eficiência.

Outra reivindicação importante feita pela população foi a instalação de um posto de saúde na localidade. A superintendente de Vigilância em Saúde da Fusar, Sírlei Rampini Carin, disse que a Vila Velha já tem uma equipe de Estratégia e Saúde da Família montada, com médicos, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente de saúde. Para que o posto saúde seja instalado no bairro, a prefeitura terá que dispor de um imóvel que atenda às exigências contratuais do governo, como, por exemplo, documentação do imóvel e valor do aluguel compatível.

A população se mostrou satisfeita com a presença da prefeita e seus secretários, e expressou que pela primeira vez na história da cidade um governo está abrindo as portas para a população. A prefeita afirmou que este é um governo em que todos terão vez e voz.

— Quero ser lembrada como a prefeita das oportunidades. Quero que Angra seja vista não só por suas belezas, mas pela qualidade de vida e pelo desenvolvimento da população — concluiu Conceição.

Prefeitura presta contas no Monte Castelo




A Prefeitura de Angra dos Reis continua a série de reuniões de prestação de contas sobre a situação financeira e administrativa do município nestes primeiros meses do ano. Os encontros também servem para ouvir as reivindicações das comunidades do município.

Na quinta-feira, 19, foi a vez do Monte Castelo (antiga Sapinhatuba 2) receber a caravana da transparência, coordenada pelo vice-prefeito Leandro Silva, acompanhado da equipe do governo. O encontro foi realizado no Centro de Inteligência e Cidadania.

O subcontrolador do município, Carlos Saraiva, comentou sobre as dívidas assumidas pelo atual governo, em torno de R$ 101 milhões. Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que nenhum governante deixe dívidas ao sucessor. Saraiva lembrou que, por causa das dívidas, a prefeitura chegou a ficar impossibilitada de receber recursos dos governos estadual e federal.

Em seguida, foram apresentadas à população as primeiras ações do novo governo em várias áreas, especialmente no que diz respeito à limpeza urbana, contratação de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, contratação de professores e a retomada de obras paradas. O vice-prefeito Leandro Silva destacou que a prestação de contas da prefeitura leva os agentes do poder público aos bairros e dá voz aos cidadãos.

— Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso de fazer o melhor pela cidade. Além disso, tenho um carinho especial pelo bairro. Claro que este começo não é o que esperávamos, mas temos muita vontade de fazer e gente para trabalhar. O município vai continuar se desenvolvendo, pois trabalhamos com responsabilidade e queremos que os cidadãos que vivem nesta cidade tenham serviços dignos — ressaltou o vice-prefeito.

Leandro ainda falou sobre ações que ocorreram no município e que promoverão mudanças para melhor.

— Na próxima semana, começa a demolição da delegacia de polícia, que será reconstruída, oferecendo um atendimento digno a quem necessita do auxílio policial. Essa ação mostra o nosso governo de parcerias. A secretária de Ação Social, Inês Tenório, esteve em Brasília e voltou com a notícia de que os próximos cursos do Pronatec em Angra serão voltados para a indústria naval. Quero dizer a vocês que pegamos uma frota de veículos sucateada e que em um curto espaço de tempo conseguimos recuperá-la. Hoje, todos os veículos que pertencem à prefeitura estão legalizados e já licitamos a locação de outros carros — falou.

Como em todos os outros eventos, os moradores tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e solicitar demandas para a comunidade.

Um dos principais problemas apontados pelos moradores do Monte Castelo é o asfaltamento do final da Rua 19, cuja demanda foi encaminhada ao subsecretário de Obras, João Massad, para que uma solução seja apresentada. O superintendente de Administração da Secretaria de Saúde, Clenílson Belo, também se comprometeu a promover melhorias na unidade de Estratégia de Saúde da Família da comunidade.