quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Blitz educativa inicia Semana Nacional do Trânsito



O primeiro dia de atividades da Semana Nacional do Trânsito, que tem como tema “Trânsito seguro, direito de todos”, foi marcado pela blitz educativa na Praia do Anil e na ciclovia da rua Oswaldo Neves Martins. Quase 400 pessoas foram abordadas pelos agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito.

Durante a manhã, cerca de 300 veículos foram parados pela equipe, que orientou os motoristas e distribuiu panfletos falando sobre as leis de trânsito e a necessidade do uso do cinto de segurança. No calçadão, outra equipe abordava os ciclistas e orientava, frisando que eles também precisam obedecer às leis de trânsito.

À tarde, foi a vez da blitz somente para os ciclistas, na rua Oswaldo Neves Martins. Mais de 50 foram abordados pela equipe de educação no trânsito e receberam panfletos educativos.

No primeiro dia, também foram distribuídas camisas da campanha nos pontos de táxi e nos pontos de fretes de caminhão.

A programação acompanha o calendário do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e vai até o dia 24.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira, dia 19 – Durante todo o dia, tenda na Praça do Papão com exposição de materiais educativos, vídeos e informações sobre o trânsito em geral.

Sexta-feira, dia 20 – Durante todo o dia haverá programação na tenda montada em Jacuecanga (próximo ao estaleiro).

Segunda-feira, dia 23 – A partir das 9h30, panfletagem na entrada da cidade e, às 13h30, uma intensa programação na tenda montada na Japuíba (próximo aos colégios Tereza Pinheiro e Santos Dumont).

Terça-feira, dia 24 – Blitz educativa no Parque Mambucaba.

Vice-prefeito acompanha intervenções na Nova Angra



O vice-prefeito Leandro Silva acompanhou na terça-feira, 17, as diversas intervenções que o poder público vem efetuando nos Bairros Nova Angra e Areal. As obras que vêm sendo feitas no bairro são antigas reivindicações dos moradores, não atendidas pela antiga gestão.


— Vim acompanhar pessoalmente o andamento das melhorias que estão sendo feitas nas comunidades da Nova Angra e Areal. Na Travessa Vinícius de Moraes, os moradores pediam para que a coleta de lixo fosse efetuada, pois o caminhão não entra na via e os cidadãos tinham que levar os seus resíduos até a rua onde o veículo passava. Essa luta se arrastou por três anos, mas agora os responsáveis pela coleta de lixo estão indo na travessa e recolhendo o material. A Nova Angra receberá, a partir da semana que vem, novos braços de luminárias, além da troca de postes, que será efetuadas pela Ampla, pois alguns deles foram colocados no meio da rua — explicou o vice-prefeito.

No Areal, Leandro acompanhou a concretagem do Beco da Gaúcha, local que necessitava de ações de melhorias, pois alguns moradores possuem dificuldades de locomoção.

— Nesta visita ao Areal, encaminhei a solicitação para a limpeza de uma galeria que está assoreada, para que possamos evitar qualquer tipo de problema devido às chuvas. Este serviço será executado na próxima semana, pela Subprefeitura da Japuíba — destacou Leandro.

Bom dia!


Vice-prefeito fiscaliza dragagem do Rio Japuíba



O vice-prefeito Leandro Silva fiscalizou na terça-feira, 17, na Rua Mangaratiba, o início da dragagem do Rio Japuíba, que está sendo feita em parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis e o Governo do Estado do Rio, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A intervenção visa acabar com os alagamentos que ocorrem na região e é uma reivindicação antiga dos moradores, que está sendo atendida pela atual gestão.

- Essa parceria da nossa gestão com o Inea demonstra o compromisso que temos de solucionar problemas que ocorrem há anos em nosso município. Estamos buscando soluções para que os moradores da Japuíba não sofram mais com os alagamentos. Nosso governo está proporcionando melhorias para que os moradores possam dormir sossegados, mesmo em períodos de chuvas – disse Leandro.

A região da Japuíba vem sofrendo há anos com o descaso promovido pelos antigos governos, porém o panorama começou a mudar quando Conceição e Leandro assumiram a Prefeitura de Angra dos Reis. Além da dragagem do rio, toda a área será revitalizada, oferecendo opções de lazer aos moradores das comunidades cortadas pelo rio. Essas ações demonstram o claro objetivo da Prefeitura de Angra, que é o de cuidar da cidade.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Avança Lei que reduz carga horária da enfermagem



O projeto de Lei que reduz a carga horária dos profissionais da enfermagem do serviço público municipal venceu mais uma etapa legal antes da sança da prefeita Conceição Rabha. Nesta terça-feira, 17, a iniciativa de autoria do Governo Municipal foi debatida e aprovada pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Angra. Breve o projeto será submetido à votação dos parlamentares da Casa.


O projeto de Lei que reduz para 30 horas semanal, a carga horária dos profissionais da enfermagem era um dos compromissos assumidos pela prefeita Conceição durante a campanha eleitoral de 2012 e uma antiga reivindicação da categoria. Cerca de 400 profissionais serão beneficiados com a medida, que está na Câmara para ser votada desde o mês de maio. Um dos pontos polêmicos do projeto é a extensão do benefício para os profissionais de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia, que são regidos pelas leis trabalhistas e não teriam direito imediato à nova Lei. Para esses profissionais, a prefeita Conceição e a direção atual da Santa Casa já se comprometeram a encontrar uma solução em 2014.

- A redução da carga horária da enfermagem é um pedido antigo. Esse projeto de Lei é para cumprir o compromisso assumido com o que julgo seja um direito da categoria — explicou a prefeita Conceição.

Ontem, durante debate na Comissão de Justiça da Câmara, o presidente da Associação de Enfermeiros de Angra, Siderley dos Santos, defendeu a redução da carga horária dos profissionais e destacou que a prefeita está atenta às demais questões da categoria.

— A prefeita tem nos dado toda a atenção na questão das 30 horas da enfermagem. No caso da Santa Casa, mesmo estando sob intervenção, a prefeita não tem amparo legal para implantação da redução da carga horária pois a unidade é regida por Lei Federal, mas confiamos que será encontrada uma solução — disse Siderley.

O secretário adjunto de Saúde, Luiz Antônio Nolasco, representou a Prefeitura de Angra no debate na Câmare e ressaltou a luta da categoria, que, segundo ele, vem desde a década de 80.

— Sou enfermeiro da rede pública e acompanho este debate há mais de 20 anos. O passo dado em Angra nessa questão das 30 horas da enfermagem no município, só faz fortalecer a democracia, além de valorizar a categoria — disse Nolasco.

Bom dia!


Saúde assina convênio para equoterapia


A fim de assegurar a manutenção dos serviços de equoterapia (tratamento terapêutico e educacional com o apoio de cavalos) já existentes no município há alguns anos, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, assinou convênio na manhã desta terça-feira, 17, com o Haras Vale da Banqueta, única entidade da cidade que oferece o serviço. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, a equoterapia já faz parte do tratamento de vários usuários da rede pública.

- Trata-se de uma iniciativa importante, especialmente para as pessoas com necessidades especiais. Além de hidroterapia e fisioterapia, a equoterapia também é uma forma de acelerar a reabilitação. Este convênio demonstra a preocupação da prefeita Conceição em oferecer opções de tratamento digno aos moradores de Angra — explicou Carlos.

A Prefeitura de Angra investirá R$ 200 mil anuais no projeto de equoterapia. O convênio assinado hoje é válido por um ano, podendo ser renovado. os recursos já estavam previstos no orçamento da Saúde para 2013. De acordo com a secretaria de Saúde, os pacientes indicados para a equoterapia serão identificados e encaminhados pelo próprio sistema público de Saúde. A expectativa é realizar ao menos 800 atendimentos por ano.

O convênio entre o município e a entidade será publicado no Boletim Oficial do município nesta sexta-feira, 20. Além do secretário de Saúde de Angra, também esteve presente à cerimônia de assinatura do convênio, a vereadora Dra. Cássia Caldellas.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Formatura dos primeiros alunos do Pronatec





A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social e em parceria com o Senai, realizou nesta segunda-feira, 16, no auditório do Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas (Ceav), a entrega dos certificados dos primeiros alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, foram certificados 63 alunos, que concluíram os cursos de pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário e almoxarife.

Compondo a mesa estavam a prefeita de Angra, Conceição Rabha, o vice-prefeito Leandro Silva, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o Chefe de Educação do Senai, Carlos Roberto Garcia, o coordenador do Pronatec, Éric Domingues, e a diretora adjunta do Ceav, Luísa Helena.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico. O Programa oferece diversos cursos gratuitos em Angra, em uma parceria entre a prefeitura do município e o Senai - RJ.

- É com muita satisfação que parabenizo os primeiros alunos que estão aqui para receber seus certificados. Isso é fruto da parceria entre a Prefeitura de Angra, o Senai e todos vocês, que têm vontade de aprender. Aqui tem um governo preocupado em dar educação e formação aos seus cidadãos, e o Senai tem imenso orgulho de estar fazendo parte dessa parceria – afirma o coordenador do Pronatec, Carlos Roberto Garcia.

 Além da entrega dos certificados da conclusão de cursos, também foram iniciadas as primeiras aulas dos cursos de Costureiro Industrial do Vestuário e Mecânico de Motores Ciclo Otto (carros e lanchas), de onde sairão mais 60 profissionais. Na ocasião foram entregues novos kits com materiais didáticos, que são oferecidos gratuitamente pelo Senai aos alunos dos cursos.

 Na segunda-feira, 9, o Pronatec iniciou no Parque Mambucaba os cursos de Ajudante de Obras, Carpinteiro de Obras, Pedreiro de Revestimento em Argamassa e Armador em Ferragens.

Neste ano o Pronatec já disponibilizou mais de 400 vagas para vários cursos, como almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis, confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo Otto e armador de ferragens.

— O maior legado que um governo pode deixar para seu município é a educação e a formação profissional técnica e universitária. Queremos que vocês vivam aqui com dignidade, respeito e com independência financeira. Estamos em parceria com o Senai porque ele é o melhor em qualificação profissional do país e, como governo, queremos oferecer o melhor para vocês — disse a prefeita, Conceição Rabha.

Três novos cursos na programação da Cultuar

A Fundação Cultural de Angra (Cultuar), abriu na  sexta-feira, 13 , três novas modalidades de cursos livre: “Artes, ciência e vida”; “Arte, imagem, percurso” e “Arte, desenho e criatividade”. As aulas serão ministradas pelo artista plástico Bruno Ferraz, popularmente conhecido como Bruno Pelego.

O curso “Arte, ciência e vida”, acontecerá às sextas-feiras, das 18 às 21h, no Centro Cultural Theóphilo Massad.  As aulas são voltadas para o público jovem, adulto e terceira idade, com foco na discussão e na prática artística, com o auxílio de vídeos e textos. Esta aula foi pensada para problematizar a arte contemporânea, relacionando-a com a história da arte, provocando o debate e a criação, no intuito de estimular o pensamento e a produção artística.

Já o curso “Arte, imagem e percurso” se destina a todas as faixas etárias a partir de 15 anos de idade e propõe a criação de trajetos pela cidade para a captura de imagens em seus diversos meios (fotografia, pintura, desenho, vídeo, etc), segundo a preferência do aluno. Esses percursos e seus resultados serão discutidos em sala ou no próprio local de produção. As aulas terão como base a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e acontecerão aos sábados, das 10 às 13h.

Aos domingos, a oficina de “Arte, desenho e criatividade” acontecerá também na Casa de Cultura, das 14 às 17h, e será voltada para o público infanto-juvenil. As aulas visam estimular a criatividade da criança e do adolescente, trabalhando de maneira lúdica e descontraída com o artista que existe em todos nós.

Para efetuar a inscrição o interessado precisa se dirigir a qualquer espaço cultural e fazer a inscrição, que pode ser cumulativa, respeitando-se a faixa etária de cada curso. Para mais informações, entre em contato com a administração da Casa Larangeiras, através do telefone (24) 3365-7221, ou com a administração da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, no telefone (24) 3369-7595.

Vice-prefeito visita escola da Sapinhatuba 3






O vice-prefeito Leandro Silva e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudia Nogueira, visitaram a obra da escola da Sapinhatuba 3 na sexta-feira, 13. Também estavam presentes o presidente da associação de moradores, Kleber Silva, o vice-presidente, Rogério da Silva, e o pastor da comunidade, Lemoel Soares.

A construção da unidade escolar foi iniciada em outubro de 2012. Segundo o vice-prefeito, a obra já deveria ter sido concluída.

— Quando assumimos o governo, a obra estava em ritmo lento, devido a algumas faturas que a prefeitura estava devendo à empreiteira. A prefeita Conceição pagou o que devia e então a obra avançou. Essa é uma reivindicação antiga da população que esperamos entregar no próximo ano — afirmou o vice-prefeito Leandro Silva.

 A unidade, que possui dois andares, será composta por cinco salas de aula, cozinha/refeitório, sala dos professores, secretaria, biblioteca, elevador e rampa para acesso de cadeirantes.

 Segundo a secretária de Educação, Cláudia Nogueira, a escola terá capacidade para receber 300 alunos, do 1º ao 5º ano de escolaridade.
— Esperamos receber nos dois turnos, manhã e tarde, cerca de 300 alunos. A maioria deles, atualmente é direcionada para a escola do Marinas. Essa unidade aqui do bairro vai facilitar muito a vida desses estudantes, que hoje têm que ir estudar em outro bairro. Esperamos iniciar o ano letivo com a obra dessa unidade concluída — concluiu a secretária.

Deputado Aureo visita Prefeitura de Angra





A prefeita de Angra, Conceição Rabha, e o vice-prefeito Leandro Silva receberam nesta segunda-feira, 16, logo pela manhã, a visita do deputado federal Áureo Ribeiro (PRTB). O parlamentar foi recebido na sede do Governo Municipal e em seguida participou de uma visita às obras do Posto de Saúde e da nova ponte do Areal, na Japuíba. Segundo a prefeita, a visita serviu, sobretudo, para identificar algumas ações em que o deputado pode ajudar com a busca de recursos. Um dos locais visitados foi a margem do rio Japuíba, que necessita de intervenções e dragagem para evitar o risco de enchentes no Verão.


— Teremos já uma dragagem feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e vamos aproveitar para revitalizar a área da rua Mangaratiba. A obra é exatamente para que o rio Japuíba não invada mais as ruas e cause alagamentos. Nesta quarta-feira, 18, estarei em Brasília com novos projetos para apresentar ao Governo Federal, sempre para promover melhorias aos moradores de toda Angra — disse Conceição.

O deputado Áureo destacou que seu gabinete está sempre com as portas abertas para a prefeita Conceição e seu vice, Leandro Silva.

- Quando a prefeita for a Brasília, vou acompanhá-la pessoalmente aos Ministérios e farei o que for possível para ajudar a cidade na captação de recursos para a melhoria da qualidade de vida dos angrenses — prometeu Áureo.

O subprefeito da Japuíba, Marcos Coelho, também acompanhou a visita e apresentou algumas ações que já estão sendo implementadas na região.

VISITA À CONSTRUÇÃO DA PONTE DO AREAL

Após a visita à rua Mangaratiba, o grupo esteve também no Areal, na obra da nova ponte, cuja construção começou em abril. A antiga ponte foi destruída totalmente pelas chuvas em março deste ano. Para a ponte do Areal serão usadas três vigas de concreto de 20 metros e 23 toneladas cada um. Para transportar o material, foram necessárias seis carretas e um guindaste, que tirou as vigas dos caminhões e as colocou na estrutura da ponte. Em seguida, um caminhão munck colocou as lajes pré-moldadas para cima das vigas. Assim que a empresa contratada terminar a construção no Areal, seguirá para a ponte da Banqueta. A ponte do Areal terá 20 metros e a da Banqueta 24 metros de extensão. As obras no Areal e na Banqueta estão sendo feitas em parceria com o Governo do Estado.

— As obras estão bastante adiantadas e dá gosto de ver como a prefeita Conceição e o vice-prefeito Leandro Silva foram rápidos na busca e conquista destes recursos junto ao Governo do Estado. Estão de parabéns por fazerem um Governo de parcerias — disse o deputado Áureo.