quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Exposição “Yes, nós temos Banana!”

A bananeira é uma das plantas mais populares do Brasil e é valorizada praticamente só pelo fruto que ela dá. Mas além de frutos, a bananeira também pode se transformar em papel, peças artesanais e objetos originais, pelas mãos criativas dos artesãos. É com esse principio que a Arte dos Reis, em parceria com a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e a Secretaria Municipal de Atividades Econômicas, abre na próxima terça-feira, 17, na Casa Larangeiras, a Exposição “Yes, Nós Temos Banana!”.

O projeto,  que está em sua segunda edição, teve como inspiração para o nome da exposição o trecho da marchinha de João de Barro, imortalizada na voz da pequena notável Carmem Miranda.

O trabalho com essa matéria-prima está melhorando a renda de famílias do meio rural e de muitos artesãos de nossa cidade. Segundo a organizadora da exposição, Maria Stela Jordão Elias, a proposta é agregar o máximo de vertentes para a mostra.

— Além das inscrições para as oficinas, estamos recebendo ainda inscrições de outros artesãos, artistas plásticos e produtores rurais para exporem seus produtos — disse.

A programação inclui um desfile de moda, com peças, roupas e acessórios produzidos com a fibra da bananeira, uma palestra com a Emater sobre a importância da banana e a apresentação do Coral da Cidade.

Para a exposição, serão apresentados, além de artesanato, produtos e derivados da fruta. Durante o período da mostra, haverá ainda diversas oficinas que ensinarão todas as fases de produção, desde a retirada da fibra ao manejo do tear, onde se faz o tecido da bananeira.  O objetivo, tanto da exposição quanto das oficinas, é mostrar a versatilidade e riquezas que nossa tão conhecida bananeira pode oferecer.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Horto Municipal em plena atividade




A Subsecretaria de Parques e Jardins da Prefeitura de Angra dispõe de uma área de aproximadamente 16.000 m², onde funciona o Horto Municipal. No local, são produzidas todas as mudas plantadas nas praças e canteiros espalhados pelo município. A subsecretaria atende, além do plantio de vegetação, a manutenção do mobiliário urbano e das quadras esportivas da cidade.


O horto conta com instalações para produção de mudas, onde são produzidas desde pequenas espécies de forrações, como grama amendoim, clorofitus e perestrofe, até palmeiras adultas com oito metros de altura.

Os serviços vão além do plantio de vegetação. A carpintaria e a serralheria também fazem parte das atividades desenvolvidas pelo setor. A subsecretaria, além de realizar serviços de manutenção, produz os bancos para as praças, os balanços, gangorras e escorregas dos playgrounds, e aparelhos de ginástica (barras e paralelas). A unidade também faz a manutenção nos alambrados e tabelas de basquete das quadras poliesportivas.

O Horto Municipal produz mensalmente cerca de 30 mil mudas. O espaço também conta com uma área para recuperação de mudas, que eventualmente necessitem ser removidas das áreas públicas, por motivos de obras. A rotina de trabalho ainda conta a produção de composto orgânico, húmus de minhoca, além de outras atividades de suporte aos trabalhos de implantação e manutenção de jardins

O Horto Municipal fica localizado na rua Lavrador João Alves filho, S/N, Areal. Para mais informações, entrar em contato com a subsecretaria pelo telefone 3369-6978.

Aula inaugural do Pronatec no Parque Mambucaba acontece hoje

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, está disponibilizando novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Senai. Atendendo a várias reivindicações, os cursos passam a ser oferecidos também no bairro Parque Mambucaba, facilitando o acesso dos moradores interessados. Serão 80 vagas, sendo 20 para cada uma das quatro opções: ajudante de obras, carpinteiro de obras, pedreiro de revestimento em argamassa e armador em ferragens.

A aula inaugural será realizada na próxima segunda-feira, dia 9, às 18h, no Centro Educacional Dolores, e contará com a presença de autoridades e dos alunos previamente selecionados.

As aulas serão de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 22h, sem nenhum custo para o aluno, que receberá inclusive auxílios para transporte e alimentação, além de material didático gratuitamente.

Todos os cursos são destinados à pessoas com idade mínima de 18 anos e que tenham pelo menos o 5º ano do Ensino Fundamental.

O Pronatec, um programa do Governo Federal, oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida. Só neste ano o Pronatec já disponibilizou em Angra mais de 400 vagas para vários cursos.

Banqueta e Areal ganharão novas pontes

Já começaram as obras para a construção da nova ponte do Areal, destruída totalmente pela chuva em março deste ano. A operação para a chegada do material, como as vigas de concreto, começou na manha de sexta-feira, dia 6.

Para a ponte do Areal serão usadas três vigas de concreto de 20 metros e 23 toneladas cada. Para transportar o material, foram necessárias seis carretas e um guindaste, que tirou as vigas dos caminhões e as colocou na estrutura da ponte. Em seguida, um caminhão munch colocou as lajes pré-moldadas para cima das vigas.

Assim que a empresa contratada terminar a construção no Areal, seguirá para a ponte da Banqueta. A ponte do Areal terá 20 metros e a da Banqueta 24 metros.

— Depois dessa operação de colocação das vigas, a empresa responsável pela obra vai fazer a concretagem. Terminando no Areal, as vigas e lajes serão colocadas na Banqueta. As duas obras devem ficar prontas até outubro — garantiu o secretário de Obras, Habitação e Serviço Público, Jefferson Decacce.

A operação para a entrada das carretas no bairro do Areal contou com o apoio da Superintendência de Transportes e Transito, da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito.



Desfile da Independência 2013: Escolas municipais trouxeram o tema sustentabilidade à avenida Júlio Maria





A prefeita Conceição Rabha prestigiou neste sábado, 7, o desfile em alusão ao Dia da Independência. O evento reuniu um grande público na avenida Júlio Maria, Centro de Angra. Por ela desfilaram inúmeras escolas municipais e grupamentos militares. Conceição esteve acompanhada de secretários, subsecretários e demais autoridades do município. Junto com ela também estavam representantes da Marinha, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Transpetro, além de vereadores. O vice-prefeito Leandro Silva, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Eduardo, e o deputado federal Luiz Sérgio também prestigiaram o evento, que foi organizado pela Prefeitura de Angra.

O tema do desfile cívico deste ano foi sustentabilidade. Muitas escolas abordaram o assunto em faixas, cartazes e fantasias. A prefeita abriu o desfile saindo em carro aberto ao som da banda da Marinha e seguida pelos alunos do Colégio Naval.  

Em seguida veio o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal, juntamente com os ex-combatentes Remo Baral e Paulo Suez, que desfilaram em carro aberto. Os vigilantes municipais vieram depois, acompanhados dos alunos da Escola Municipal Marechal Dutra, que pediram um trânsito mais seguro para todos.

Logo depois veio a Banda Municipal Estudantil de Angra dos Reis (Bamear), que neste ano está completando uma década de fundação. A Bamear veio acompanhada dos alunos do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci, que fizeram uma breve apresentação em frente ao palanque. Em seguida vieram alunos e professores da Associação Pestalozzi, Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD), E.M. para Deficientes Visuais e E.M. de Educação de Surdos (Emes).

Alunos da EJA Guarani mostraram em cartazes e adereços todo o orgulho de suas origens indígenas. Eles pararam em frente ao palanque para uma apresentação. Dançaram, tocaram e fizeram bonito.

Depois foi a vez do Centro Educacional Inácio de Medeiros (Ceim). Mais uma vez a escola demonstrou muito esmero em seu desfile. Figurino caprichado, banda afinada e movimentos bem ensaiados. As crianças da escola vieram com fantasias que exaltavam a natureza, a importância dos esportes e do respeito às leis de trânsito. O Ceim foi seguido pelas representantes do grupo Mulheres Comunitárias em Ação.

Em seguida foi a vez dos alunos da Escola Estadual Roberto Montenegro, com sua Corporação Musical Dragão Azul. A banda embalou as escolas municipais que vieram na sequência: E.M. Antônio Joaquim de Oliveira, E.M. Fernando Geurtse, E.M. Adelaide Figueira, E.M. Américo Lomeu Bastos, E.M. Francisco Pereira da Rocha, Cehi João Carolino dos Remédios, E.M. Regina Célia Monteiro Pereira, E.M. Antônio José Novaes e E.M. Alexina Lowndes. As escolas vieram com a temática do ano, com faixas e cartazes que pediam a proteção à natureza, aos rios e mares, aos animais. Com fantasias e adereços, os alunos também ressaltaram a importância da reciclagem.

A Associação Abadá-Capoeira também esteve presente mostrando todo o seu gingado, juntamente com os escoteiros do grupo Guardiões da Fé, alunos da Escola de Futebol do Balneário e os pequenos participantes do Programa de Crianças da Transpetro. Em seguida vieram alunos e professores de projetos da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra, como o Gol Social e o taekwondo.

Alunos da Cooperativa Educacional Cesar Almeida e do Cefet desfilaram em seguida, juntamente com o Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, que está completando 40 anos, e sua Banda Marcial Estrela Azul. A última escola a desfilar foi o Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav). A tradicional unidade de ensino do Centro de Angra trouxe um grande número de normalistas. Em seguida, quem animou o público foi a Banda Maestro Galloway.
Encerrando o desfile veio a equipe que prestou apoio técnico ao evento, formada por funcionários da Prefeitura de Angra. Ao final do evento, a prefeita Conceição foi ao público conversar com alguns moradores e recebeu cumprimentos.