quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Reforma no posto da Monsuaba em fase final


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria municipal de Saúde, está prestes a concluir a obra de reforma do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Mãe Dolores na Monsuaba. O posto na comunidade foi inaugurado em 1992, no governo do ex-prefeito Neirobis Nagae, e, nos últimos anos, estava sofrendo com a manutenção precária e a ação do tempo.

 Os recursos para a reforma da unidade de saúde estavam disponíveis no Ministério da Saúde desde novembro de 2011, mas não foram utilizados pela gestão municipal anterior por falta de projeto.

 De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, a reforma do posto de saúde está incluída nas ações de desenvolvimento do Governo Federal. A obra na Monsuaba está orçada em pouco mais de R$ 106 mil.

 — Os recursos para a reforma deste posto estavam liberados desde o final de 2011, mas o governo federal não liberava a verba por falta de projeto. Quando assumimos o Governo, em janeiro, apresentamos vários projetos ao Ministério da Saúde. Em janeiro, o CEM Monsuada foi bastante atingida pelas chuvas e agravaram-se os problemas estruturais. Outras unidades de saúde da cidade também estão com problemas causados pela falta de manutenção nos últimos anos e o nosso compromisso é resolver estes problemas — explicou o Dr. Carlos.


A reforma do CEM Monsuaba prevê a recuperação de todo o telhado, assim como a melhoria nos consultórios médicos. A maior parte já está pronta, restando apenas o acabamento. A previsão da secretaria de Saúde é concluir a reforma até o fim do mês de setembro.

Pontal tem ponte nova após 7 anos de espera


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou na última sexta-feira 30, a concretagem da laje da ponte do Bairro do Pontal.

De acordo com os moradores, a ponte começou a ser construída em 2006, quando foram feitas apenas as colunas e as vigas de sustentação, colocando em risco a vida dos moradores que utilizavam a ponte para a travessia. Hoje a obra está sendo finalizada. Após a concretagem, serão instalados os guarda-corpos, para dar mais segurança os cidadãos.

— Assumimos um compromisso com os moradores do Pontal, quando, no inicio do ano, estivemos fazendo vistorias pela localidade, a pedido da prefeita. Vimos a real necessidade da conclusão da ponte. Ficamos muito satisfeitos em poder contribuir e proporcionar melhores condições de vida aos nossos munícipes — afirmou o subsecretário de Serviços Públicos, Antônio Cordeiro.

A nova ponte mede 17 metros de comprimento por três de largura e atenderá toda a comunidade. A obra esta sendo feita com recursos próprios e conta também com o apoio da Eletronuclear.

Chafariz da Saudade é reativado


O Chafariz da Saudade voltou a funcionar. A revitalização foi executada pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Púbicos, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O monumento serve à população, com acesso livre à água potável.

O chafariz, localizado na praça Codrato de Vilhena, tem pouco mais de dois séculos de existência e faz parte do cenário histórico da cidade. Para voltar a funcionar, o monumento, parado há mais de um ano, recebeu limpeza nos filtros de água, e as válvulas de acionamento foram trocadas. O Chafariz da Saudade foi construído pela Câmara Municipal para marcar a visita de Dom Pedro II a Angra dos Reis, no dia 5 de dezembro de 1863.

Cadastramento do Passageiro Cidadão está de volta

A Superintendência de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Angra vai retomar no dia 9 de setembro o cadastramento do programa Passageiro Cidadão, mas, a partir de hoje, dia 5, os usuários poderão solicitar seu cartão via internet.

 Para se cadastrar no programa, serão necessários dois passos. Passo 1: o pré-cadastro na internet, disponibilizado no site www.angra.rj.gov.br, no ícone “cadastro passageiro cidadão”. Os interessados deverão preencher um formulário com todos os seus dados pessoais.

 — Somente moradores do município de Angra dos Reis poderão se cadastrar no programa — ressaltou o superintendente da pasta, Hele Serafim.

 Passo 2: o usuário deverá se dirigir à Superintendência de Transportes e Transito, que fica na rua Dr. Moacyr de Paula Lobo, 151, Centro, e levar os documentos originais e cópias (RG, CPF e comprovante de residência em seu nome) para a efetivação do cadastro e retirada do Cartão Passageiro Cidadão.

 - Quem não possuir comprovante de residência em seu nome, deverá apresentar:

 - Contrato de locação de imóvel registrado em cartório;

- Declaração de moradia registrada em cartório (somente nos casos de filhos e netos que moram com os pais e avós);

 - Cônjuges deverão apresentar certidão de casamento;

 - Menores de idade deverão apresentar cópias e originais dos documentos dos responsáveis e também o CPF (indispensável, pois é o principal documento para o cadastro), RG, se possuir, certidão de nascimento; e comprovante de residência em nome do responsável.

 Mais informações podem ser obtidas através do telefone da ouvidoria da Superintendência de Transportes e Trânsito: 0800-286-1500.

Chuva não tirou o brilho de desfile em Jacuecanga


Nem a chuva atrapalhou o terceiro dia de Desfile Cívico em Angra dos Reis, nesta quarta-feira, 4, em Jacuecanga. Estavam presentes a prefeita de Angra, Conceição Rabha, o vice-prefeito Leandro Silva, a subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Leila Kesseler, e o sub-prefeito de Jacuecanga, José Carlos Botelho.

 Mais uma vez as bandas Ceim e Dragão Azul realizaram uma bela apresentação, acompanhando todas as escolas que desfilaram. Oito escolas, entre públicas e particulares, se apresentaram sob forte chuva, dando um belo exemplo de garra e dedicação.

 Desfilaram o Centro Educacional Inácio Medeiros (Ceim), Centro de Educação Infantil ABC, E.M. Benedito dos Santos Barbosa, E.M. Raul Pompéia, E.M. Profº Sylvio de Castro Galindo, E.M. Francisco Xavier Botelho, E.M. Coronel João Pedro de Almeida e E.M. Poeta Carlos Drummond de Andrade, além da Associação Esportiva Voluntária.

 A prefeita Conceição agradeceu a participação da comunidade do desfile.

 — Quero agradecer e parabenizar os presentes e também a garra dos alunos e professores que estão realizando esse belo desfile hoje, mesmo com toda essa chuva. Isso só prova quanto amor e dedicação o nosso município tem pelo país. Estou muito emocionada e orgulhosa da nossa população — afirma a prefeita.


As comemorações em alusão à Semana da Pátria continuam nesta semana e seguem até sábado, 7, Dia da Independência. Acompanhe abaixo o cronograma dos desfiles nos bairros:


- 05/09 (quinta-feira)

10h / Provetá

Concentração: igreja Assembleia de Deus

Dispersão: mesmo lugar da concentração



- 06/09 (sexta-feira)

10h / Abraão

Concentração: E.M. Brigadeiro Nóbrega

Dispersão: igreja da praça



- 07/09 (sábado)

9h / Av. Júlio Maria

Concentração: Correios

Dispersão: em frente à Igreja do Carmo

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Saae regulariza contas dos usuários

A Prefeitura de Angra dos Reis, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está regularizando as contas dos usuários. A empresa está abrindo um canal para o consumidor, facilitando a negociação de dívidas para que os serviços prestados tenham eficiência e não sejam interrompidos. 

— Uma das principais metas da atual diretoria é recuperar os recebíveis, tanto com os inadimplentes quanto com os que não receberam a conta e não reclamaram. Isso aumentará a arrecadação e ajudará no investimento para melhorias no atendimento aos nossos clientes — explica o presidente do Saae, Mario Marcio da Costa Lemos.

 Se você tem contas em aberto ou não recebe a conta em casa, compareça ao Saae, praça Guarda Marinha Greenhalgh, S/N, Centro, ou ligue para os telefones 3377-6621/ 3377-6551, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Terapia Comunitária gratuita em Angra

Como forma de assistir a população que necessita do auxílio de um terapeuta, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando a roda de conversa da Terapia Comunitária Integrativa (TCI).

As atividades são realizadas às segundas-feiras, no Estádio Municipal de Angra dos Reis, das 18h30 às 20h30, e às terças-feiras, no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), de 18 às 20h.

O encontro é voltado para pessoas que se encontram em estado de solidão, insônia, depressão, angústias, tristezas, conflitos, problemas com álcool e outras drogas. Os participantes podem participar gratuitamente.

Vai começar a pré-matrícula nas unidades escolares

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, torna público o início da pré-matrícula para o ano de 2014. As inscrições poderão ser feitas no período de 9 de setembro a 11 de outubro em qualquer unidade escolar e creche municipal ou pelo site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br).

Os interessados deverão apresentar, no ato da pré-matrícula, a certidão de nascimento da criança, comprovante de residência atual e, se possuir, cartão do Bolsa Família. Para a inscrição para as creches ou Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), além dessas documentações, o responsável também deverá apresentar a declaração de trabalho da mãe e o comprovante de rendimentos dos membros da família maiores de 18 anos.

As inscrições as etapas iniciais do Ensino Fundamental serão para crianças de quatro anos (Pré I), cinco anos (Pré II) e seis anos (1º ano de escolaridade), completos ou a completar até dia 31 de março de 2014. Para os demais anos de escolaridade, do 2º ao 5º, do 7º ao 9º e a modalidade de Educação de Jovens e adultos (EJA), a matrícula será efetuada diretamente na unidade escolar de interesse do candidato, no período de 2 a 17 de janeiro de 2014.

As vagas disponibilizadas serão preenchidas de acordo com os critérios previamente estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Para mais esclarecimentos, os interessados deverão entrar em contato com a Gerência de Planejamento Estatístico e Educacional, pelo telefone 3377-1964 ou pela e-mail sec.gpee@angra.rj.gov.br.


Segue abaixo o calendário para a matrícula e pré-matrícula de 2014:


- 09/09/2013 a 11/10/13 - pré-matrícula nas escolas e creches municipais.


- 09/12/13 a 13/12/2013 - renovação de matrícula dos alunos da rede municipal.


- 02/01/2014 a 17/01/2014 - período para matrículas novas na EJA.


- 02/01/2014 - início do período para novas matrículas do 2º, 3º, 4º, 5º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.


- 07/01/2014 - divulgação do resultado do processo de pré-matrícula nas unidades de ensino e internet.

 08/01/2014 a 15/01/2014 - confirmação da matrícula nas unidades escolares dos candidatos classificados na pré-matrícula.

 20/01/2014 - abertura de vagas restantes à comunidade.

Defesa Civil em seminário sobre prevenção de desastres



Engenheiros e agentes operacionais da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito participaram, nessa quarta-feira, dia 28, do Rio Bosai 2013 – Seminário Internacional sobre Prevenção de Desastres Naturais. O encontro, realizado no Windsor Guanabara Hotel, marcou o início das atividades do projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais. Trata-se da primeira iniciativa de cooperação técnica entre os governos brasileiro e japonês sobre o tema. O evento teve como objetivo destacar a importância da colaboração internacional para a redução de riscos de danos em desastres naturais.


Na programação, vários temas foram abordados em debates na área de Defesa Civil. Além do diretor da Escola de Defesa Civil (Esdec), tenente-coronel Paulo Renato Vaz, outros especialistas renomados, como Davis Stevens (assessor de Programa Sênior da UNISDR), Sidnei Furtado (coordenador de Defesa Civil de Campinas), Takao Hori (especialista da Jica), entre outros, completaram a grade de discussão. O evento foi traduzido em português, japonês e espanhol.

— É importantíssima a participação da nossa Defesa Civil neste seminário internacional, já que o nosso mapa de ameaças múltiplas tem sempre que ser atualizado pelos planos de ações mitigadoras. Sem contar que esta iniciativa, partindo de um país como Japão, que tem muita competência na preparação da população em caso de desastres, é para nós uma oportunidade profissional preciosa na troca de experiências. Com certeza foi muito proveitoso — avaliou o secretário Marco Oliveira.

Professores são capacitados em energia nuclear



Teve início na semana passada o curso de capacitação para professores de escolas municipais sobre Emergência Nuclear. Divididos em duas turmas, os 60 educadores tiveram a primeira aula na quarta-feira, dia 28, com a Defesa Civil municipal. O agente operacional Leandro Silva falou sobre noções de defesa civil e riscos regionais. O curso é uma iniciativa do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e está sendo promovido pela Equipe de Comunicação do Plano de Emergência Nuclear, formada por membros da Cnen, Defesa Civil Estadual e Municipal de Angra dos Reis e Paraty e pela Eletronuclear, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na primeira aula, os professores receberam informações sobre noções de Defesa Civil; legislação sobre Defesa Civil; formação do relevo do sudeste brasileiro e Ameaças regionais.

A segunda aula, no dia 29 de setembro, será ministrada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), cujo tema será a aplicação da energia nuclear. No dia 9 de outubro, o tema da palestra é o Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Ela será ministrada pela Defesa Civil estadual. O último dia da capacitação será uma visita a Central Nuclear, em Itaorna.

— É fundamental que os professores sejam capacitados, até porque eles são multiplicadores. Certamente vão transmitir aos seus alunos, que transmitirão aos pais. Assim, toda a população de Angra dos Reis saberá exatamente o trabalho que fazemos, como atuamos e de que forma funciona a energia nuclear — frisou o secretário Especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira.

Paraty também fará parte da programação do curso de professores. A primeira aula, ministrada pela Defesa Civil daquele município, já aconteceu no dia 21 de agosto. A próxima, com a Cnen, está marcada para o dia 4. A Defesa Civil estadual será responsável pela terceira palestra do ciclo, que acontecerá no dia 9 de outubro. Já a visita à Central Nuclear está programada para o dia 6 de novembro.

Prefeitura inaugura cais na Enseada




A prefeita Conceição Rabha inaugurou na última sexta-feira, 30, o novo cais na Praia da Enseada. A obra de reforma e ampliação é uma realização da Secretaria de Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria de Obras. Estavam presentes na cerimônia a prefeita, Conceição Rabha, o vice-prefeito, Leandro Silva, o secretário de Pesca, Júlio Magno, e o vereador Eduardo Godinho, além dos moradores do bairro.


A reforma era uma reivindicação antiga dos moradores, que utilizam o cais para a pesca e para o turismo. A estrutura do cais foi reformada e ampliada em 21m, ficando agora com 83 metros de extensão total. O cais foi finalizado em forma de “L”, para facilitar a atracação simultânea de mais de uma embarcação. O acesso ao cais foi feito pela Regional da Enseada e conta com dispositivos que garantem a acessibilidade dos usuários.

— Essa nova estrutura contempla os pescadores e o setor do turismo. Ela também servirá para o lazer, pois com a nova iluminação em LED, muitas pessoas vão pescar à noite na ponta do cais — ressaltou o secretário de Pesca, Júlio Magno.

A prefeita Conceição Rabha destacou que a reforma do cais da Enseada é uma conquista dos moradores daquele bairro.

— Estou feliz em entregar mais essa obra. Mesmo diante das dificuldades financeiras, estamos realizando importantes obras no nosso município. Eu vou buscar as parcerias que forem necessárias para melhorar os serviços prestados pela prefeitura e a qualidade de vida dos cidadãos angrenses. Esse cais é uma conquista para os moradores da Enseada e para toda a cidade – destacou a prefeita Conceição Rabha.

Também participaram da solenidade de inauguração da reforma e ampliação do cais de atracação da Enseada, o secretário de Fazenda, Robson Marques; o presidente da Associação de Moradores da Enseada, Pedro Miguel, e o administrador da Regional Enseada, Jorge Rosa.

Vem aí: Programa Fala Leandro Silva