quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prefeita de Angra comenta votações na Câmara

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, aproveitou um encontro com mototaxistas na manhã desta quarta-feira, 28, para comentar as votações ocorridas na Câmara Municipal no dia anterior, em que projetos de autoria do Executivo foram rejeitados pela maioria dos parlamentares. Para a prefeita, O Legislativo é um poder independente, que deve ser respeitado. Ela lamentou, no entanto, que a maioria dos parlamentares não tenha compreendido a natureza dos projetos, especialmente a concessão de incentivo para a construção de moradias do programa Minha Casa Minha Vida.

— Vencer ou perder faz parte do processo político, mas quem foi derrotado ontem não foi o Governo, ou a prefeita e sim a população de Angra. Conseguimos, com muito custo e esforço político, habilitar 3.800 moradias para a cidade através do Minha Casa Minha Vida. Já estávamos em contato com construtoras interessadas que, na semana que vem, estariam fazendo visitas aos bairros. A aprovação da Lei é uma exigência federal e estamos disputando com milhares de outros municípios que já aprovaram leis semelhantes. Sem essa aprovação, vamos para o fim da fila. Saímos das 3.800 moradias para nenhuma — esclareceu a prefeita.

Conceição lembrou que, desde que foi criado o Minha Casa Minha Vida, em 2009, Angra dos Reis não conseguira habilitar nem uma moradia sequer e que, no início do ano, quando assumiu, havia projetos em andamento para apenas 1.400 unidades.

Votaram a favor do projeto apenas cinco vereadores (Lia, Eduardo Godinho, Marco Aurélio, Fábio Macedo e Carlinhos Santo Antônio) a quem a prefeita fez questão de agradecer.

Além da isenção às construções do Minha Casa Minha Vida, foi rejeitada também a alteração na lei que instituía normas para o programa Passageiro Cidadão, de subsídio à passagem de ônibus na cidade. Em relação a este projeto, a prefeita adiantou que, apesar da rejeição às regras, o benefício será mantido.

— Manter este benefício da forma como foi criado é bem mais difícil para a Prefeitura mas honrarei meu compromisso e a população vai continuar pagando R$ 1,00 na passagem. Vamos fazer um recadastramento dos usuários e aumentar a fiscalização. A situação do município é grave, estamos com uma dívida de R$ 10 milhões com a empresa de ônibus e faremos sacrifícios em outras áreas para que a população possa continuar usando o benefício — adiantou a prefeita.

Para ajudar a Prefeitura de Angra na fiscalização sobre o mau uso do Passageiro Cidadão, a Superintendência de Transportes disponibiliza o telefone 0800-286-1500, que recebe denúncias sobre a prestação dos serviços de transporte coletivo na cidade.

Esporte e Colégio Naval incentivam a natação



A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o Colégio Naval, implementou há três meses o polo de natação, através do Programa de Atividades Físicas, Esportivas e Especiais (Pafee). Na manhã de quinta-feira, 29, foi realizada uma confraternização nas instalações do Colégio Naval, com as crianças e adolescentes que participam do programa, liderados pelos professores Juliana Dayube e Paulo Moté.


— Nosso público tem entre 6 e 17 anos e o trabalho tem sido gratificante — afirma a professora Juliana. Para os mais jovens, foram utilizados o “macarrão” e a pranchinha no evento. Os maiores puderam mostrar o que já aprenderam de natação no estilo “crawl”.

As inscrições para o Pafee, tanto para o polo de natação do Colégio Naval como para qualquer outra modalidade esportiva na cidade, podem ser feitas no Estádio Municipal Prefeito Jair Toscano de Brito, no Balneário. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Esporte e Lazer, 3365-7670.

Saúde promove conscientização no Tour do Rio



A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, por meio do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, realizou na quarta-feira, 29, uma campanha de conscientização, durante a passagem dos ciclistas que competem no Tour do Rio.


A equipe coordenada pela psicóloga Juliana Ribeiro ofereceu informações aos espectadores do evento e preservativos. O colombiano Weimar Roldan, vencedor da primeira etapa, recebeu uma camisa do programa desenvolvido no município.

Ações que visam orientar a população quanto às doenças sexualmente transmissíveis têm sido realizadas constantemente em toda a cidade.

— Temos buscado conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância da prevenção e em todos os eventos nossas equipes estão presentes, sempre oferecendo orientações e realizando a distribuição de preservativos. Por isso participamos do evento do Tour do Rio, que concentrou um grande número de pessoas, para que a nossa mensagem de prevenção seja levada adiante — destacou Juliana, coordenadora do programa da Secretaria de Saúde.

O programa DST/Aids não tem medido esforços em oferecer condições de prevenção aos moradores da cidade. No primeiro semestre de 2013, várias ações foram efetivadas, como a implantação de dispensers de preservativos, nas unidades de saúde 24 horas do município. A iniciativa foi necessária para que as pessoas tenham acesso aos preservativos 24 horas por dia, sendo que não existe um limite máximo para a retirada do material. O dispositivo fica em locais de fácil acesso para a população e não é necessária autorização para retirada dos preservativo.

Prefeitura entrega Cartilha Educacional




Nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, entregou aos profissionais de educação da rede a cartilha dos princípios norteadores da Política Educacional de Angra dos Reis.
O evento, que foi realizado na E. M. Tânia Rita de Oliveira Teixeira, contou com cerca de 150 profissionais que também assistiram a um vídeo com todas as atividades e ações realizadas pela secretaria nesses oito meses de gestão.

A cartilha foi entregue pela prefeita Conceição Rabha à professora Simone Oliveira Duval, que representou todos os presentes.

Os participantes puderam conhecer os três eixos norteadores da Política Educacional que irão direcionar as ações da Secretaria de Educação durante os quatro anos desse governo. São eles: Qualidade de Ensino, Gestão Democrática e Educação Inclusiva.

Segundo a secretária de Educação, Cláudia Nogueira, este primeiro documento tem por finalidade informar aos profissionais de educação as linhas gerais do pensamento pedagógico e administrativo da secretaria.

— Este é um momento de muita importância para nós. Esta cartilha foi produzida para levar aos nossos profissionais as linhas gerais do trabalho que pretendemos desenvolver em nossos quatro anos de gestão — explica Cláudia.

No segundo momento do evento, a Prefeitura de Angra realizou a Prestação de Contas do governo para os profissionais de educação. O objetivo foi esclarecer sobre a real situação orçamentária do governo, as dívidas existentes, a situação precária que a prefeita Conceição encontrou a prefeitura e os projetos que já estão sendo executados mesmo com tantas dificuldades.

Alguns alunos da E. M. Tânia Rita também compareceram ao evento. Eles foram reivindicar à prefeita melhoria na parte física da escola que, segundo eles, vem prejudicando muito o andamento das aulas.

A prefeita ouviu com carinho e explicou que a unidade tem algumas limitações. Como o prédio pertence ao governo do estado, a prefeitura não tem autorização de mexer na estrutura da escola, podendo ser feitos apenas pequenos reparos, que serão realizados pela Eletronuclear. Dessa forma, a prefeita informou aos alunos que a única solução será fazer um planejamento para a construção de uma escola nova.

- Sei que temos muitas limitações, mas isso não nos impede de trabalhar. Estamos investindo em saúde, educação e em muitas outras ações e continuaremos trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade de vida de todos os moradores - diz Conceição.

Portadores de necessidades especiais foi tema de seminário





O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou na noite desta segunda-feira, dia 26, o primeiro seminário de políticas públicas para portadores de necessidades especiais.
O encontro foi aberto ao público e aconteceu na sede do partido, na Rua Cônegos Bittencourt, nº 72, sala 101 no Centro de Angra às 19h. A palestra foi apresentada pelo fisioterapeuta Leandro Sérgio Nóbrega que contou com a interatividade dos presentes.

De acordo com Leandro, baseado em dados do IBGE, 14,5% da população ou 25 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, sendo que 70 % vivendo abaixo da  linha da pobreza; 33% são analfabetas ou têm até 3 anos de escolaridade e 90% estão fora do mercado de trabalho.

O palestrante afirmou que além destes dados, o que também é lamentável são a ausência de integração de políticas públicas, projetos e ações voltadas para a pessoa com deficiência; falta articulação entre os serviços voltados para a pessoa com deficiência na esfera privada e governamental e a desarticulação entre as organizações representativas das pessoas com deficiência no município.

O fisioterapeuta apontou alguns tópicos que podem resultar em soluções para estes problemas. De acordo com ele, as primeiras ações girariam em torno de um levantamento situacional do município no que diz respeito às políticas públicas, projetos e ações voltados para a pessoa com deficiência; avaliação dos projetos e dos equipamentos de serviços e estudo de viabilidade para a concepção e criação da Coordenadoria de Integração da Pessoa com Deficiência.

Assuntos como a falta de acessibilidade nos meios de transportes e locais públicos e privados também foram amplamente abordados. Durante o encontro foi sugerido a criação de uma coordenadoria para atender a pessoa com deficiência de forma peculiar e mais específica.

O presidente do Partido Democrático Trabalhista em Angra, Leandro Silva disse que vai entrar na luta para que seja criado um órgão para atender a pessoa portadora de necessidades especiais:

- Vou encampar esta luta junto à prefeitura na intenção de implementar a Coordenadoria de Integração da Pessoa com Deficiência. Precisamos criar parcerias públicas e privadas para amenizar as dificuldades de quem sofre com a limitação diária, disse Leandro Silva.

Ainda durante o seminário de ontem foi criado um grupo de trabalho que irá continuar a discussão e fomentar idéias que serão debatidas num próximo encontro.

Além do Palestrante Leandro Nébrega, também esteve presente a Fernanda Gonçalves que falou da importância da Equoterapia no tratamento e/ou recuperação de pessoas com paralisia cerebral; com seqüelas de acidentes; amputados e crianças com dificuldades motoras e de aprendizado. De acordo com Fernanda, este trabalho é realizado por fisioterapeutas que utilizam cavalos treinados para este fim.

Além deste, o PDT Angra já realizou outros seminários que também discutiram temas importantes como “educação em tempo integral na visão de Darcy Ribeiro” e etc...

O presidente da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista no município, Leandro Silva, destaca que estas discussões são importantes para que sejam tirados encaminhamentos e buscar soluções.

- Infelizmente o portador de necessidades especiais ainda encontra muitas dificuldades com relação à acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho entre outras, por isso resolvemos discutir o tema– afirmou Leandro.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Portadores de necessidades especiais foi tema de seminário

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou na noite desta segunda-feira, dia 26, o primeiro seminário de políticas públicas para portadores de necessidades especiais.
O encontro foi aberto ao público e aconteceu na sede do partido, na Rua Cônegos Bittencourt, nº 72, sala 101 no Centro de Angra às 19h. A palestra foi apresentada pelo fisioterapeuta Leandro Sérgio Nóbrega que contou com a interatividade dos presentes.

De acordo com Leandro, baseado em dados do IBGE, 14,5% da população ou 25 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, sendo que 70 % vivendo abaixo da  linha da pobreza; 33% são analfabetas ou têm até 3 anos de escolaridade e 90% estão fora do mercado de trabalho.

O palestrante afirmou que além destes dados, o que também é lamentável são a ausência de integração de políticas públicas, projetos e ações voltadas para a pessoa com deficiência; falta articulação entre os serviços voltados para a pessoa com deficiência na esfera privada e governamental e a desarticulação entre as organizações representativas das pessoas com deficiência no município.

O fisioterapeuta apontou alguns tópicos que podem resultar em soluções para estes problemas. De acordo com ele, as primeiras ações girariam em torno de um levantamento situacional do município no que diz respeito às políticas públicas, projetos e ações voltados para a pessoa com deficiência; avaliação dos projetos e dos equipamentos de serviços e estudo de viabilidade para a concepção e criação da Coordenadoria de Integração da Pessoa com Deficiência.

Assuntos como a falta de acessibilidade nos meios de transportes e locais públicos e privados também foram amplamente abordados. Durante o encontro foi sugerido a criação de uma coordenadoria para atender a pessoa com deficiência de forma peculiar e mais específica.

O presidente do Partido Democrático Trabalhista em Angra, Leandro Silva disse que vai entrar na luta para que seja criado um órgão para atender a pessoa portadora de necessidades especiais:

- Vou encampar esta luta junto à prefeitura na intenção de implementar a Coordenadoria de Integração da Pessoa com Deficiência. Precisamos criar parcerias públicas e privadas para amenizar as dificuldades de quem sofre com a limitação diária, disse Leandro Silva.

Ainda durante o seminário de ontem foi criado um grupo de trabalho que irá continuar a discussão e fomentar idéias que serão debatidas num próximo encontro.

Além do Palestrante Leandro Nébrega, também esteve presente a Fernanda Gonçalves que falou da importância da Equoterapia no tratamento e/ou recuperação de pessoas com paralisia cerebral; com seqüelas de acidentes; amputados e crianças com dificuldades motoras e de aprendizado. De acordo com Fernanda, este trabalho é realizado por fisioterapeutas que utilizam cavalos treinados para este fim.

Além deste, o PDT Angra já realizou outros seminários que também discutiram temas importantes como “educação em tempo integral na visão de Darcy Ribeiro” e etc...

O presidente da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista no município, Leandro Silva, destaca que estas discussões são importantes para que sejam tirados encaminhamentos e buscar soluções.

- Infelizmente o portador de necessidades especiais ainda encontra muitas dificuldades com relação à acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho entre outras, por isso resolvemos discutir o tema– afirmou Leandro.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ouvidoria SUS já atendeu 460 pessoas em 2013

A Ouvidoria SUS, do Ministério da Saúde, registrou 460 atendimentos aos cidadãos angrenses, no período de janeiro a agosto deste ano. O órgão é um canal de comunicação entre o usuário, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis, que é a responsável pelo serviço.

Através da Ouvidoria SUS, o cidadão oferece sugestões, elogios, reclama os seus direitos e também é informado sobre os serviços de saúde; além de ser feito o encaminhamento de suas solicitações aos órgãos competentes para análise e providências. Quando a resposta é fornecida, a mesma é analisada e esclarecida ao cidadão. A Ouvidoria também elabora relatórios para os gestores, contribuindo para a melhoria da saúde pública e o fortalecimento do SUS.

A Ouvidoria SUS visa ser um canal de comunicação e articulação entre o gestor e o controle social, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. As solicitações dos usuários podem ser feitas pela internet (www.angra.rj.gov.br), e-mail (fusar.ouvidoriasus@angra.rj.gov.br), telefones (3364-4844/3365-2803) ou pessoalmente, na sede do órgão, que fica na avenida Almirante Machado Portela, 85 – Balneário, das 8h30 às 17h.

Cartão SUS pode ser feito em Angra

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis continua a confecção do Cartão Nacional SUS (Sistema Único de Saúde) para a população do município. A iniciativa está em acordo com uma determinação do Ministério de Saúde, que responsável pela regulamentação do SUS.

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a elaboração dos cadastros.

O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do SUS e seus domicílios de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde.

O cadastramento permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde. Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria de Saúde, localizada na rua Almirante Portela, 85, sala 102, no Balneário, onde é realizado o cadastro.

Farmácia do CEM/Japuíba com horário estendido

Pensando sempre em prestar serviços de qualidade à população de Angra dos Reis, a Secretaria de Saúde, por meio da diretoria do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Japuíba, estendeu o horário de funcionamento da farmácia da unidade.

Desde o mês de julho, os moradores da região podem pegar os seus medicamentos até às 19h, sempre de forma gratuita.

De acordo com Vanderson Lemes, farmacêutico da unidade de saúde, a Farmácia do CEM atende a todas as comunidades da Japuíba e adjacências.

— Atendemos a moradores que residem em outras comunidades, pois o CEM da Japuíba é referência para as unidades que compõem o entorno. Neste momento tivemos um aumento na procura pelos medicamentos, e aumentou também o número de profissionais que estão trabalhando aqui na unidade de saúde — explicou Vanderson.

Prefeitura apresenta Feira Náutica a empresários


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Atividades Econômicas, realizou na noite de sexta-feira, 23, a segunda reunião de apresentação da primeira Feira Náutica da cidade aos empresários do setor. O evento, previsto para novembro, está sendo organizado e realizado pela empresa Nautisports, em parceria com o município.

Compuseram a mesa de abertura da reunião a prefeita Conceição Rabha, o secretário de Atividades Econômicas Dílson Affonso, o curador da Feira Náutica, Eduardo Louro, e o diretor executivo da Boat Brasil, Caio Marcio Ambrósio.

A prefeita Conceição Rabha falou sobre a Feira Náutica Angra 2013, que não vai gerar custos aos cofres do município, já que toda a estrutura da Feira será custeada por patrocinadores.

 — Estamos tendo um ano de ousadias na administração municipal, em virtude da falta de recursos. Mesmo assim assumimos a Feira Náutica, que será realizada em uma área pública, sem custo algo para o município. No evento promoveremos uma interação do setor náutico com a população do Centro da cidade. Angra tem um potencial imenso nessa área, que gera empregos e fomenta o turismo. Vamos alavancar o setor e estamos buscando parceiros para fazer da Feira Náutica Angra 2013 uma referência nacional. Preciso da ajuda dos empresários que vão participar desse evento, para que juntos façamos o desenvolvimento da área náutica em Angra. A feira é um passo importante nesse sentido — disse a prefeita Conceição

No encontro desta sexta-feira, que aconteceu no Centro de Estudos Ambientais, os representantes das empresas interessadas em participar do evento, que atuam na área de fabricação, revenda ou prestação de serviços náuticos, conheceram a estrutura dos stands que serão usados na Feira Náutica.

O evento foi confirmado no Cais de Santa Luzia, no Centro de Angra, entre os dias 14 e 17 de novembro, das 9h às 22h. O objetivo da Feira Náutica Angra 2013 é promover o desenvolvimento do setor náutico na cidade, que já é bastante significativo, já que o município é um dos que mais possui embarcações em todo o país, além de incrementar o turismo. Durante o evento, o test drive nas embarcações será permitido das 9h às 13h.

Toda a renda arrecadada com o evento será revertida à Sociedade Pestalozzi e à Casa Abrigo da cidade. A intenção da secretaria de Atividades Econômicas é transformar o evento em referência para o setor no Sul do Estado e incluí-lo no calendário de eventos da cidade, consolidando definitivamente o município como um pólo náutico no cenário nacional.