sábado, 24 de agosto de 2013

PDT Angra realiza seminário nesta segunda


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizará nesta segunda-feira, dia 26, o primeiro seminário de políticas públicas para portadores de necessidades especiais. O encontro será aberto ao público e acontecerá na sede do partido, na Rua Cônegos Bittencourt, nº 72, sala 101 no Centro de Angra às 19h. O tema será apresentado pelo palestrante Leandro Nóbrega e discutido entre os presentes.

 Além deste, o PDT Angra já realizou outros seminários que também discutiram temas importantes como “educação em tempo integral na visão de Darcy Ribeiro” e etc...

O presidente da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista no município, Leandro Silva, destaca que estas discussões são importantes para que sejam tirados encaminhamentos e buscar soluções.

- Infelizmente o portador de necessidades especiais ainda encontra muitas dificuldades com relação à acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho entre outras, por isso vamos discutir o tema neste importante seminário – afirma Leandro.


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aula inaugural dos cursos BG Brasil e Senai



Em parceria com o Senai e a petrolífera BG Brasil, a Prefeitura de Angra realizou nesta segunda-feira,19, a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional que estão sendo custeados pela empresa. A sessão de boas-vindas aos alunos foi na Casa Larangeiras, e contou com a presença da prefeita Conceição Rabha, do vice-prefeito Leandro Silva, do secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso, da gerente de sustentabilidade da BG Brasil, Pâmella De-Cnop e do gerente executivo do Senai, Carlos Roberto Garcia.

Para a prefeita Conceição, os cursos são importantíssimos para a cidade, assim como outras parcerias e ações do município referentes às políticas educacionais.

- Me sinto feliz e satisfeita por este momento. Só a Educação transforma e liberta. Desde o nosso primeiro dia de governo, não estamos medindo esforços para que os moradores de nossa cidade recebam qualificação e sejam inseridos no mercado de trabalho. Estamos fazendo cada vez mais parcerias e essa, em especial, com a BG Brasil, nos dá imenso orgulho — enfatizou Conceição.

O projeto beneficia 232 jovens e adultos, que receberão formação técnica de alto nível, de forma inteiramente gratuita. A iniciativa contribui para a qualificação da mão-de-obra e o aumento da empregabilidade com foco nas indústrias naval e de petróleo. Os cursos têm investimento voluntário de R$ 450 mil da companhia BG Brasil, sem contrapartida alguma do município.

Em julho foi realizada a prova para a seleção dos alunos. Foram oferecidas 145 oportunidades em sete cursos, nas áreas de óleo e gás, que serão ministrados no Senai, em Jacuecanga. Além destas vagas, outras 71 foram destinadas para a qualificação de profissionais do estaleiro Brasfels. O secretário Dilson Affonso exaltou aos alunos, a oportunidade que eles estão tendo e que deve ser aproveitada ao máximo.

A representante da BG Brasil, Pâmella De-Cnop, disse que Angra é um município chave para a empresa, que é parte do grupo britânico BG Group, companhia que atua na exploração e produção de gás natural em mais de 20 países. Presente no Brasil desde 1994, a BG Brasil tem participação em três blocos do pré-sal da Bacia de Santos e adquiriu, em maio de 2013, como operadora, participação integral em seis blocos e 50% em quatro blocos no Maranhão, na Bacia de Barreirinhas.

- Angra dos Reis é uma cidade chave para nós. Plataformas que serão utilizadas pela empresa estão sendo construídas no estaleiro Brasfels e temos como política o investimento na educação e qualificação dos jovens deste município, para que a educação científica gere bons frutos. O processo de seleção em Angra foi feito de maneira muito séria e estamos satisfeitos com o resultado — ressaltou Pâmella.

Os cursos de mecânico montador, encanador e eletricista naval iniciam nesta terça-feira, 20, com aulas presenciais em Jacuecanga. Já os alunos de movimentação de cargas e soldador, começam as aulas no sábado, 24. Os matriculados no curso de pintura terão aulas a partir de setembro.

Recadastramento para o Minha Casa, Minha Vida

A Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Habitação, está realizando o recadastramento das famílias para o programa Minha Casa, Minha Vida.

Após constatar que alguns cadastros estão desatualizados, a prefeita Conceição Rabha viu a necessidade de realizar o recadastramento das famílias, que elas possam se beneficiar do programa. As famílias que realizaram o cadastro este ano (2013), não precisam se recadastrar.

Para se recadastrar, as famílias deverão comparecer à Subsecretaria de Habitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, munidos de cópias dos documentos (identidade, CPF e comprovante de residência). Neste primeiro momento, serão beneficiadas as famílias que se encaixarem na Faixa 1, ou seja, com renda de zero a três salários mínimos.

Segundo o subsecretário de Habitação, Marcelo Santos, as famílias que possuem os critérios exigidos e que ainda não possuem cadastro poderão se cadastrar normalmente.

O programa Minha Casa, Minha Vida será implementado na cidade e irá beneficiar cerca de 2.300 famílias da Faixa 1. Serão construídas habitações nos bairros Banqueta, Monsuaba, Frade e Parque Mambucaba.

Para facilitar a construção das moradias, a prefeita Conceição Rabha encaminhou para votação na Câmara Municipal o projeto de lei de isenção siscal, que irá facilitar a entrada das empresas construtoras na cidade. A votação será uma das pautas da sessão da Câmara nesta quinta-feira, 22.

Se aprovada a lei de isenção fiscal, a prefeitura irá realizar o chamamento público das empresas de construção, que terão até 30 dias para apresentarem o projeto executivo.

Prefeitura mantém compromisso com mototaxistas

Ante à dificuldade demonstrada pelo Poder Legislativo Municipal em aprovar uma Lei a fim de regulamentar os serviços de transporte em mototáxi e motofrete na cidade, a Prefeitura de Angra dos Reis vai procurar um caminho alternativo para assegurar a continuidade da atividade no município. O compromisso foi assumido pela própria prefeita municipal, Conceição Rabha, em encontro com os trabalhadores na manhã de hoje, 21.

— Não esperávamos encontrar esta resistência mas mantenho o compromisso que assumi com a população e com vocês. Nós vamos encontrar uma solução para assegurar aos moradores que desejarem, a opção pelo mototáxi — assegurou a prefeita aos mototaxistas.

Na próxima segunda-feira, 26, o grupo volta a reunir-se com a prefeita e o procurador-geral do município, Paulo Rabha de Mattos, para analisar a nova proposta do Executivo. Por determinação da prefeita, o projeto de lei em análise na Câmara deverá ser retirado da pauta.

Do encontro desta manhã, na sede do Poder Executivo, participaram ainda o presidente da Câmara Municipal de Angra, Jorge Eduardo Mascote, e os vereadores Eduardo Godinho e Lia, todos favoráveis à aprovação do serviço na cidade. Mesmo exaltados e bastante abalados com os rumos da votação na Câmara Municipal, que indicam rejeição à proposta da Prefeitura, os mototaxistas ouviram a prefeita reafirmar a disposição de legalizar a atividade.

— Ninguém quer mais a legalização do que eu. Esse pedido me foi feito pela população e vou honrar esse clamor. Não me comparem a governantes passados pois eu não fujo dos meus compromissos e tenho palavra. Nós vamos encontrar uma solução dentro da Lei e ordenar não só o mototáxi, como os demais serviços de transporte na cidade pois isso é o que todos queremos — disse a prefeita.

A proposta original de regulamentação feita pelo município limitaria a quantidade de motocicletas admitida no serviço, estabelecia também limites quanto ao tráfego, privilegiando locais de difícil acesso e sem o serviço convencional de transporte público e criaria as regras para a concessão da licença para a operação do serviço, inclusive com exigência de cursos e equipamentos de segurança que deverão ser fiscalizados pela Superintendência de Transportes e Trânsito.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mototaxistas são recebidos na Prefeitura




A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, e o presidente da Câmara Municipal angrense, Jorge Eduardo Mascote, receberam na semana passada, na sede do Executivo Municipal, profissionais que exploram o serviço de mototáxi na cidade. O encontro foi para reafirmar o compromisso assumido pela prefeita, na campanha eleitoral do ano passado, com a regulamentação do serviço. Nos próximos dias, os vereadores receberão o projeto de Lei que cria e regulamenta a atividade dos mototaxistas na cidade.


— O compromisso assumido será cumprido. A Prefeitura elaborou um projeto de Lei, com base em experiências de outros municípios e as recomendações do Conselho Nacional de Trânsito. A proposta cria o serviço e estabelece regras de funcionamento e punições. Espero que a Câmara aprove — explicou a prefeita.

Alguns detalhes do projeto de Lei foram debatidos com a categoria, após esclarecimentos do procurador-geral do município, Paulo Rabha de Mattos. O presidente da Câmara garantiu a tramitação do projeto de Lei e comprometeu-se a debater o projeto com a participação dos mototaxistas. A expectativa é votar o projeto até o final do mês de setembro.

No encontro, a prefeita Conceição também deixou claro que, caso a Câmara Municipal rejeite a regulamentação proposta pela prefeitura, que cria também o serviço de motofrete, a atividade não poderá mais ser admitida na cidade.

— É meu compromisso e eu quero que a Câmara aprove pois sempre defendi isso, mas estou sujeita à Lei. Sem a aprovação deste projeto, teremos de proibir a atividade — adiantou a prefeita.

O projeto de Lei enviado à Câmara limitará a quantidade de motocicletas admitida no serviço, estabelece também limites quanto ao tráfego, privilegiando locais de difícil acesso e sem o serviço convencional de transporte público e cria as regras para a concessão da licença para a operação do serviço, inclusive com  exigência de cursos e equipamentos de segurança que deverão ser fiscalizados pela Superintendência de Transportes e Trânsito.

Início do Angra Moto Fest supera expectativas




A primeira noite do Angra Moto Fest, evento realizado pela Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, em parceria com o motoclube Piratas de Angra, superou expectativas dos organizadores do evento. Centenas de pessoas passaram pela Praça Zumbi dos Palmares para curtir muita música, a praça de alimentação, barracas de expositores e as motocicletas mais envenenadas do litoral.


O evento foi aberto às 18h, com o início das inscrições dos motoclubes. O primeiro show da noite foi o da banda angrense Aera80, que abriu o festival com o melhor do rock'n'roll dos anos 80. Na sequência a banda Madame Zero tocou um pop rock de altíssima qualidade, com repertório que uniu canções próprias e músicas de grupos com o Capital Inicial, Barão Vermelho e Lobão. Encerrando a noite, a banda Black Bird, considerada uma das melhores bandas cover dos Beatles do país  apresentou um repertório recheado dos clássicos do quarteto inglês.

Além da parte artística, o Angra Moto Fest conta ainda com algumas atrações paralelas, como a exposição de motos antigas, que acontece na Casa Larangeiras, e a parceria com a iniciativa privada, que possibilitou uma considerável redução dos custos do evento e a instalação de internet grátis na Praça Zumbi dos Palmares durante o evento.

Para o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, o evento já pode ser considerado um sucesso.

— A parceria entre a Prefeitura de Angra e a iniciativa privada é fundamental para o sucesso deste festival. Um dos grandes motivos para trazermos o Moto Fest para a Praça Zumbi dos Palmares foi justamente integrar o evento ao comércio local. Conversamos com os empresários e vários se comprometeram a montar um esquema especial para atender os visitantes — explicou Kaká.

Cursos do Pronatec chegam ao Parque Mambucaba

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, está disponibilizando novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Senai. Atendendo a várias reivindicações, os cursos passam a ser oferecidos também no bairro Parque Mambucaba, facilitando o acesso dos moradores interessados. Serão 80 vagas, sendo 20 para cada uma das quatro opções: ajudante de obras, carpinteiro de obras, pedreiro de revestimento em argamassa e armador em ferragens.   As aulas serão realizadas no Centro Educacional Dolores, de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 22h, sem nenhum custo para os alunos, que receberão auxílios para transporte e alimentação e material didático gratuitamente.   Para realizar as inscrições, os interessados deverão comparecer ao Centro Educacional Dolores (Rua das Flores, nº 191, Parque Mambucaba), entre os dias 20 e 30 de agosto de 2013, das 9h às 12h e das 13h às 16h, portando os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, título de eleitor, comprovante de escolaridade, (pode ser declaração da ultima escola que estudou), comprovante de residência e número de NIS atualizado, além de 2 fotos 3x4.   Caso o candidato não possua o NIS, deverá solicitar no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de sua região ou na Casa do Programa Bolsa Família e levar o protocolo no ato da inscrição.   Todos os cursos são destinados a pessoas com idade mínima de 18 anos e pelo menos o 5º ano do Ensino Fundamental.   O Pronatec, um programa do governo federal, oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida. Só neste ano o programa já disponibilizou em Angra mais de 400 vagas para vários cursos.