quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Angra vence Bonsucesso e vai para as finais


Angra dos Reis Esporte Clube venceu o Bonsucesso por três a zero na tarde do dia 14, quarta-feira, pelas semifinais da Taça Corcovado do Estado do Rio de Janeiro (Série C do Campeonato Carioca). Com o resultado, o “tubarão azul” classificou-se para as finais da competição e enfrentará a Cabofriense. A partida foi disputada em Angra, no Estádio Municipal Prefeito Jair Toscano de Brito.

Mesmo precisando apenas de um empate, a equipe do Angra abriu o placar aos onze minutos do segundo tempo, com Índio. Ele aproveitou um cruzamento e livrou-se do marcador. Com um chute rasteiro, no canto, não deixou chance para o goleiro Leandro.

Com o resultado negativo, o Bonsucesso procurou mais o ataque, facilitando o jogo para o adversário. Assim, aos 35 minutos, depois de uma descida perigosa, o “tubarão” teve um pênalti anotado a seu favor. Galvão (5) bateu forte no canto e fez o segundo gol. A partir daí o Bonsucesso deixou de lado o esquema tático e abriu mais ainda a defesa. No finalzinho da partida, aos 43 minutos, Felipinho (11) fechou o placar e em seguida foi expulso durante a comemoração. Ele já tinha um cartão amarelo e tirou a camisa logo depois de marcar.

A outra semifinal, disputada na noite do mesmo dia entre Cabofriense e São João da Barra, terminou em zero a zero, beneficiando o tricolor praiano. Por ter a melhor campanha a Cabofriense disputará a final contra o Angra em casa, com a vantagem do empate. O jogo será realizado no sábado, dia 17, às 15h. O vencedor dessa partida disputará o triangular final com o Bonsucesso (campeão da Taça Santos Dumont, o primeiro turno) e o América (melhor número de pontos). Do triangular, os dois melhores serão promovidos à Série B do Campeonato Carioca.

Angrense é eleita Miss Pré-Teen Internacional



Uma angrense é a mais nova Miss Pré-Teen Internacional 2013. Maria Eduarda Melo, de 12 anos, moradora do Morro do Santo Antônio, participou do concurso em Chihuahua, no México, realizado entre os dias 23 e 28 de julho. Ela disputou o prêmio com 12 meninas de vários países, como México, Nicarágua, EUA, Panamá e Honduras.

Não é a primeira vez que Maria Eduarda recebe um prêmio de miss. Hoje ela acumula faixas de Miss Angra 2013 Infanto Juvenil; Princesa, conquistado no Miss Estado do Rio de Janeiro; e Miss América Brasil, que foi realizado em Curitiba.

O próximo desafio da Miss Teen será concorrer com mais 84 meninas ao Miss Teen Universo, ainda sem local e data definidos.


No dia 26 de outubro, no Clube Cepe Angra, na Vila da Petrobras, será realizado o Concurso Miss Angra Infanto Juvenil, onde Maria Eduarda irá passar sua faixa a uma nova contemplada.

Entrevista


Papietagem é o novo curso da Casa Larangeiras

A Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), por meio da Casa Larageiras oferece um novo curso gratuito para a população. A transformação de jornais velhos, folhas de revistas e papelões em cestos, porta-joias, caixas, jarros, fruteiras e outros artigos é a meta do curso de papietagem ministrado às sextas-feiras, das 9h30 às 12h, na Casa Larangeiras. O curso, como todos os outros, pretende incentivar a geração de emprego e renda no município.

 Com início para o dia 16 de agosto, o curso prossegue até dezembro. O professor Gustavo Valente explica que, além de papel, também utiliza pedaços de madeira e outros artigos recicláveis para criar peças originais e sustentáveis.  A Casa Larangeiras fica na Praça Zumbi dos Palmares s/n°, no Centro. Outras informações pelo telefone 3365-7221.

 CASA LARANGEIRAS FAZENDO ARTE

 As atividades da Casa Larangeiras continuam a todo vapor. Ainda há tempo para se inscrever para os outros cursos.

 Nas segundas, terças e quartas, das 9h30 às 11h30, a professora Rita de Cassia dá aulas de artesanato. São duas turmas ativas e a terceira turma está prestes a iniciar suas aulas.

 Para quem gosta de esporte, às terças e sextas-feiras, das 17h às 19h, é a vez do mestre Abutre ocupar o salão da Casa Larangeiras com o grupo Senzala. Já às quintas-feiras, das 8h às 11h; das 14h às 17h e das 18h às 21h, o multipercussionista angrense Jorge Moreno, mais conhecido como Etiópia, ministra o curso de Percussão.

 Para os músicos profissionais, aos sábados, das 9h30 às 11h30 acontece a Oficina de Música Latina, com o maestro Moacir Saraiva.

Planejamento Familiar no Frade

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis, por meio da Atenção Básica, iniciou na terça-feira, 13, o processo de descentralização do Programa Planejamento Familiar.

De acordo com Simone Ribas, antes o serviço era oferecido somente no Centro, e os participantes tinham que percorrer grandes distâncias para assistir às reuniões.

— Quem mora em bairros distantes do Centro tinha de percorrer uma grande distância, para que pudesse participar das reuniões do Programa Planejamento Familiar. Começamos na última terça-feira a descentralização, para que os interessados possam participar em grande número — destacou.

Outros distritos de Angra deverão receber o programa em breve. No bairro do Frade a primeira reunião foi realizada na Escola Municipal Salomão Reseck.


PLANEJAMENTO FAMILIAR

 Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial, entre os anos de 1972 e 1994.

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos.

 No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007.  Ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

 Toda mulher em idade fértil (de 10 a 49 anos de idade) tem acesso aos anticoncepcionais nas Unidades Básicas de Saúde, mas em muitos casos precisa comparecer a uma consulta prévia com profissionais de saúde. A escolha da metodologia mais adequada deverá ser feita pela paciente, após entender os prós e contras de cada um dos métodos.

 Controlar a fertilidade é o primeiro passo para planejar o momento mais adequado para ter filhos. A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), feita em 2006, financiada pelo Ministério da Saúde, revelou que 46% das gravidezes não são planejadas.

A PNDS mostrou também que 80% das mulheres usam algum método para evitar a gravidez. A pílula anticoncepcional e o dispositivo intrauterino (DIU) são os mais usados pelas brasileiras.

Graças à política de distribuição de meios anticonceptivos, houve diminuição no número de gravidezes indesejadas. Esse fator pode ter contribuído para a queda nos índices de abortos inseguros e, consequentemente, na mortalidade materna, indica estudo do Ministério da Saúde.

 A ampliação do acesso aos métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas do programa “Aqui Tem Farmácia Popular” trouxe outro resultado positivo: a incidência de gravidez na adolescência (de 10 a 19 anos de idade) diminuiu 20% entre 2003 e 2009.

Defesa Civil vistoria túneis da RJ-155



A equipe de engenharia da Defesa Civil municipal de Angra dos Reis entregará aos técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) do Rio de Janeiro, nos próximos dias, um laudo de avaliação de danos estruturais nos túneis da rodovia Saturnino Braga (RJ-155), estrada que liga Angra dos Reis a Barra Mansa. A vistoria foi motivada pela queda de uma lasca de rocha no terceiro túnel, sentido rumo a Rio Claro. A avaliação de risco foi realizada após uma inspeção em que foram verificadas a estrutura geológica, o grau de intemperização (que é o processo natural de uma transformação de rocha em solo), os danos resultantes de acidentes com veículos e a drenagem das águas pluviais.

Foram avaliadas também a estrutura geológica e identificados os mecanismos de ruptura; o grau de intemperismo e de alteração das rochas, para avaliar a suscetibilidade de queda de blocos e lascas de rocha, e, por isso, o risco aos motoristas.

De acordo com a Defesa Civil angrense, a estrutura geológica identificada nos túneis é marcada por deformações e fraturas, além de um processo natural de envelhecimento em evolução, o que torna possíveis as quedas de blocos e lascas de rocha.

A primeira vistoria nos túneis identificou ainda danos estruturais nos acessos do segundo túnel e na parede e teto do terceiro. Na segunda vistoria, com auxílio de um caminhão elevador, foram analisadoa ainda o costão rochoso no alto do terceiro túnel. Os blocos de rocha foram medidos e identificados para que as informações constem no laudo.

— Neste terceiro túnel, em especial, há trechos de rocha em decomposição com grau de alteração variando de médio a completamente alterado, o que compromete a estabilidade da parede — avaliou o engenheiro Pedro França.

Para o secretário especial de Defesa Civil, Marco Oliveira, a Prefeitura de Angra buscará a reforma dos túneis junto ao DER/RJ e as equipes da Defesa Civil auxiliarão para reduzir os riscos.


— A Defesa Civil atua na prevenção. Ao identificarmos o risco, analisamos e encaminhamos as sugestões ao órgão responsável pelas providências. Neste caso, cabe ao Governo do Estado tomar as medidas cabíveis, pois os túneis são de responsabilidade estadual — finalizou Marco Oliveira.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prefeitura e MPA firmam convênio



Nesta sexta-feira, 9, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura firmou um convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na sede do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (Ied-Big), na Vila da Petrobrás.

Compondo a mesa estavam a prefeita Conceição Rabha; o secretário de Pesca, Júlio Magno; o deputado estadual, Luiz Sérgio; o representante da superintendência do MPA, Maria Paula; o presidente do Ied-Big, José Luiz Zaganeli; o presidente da Associação dos Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig), Carlos Kazuó; o representante da Eletronuclear, Celso Badaró; e o vereador Eduardo Godinho.

O convênio firmado entre as partes se refere a uma doação de materiais para o cultivo de frutos do mar na Baía da Ilha Grande. Na ocasião foram entregues cinco cheques aos maricultores no valor de uma fazenda marinha, o que representa um grande avanço para a atividade. No total serão investidos R$ 250 mil, sendo R$ 115 mil oriundos do Ministério da Pesca e R$ 135 mil da Prefeitura de Angra.

— Estou muito satisfeita por estar aqui firmando esse convênio com a prefeitura para o desenvolvimento e o acompanhamento da maricultura, coisa que a prefeitura já vem fazendo com muita competência. Quero também parabenizar todo corpo técnico da Prefeitura de Angra, que vem desenvolvendo um trabalho sério e de muita competência com os maricultores de Angra dos Reis — disse a representante do MPA, Maria Paula.

A maricultura na Baía da Ilha Grande teve início em 1996, com o Projeto Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande, que foi concluído em 1998. O projeto teve como principal objetivo a valorização dos recursos naturais e seu uso sustentável através da exploração ordenada do turismo e maricultura, tendo como base a participação efetiva da população local.

Após o término do projeto, a Prefeitura de Angra instalou 38 cultivos pela Baía da Ilha Grande, que atendeu diretamente a 80 famílias, distribuídos em diversas comunidades. Atualmente na Baía da Ilha Grande existem 52 fazendas marinhas e a Secretaria de Pesca e Aquicultura assiste a 16 delas.

Em 2012 houve uma produção de 20 mil dúzias de coquile, 15 mil toneladas de mexilhão e 3 mil dúzias de ostra. Isso faz de Angra dos Reis o maior produtor de coquiles do Brasil e o maior produtor de moluscos do Estado.

— A maricultura é um dos indutores da economia da nossa cidade. Acredito na importância da sustentabilidade desse projeto. Estaremos juntos para superar qualquer dificuldade e obstáculo nesse caminho, porque eu acredito na maricultura — afirmou a prefeita Conceição Rabha.

Terminal Pesqueiro em fase de aprovação

A pedido da prefeita Conceição Rabha, a Secretaria de Pesca e Aqüicultura vem trabalhando firme em cima do projeto do Terminal Pesqueiro, que será construído na frente da cidade.

Segundo o secretário de pesca, Júlio Magno, para que o terminal seja debatido, tem que haver um projeto e um orçamento. O orçamento já existe e o valor é de R$ 35 milhões, que corresponde à parte física e equipamentos. O projeto, que foi enviado pelo governo federal, foi rejeitado tanto pela prefeita Conceição quanto pela Secretaria de Pesca, que já está dando andamento a outro.

— Logo que assumi a secretaria, a prefeita veio me cobrar o andamento do terminal. Tínhamos um projeto que havia sido enviado pelo governo federal, mas que não era viável. Então, desenvolvemos o nosso projeto, que já é de conhecimento da prefeita e que iremos apresentar na próxima semana ao setor pesqueiro, numa data a ser definida — diz Magno.

O projeto do governo federal teria capacidade para carregar apenas dois caminhões ao mesmo tempo, o que não supriria a demanda, que hoje é de 600 toneladas por dia. Já no projeto elaborado pela Secretaria de Pesca, o Terminal seria composto por dois embarcadouros e teria capacidade de carregar de oito a dez caminhões ao mesmo tempo.

— Se o nosso projeto for aprovado pelo setor pesqueiro, a prefeita irá levá-lo a Brasília e solicitar recurso para a construção. Estamos todos ansiosos, inclusive a prefeita, porque este terminal é um sonho de todos nós — afirma Júlio Magno.