terça-feira, 6 de agosto de 2013

Consulta popular para o Conselho Tutelar 2013

Iniciam-se na próxima segunda-feira, dia 12, as inscrições para a consulta popular para o Conselho Tutelar 2013. Os interessados em participar devem se dirigir à Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, na rua Honório Lima, 127, no Centro, de 12 à 26 de agosto, das 10h às 16h.

Para ser conselheiro tutetar, o(a) candidato(a) deve ter idoneidade moral reconhecida, idade igual ou superior a 21 anos, residir em Angra há mais de dois anos, estar no gozo de seus direitos políticos e ter completado o Ensino Médio. É necessário também ter os seguintes documentos para realizar a inscrição: requerimento de inscrição com modelo fornecido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; cópia do RG, CPF, comprovante de residência (de no mínimo dois anos no município), certidão dos distribuidores cível e criminal, da Vara do Júri, Execuções Criminais do Fórum de Angra dos Reis e Certidão de Antecedentes Criminais; certificado de conclusão do Ensino Médio; cópia do título de eleitor com comprovante de votação na última eleição.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informa ainda que haverá importantes mudanças na escolha dos conselheiros tutelares. Em 2015, a escolha será unificada, acontecendo em todo o país. Por esse motivo, o mandato iniciado em 2013 será mais curto que o normal e o candidato que concorrer neste pleito pela 2ª vez poderá disputar o cargo novamente em 2015, de acordo com a resolução nº. 152/2012 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Estácio é inaugurada em grande estilo




Mais uma importante conquista para a Educação de Angra dos Reis. Na noite da última sexta-feira, dia 2, a universidade Estácio de Sá abriu seu campus na cidade, em cerimônia pública em sua nova sede, no bairro de Jacuecanga. As aulas começam nesta segunda-feira, 5, e estão sendo oferecidos inicialmente formação em Administração de Empresas, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Ambiental e Logística, além de mais 11 cursos de pós-graduação, previstos para outubro. Agora, a Estácio e a Prefeitura de Angra iniciam as negociações para a implantação dos cursos de Direito e Medicina, em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde.


Segundo o diretor da unidade, Marcos Amaral, cerca de 300 pessoas se inscreveram no vestibular. A maioria com idade superior a 25 anos. Dos aprovados, pelo menos 180 já estão matriculados, senod que cerca de 15 deles ingressaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Amaral garantiu que os descontos para alunos que não podem pagar as mensalidades integralmente podem chegar a 40%, dependendo do aluno. O curso de Administração custará R$ 612,00 e os de formação tecnológica, R$ 515,00. Todos os livros didátios são doados pela universidade, sem custos para os alunos.

Os prédios onde a universidade está instalada foram doados pela Prefeitura há dois anos, num terreno de cerca de 4 mil metros quadrados. A prefeita de Angra, Conceição Rabha, que participou da inauguração, disse estar com empolgada com o novo campus.

— Como educadora não posso estar mais feliz de inaugurar, junto com vocês, mais uma instituição de ensino em nosso município. Temos lutado para dar aos jovens novas perspectivas, e uma universidade é fundamental nesse processo. vamos trabalhar pelo curso de Direito no ano que vem, e a cereja do bolo, futuramente, será a conquista do curso de Medicina, quem sabe com a própria Estácio de Sá — disse ela.

Durante a abertura do campus, a prefeita destacou que em 2013, seu governo tem buscado investir na qualificação profissional e na formação dos jovens, sempre em parecria. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por exemplo, já beneficia mais de 500 jovens e adultos; a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), deverá funcionar no Ceav e o Centro Vocacional Tecnológico está a caminho, para a Japuíba. Ela lembrou ainda da parceria com o Senai e a BG Brasil, para qualificar quase 200 pessoas em cursos de altíssimo gabarito.

Estiveram presentes à inauguração os secretários de Defesa Civil, Marco Oliveira; de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudia Nogueira; de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Jefferson Deccache; além do diretor de Relações Institucionais da Estácio, João Luis Barroso; o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Virgílio Gibbon; diretor regional Abílio Gomes; o vice-reitor professor Vinícius Sarpi.