sexta-feira, 26 de julho de 2013

Estrada da Caputera será reconstruída



A prefeita Conceição Rabha assinou na tarde de quinta-feira, 25, o contrato para a reconstrução da Estrada da Caputera, que foi completamente avariada no início do ano, em virtude das fortes chuvas que atingiram o município.


A chefe do executivo recebeu os diretores da Transpetro, que é parceria na recomposição da via. A obra já foi licitada pela empresa estatal e o prazo para o término da obra é de 120 dias, sendo que o valor para reconstrução é de R$ 2,8 milhões.

A prefeita destacou que parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do município.

— Assumimos uma prefeitura com sérios problemas e começamos imediatamente a implantar um governo de parcerias, para que nossos projetos para a cidade fossem colocados em prática. Hoje fico feliz em assinar o contrato para a recuperação da Estrada da Caputera, pois sei o que a população sofreu no início do ano, em virtude das chuvas. Essa parceria mostra a disposição da Transpetro em colaborar com o município e a sua integração com a comunidade. É um exemplo de responsabilidade social —disse Conceição.

Em janeiro, a prefeita foi ao Rio de Janeiro para uma reunião com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e os estudos para a obra foram iniciados ainda naquele mês. A iniciativa da parceria partiu da Prefeitura de Angra, já que a estrada está localizada dentro da área de abrangência do Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande (Tebig). A via é importante não só para a Transpetro, mais para as comunidades da Caputera I e II.

A Estrada da Caputera ficou bastante prejudicada e inviabilizada por conta das chuvas e do rio que corta o bairro, que transbordou e teve o seu curso desviado em função do grande volume de água. Além dos danos na estrada, as águas arrancaram postes de eletricidade e deixaram muito barro e pedras nos bairros.

Após a conclusão da obra da Estrada da Caputera, deverá entrar em pauta mais uma parceria da Prefeitura de Angra e a Transpetro, para que a Estrada da Ponta Leste seja revitalizada.

Curso na carreta do Senai é inaugurado





Foi inaugurada na noite de quinta-feira, 25, a carreta do Senai, na qual os alunos de corte e costura industrial irão realizar as aulas práticas do curso incluído no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


O vice-prefeito Leandro Silva esteve no local e ressaltou a importância da qualificação que vem sendo oferecida aos moradores de Angra dos Reis.

— Quero destacar que estes cursos oferecidos pelo Pronatec estão qualificando os moradores de nosso município. Depois de formadas, estas pessoas poderão ser inseridas no mercado de trabalho ou até mesmo trabalhar em casa. Isso mostra o comprometimento de nosso governo, em qualificar os cidadãos angrenses — destacou Leandro.

A carreta, que está sendo utilizada pela primeira vez, oferece conforto aos alunos, além de equipamentos de ponta que serão utilizados para o aprendizado. O veículo ficará no local enquanto existir a demanda de alunos e está localizado no estacionamento público da rua Doutor Álvaro Pessoa, no Centro. A secretária de Ação Social, Inês Tenório; o secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso; e o representante do Senai, Luís Otávio, também estiveram presentes na inauguração da unidade móvel.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida. Em Angra, a coordenação do programa é por conta da prefeitura.

Alunos do Gol Social recebem medalhas




Alunos do sub-15 do projeto Gol Social, da Secretaria de Ação Social, que participaram na semana passada da Copa Zico, no Rio de Janeiro, estiveram hoje, dia 26, no Salão Nobre da prefeitura. Eles receberam as medalhas por terem conquistado o terceiro lugar na competição.


A secretária de Ação Social, Inês Tenório, participou da solenidade e parabenizou os jovens jogadores.

— Gostaria de parabenizar a todos os alunos e professores do Gol Social pelo desempenho e por ter representado tão bem, a nossa cidade nesta importante competição — disse.

O secretário de Gabinete da prefeitura, Neiróbis Nagae, também esteve presente e assim como a secretária de Ação Social, recebeu uma medalha das mãos dos professores do projeto.

No total, 80 meninos, divididos em cinco categorias — Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-16 e Sub-17 — jogaram no Centro de Futebol Zico, no bairro do Recreio.

Todos participam de treinos regularmente nos campos do Belém e do Real Esporte Clube, na Japuíba, sob a coordenação de Moisés Miranda e sua equipe.

Em um dos treinos, o vice-prefeito Leandro Silva e a secretária Inês Tenório acompanharam os jogos e parabenizaram o empenho dos meninos.

O troféu, referente a colocação do time, vai ficar exposto na Secretaria de Ação Social, no Centro.

O projeto revela os meninos participantes e dois deles foram selecionados para jogar no profissional, um para o clube do Fluminense e o outro para o time do Vagner Love.

O projeto Gol Social atende cerca de 800 alunos, nos bairros contemplados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O Gol Social é direcionando a crianças de seis a 17 anos e hoje funciona nos bairros do Parque Mambucaba, Frade, Bracuí, Belém, Gamboa, Campo Belo, Nova Angra, Monsuaba e Caputera.

Governador Sérgio Cabral em Angra na segunda-feira

O governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, estarão em Angra na segunda-feira, 29, para a cerimônia de adesão do município ao Programa Renda Melhor. O programa está chegando por meio da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra, que buscou parceria com o governo estadual. O Renda Melhor faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal. O evento acontece no Ciep do Areal, das 9h às 13h, e contará com a presença da prefeita Conceição Rabha, além de outras autoridades municipais e estaduais.

O Renda Melhor é um programa de transferência de renda do Governo do Estado do Rio de Janeiro e atende as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. No município são 13.247 famílias, e o benefício será passado para aquelas que têm uma renda per capita estimada inferior a R$100,00, o que corresponde à linha de extrema pobreza adotada pelo governo. O beneficio atenderá 3.247 famílias em Angra dos Reis.

Durante o evento haverá uma programação especial para os beneficiários do Bolsa Família, com diversas atividades do "Ação Global" dirigidas para as  crianças, jovens, adultos e idosos. A Secretaria de Ação Social disponibilizará ônibus para o transporte dos beneficiários do Bolsa Família ao evento. Abaixo, a listagem dos locais de onde sairão os ônibus:

- PARQUE MAMBUCABA - CRAS - rua Getúlio Vargas, nº 591 - 7h30
- FRADE - CORPO DE BOMBEIROS - 8h
- BRACUÍ - POSTO DE SAÚDE - rodovia Rio-Santos, s/n, - 8h20
- SERRA D'ÁGUA - POSTO DE SAÚDE - rodovia Saturnino Braga, s/n, Serra Dágua - 8h30
- MONSUABA - CRAS - rua Manoel de Souza Lima, nº. 248 - 8H20
- CAMORIM - RIO SANTOS - próximo a Quadra de Esportes - 8h30
- SAPINHATUBA II - RIO SANTOS - próximo ao Ponto de ônibus - 8h40
- CENTRO – Colégio Estadual CONDE PEREIRA CARNEIRO – São Bento - 8h40
- JACUECANGA - POSTO DE SAÚDE - praça Doce Mar, s/n, Jacuecanga -  8h20

Orientações para a Imprensa

A cerimônia de adesão de Angra dos Reis ao Renda Melhor é toda coordenada pelo governo do estado. O evento tem previsão de início para às 9h e a chegada do governador Sérgio Cabral está prevista para às 10h. Não há necessidade de credenciamento e o acesso dos jornalistas e profissionais de imagem ao evento está garantido pela assessoria de Comunicação do governo estadual.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Prefeitura concluirá obras de escola do Balneário em Outubro



O vice-prefeito Leandro Silva e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia  Cláudia Nogueira vistoriaram ontem, 22, as obras da nova escola municipal do Balneário.

A escola atenderá mais 1.500 alunos por dia.   A escola conta com 15 salas de aula, sala de reforço, laboratório, biblioteca, sanitários com acessibilidade em todos os pavimentos, quadra coberta e quadra descoberta etc. O prédio tem quatro andares e elevadores exclusivos para portadores de necessidades especiais.

Um muro de contenção foi construído para dar mais segurança à estrutura, aos alunos e profissionais da escola.

— Essa escola tem o padrão que queremos em todas as escolas do município, com salas e sanitários com acessibilidade para todos os frequentadores. É importante que os alunos se sintam confortáveis nas salas de aula. Isso dá estímulo para ir à escola e estudar – falou Leandro Silva.   O término da obra está previsto para o final de outubro. A intenção é inaugurar a escola ainda neste ano.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Reunião trata de segurança pública para a Ilha Grande



A segurança pública na Vila do Abraão, na Ilha Grande, foi tema de reunião entre autoridades policiais e ilhéus. A prefeita Conceição Rabha, junto com o vice-prefeito Leandro Silva, se reuniu hoje, 19, no Salão Nobre, com moradores do Abraão, a delegada da Polícia Federal de Angra dos Reis, Gladys Regina, o capitão do 33º Batalhão da Polícia Militar, Rodrigo Faleiro, o delegado da 166ª DP de Angra dos Reis, Francisco Benitez, e representantes dos moradores da Vila do Abraão, coordenados por Cesar Ramos Neto, para tratar da segurança dos moradores da ilha, que vem sofrendo com a crescente violência.

Também estavam presentes na reunião o secretário de Governo, Neirobis Nagae, o subsecretário de Governo, José Carlos de Souza, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o subsecretário de Meio Ambiente, Ivan Marcelo, o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, o subprefeito da Ilha Grande, José do Amaral, e as conselheiras tutelares Carla Gilvana e Maria do Parto.

Os representantes do movimento popular colocaram suas dificuldades e pontuaram algumas necessidades urgentes. Algumas delas foram a permanência de 24 horas da Polícia Civil e o aumento de efetivo de policiais militares, inclusive à noite, quando acontece a maioria dos crimes. A instalação de câmeras de segurança também foi bastante comentada.

A reunião foi conduzida de forma que cada um pode expor o que pode fazer em conjunto, para mitigar essa situação. A Polícia Federal, com o apoio estrutural da prefeitura, poderá fazer ações para coibir os estrangeiros ilegais; a Polícia Militar irá substituir o contingente da ilha e disponibilizará três policiais por ronda. A Polícia Civil trabalhará de forma mais intensa.

A prefeitura agilizará o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), permitindo a contratação de policiais em turnos extras. Outra medida/ação será a implantação de uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), atuando também na segurança pública. O presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, disse que além das ações de ordenamento turístico vai disponibilizar quatro câmeras de segurança na vila.

— Vamos renovar o contrato com a empresa das câmeras de segurança e solicitar a instalação do equipamento na Vila do Abraão — disse Gibrail.

Em reunião no mês passado, com o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, e a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, a prefeita Conceição discutiu políticas de segurança que trabalhem em conjunto, integrando todas as autoridades municiais e estaduais e a sociedade. Na reunião com moradores da vila, a prefeita reforçou essa ideia e se colocou à disposição para que essa gestão integrada possa minimizar as ações dos bandidos e usuários de drogas.

— Essa reunião foi bastante produtiva, mostramos que com apoio e vontade podemos fazer uma Angra mais cidadã e segura — disse a prefeita.

As informações serão concentradas no presidente da TurisAngra, que ira informar os moradores sobre as realizações e prazos das ações que serão realizadas no Abraão. No próximo mês, dia 8, a prefeita Conceição Rabha estará na vila para continuar o Prestação de Conta nos Bairros, onde apresenta a situação do município e do bairro em questão. Estas reuniões com a população, integram o munícipe na construção de uma cidade melhor.

Programa Renda Melhor em Angra

A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra promove na próxima segunda-feira, 29, em parceria com o governo estadual, o lançamento do Programa Renda Melhor no município de Angra dos Reis. O programa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. O evento acontece no Ciep do Areal, das 9h às 13h, com a participação de autoridades municipais e estaduais.

O Renda Melhor é um programa de transferência de renda do Governo do Estado do Rio de Janeiro e atende às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. No município são 13.247 famílias e o benefício será passado para aquelas que têm uma renda per capita estimada inferior a R$100,00, o que corresponde à linha de extrema pobreza, adotada pelo governo. O beneficio atenderá 3.247 famílias em Angra dos Reis.

Durante o evento haverá uma programação especial para os beneficiários do Bolsa Família, com diversas atividades do "Ação Global", dirigidas para as  crianças, jovens, adultos e idosos.A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra promove na próxima segunda-feira, 29, em parceria com o governo estadual, o lançamento do Programa Renda Melhor no município de Angra dos Reis. O programa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. O evento acontece no Ciep do Areal, das 9h às 13h, com a participação de autoridades municipais e estaduais.

O Renda Melhor é um programa de transferência de renda do Governo do Estado do Rio de Janeiro e atende às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. No município são 13.247 famílias e o benefício será passado para aquelas que têm uma renda per capita estimada inferior a R$100,00, o que corresponde à linha de extrema pobreza, adotada pelo governo. O beneficio atenderá 3.247 famílias em Angra dos Reis.

Durante o evento haverá uma programação especial para os beneficiários do Bolsa Família, com diversas atividades do "Ação Global", dirigidas para as  crianças, jovens, adultos e idosos.

IX Conferência Municipal de Assistência Social







A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Ação Social, promoveu na última sexta e sábado, 19 e 20, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, na Casa Larangeiras. O encontro teve como tema geral “A gestão e o financiamento de acesso às proteções, resguardando as diversidades regionais, culturais e étnicas”. Participaram da mesa de abertura o vice-prefeito Leandro Silva, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, a vereadora presidente da Comissão de Assistência Social Lia, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Elisa Maria Leite e a subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização de Gestão, Nelma de Azevedo.

O objetivo da conferência é avaliar as políticas públicas e definir diretrizes de trabalho e atuação para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

A programação foi extensa. As palestras abrangeram quatro subtemas, que mais tarde foram divididos em grupos de trabalhos, onde cada assunto foi amplamente discutido. Os subtemas foram Gestão do Trabalho; Gestão do Serviço, Programa e Projetos; Gestão e Benefícios do Suas; e Confinamento da Assistência Socioassistencial e Regionalização.

A programação cultural também esteve presente na conferência, com a apresentação da banda Visão Sem Limites, com músicos deficientes visuais. Após a programação houve a plenária, onde foram definidos os 10 delegados que irão representar Angra dos Reis na Conferência Estadual de Assistência Social, dias 16, 17 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro. Cinco dos delegados são representantes da sociedade civil, e, o restante, representantes do governo municipal.

Alunos do Gol Social participam da Copa Zico

Alunos do projeto Gol Social, da Secretaria de Ação Social estão participando desde sábado, 13, da Copa Zico, no Rio de Janeiro.   São cinco chaves na copa: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-16 e Sub-17. No total, 80 alunos estão participando. As partidas estão sendo disputadas no Centro de Futebol do Zico, no bairro do Recreio.  

 Na última quinta-feira, 18, o Sub-13 venceu por 6 a 2, a equipe do Sub-16 foi desclassificada. Hoje, 20, foi a vez do Sub-15, valendo pela as oitavas de final. Se ganhar, os meninos enfrentarão o time Bola para Frente, do jogador Bebeto.

A final será dia 22, no clube do Flamengo, na Gávea.   Em um dos treinos, o vice-prefeito Leandro Silva e a secretária Inês Tenório acompanharam os jogos e parabenizaram o empenho dos meninos.  

 — Sabemos que as dificuldades foram muitas, mas estaremos aqui torcendo para que vocês tragam o troféu – disse o vice-prefeito. Estamos orgulhosos de ter nossa cidade sendo representada no Estado — completou Inês Tenório.  

 O projeto revela os meninos participantes e dois deles foram selecionados para jogar no profissional, um para o clube do Fluminense e o outro para o time do Vagner Love.  

O projeto Gol Social atende cerca de 800 alunos, nos bairros abrangidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  O Gol Social é direcionando para crianças de seis a 17 anos e hoje funciona nos bairros do Parque Mambucaba, Frade, Bracuí, Belém, Gamboa, Campo Belo, Nova Angra, Monsuaba e Caputera.

Monitoramento das chuvas mais eficaz

Um mês depois de receber os 10 pluviômetros semiautomáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, técnicos da Defesa Civil municipal percorrem as ruas dos bairros contemplados com o aparelho para apresentar à população essa nova tecnologia. Os novos pluviômetros medem as chuvas com mais precisão e até o acumulado de quatro dias.   Hoje, Angra dos Reis conta com 30 pluviômetros manuais, que são recipientes com marcações em milímetros que registram a quantidade de chuva. Esses dados são coletados por um voluntário que os repassa para a Defesa Civil. Há um mês, o município recebeu do Cemaden 10 pluviômetros semiautomáticos. Com essa tecnologia digital, adquirida pela secretaria sem ônus para a prefeitura, os dados ficam armazenados na memória do aparelho, facilitando o trabalho do voluntário. Cada pluviômetro vem com um suporte e um visor digital, que registra a quantidade de chuva a cada hora.   A campanha educativa começou na quinta-feira, dia 18, e vai continuar nos próximos dias. O objetivo é informar à população a utilidade de um pluviômetro. Participaram da ação o técnico do Cemaden, pesquisador em desastres naturais, Marcos P. Coutinho, além dos funcionários do Centro de Gerenciamento de Operações da Defesa Civil e agentes operacionais da secretaria.   Dois alunos de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Lucas Magno Consiglieri e Lilian de Paula Souza, também participaram da campanha educativa. Eles acompanharam o pesquisador do Cemaden durante toda a semana, em diversos municípios.   O Cemaden está visitando ao longo do mês algumas cidades contempladas com os pluviômetros. O órgão está com equipes no Espírito Santo, Região Serrana do Rio de Janeiro, São Paulo e Juíz de Fora.   Marcos Coutinho elogiou o trabalho da Defesa Civil municipal.   — Há um mês entregamos dez pluviômetros e vocês já instalaram quase todos. Há cidades que não instalaram nenhum e ainda teremos que enviar uma equipe do Cemaden para fazê-lo. Estou impressionado com a estrutura de vocês e podem ter a certeza que estamos aprendendo muito com essa visita – frisou o pesquisador. Dos 10 aparelhos recebidos, a Defesa Civil já instalou oito.   — A parceria com o Cemaden é fundamental para o bom funcionamento da Defesa Civil. Cada pluviômetro custaria para os cofres da prefeitura quase R$4.5 mil. Com esse convênio, a Prefeitura de Angra, por meio da Defesa Civil, economizou mais de R$44 mil para modernizar nosso sistema de medição de chuvas — frisou o secretário Marco Oliveira.   PLUVIÔMETROS NAS COMUNIDADES   O projeto visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.   Será conduzido mediante parceria entre o Cemaden e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, do Ministério da Integração Nacional (MI).