sexta-feira, 24 de maio de 2013

Conselho Municipal de Entorpecentes realiza Fórum

O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) realizará na terça-feira, 28, das 9h ao meio dia, o Fórum Interinstitucional e Intersetorial Mensal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas do Município de Angra dos Reis. O encontro ocorrerá no Espaço Eletronuclear, que fica no Convento do Carmo, no Centro de Angra.

O Fórum estará abrindo espaço para os jovens do Grupo ANGRART, que por meio de oficinas e peças teatrais vem contribuindo com o programa de prevenção ao uso indevido do crack, álcool e outras drogas, nas escola do município.

Atendimento do Samu começa a ser descentralizado



A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 20, ao processo de descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mudança beneficiará primeiro o Frade e depois será estendida ao Parque Mambucaba e a Jacuecanga, e é um compromisso assumido pela prefeita Conceição Rabha durante a campanha eleitoral de 2012. A medida tornará ainda mais ágil o atendimento às emergências cobertas pelo serviço do Samu nessas regiões.

É importante esclarecer que as solicitações de atendimento ao Samu continuam sem mudanças. O Serviço pode ser acionado através do telefone 192, mas, para quem reside na região do Frade e Bracuhy, o tempo de resposta tende a ficar bem menor, o que, em alguns casos, pode ser essencial para garantir um salvamento. Agora o Frade passa a contar com duas ambulâncias para remoção de pacientes, ambas localizadas na unidade de saúde do bairro. A mudança no Parque Mambucaba e em Jacuecanga deve ser anunciada nas próximas semanas.

Desde o início do governo, a prefeitura trabalha para recompor os serviços do Samu. Em janeiro todas as cinco ambulâncias do programa estavam inoperantes. Não havia contrato de manutenção para consertar os veículos. Agora, três unidades já foram reformadas e estão prestando atendimento à população. Outras duas estão com reparos em fase de acabamento para entrarem em circulação nas próximas semanas. O custo total da reforma dos veículos foi de cerca de R$ 90 mil.

Outro benefício para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi conquistado em maio com uma nova viatura doada pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A caminhonete do tipo Ranger com tração nas 4 rodas, é equipada com suporte avançado de vida e atende localidades de difícil acesso em todo o município.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cras do Campo Belo promove palestra sobre a EJA



O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Campo Belo, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 22, uma reunião sobre a EJA (Educação para Jovens e Adultos). O encontro contou com a presença de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, que explicaram detalhes do projeto para cerca de 50 moradores.

A primeira palestra teve como tema o CAF (Coordenação de Apoio à Família), que atende crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e que necessitam de uma avaliação especial por apresentarem dificuldades na comunicação, o que pode interferir no aprendizado. Ao passar pelo CAF, o aluno é avaliado e caso haja necessidade, é encaminhado para atendimento psicológico ou fonoaudiólogo e etc.

Em seguida, os moradores puderam esclarecer dúvidas sobre a alfabetização de jovens e adultos. A EJA é uma modalidade de educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental e/ou médio. A idade mínima para ingressar na EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio.

Os interessados em participar da EJA devem procurar as escolas onde a modalidade é oferecida a partir de junho e realizar a matrícula. Caso o aluno já tenha freqüentado a escola, mas não consiga comprovar devido a perda dos documentos comprovantes, será submetido a uma prova de “amparo” que avaliará o seu rendimento.

De acordo com o coordenador, Márcio Plastina, da Secretaria Municipal de Educação, a EJA é disponibilizada nas seguintes escolas municipais de Angra dos Reis: Raul Pompéia (Monsuaba), Coronel João Pedro de Almeida (Camorim Grande), Adelaide Filgueira (Sapinhatuba), Antônio Moraes (Morro do Perez), Cleuza Jordão (Japuíba), Ciep Tânia Rita Teixeira (Belém), Escola Municipal de Surdos (Centro), Don Pedro I (Serra D´água), Áurea Pires da Gama (Bracuí), Prefeito Salomão Reseck (Frade), Nova Perequê (Parque Mambucaba). Brigadeiro Nóbrega (Abraão), Pedro Soares (Provetá) e General Silvestre Travassos (Araçatiba).

Outras informações sobre a EJA podem ser obtidas na Secretaria de Educação, (Praça Nilo Peçanha, n.º 186 - Centro - Angra dos Reis) ou pelo telefone: (24) 3377-8311.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Balanço dos primeiros meses da Ação Social


A Secretaria de Ação Social fez uma avaliação do trabalho nos primeiros cinco meses de 2013. A intenção é prestar conta do que foi feito desde o início desse ano. O secretário de Ação Social, Leandro Silva, explicou que o início foi complicado, sobretudo por causa das fortes chuvas que atingiram o município em janeiro e fevereiro. Leandro também registrou que a estrutura encontrada na secretaria era precária.

— Temos uma missão nada fácil na secretaria. Ao assumirmos, encontramos apenas dois colchonetes e nenhuma cesta básica para atendimento. Um desafio enorme, pois iniciamos um ano com muitas chuvas por todo o município, mas conseguimos atender com muito trabalho dando uma resposta rápida aos moradores — lembrou Leandro.

Atualmente, ele diz, a secretaria está oferecendo diversos projetos e benefícios à população. Entre os projetos principais estão o Programa Nacional de Inclusão de Jovem (ProJovem) e o Teclar. O primeiro funciona nos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município e visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários com atividades que estimulam a cidadania, a preparação para o mercado de trabalho e o desenvolvimento humano e o segundo, de inclusão digital, oferece cursos de informática gratuitamente aos moradores da cidade.

Leandro Silva também destacou outras iniciativas da Ação Social como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que em Angra oferece cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa e costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal; auxiliar de recursos humanos; auxiliar administrativo; camareira em meios de hospedagem; recepcionista em meios de hospedagem e recreador e o Gol Social, projeto que ensina futebol para crianças e adolescentes e já atende mais de mil inscritos nos bairros Parque Mambucaba, Frade, Bracuhy, Belém, Gamboa, Campo Belo, Nova Angra, Monsuaba e Caputera.

Com uma estrutura de trabalho bem diversificada, a equipe da Ação Social também gerencia projetos importantes de atendimento e assistência como o Aluguel Social, benefício concedido à famílias carentes removidas de áreas de riscos. Só em 2013 foram liberados 69 aluguéis devido às chuvas do inicio do ano e mais 35 benefícios para os moradores removidos de uma área ocupada ilegalmente no Campo Belo. O Bolsa Família também está no escopo das atividades da Ação Social.

Além destes, a secretaria disponibiliza ainda outros benefícios como o auxílio funeral (que cedeu 177 urnas), auxílio maternidade (foram liberados 382 auxílios no valor de R$ 380,00) e o leite social, entre outros.

Ações e Eventos são destaque

Outras ações e projetos da Ação Social são os núcleos de Convivência da Terceira idade que, nestes quatro primeiros meses de 2013 disponibilizaram diversas atividades como viagens, passeios, festas, oficinas de dança, de música e encontros. Atualmente mais de 350 idosos participam destas atividades.

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Parque das Palmeiras, houve 245 atendimentos no primeiro quadrimestre. O equipamento disponibiliza serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Nos Centros de Referência (Cras) foram atendidas 3168 pessoas com diversos cursos como violão, capoeira, ginástica, desenho, taekwon-do, reciclagem, artesanato, depilação, manicure e corte-costura. Em breve, outras opções serão oferecidas aos usuários dos Cras nos bairros de Monsuaba, Campo Belo, Nova Angra, Belém, Bracuhy, Frade e Parque Mambucaba.

A Ação Social também participou de eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher e Dia das Mães. Em março, por exemplo, a secretaria promoveu um espetáculo teatral para mais de 200 pessoas na Casa Larangeiras.

— Pretendemos aumentar a quantidade de participantes nos núcleos de atendimento a 3ª idade. Implantar o Projovem Trabalhador, inserir mais alunos no nosso programa de inclusão digital que ensina informática gratuitamente e no Gol Social, que atende atualmente cerca de 1000 crianças, entre outros avanços — previu o secretário Leandro Silva.

Angra terá quatro novos cursos do Pronatec


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, está disponibilizando mais quatro opções de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Agora, além dos cursos já oferecidos desde março, como almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa e costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal; auxiliar de recursos humanos; auxiliar administrativo; camareira em meios de hospedagem; recepcionista em meios de hospedagem e recreador, os interessados poderão escolher também entre ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis e almoxarife (este último já havia sido disponibilizado, porém será aberta nova turma)

No total, serão colocadas a disposição 80 novas vagas (20 para cada curso). As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 22, e vão até dia 6 de junho. Os interessados devem procurar a Casa do Programa Bolsa Família, na Rua Almirante Júlio César de Noronha, no São Bento (próximo à Defesa Civil), das 9h às 16h, ou através do telefone 3377-8384. Para realizar a inscrição o candidato deve estar munido do CPF; comprovante de escolaridade ou auto-declaração que sabe ler e escrever (dependendo do curso); comprovante de residência; título de eleitor com comprovante da última eleição; e número do NIS (Número de Identificação Social, adquirido através do Cadastro Único do Governo Federal). Os candidatos que não possuírem o NIS deverão apresentar os seguintes documentos para serem cadastrados no Cadastro Único: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (maiores de 18 anos), certidão de nascimento de todos os menores de idade da família, conta de luz atual e comprovante de renda (caso possua).

Serão inscritos os primeiros 40 candidatos para cada curso, sendo, vinte para o preenchimento das vagas e os outros vinte ficarão em uma lista de espera para possíveis desistências.

Todo o material didático, alimentação e transporte serão oferecidos gratuitamente aos alunos durante os cursos.

O Pronatec, um programa do Governo Federal, oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida.

— Conforme havíamos informado anteriormente, estamos buscando sempre novos cursos para atender um numero maior de pessoas interessadas em agregar novas disciplinas a seus currículos — afirma o secretário de Ação Social, Leandro Silva

CURSOS

- Ajudante de Obras
Competências: apoiar a execução de serviços em obras de edificações, dentro dos padrões técnicos, de qualidade, produtividade, saúde, segurança e ambientais.
Carga Horária: 160h.
Escolaridade Mínima: 5º ano do Ensino Fundamental.
Idade: a partir de 18 anos.
Previsão de Início: 25/06/2013.
Previsão de Término: 19/08/2013.
Dias/Horário: de Segunda a Sexta-Feira.
Vagas: 20

- Carpinteiro de Obras
Competências: confeccionar, montar e desmontar fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto armado, bem como estruturas auxiliares e instalações provisórias de obras, planejando o próprio trabalho, conforme projetos, de acordo com as normas técnicas, de segurança e de meio ambiente específicas, respeitando os critérios de qualidade.
Carga Horária: 220h
Escolaridade Mínima: 5º ano do Ensino Fundamental.
Idade: a partir de 18 anos.
Previsão de Início: 25/06/2013.
Previsão de Término: 12/09/2013.
Dias/Horário: de Segunda a Sexta-Feira.
Vagas: 20.  

- Pintor de Imóveis
Competências: analisar, planejar e realizar serviços de pintura imobiliária com a finalidade de proteção, renovação, embelezamento e limpeza, empregando técnicas adequadas aos diversos tipos de substratos e produtos. Seguir padrões de qualidade, produtividade e garantia do processo de aplicação, obedecendo às especificações do fabricante e do projeto e normas de saúde, segurança e meio ambiente.
Carga Horária: 200h.
Escolaridade Mínima: 6º ano do Ensino Fundamental.
Idade: a partir de 18 anos.
Previsão de Início: 17/06/2013.
Previsão de Término: 23/08/2013.
Dias/Horário: de Segunda a Sexta-Feira.
Vagas: 20.

- Almoxarife
Competências: programar e controlar o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico. Armazenar materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado, agendando, recebendo, coletando e endereçando materiais, gerando os inventários periódicos, seguindo normas técnicas, de segurança e meio ambiente.
Carga Horária: 160h.
Escolaridade Mínima: 5º ano do Ensino Fundamental.
Idade: a partir de 18 anos.
Previsão de Início: 25/06/2013.
Previsão de Término: 19/08/2013.
Dias/Horário: de Segunda a Sexta-Feira.
Vagas: 20. 

Vice-prefeito prestigia a Amin





Na última sexta-feira, 17, a Associação das Mulheres da Indústria Naval (AMIN) realizou na sede do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), uma confraternização para homenagear as mães da associação. O vice-prefeito Leandro Silva prestigiou o evento, juntamente com a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Neuza Nardelli, a vereadora Lia e representantes de empresas locais.


Leandro Silva falou do papel da mulher no mercado de trabalho e ressaltou a importância de políticas publicas para fomentar o trabalho feminino no diversos setores da sociedade.

— Estamos avançando nas políticas públicas; assinamos três convênios que irão beneficiar as mulheres no que diz respeito à mamografias, ultrasons e exames do gênero. O Microcrédito também foi uma conquista para as mulheres. É o compromisso e a responsabilidade desse governo para com as cidadãs de nosso município – disse o vice-prefeito.

O Sindipetro ficou pequeno para as mais de 90 participantes do evento. Na ocasião, a presidente da AMIN Marilene Dopazo passou seu cargo para a nova diretoria, tendo como presidente Edilha Carmo. A festa foi finalizada com sorteios de belos brindes, doados pelo comércio local e empresas privadas.


Participantes do Projovem vão ao cinema 3D




Mais de cem participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovem (Projovem) assistiram gratuitamente a uma sessão de cinema na última quinta-feira, dia 16. O filme exibido foi o ‘Homem de Ferro III’, em 3D, no Cine Show do Shopping Piratas Mall.

A “cortesia” foi fruto de uma negociação entre o coordenador do Projovem em Angra, Rodrigo Fonseca e o Gerente de Marketing da Rede Cine Show, Cícero Celes, que gentilmente atendeu ao pedido.

Os jovens se divertiram com a aventura em terceira dimensão e aprovaram a iniciativa cultural.

De acordo com a coordenação do Projovem, a intenção é promover o acesso a arte viabilizando o entretenimento dos adolescentes que freqüentam as atividades do programa, disponibilizada nos sete Centros de Referencia em Assistencia Social, (Cras) existentes do município.

Em Angra o Projovem atende jovens entre 15 e 17 anos, oriundos de famílias beneficiárias do Bolsa Família e que residem em bairros onde há atuação dos Cras. Também podem participar, jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de proteção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ou pelos órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Entre as atividades disponibilizadas pelo Projovem estão cursos de inglês, de formação inicial e de informática. O participante também terá direito a debates e palestras informativas, entretenimento, cultura, esporte, lazer e noções de cidadania


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Teclar forma primeira Turma em 2013

Os alunos que cursaram a primeira turma do Teclar, programa de inclusão digital da Secretaria de Ação Social em 2013, e que tiveram bom aproveitamento, irão receber seus certificados na próxima sexta-feira, em uma cerimônia que será realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA), ás 19h.

Estão previstas as presenças de vereadores coordenadores do programa, da equipe da secretaria e do secretário de Ação Social, Leandro Silva. As aulas da primeira turma do Teclar em 2013 iniciaram no dia 18 de fevereiro, nos pólos da Nova Mambucaba. Parque e Centro, Jacuecanga Angra, inscrições e os interessados em aprender informática gratuitamente através do programa podem obter informações em um dos pólos do Teclar ou ligar para o telefone (24) 3377-8489, de segunda a sexta-feira, das 8h30 ás 17h.

Os cursos oferecidos pelo Teclar são divididos em dois módulos Windows e Office (Word, Excel e PowerPoint). Cada módulo tem a duração de 40 horas. O programa é destinado à população maior de 10 anos e inclui também a terceira idade. O objetivo do Teclar é levar os conhecimentos básicos da informática aos moradores, preparando-os também para o mercado de trabalho. Para o secretário de Ação Social, os cursos do Teclar podem ajudar na conquista de um emprego. — Nossa intenção é fazer a inclusão de um maior número de pessoas ao mundo digital. Existem pessoas que, pelo fato de não saberem lidar com computadores, não conseguem se inserir no mercado de trabalho — explica Leandro Silva.

Angra contra a exploração sexual infantil

Para marca a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18, a secretaria municipal de Ação Social de Angra realiza nesta quarta-feira, 22, um encontro para debater e mobilizar pessoas a respeito do tema.

O evento será na Casa de Cultura de Angra, no Centro, das 13h30 às 17h. O evento é aberto ao público. Para discutirem o tema, foram convidados profissionais de várias áreas. As discussões serão coordenadas pelo corpo técnico do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipamento da própria estrutura da Ação Social angrense.

Veja a programação do evento:

13h30 – Apresentação do tema e do trabalho do Creas.

14h15 – Apresentação de vídeo. Exibição de vídeo para exposição de ideias e sensibilização sobre o tema da sexualidade veiculada nos canais de mídia e suas implicações para a ocorrência de abusos neste público.

14h30– Dinâmica de grupo. Atividade em grupo para abordagem do tema e discussão.

Serão propostos quatro grupos de trabalho com os seguintes temas: a) Influência da mídia na divulgação e reconhecimento dos casos de abuso; b) Erotização da criança na atualidade; c) Exploração sexual da criança e do adolescente; d) A internet como facilitadora do aliciamento infantil. 16h – Apresentação dos Grupos e conclusão.

16h30 – Lanche de confraternização e encerramento.