quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ação Social assina convênio com a Pestalozzi





A prefeita Conceição Rabha e o secretário de Ação Social Leandro Silva se reuniram na última terça-feira, 30, no Salão Nobre, com representantes da Associação Pestalozzi e pais dos alunos da instituição, para assinar o convênio anual do governo municipal de Angra do Reis com a associação.

No convênio constam recursos da Secretaria de Ação Social para promover terapias ocupacionais, atividades com os usuários, dentre outras ações. O orçamento é de 300 mil reais anuais, sendo que, nesta sexta-feira, 3, será disponibilizado o valor bimestral desta quantia.

A Secretaria de Saúde assinará ainda nessa semana o convênio para viabilizar recursos nos tratamentos especiais de acordo com as necessidades da Pestalozzi, com um repasse de 526 mil reais anuais. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará disponibilizando professores, que recebem treinamento especial, para atender os alunos, em suas diversas necessidades. Os recursos são liberados bimestralmente, após a associação apresentar a prestação de contas do repasse anterior.

A Secretaria de Ação Social já sanou as pendências junto à Pestalozzi, e o pagamento será retroativo à janeiro, quando do início da atual gestão municipal.

Cras da Nova Angra realiza reunião do Paif






O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Nova Angra, realizou na tarde da última terça-feira, dia 30, um encontro do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). A reunião contou com a presença de dezenas de mulheres da comunidade, que assistiram a uma palestra com temas relacionados com o trabalho e os benefícios sócio-assistenciais.

O coordenador do Bolsa Família, Renan Paim, esteve presente e falou sobre detalhes do programa do governo federal. Os participantes também obtiveram informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que em Angra é coordenado pela Prefeitura, em ação conjunta entre as secretarias de Ação Social, de Atividades Econômicas e de Educação, e oferece diversos cursos gratuitos.

Durante o evento foi realizada uma homenagem ao Dia das Mães, com sorteio de brindes e entrega de mensagens para as mães presentes. A comemoração foi finalizada por uma funcionária que faz o cadastro do programa Bolsa Família,  que cantou uma linda canção em homenagem a todas as mães.

As reuniões do Paif são realizadas mensalmente nos sete Cras existentes no município. No último dia 24, um encontro realizado na unidade do Parque Mambucaba teve como tema a violência doméstica e direitos cíveis.

O secretário de Ação Social, Leandro Silva, que esteve presente, falou da importância da participação popular nos eventos realizados nos Centros de Referência em Assistência Social.

— Temos muitas atividades à disposição dos moradores e estamos buscando ainda mais opções para oferecer nos sete Cras existentes no município — afirmou Leandro.

Sobre o Paif

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Dentre os objetivos do Paif, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

Encontro de novos prefeitos no Rio de Janeiro





 O vice-prefeito de Angra Leandro Silva participou junto com a prefeita Conceição Rabha do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro. O evento foi a continuidade do encontro nacional, realizado em Brasília, no começo deste ano. Cerca de mil pessoas entre prefeitos, vices, deputados, ministros e secretários estaduais e municipais, compuseram a reunião.

     O evento é uma parceria entre o governo federal, governos estaduais e
associações de municípios, para promover ciclos de encontros nos estados, com os prefeitos e prefeitas. O objetivo é auxiliar os novos gestores em relação à execução dos programas federais, assim como apresentar oportunidades de financiamento para projetos municipais.

     Além das palestras sobre Saúde, Pesca e Aquicultura, Políticas de Educação, Desastres Naturais, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Planejamento e Gestão dos Municípios, os participantes puderam acessar as Salas de Atendimento Individualizado. Nessas salas, todos os ministérios estavam à disposição dos gestores e seus representantes, para atender cada município, individualmente.

     Conceição, juntamente com o vice-prefeito Leandro Silva e os secretários de Saúde, Carlos Vasconcellos; Obras, Habitação e Serviços Públicos, Jefferson Deccache; Defesa Civil, Marco Oliveira; e representantes das outras secretarias; visitou as bancadas dos ministérios para buscar recursos e viabilizar programas nas áreas da saúde, educação, turismo, infraestrutura, entre outras.


terça-feira, 30 de abril de 2013

PDT Angra promove 1º Seminário do ano com o tema Educação em Tempo Integral



                                                                                                                 Fotos: Fábio Martins








O plenário da Câmara Municipal ficou lotado na noite de segunda-feira dia 29, no primeiro seminário de políticas públicas de 2013 realizado pelo diretório municipal do PDT com o tema “Educação em tempo integral na visão de Darcy Ribeiro”.

Representantes de vários partidos, autoridades eclesiásticas, sindicalistas e líderes comunitários participaram do evento que contou ainda com a presença do vereador Jean Carlos do PDT e da representante do movimento Ação da Mulher Trabalhista (AMT), a nível de estado Zoraia Sauer, que veio lançar o movimento em Angra.

A palestra sobre educação em tempo integral na visão do saudoso Darcy Ribeiro foi ministrada pela subsecretária de educação, a professora Inês Tenório.

Darcy Ribeiro era antropólogo e começou estudando os índios. Foi convidado pelo presidente Juscelino Kubitschek para ser reitor da Universidade de Brasília. Foi Ministro da Educação e ajudou a fundar o PDT na década de 80. Em 1982 foi vice governador do Rio de Janeiro e depois secretário de estado de educação de Leonel Brizola. Implantou os CIEPS, popularmente chamados de Brizolões, que atendiam alunos em tempo integral. Os governos posteriores não deram continuidade ao projeto. Darcy morreu de câncer em 1997 aos 74 anos de idade.

Segundo o vice-prefeito e presidente do PDT em Angra, Leandro Silva, as pessoas não devem exercer cargos públicos apenas para ocupar espaço.

- Temos que atuar pelo bem do município. A Política partidária não se faz apenas em época de eleição. Não podemos ter partidos de gaveta, temos que atuar e debater. O tema de hoje do nosso seminário é muito importante. Não dá para se pensar em educação humanizada sem falar de Darcy Ribeiro. Nosso município só dará certo se tiver investimento na educação, temos 76 escolas na rede e apenas quatro funcionam em tempo integral. Vamos trabalhar para aumentar e muito este número – Disse Leandro Silva.

O publico presente teve a oportunidade de fazer perguntas e questionamentos.
Ainda no seminário foi apresentado o núcleo feminino do partido, conhecido como “Ação da Mulher Trabalhista”, que terá como responsável a militante Telma Brito.

Leandro Silva citou ainda mais dois seminários que o PDT promoverá em breve. Um de políticas públicas para a pessoa portadora de deficiência e outro sobre a pesca. O vice-prefeito convidou ainda o público para a comemoração dos 33 anos do PDT, que acontecerá no dia 18 de maio e terá um grande evento para marcar a data.


Teclar abre inscrições para novas turmas de curso de informática


O Programa de Inclusão Digital da Secretaria de Ação Social (Teclar) abrirá inscrições para novas turmas no mês de maio. Os interessados devem se dirigir ao polo do Teclar da Nova Angra, Centro, Jacuecanga ou Parque Mambucaba das 8h30 às 17h, dos dias 13 a 17 de maio, munidos de carteira de identidade e CPF.

Os cursos oferecidos pelo Teclar são divididos em dois módulos (Windows e Word / Excel e PowerPoint). Cada módulo tem a duração de 40 horas. O programa é destinado à população a partir dos 10 anos e inclui também a terceira idade. O objetivo do Teclar é levar os conhecimentos básicos da informática aos moradores, preparando-os também para o mercado de trabalho.

Os alunos que já estão cursando desde o dia 18 de fevereiro – data do início das aulas das primeiras turmas - receberão seus certificados no dia 24 de maio.

— Nossa intenção é fazer a inclusão do máximo de pessoas possíveis ao mundo digital. Existem pessoas que, pelo fato de não saberem lidar com computadores, não conseguem se inserir no mercado de trabalho — explica o secretário de Ação Social, Leandro Silva.

Para mais informações sobre o curso, os interessados podem ligar para a Coordenação do Teclar, através do telefone 3377-8449, ou se dirigir a um dos cinco Centros de Inclusão Digital.

Endereço dos Centros de Inclusão Digital para inscrições:

Centro: praça Guarda Marinha Greenhalgh, S/N - São Bento

Nova Angra: Avenida Itaguaí, Nº 470

Parque Mambucaba: av. Francisco Magalhães de Castro, Nº 730 - fundos

Jacuecanga: Avenida Conde Maurício de Nassau, S/N

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PDT Angra realiza hoje, seminário sobre educação em tempo integral



O Partido Democrático Trabalhista (PDT), que em Angar é presidido pelo
vice-prefeito, Leandro Silva, realizará na noite desta segunda-feira, dia
29, um seminário de políticas públicas. O evento está previsto para as 19h
no Plenário da Câmara de vereadores (Praça Nilo Peçanha s/nº no Centro).

O tema abordado será a “Educação em Tempo Integral na visão de Darcy
Ribeiro” e terá como palestrante a professora Inês Tenório, ex-diretora do
Ceav e atual subsecretária de Educação de Angra dos Reis.

O evento reunirá autoridades e será aberto ao público em geral que poderá
interagir com perguntas. Na ocasião será empossada a diretoria da AMT (Ação
das Mulheres Trabalhistas)

- Darcy Ribeiro e o saudoso Leonel Brizola entendiam como ninguém sobre
educação e não há desenvolvimento sem uma educação de qualidade, por isso
vamos discutir esta questão não só neste evento mas também em outras
ocasiões – explica Leandro Silva.



Sobre Darcy Ribeiro



Antropólogo, educador, escritor e político brasileiro nascido em Montes
Claros, MG, fundador de duas universidades modelares, a UNB e a UENF,
contribuição única na história da cultura brasileira. Formado pela Escola
de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (1946), iniciou o
trabalho de etnólogo (1947) no antigo Serviço de Proteção ao Índio, dirigiu
a seção de pesquisa desse órgão (1952-1956) e criou o Museu do Índio
(1953). Foi diretor do Centro de Pesquisas Educacionais, a CAPES, e do
setor de pesquisas sociais da Campanha de Erradicação do Analfabetismo.
Partidário do governo do Presidente João Goulart, foi seu Ministro da
Educação e Cultura (1961), quando organizou a Universidade Nacional de
Brasília, da qual foi seu primeiro reitor (1962-1963), e Chefe da Casa
Civil da Presidência da República (1963-1964).



Cassado pelo golpe militar (1964), exilou-se no Uruguai, Chile e Peru, onde
lecionou antropologia e se dedicou à reforma do ensino

Vice-prefeito participa de comemoração dos 25 anos do Conjunto Chama Viva






Centenas de jovens cristãos se reuniram nesse sábado, dia 27, na igreja da Assembleia de Deus Ministério Sul Fluminense, na Monsuaba, para a comemoração dos 25 anos do conjunto Chama Viva. A festa contou com muita música e louvor. O vice-prefeito de Angra, Leandro Silva, esteve presente e prestigiou o evento. 

A celebração dos 25 anos do grupo jovem se estendeu pela sexta, sábado e domingo, com o tema “O levantar de uma nova geração contra o pecado”. A juventude cristã compareceu em peso e fez uma grande festa. Vários artistas da igreja e de outras congregações se apresentaram, como Gisele Nascimento, Rafael Franca, Kethelen Gomes e Cris Vianna. Os preletores foram os pastores Eliel Brandão, Jaziel Maia e Israel Brandão.