quinta-feira, 18 de abril de 2013

MEC autoriza Estácio de Sá em Angra


O Ministério da Educação autorizou, através de portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 17, a instalação do campus da universidade Estácio de Sá em Angra dos Reis. Esta era a autorização que faltava para retomar as negociações entre a Prefeitura de Angra e a empresa, visando a abertura de novos cursos em nível superior na cidade. Em janeiro, ao assumir o Governo, a prefeita Conceição Rabha havia detectado o problema da falta de autorização federal e apelou ao Ministério e ao deputado federal Luiz Sérgio para que intercedesse em favor de Angra. Ela agora comemora a decisão.

— O ensino universitário não é atribuição do município, todos sabemos, mas é nosso compromisso apoiar a iniciativa privada. Quando vimos que o problema da Estácio era burocrático e por parte do Governo Federal, logo acionamos aliados. Estou feliz porque agora podemos, de fato, conduzir este processo — disse a prefeita, adiantando que pretende convocar a direção da Estácio na semana que vem para definir um cronograma de instalação da universidade na cidade.

A prefeita também adiantou que já iniciou tratativas com a direção da universidade a fim de garantir bolsas (descontos nas mensalidades) aos melhores alunos do ensino público que desejarem. Além disso, avança a ideia de transformar o Hospital da Japuíba numa unidade também escola, capaz de prover acesso ao estágio de estudantes da área de Saúde.

Conceição também destacou e agradeceu o apoio do deputado angrense Luiz Sérgio, que procurou o secretário nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Rodrigo Araújo Messias, para levar a seu conhecimento a demanda de Angra.

A Estácio de Sá poderá abrir de imediato, vagas em Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Logística. Seu campus ficará em Jacuecanga, nas áreas do antigo alojamento do estaleiro Verolme. A negociação para a vinda da universidade para o município começou há dois anos.


— Conseguimos superar um passo importante. Em menos de um mês o Ministério nos ouviu e atendeu. Nossa negociação agora é com a Estácio e temos pressa. A população de Angra merece esta alternativa, mesmo sendo uma universidade privada — finalizou Conceição.

Fonte: PMAR

Latas de bebidas alcoólicas poderão ter imagens de acidentes impressas


O Deputado Aureo (PRTB/RJ) apresentou Projeto de Lei determinando que os rótulos das embalagens das bebidas enlatadas com teor alcoólico superior a um grau Gay Lussac deverão ser impressos com imagem de acidente de trânsito e a mensagem “Se for dirigir, não beba”.

Nos últimos anos, a relação entre violência no trânsito e consumo de álcool tem sido objeto de intensos estudos por parte de autoridades públicas e especialistas da área de segurança e saúde.

Estudo revela que, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas em 2011 em 71 hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência pelo SUS havia ingerido bebida alcoólica previamente à ocorrência do acidente.

Segundo o deputado, o projeto tem por objetivo desestimular a ingestão de álcool pelos motoristas, em adição a outras importantes ações que vêm sendo adotadas pelo Poder Público.

- O projeto tem como objetivo obrigar os fabricantes de bebidas alcoólicas enlatadas a inserir no invólucro do produto fotografias com imagem de acidente de trânsito, acompanhada da mensagem “se dirigir, não beba”. A proposta é inspirada na bem sucedida experiência da Lei que instituiu a obrigatoriedade da impressão, nas embalagens dos produtos de cigarro – prosseguiu o deputado.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Prefeitura explica remoção no Campo Belo

Governo de Angra vai remover famílias de área de risco e inseri-las no aluguel social

                                                                                                                                                 Foto: Felipe de Souza

A convite da comissão de Finanças e Obras da Câmara Municipal de Angra dos Reis, representantes das secretarias de Obras, Ação Social, Meio Ambiente e da Defesa Civil, juntamente com a subsecretaria de Habitação, participaram nesta terça-feira, 16, de uma reunião para esclarecer e debater a situação  dos moradores da Rua H, do Campo Belo, que ocupam a área irregularmente há pelo menos dois anos. A comunidade terá de ser removida do local, que apresenta risco de incêndio e nenhuma condição de moradia segura.
— Essa reunião foi convocada para que a comissão de Obras conheça os fatos sobre o que vem ocorrendo na localidade e avaliar as ações futuras previstas para o local — explicou o presidente da comissão, vereador Carlinhos Santo Antônio.

De acordo com o subsecretário de Habitação, Marcelo Oliveira, por se tratar de uma ocupação irregular, os moradores captam a energia elétrica de forma clandestina, o que levou a empresa distribuidora de energia a tomar medidas administrativas para desligar a fonte de energia no local. Um laudo contratado pela empresa também apontou risco de sobrecarga e incêndio nas casas devido à ligação clandestina e também ao fato de as moradias terem sido construídas com materiais inflamáveis (papelão, madeira e plástico). O caso fora informado à Prefeitura há mais de um ano, sem que nenhuma providência tivesse sido tomada. Tão logo soube da situação, a prefeita Conceição Rabha determinou a criação de um grupo de trabalho a fim de socorrer às cerca de 50 famílias da comunidade. A maioria vai receber o benefício do aluguel social até que novas moradias possam ser construídas.

— O objetivo é proteger as famílias. Estão sendo incluídos no aluguel social e teremos ali uma ação de remoção de forma a não gerar grande impacto social na comunidade, mesmo o Governo Municipal estando ciente de que se trata de uma ocupação irregular — declarou Marcelo Oliveira.

Um laudo da Defesa Civil também apontou problemas com o solo ocupado pelas famílias, que está encharcado e insalubre, já que ali corre esgoto a céu aberto há mais de dois anos. Para a prefeita Conceição, essa seria uma das áreas de habitação mais degradadas da cidade, o que justifica a ação imediata do Poder Público.

O presidente da comissão de Obras, Carlinhos Santo Antônio, marcou outro encontro para debater a questão no próximo dia 30 de abril, desta vez com a presença dos moradores da área que será desocupada.

Fonte: PMAR

terça-feira, 16 de abril de 2013

Novo Cais do Pontal é entregue à população






Os moradores da Ilha da Caieira e do Pontal tiveram uma manhã de festa, hoje, 16, com a inauguração do Cais Público do Pontal. A prefeita Conceição Rabha fez questão de participar, por se tratar de uma obra muito esperada pelas comunidades da redondeza. O vice-prefeito Leandro Silva, o secretário de Pesca Júlio Magno e a vereadora Cássia Caldellas também prestigiaram o evento, junto com os moradores.

A obra foi conduzida pela Secretaria de Pesca, em conjunto com a Subsecretaria de Serviço Público, Subsecretaria de Parques e Jardins e alguns parceiros da iniciativa privada. O cais, agora com 20m de comprimento, teve a sua peça estrutural trocada e a base modificada, no formato de um trapézio. Esse novo formato facilitara a carga e descarga do setor pesqueiro e embarque e desembarque dos moradores, simultaneamente.

O antigo cais tinha a estrutura muito comprometida, fazendo com que os munícipes usassem de favor, o cais vizinho de uma área particular. A reconstrução era uma reivindicação antiga da comunidade. A nova estrutura dará mais segurança, conforto e dignidade para os usuários.

Conceição Rabha, que chegou cedo para conversar com os moradores do local, destacou a obra como uma conquista.

— Estamos avançando nas realizações e aos poucos organizando o município. Esse cais tem grande importância não só para os pescadores e moradores, mas também para os estudantes que o utilizam para ir à escola. Ele dará acesso à cidadania, saúde, educação e cultura — acrescentou a prefeita. Ela ainda agradeceu a todos pela colaboração e a unificação entre as secretarias.

O vice-prefeito Leandro Silva ressaltou aos usuários para que cuidem do patrimônio, que é de todos. O secretário Júlio Magno adiantou que o local será o primeiro a receber um ponto de barco, com banheiros. Esse projeto está em andamento e poderá ser realizado ainda neste ano.

Outros cais como o da Praia Vermelha, Araçatiba, Matariz, Bananal e Enseada das Estrelas, também receberam reparos nas estruturas em 2013-04-16.

Prefeita e vice recebem pastores do município




A prefeita Conceição Rabha e o vice-prefeito Leandro Silva receberam nesta segunda-feira, dia 15, no Salão Nobre, pastores de várias congregações de Angra dos Reis, para discutirem assuntos pertinentes ao município e aos bairros onde eles atuam. O objetivo desse encontro foi estreitar o relacionamento com o segmento evangélico e ter acesso às necessidades dos munícipes, também através dos pastores.

Conceição e Leandro esclareceram aos pastores algumas das situações que a cidade vem enfrentando, como a liberação da construção da ponte provisória d

o Exército, na Banqueta; a questão da saúde do município, com a contratação de 75 novos profissionais de saúde e sobre o hospital da Japuíba; o transporte público e gratuito para os jovens que estudam em outras cidades, entre outros. Eles também reafirmaram que em seu governo a gestão feita junto com representantes do povo é fundamental.

Cerca de 30 líderes evangélicos, incluindo representantes da Comissão de Pastores, participaram da reunião, colaborando com as questões de carência de cada bairro. Esse processo facilitará o funcionamento da máquina pública, no que diz respeito às resoluções de problemas da sociedade, visando melhorar a qualidade de vida do munícipe.

Com esta reunião, a intenção é trabalhar também com outras autoridades eclesiásticas, por eles estarem diretamente nas comunidades. Será mais uma forma de chegar até as necessidades da população angrense.

Leandro Silva avaliou à reunião como muito produtiva e se colocou a disposição dos pastores para facilitar a comunicação entre a prefeitura e o segmento evangélico.

Na ocasião, a prefeita disse que Leandro será o intermediador das negociações para a realização do Angra Expor desse ano, um importante evento que reunirá milhares de participantes.

Aulas do Pronatec começaram nesta segunda-feira



Aconteceu no início da noite dessa segunda-feira, dia 16, no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) a cerimônia de inauguração dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deste ano. Alunos e seus familiares participaram do evento, que contou com a presença da prefeita Conceição Rabha, do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Leandro Silva, secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso, a secretária de Educação, Cláudia Nogueira, vereadores e representantes do Ceav e do Senai, responsável por ministrar as aulas.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida das famílias. Em Angra, a coordenação do programa está a cargo da Prefeitura, em uma ação conjunta entre as secretarias de Ação Social, de Atividades Econômicas e de Educação, que conta ainda com o apoio da Subsecretaria de Serviços Públicos e do Ceav.


A prefeita destacou que a educação é prioridade em seu governo e investir na área é cumprir com um dos principais compromissos de sua campanha. Conceição afirmou que muitas outras iniciativas virão para a formação e capacitação profissional.

– Hoje demos um passo importante para incentivar a qualificação profissional, para que esses alunos possam ganhar um pouco mais e sustentar suas famílias dignamente – afirmou Leandro Silva. – Nosso secretariado mostrou que está seguindo à risca a determinação da prefeita, que é trabalhar em conjunto pela população angrense – completou o secretário, sobre a união das secretarias envolvidas no projeto.

No segundo semestre do ano serão inaugurados cursos superiores em Angra. Quanto aos cursos do Pronatec que se iniciam no Ceav, voltados para a construção civil, a prefeita lembrou que a área está em crescimento em Angra e que novas oportunidades surgirão, dentre elas, um grande projeto habitacional que o governo federal irá realizar no município, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

– Ganhamos a eleição com a bandeira da educação e da inclusão social. Estamos iniciando um governo no qual encontramos uma série de problemas, mas ainda assim estamos construindo, olhando para o futuro. Este é apenas o início. Vamos ousar e fazer muito mais – afirmou a prefeita.



INSCRIÇÕES


 No Ceav estão sendo oferecidos quatro cursos: almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa e costureiro industrial do vestuário. Ainda há vagas para o curso de pedreiro de alvenaria. As inscrições podem ser feitas pelo site do Pronatec (www.pronatec.mec.gov).


 Há ainda outros cursos do Pronatec que irão começar em maio e junho, como auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem e recreador.  Esses serão ministrados pelo Senac. Até o próximo dia 26, os candidatos poderão realizar suas inscrições. O material didático, auxílio transporte e auxílio alimentação são oferecidos gratuitamente.


 Os interessados devem se dirigir à casa do Bolsa Família, na rua Almirante Júlio César, nº 318, São Bento (próximo à Defesa Civil),  das 9h às 16h, ou à Secretaria de Ação Social, de 18h às 20h, munidos dos seguintes documentos: CPF; comprovante de escolaridade ou autodeclaração que sabe ler e escrever (dependendo do curso); comprovante de residência; título de eleitor com comprovante da última eleição; e o Número de Identificação Social (NIS), adquirido através do Cadastro Único do Governo Federal.


 Aqueles que não possuírem o NIS deverão apresentar os seguintes documentos para serem inscritos no Cadastro Único: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (maiores de 18 anos), certidão de nascimento de todos os menores de idade da família, conta de luz atual e comprovante de renda (caso possua).


 Após a inscrição, o candidato deverá entrar em contato nos dias 2 ou 3 de maio, através do telefone 3377-8384, ou na Secretaria de Ação Social, telefone 3377-8449, para confirmar sua seleção. Após a confirmação, os selecionados deverão se dirigir ao Senac, na rua Dr. Carlos Amaral Brasil, 50 - Jardim Balneário, para realizar a matricula.


 No segundo semestre do ano, novas turmas de alguns dos cursos já anunciados deverão ser oferecidas. Há também a expectativa de abertura de novos cursos.



INFORMAÇÕES SOBRE OS PRÓXIMOS CURSOS. INSCRIÇÕES ABERTAS.


Auxiliar de pessoal (25 vagas)
Escolaridade: ensino médio completo ou estar cursando o 2º ano
Previsão de início: 03/06/2013 - Previsão de término: 02/09/2013
Dias/Horário: 2ª, 4ª e 6ª das 18h às 22h
Matrícula no Senac: 20/05/2013 das 9h às 20h


Auxiliar de recursos humanos (25 vagas)
Escolaridade: ensino médio completo ou estar cursando o 2º ano
Previsão de início: 04/06/2013 - Previsão de término: 21/11/2013
Dias/Horário: 3ª e 5ª das 18h às 22h
Matrículas no Senac: 21/05/2013 das 9h às 20h


Auxiliar administrativo (40 vagas)
Escolaridade: ensino médio completo ou estar cursando o 2º ano
Previsão de início: 08/06/2013
Previsão de término: 08/03/2014
Dias/Horário: sábado das 8h às 13h
Matrícula no Senac: 22/05/2013 das 9h às 20h


Camareira(o) em meios de hospedagem (25 vagas)
Requisitos: idade mínima de 16 anos, saber ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas básicas, apresentar comprovante de escolaridade
Previsão de início: 08/05/2013 - Previsão de término: 08/03/2014
Dias/Horário: sábado das 8h às 13h
Matrícula no Senac:  23/05/2013 das 9h às 20h


Recepcionista em meios de hospedagem (40 vagas)
Requisitos: ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos
Previsão de início: 06/06/2013 - Previsão de término: 08/02/2014
Dias/Horário: Sábado das 8h às 13h
Matrículas no Senac:  25/05/2013 das 8h às 12h


Recreador (25 vagas)
Requisitos de acesso: ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos Previsão de início: 08/06/2013 - Previsão de término: 08/02/2014
Dias/Horário: sábado das 8h às 13h
Matrículas: 27/04/2013 das 8h às 12h
Matrícula no Senac:  25/05/2013 das 8h às 12h


Mais informações podem ser obtidas na Casa do Bolsa Família ou pelos telefones: 3377-8384 ou 3377-8449.

Ação de imunização ocorrerá até o dia 26 abril



A Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira, dia 15, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que seguirá até o dia 26 de abril, em todas as unidades de saúde básica do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h e 17h.

A gripe pelo vírus Influenza pode causar complicações graves para a saúde. A vacinação será direcionada à população que apresenta maior risco para as complicações da infecção viral. Receberão a vacina pessoas com mais de 60 anos; gestantes em qualquer período da gravidez; crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos; mulheres até o 45º dia pós o parto; pessoas, em qualquer idade, portadora de doença crônica, com prescrição médica para a vacina (tendo de apresentar documentos que comprovem a necessidade de ser imune) e profissionais da área de saúde em geral (incluindo recepcionistas, motoristas de ambulância, entre outros), da rede pública ou não.

Segundo Dr. Carlos Vasconcellos, secretário Municipal de Saúde, as pessoas que contraíram dengue e se encontram no grupo de risco, devem ser vacinas.

— Quem contraiu a dengue e se encontra no grupo de imunização, deve procurar as unidades básicas de saúde do município e tomar a vacina — explicou Vasconcellos.

A população indígena que reside no Bracuhy também será imunizada, sendo que os índios receberão a vacina na unidade de saúde da Aldeia Sapucahy. Hoje são aproximadamente 500 índios que moram na aldeia.

O Ministério da Saúde estabeleceu o dia 20 de abril como o Dia Nacional de Mobilização para Vacinação Contra a GRIPE. Nesta data em Angra dos Reis a vacinação será realizada entre 8h e 17h nas seguintes unidades de saúde; SPA Parque Mambucaba, ESF Vila Histórica, Sala de Vacina do Hospital de Praia Brava, ESF Frade Praias, ESF Bracuhy, Posto volante no Sertão do Bracuhy, CEM Japuíba, Posto volante de vacinação na Banqueta, CEM Centro, Posto volante no Cais Santa Luzia, ESF Abraão, ESF Provetá, CEM Jacuecanga, CEM Monsuaba, ESF Portogalo e ESF Cantagalo.

A Secretaria de Saúde criou em Angra o DISQUE GRIPE, através dos telefones (24) 3364-4844 ou 3365-2803, e disponibilizou o e-mail: fusar.ouvidoriasus@angra.rj.gov.br, visando esclarecer as dúvidas sobre a vacinação contra a gripe.

Através do DISQUE GRIPE também será possível solicitar a vacinação no domicílio para pessoas acamadas com idade superior a 60 anos. O desafio nesta campanha será vacinar 100% dos idosos, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, gestantes, mulheres no pós parto e pessoas portadoras de doenças crônicas, para evitar complicações e mortes causadas pelo vírus Influenza.

Fonte: PMAR