sexta-feira, 22 de março de 2013

Ação Social vem realizando diversos eventos no Mês da Mulher


Espetáculo teatral "Menina, Moça, Mulher" foi apresentado na Casa Larangeiras















A pedido do ator Jujuba, o secretário de Ação Social fez uma participação na peça







Seguindo a programação de eventos comemorativos ao Dia da Internacional da Mulher, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, tem promovido encontros nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), localizados nos bairros. O primeiro evento foi realizado no Cras da Monsuaba, no início deste mês, seguido da Nova Angra, Parque Mambucaba e Bracuhy. Quarta, dia 20, foi a vez das unidades do Campo Belo e Belém receberem a equipe da secretaria, que homenageou cerca de 300 mulheres durante todo o dia.

Nos eventos são realizadas “Rodas de Conversas” para troca de experiências entre as mulheres, palestras, apresentações de vídeos, brincadeiras, sorteio de brindes, distribuição de lembranças [confeccionadas pelas próprias usuárias dos equipamentos] e um delicioso café com bolo, cachorro quente, tortas e suco natural.

Na manhã da última quarta-feira, dia 20, o grupo de senhoras do Núcleo de Convivência da Terceira idade se apresentou com danças, onde até o secretário de Ação Social, Leandro Silva entrou na roda participando da coreografia.

— Este tipo de trabalho promovido pela secretaria é muito importante para que as pessoas da terceira idade possam desenvolver sua coordenação motora, se socializar com outras pessoas e realizar atividades como passeios, bailes, bingos entre outras — disse Leandro.

Na parte da tarde, no Belém, o evento contou com a participação especial de duas cantoras que são alunas do Cras local. Além de cantar, elas tocaram um dos instrumentos que aprenderam a manusear através das aulas gratuitas que receberam naquele equipamento.

Ao todo, o município conta com sete unidades do Cras. No próximo dia 27, acontece o último evento em comemoração ao Dia da Mulher no Centro de Referência em Assistência Social do Frade.

Na tarde desta quinta-feira, dia 21, a Secretaria de Ação Social promoveu na Casa Larangeiras, no Centro, o espetáculo teatral “Menina, Moça Mulher”, um musical estrelado pelos atores Jujuba e Ana Nogueira, que presta uma homenagem à mulher, sua sensibilidade, paixão e força, em três fases da sua vida.

Em todos os encontros, o secretário de Ação Social falou das atividades oferecidas nos equipamentos e afirmou que em breve, os Cras terão ainda mais opções para os usuários.

— Temos diversas atividades a disposição da população com aulas de Taekwondo, capoeira, violão, desenho, artesanato entre outras. Mas daqui há algumas semanas estaremos colocando ainda itens para os moradores —
destacou Leandro Silva

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ação Social homenageará mulheres com peça teatral hoje

Dando continuidade a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Ação Social promove hoje, dia  21, às 14h30, o espetáculo musical “Menina, Moça, Mulher”, que presta uma homenagem à mulher, sua sensibilidade, paixão e força, em três fases da sua vida.

O musical, estrelado pelos atores Jujuba e Ana Nogueira, será apresentado na Casa Larageiras, no Centro de Angra, com entrada franca.

Durante todo este mês de março, a Prefeitura está realizando diversos eventos em homenagem ao Dia da Mulher. A Secretaria de Ação Social, através dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), tem promovido vários encontros com palestras, brincadeiras, sorteios, vídeos e outras atividades.

Nesta quarta-feira feira, dia 20, às 10h, foi a vez do equipamento do bairro Campo Belo receber as atividades comemorativas. Ainda ontem houve uma “Roda de Conversa” para troca de experiências no Cras do Belém, às 14h, alem de um encontro com mulheres da Glória I no mesmo horário.

Caravana Tecnológica em Angra


Representantes do sistema Firjan, com o apoio da Prefeitura de Angra, realizam nesta sexta-feira, dia 22, uma edição da Caravana Tecnológica em Angra dos Reis. O projeto tem como objetivo orientar empresários sobre o financiamento de atividades de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Esta é uma boa oportunidade para o empresariado local compreender melhor a importância da inovação e quais os mecanismos de fomento e investimento dos quais ele pode se valer para desenvolver suas novas idéias e garantir bons negócios.

     O evento está sendo intermediado pela Secretaria de Atividades Econômicas como mais uma ação com o objetivo de fomentar a atividade empresarial em Angra dos Reis e assim contribuir para o desenvolvimento do setor.

     A Caravana Tecnológica também irá apresentar os editais Faperj, Finep, Sesi/Senai e linhas de financiamento à inovação do BNDES. A atividade será realizada no Espaço Cultural Eletronuclear, Centro de Angra, a partir das 10h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 0800-0231-231, do Sistema Firjan.

PROGRAMAÇÃO

10h30 – Recepção

11h – Apresentação do Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj): Benefícios para os associados, com Denise Bousquet, coordenadora de Atendimento do Cirj

11h10 – Palestra: Caravana Tecnológica – oportunidades em editais de fomento e linhas de financiamento à inovação, com Fabiano Gallindo, especialista de Projetos Tecnológicos da Firjan

12h – perguntas e encerramento.

segunda-feira, 18 de março de 2013

PDT realiza plenária em Angra dos Reis









O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou na manhã do último sábado, dia 16, uma plenária que reuniu centenas de pessoas. O encontro aconteceu na Câmara de vereadores de Angra dos Reis no Centro e contou com a presença de lideranças comunitárias e representantes de partidos como PRTB, PTdoB, PSDC e DEM.

O presidente regional do partido, José Bonifácio, o deputado federal Marcelo  Matos, o deputado estadual, Luiz Martins [ líder da bancada pedetista na Alerj ], o prefeito de São João de Meriti, na baixada fluminense,  Sandro Matos e o vereador angrense Jean Carlos compuseram a mesa de autoridades.

O presidente do PDT em Angra, vice-prefeito Leandro Silva, abriu o encontro falando da sua satisfação em fazer parte do partido do saudoso Leonel Brizola: “Sou pedetista de coração e é motivo de muito orgulho compor um partido ao qual pertenceu Brizola, um estadista que tanto contribuiu na política deste país”, disse.

José Bonifácio se mostrou emocionado ao ver tanta gente reunida em pleno sábado à tarde e disse que Angra é a sua segunda casa: Venho muito à esta cidade a convite do Leandro e mesmo se ele não convidar eu venho assim mesmo”, completou o recém empossado presidente da Fiperj.

O deputado Marcelo Matos, eleito no partido em 2010, brincou dizendo que também já é um angrense. Só na semana passada, o parlamentar esteve na cidade por duas vezes (a primeira para uma reunião com a prefeita Conceição Rabha). Ele relembrou também de sua parceria com a cidade por intermédio do então vereador Leandro Silva que sempre expedia ofícios pedindo apoio do governo federal:

- Só nos últimos dois anos, o Leandro me pediu dezenas de emendas através de seu gabinete e conseguimos no ano passado uma emenda de R$ 1 milhão para ser destinada ao turismo – relembrou Marcelo.

Durante o evento, várias pessoas se ingressaram no partido. Uma das novas integrantes do PDT que teve sua ficha de filiação abonada pelo presidente regional e pelos deputados foi a professora Inês Tenório.

O encontrou se estendeu até o inicio da tarde com o local lotado. Após o encontro em Angra, a comitiva que já estivera em Mangaratiba, seguiu para Paraty e depois para Rio Claro.

- O nosso partido tem se fortalecido muito na Região e isso é só o começo. Em Angra, o PDT que há muito tempo não elegia um representante, agora já conta com um vereador e um vice-prefeito – disse o presidente do partido no município, Leandro Silva.

Ação Social desenvolve projetos para moradores de rua


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da secretaria de Ação Social, está desenvolvendo ações e projetos voltados à população de rua da cidade. O problema é grave e o município usa a estrutura do seu  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para  um serviço que vai desde a abordagem social até o aconselhamento e encaminhamento de solução. O público alvo, em geral são pessoas adultas que vivem nas ruas, algumas oriundas de outros municípios do Estado. O trabalho é diário e o acompanhamento a essas pessoas é fundamental para tentar garantir sua reinserção na sociedade.

Atualmente o Creas faz acompanhamento de pelo menos 30 pessoas em situação de rua. A abordagem identifica esse público e os convida para atendimento psicossocial, onde lhes é oferecido atendimento psicológico e médico; passagens municipais e intermunicipais, se desejado; banho e higiene, além de contato por telefone com as famílias. São etapas que proporcionam dignidade e direitos de cada indivíduo. No mês de fevereiro foram emitidas 20 passagens intermunicipais, dando oportunidade às pessoas de retornarem às suas cidades de origem e famílias, em acordo com as mesmas, evitando assim, nova situação de risco social.

O Centro de Atenção à População de Rua (CAPR) é outro instrumento focado neste atendimento e trabalha com pelo menos 19 pessoas, com atividades como jardinagem, o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Teclar, de inclusão digital. O Centro é um local de passagem para aqueles, que em situação de rua, desejam criar novas perspectivas de vida a partir do resgate de sua autoestima.

Angra dos Reis, por ser foco turístico, é bastante visada por esse público. O aumento da demanda acontece quase sempre no início do ano, onde o atendimento chega a 10 casos por semana. Muitas vezes o que leva uma pessoa a morar na rua é o rompimento familiar, que acontece por vários motivos, entre eles o alcoolismo, uso de substâncias psicoativas, conflitos familiares, desemprego e separação.

O Creas está desenvolvendo um projeto chamado Centro POP, que receberá os moradores de rua na parte da manhã, com os cuidados de higiene, alimentação e documentação, e abrigo até o final da tarde. O objetivo é proporcionar proximidade e qualidade de atendimento às pessoas em situação de rua. Essa proximidade possibilitará também ofertar oficinas, resgatando a identidade e autonomia, visando a reinserção na comunidade, na família e no mercado de trabalho. A secretaria de Ação Social está providenciando a contratação de profissionais para a abordagem social e capacitação de equipes.

Para ajudar uma pessoa que esteja em situação de rua, o cidadão pode ligar para o Cras, através do telefone (24) 3377-5167. O CAPR funciona na Rua São José, nº 7, Bracuí - Angra dos Reis.

Prefeitura abre mutirão de limpeza na Monsuaba



O mutirão de limpeza liderado pela Prefeitura de Angra dos Reis em todos os bairros da cidade, chegou à Monsuaba no último final de semana. Nas primeiras horas da manhã deste sábado, 16, a comunidade presenciou a chegada de centenas de agentes públicos, caminhões, máquinas e equipamentos destinados a fazer a limpar e ordenar a comunidade, além do apoio na campanha contra os focos de reprodução do mosquito da dengue. A prefeita Conceição Rabha abriu o dia de trabalhos, incentivando a participação de todos os cidadãos no mutirão.

- Cuidar da cidade é um trabalho de cada um de nós. A Prefeitura precisa da ajuda de todos para que no ano que vem, a cidade não esteja na lista dos municípios com epidemia de dengue - disse a prefeita.

O mutirão, que faz parte da campanha 'Angra eu vivo, eu cuido', é coordenado pela subsecretaria de Serviço Público. Na Monsuaba e POnta Leste, o planejamento era ficar ao menos três dias executando capina, desobstrução de canais e valas, revisão nas redes de água e esgoto, recolhimento de entulho e limpeza de terrenos baldios. Agentes da Defesa Civil e da secretaria de Saúde também percorrem o bairro com orientações sobre a dengue e instalação de telas em caixas d'água. De acordo com o subsecretário de Serviço Público, Antônio Cordeiro, em geral a população tem recebido bem a campanha e participado do mutirão.

- As pessoas elogiam a atitude da Prefeitura. Na maioria dos lugares esta é a primeira vez que as pessoas estão vendo uma ação como essa, com mais de 150 pessoas envolvidas e realmente limpando a cidade - explica Cordeiro.

O subsecretário lamentou, no entanto, que muitos cidadãos ainda não tenham entendido o seu papel na gestão do lixo e do entulho. Em algumas comunidades, no dia seguinte à passagem do mutirão, pessoas voltaram a depositar lixo não doméstico nas ruas.

- Muita gente entende que tudo o que é colocado nas ruas é responsabilidade apenas da Prefeitura. Não é! Todos são responsáveis e devem cumprir as leis sobre o descarte do resíduo. Se tiver dúvidas sobre como descartar o entulho, basta ligar para a Prefeitura que a gente vai orientar - explicou Cordeiro, informando que desde o início do mutirão, há três semanas, mais de 50 toneladas de entulho já foram retiradas das comunidades onde a ação passou.

Esta semana, o mutirão chegará às localidades de Água Santa (19), Vila da Petrobras (20), Caputera I e II (21), Centro e São Bento (22) e Morro do Abel e Carioca, no sábado, 23.

Visita da prefeita
Além de acompanhar o mutirão, a prefeita Conceição passou todo o sábado no bairro. Acompanhada de vereadores e secretários, ela visitou o Posto de Saúde do bairro, conversou com moradores e ouviu reivindicações. Conceição esteve acompanhada dos vereadores Eduardo Godinho, Jairo, Chapinha, Claudinho e Marco Aurélio, além de diversos secretários, entre eles os titulares da Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, da Atividades Econômicas, Dilson Affonso e da da Pesca, Julio Magno, além do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Mario Márcio da Costa.

Em sua passagem pelo Posto de Saúde do bairro a prefeita aproveitou para anunciar que ainda este ano, a unidade passará por uma reforma. Serão investidos cerca de R$ 100 mil na recuperação do posto, custeados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: PMAR