sexta-feira, 8 de março de 2013

Caminhada das Flores pelas ruas do Centro marca do Dia da Mulher










A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social realizou nessa sexta-feira, 8, a “Caminhada das Flores”, pelas ruas do Centro de Angra. A caminhada, que contou com a participação de cerca de mil mulheres, é um dos eventos organizados pela Câmara Municipal e a Prefeitura de Angra, em comemoração ao Dia da Mulher.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Leandro Silva, a caminhada já se tornou tradição no município e este ano teve um grande diferencial com a integração entre os poderes Executivo e Legislativo de Angra, que estão realizando eventos conjuntos nas comunidades e nos CRAS do município.

— Estamos muito felizes, pois essa integração aumentou o volume de mulheres participando desta linda manifestação. Acho que as mulheres tiveram muitas conquistas ao logo dos anos, mas ainda há muita coisa para se fazer. Esse é um momento de se comemorar todas as conquistas até agora e refletir sobre o que ainda precisa ser feito – disse Leandro.

Para a vereadora Lia, a “Caminhada das Flores” é uma singela homenagem para as mulheres de Angra.

— Estamos lutando por melhores condições de vida e por dignidade. Precisamos acabar com a violência doméstica e sexual que aflige as mulheres do mundo inteiro. Queremos ser consideradas como verdadeiros seres humanos, com seus direitos e deveres. Sobre tudo, destaco a vontade das mulheres de ajudar a construir a nação onde vivemos — revelou Lia.

A prefeita Conceição Rabha também se fez presente e caminhou junto à multidão no embalo do som da banda Corporação Musical Dragão Azul, do Colégio Estadual Roberto Montenegro, de Praia Brava. Em meio à caminhada, Conceição afirmou estar extremamente alegre com a homenagem feita às mulheres do município.

— Estou muito feliz com essa festividade. Hoje é um dia de comemoração, alegria e reflexão. Desejo que todas as mulheres acreditem no seu potencial, que tenham determinação e que sejam muito felizes, porque esse é um direito que ninguém pode nos tirar — declarou Conceição.

A programação em comemoração ao Dia da Mulher continua durante todo o mês de março. Hoje, às 19h, a Câmara Municipal realizará uma Sessão Solene em homenagem às mulheres no Iate Clube Aquidabã.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Eventos em comemoração ao Dia da Mulher continuam nos Cras

Monsuaba, Nova Angra e Parque Mambucaba homenagearam as mulheres nesta semana

Moradoras tiveram uma tarde com palestras, brincadeiras, sorteio de brindes, videos, um delicioso café e lanche


Cras Parque Mambucaba recebeu dezenas de mulheres nesta quarta-feira (6)



 Palestra e atividades no Cras da Nova Angra na última terça-feira (5)


  Palestra e atividades no Cras da Nova Angra na última terça-feira (5)


 Parte da quipe da Ação Social no Cras da Nova Angra na última terça-feira (5)
  Moradoras que participam das atividades no Centro de Referência de Assistência Social



terça-feira, 5 de março de 2013

Convite para as comemorações ao Dia Internacional da Mulher

Começam as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher






A Prefeitura municipal de Angra dos Reis, através doa secretaria de Ação Social, começou na manhã desta segunda-feira, 4, a programação de atividades em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado no próximo dia 8. Com o tema 'Mulher, vivendo o presente e construindo o futuro', a programação se estenderá durante todo o mês de março com várias ações pelo município, algumas em parceria com a Câmara Municipal. As atividades começaram com uma roda de conversa promovida pela secretaria no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Monsuaba. Um café da manhã reforçado e vídeos em homenagem às mulheres, além de exposições dos trabalhos dos sete polos dos Cras do município, marcaram o evento.

A roda de conversa foi aberta pelo secretário de Ação Social, Leandro Silva, que destacou os serviços oferecidos aos moradores e afirmou que, em breve, serão retomadas todas as atividades e incluídas outras que ainda não existiam.

— Atualmente estamos disponibilizando aqui no Cras da Monsuaba, aulas de violão, capoeira, taekwondo e desenho, mas logo iniciaremos outras atividades como trabalhos com tecido e de geração de renda — adiantou o secretário.

A equipe técnica da secretaria de Ação Social esteve no local e também explicou detalhes dos serviços prestados pelos Cras e Creas, principalmente os direcionados à mulher, já que março é o mês delas.

Durante o evento, o depoimento emocionante da senhora Célia Regina chamou a atenção. Ela relatou os benefícios dos projetos do Cras, dando destaque ao Projovem Adolescente que, segundo ela, deu mais dignidade às suas duas filhas.

— Tenho duas filhas, uma não tinha um bom convívio social e a outra era depressiva. Após realizarem as atividades aqui no Centro, estão tendo outra perspectiva de vida. Aprenderam a tocar violão e pretendem estudar cada vez mais — disse a moradora orgulhosa.

A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher ocorrerá em outros locais. Nesta terça-feira, 5, o Cras da Nova Angra promoveu a segunda roda de conversa às 14h. Estas rodas acontecerão também na quarta-feira, 6, no Parque Mambucaba; no dia 13, à tarde, no Cras do Bracuhy, além do Campo Belo e Belém no dia 20 deste mês e no Frade no próximo dia 27.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Prefeitura de Angra inicia mutirão de limpeza




A Prefeitura municipal de Angra dos Reis iniciou no último sábado, 2, uma grande operação de limpeza pública em todo o município. A campanha 'Angra: Eu vivo, eu cuido' envolve todas as secretarias do Governo, autarquias municipais, além de empresas como a Eletronuclear.

A ação foi aberta pela própria prefeita Conceição Rabha, na Japuíba, e cerca de 200 funcionários públicos, além de sete caminhões para recolhimento de entulho e lixo, três carros fumacê, um caminhão para desobstrução de bueiros, um caminhão pipa para lavagem de ruas e praças, três retroescavadeiras, roçadeiras e outros equipamentos.

O foco principal da ação é a questão da limpeza pública e ordenamento dos bairros, além de servir como forma de enfrentar o mosquito transmissor da dengue, que pode estar presente em residências e terrenos baldios.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, informou que a população precisa cooperar com a Prefeitura fazendo a sua parte no combate e eliminação dos focos de reprodução do Aedes aegypti.

— Já registramos o aparecimento da doença em três tipos e isto é muito sério. Os moradores precisam ficar atentos para evitar que o mosquito se reproduza dentro das residências e esta ação de limpeza, com apoio da população, ajudará bastante no combate à dengue — enfatizou o secretário.

A prefeita Conceição Rabha também ressaltou a importância de cada morador fazer a sua parte.

— Eu vivo nessa cidade, por isso tenho que cuidar dela e tenho certeza que este também é o pensamento do morador de Angra neste momento. Vamos juntos para esta campanha, recolher todo o lixo acumulado, entulho, desobstruir as canaletas e canais de drenagem, e principalmente levar informação à nossa população sobre as formas de combater a dengue. Confio e conto com cada morador de Angra — disse ela.

Parte do trabalho de campo foi coordenado pelo subsecretário de Serviços Públicos, Antônio Cordeiro, com apoio da Subprefeitura da Japuíba e de administrações regionais. O bairro foi dividido em três regiões e o trabalho continuou no domingo, 3, e na segunda-feira, 4.

Também faz parte da campanha uma gincana escolar envolvendo 500 alunos do ensino médio da rede estadual. Ele ficarão encarregados de percorrer as ruas dos bairros onde moram, divulgando a campanha e conscientizando os moradores. A equipe que percorrer o maior número de residências será premiada com medalhas e o aluno mais dedicado ganhará um computador.


A campanha 'Angra: Eu vivo, eu cuido' tem um calendário de ações em todos os bairros e continuará até o dia 13 de abril. Nos dias 6 e 7 de março, ação será no Camorim e Camorim Pequeno e no próximo final de semana estará no Parque Mambucaba e Vila Histórica.

Dilma inaugura fábrica de submarino

                                                                                                               Foto: Jornal Atual

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, esteve presente nessa sexta-feira, dia 1°, na visita da presidente Dilma Rousseff à Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí, para a inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem). A unidade é parte da infraestrutura industrial de construção e manutenção de submarinos que está sendo implantada pela Marinha para a execução de seu Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), iniciado em 2008. Conceição conversou com autoridades civis e militares e esteve acompanhada do deputado federal Luiz Sérgio e do vereador Eduardo Godinho.

        A construção da Ufem foi iniciada em 2010, é considerada um importante marco para a indústria da construção naval brasileira e peça fundamental que irá capacitar o país a construir seu primeiro submarino de propulsão nuclear, além de submarinos convencionais, de propulsão diesel-elétrica. O investimento, que inclui a etapa de construção da Ufem, do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos, será de R$ 7,8 bilhões, com desembolsos até 2017. A previsão é de que o Prosub chegue a gerar nove mil empregos diretos e outros 32 mil indiretos.

     – Essa inauguração é um evento muito importante para o país, pois se trata de uma estrutura para a construção de um instrumento que irá mostrar a nossa capacidade tecnológica para o mundo. Isso faz aumentar o grau de respeitabilidade do Brasil no exterior. Além disso, é um investimento que representa a geração de mais empregos para a região da Costa Verde e novas oportunidades para os trabalhadores angrenses – avaliou a prefeita Conceição.

     Além da presidente Dilma, a cerimônia contou com o governador Sérgio Cabral; o vice-governador Pezão, o almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil; o presidente da Nuclep, Jaime Cardoso; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; o ministro da Defesa, Celso Amorim; o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota; além trabalhadores e diversas autoridades civis e militares das três forças armadas.

     A presidente e as demais autoridades ressaltaram a necessidade de o Brasil investir em sua indústria de defesa e a importância dessa indústria para alavancar o desenvolvimento da tecnologia.

     – Uma indústria de defesa é, sobretudo, uma indústria de conhecimento. É onde se produz e se difunde tecnologia. É assim que acontece nos países que possuem uma indústria de defesa desenvolvida: a tecnologia, inicialmente concentrada em um ponto, aos poucos se difunde por toda a cadeia produtiva – disse a presidente.

     Dilma também falou sobre o crescimento da relevância do Brasil no cenário mundial nos últimos anos, e que o fato de o país não possuir disputas bélicas não deve ser visto como um fator que reduza a necessidade de investimentos em sua indústria de defesa.

     – O país ganhou relevância em um mundo complexo e isso reforça a necessidade da indústria de defesa na garantia da soberania nacional – afirmou a presidente, que ressaltou ainda que a construção de um submarino nuclear coloca o Brasil mais próximo de alcançar o objetivo de conquistar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, um grupo ao qual o país aspira se juntar e do qual fazem parte Estados Unidos, China, França, Inglaterra e Rússia, países que possuem tecnologia para a construção de submarinos nucleares.

     A presidente, assim como o governador Sérgio Cabral, lembrou os esforços do governo federal, desde o presidente Lula, para a reestruturação da Nuclep, que foram fundamentais para o passo atual. Dilma também elogiou a iniciativa do programa de investir em capacitação de mão de obra, através da criação de polos de difusão do conhecimento, como a escola de soldadores.  

Fonte: PMAR