quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vice-prefeito busca reabrir Procon em Angra


                                                                             Fábio Martins


Na tarde desta terça-feira, dia 29, o vice-prefeito de Angra, Leandro Silva, se reuniu com o presidente do Procon-RJ, Rodrigo Roca, na sede do órgão, que fica no Centro do Rio de Janeiro, para tratar da volta do serviço à Angra após mais de quatro anos.

Leandro Silva pediu à Roca a reinstalação de um posto do Procon-RJ na cidade ainda em 2013, pois os moradores atualmente não tem aonde pedir auxilio e orientação quando são lesados por empresas ou prestadores de serviços.

O presidente do Procon-RJ se mostrou muito favorável ao pedido e disse que a visita do vice-prefeito foi uma excelente iniciativa. Rodrigo Roca afirmou ainda que pretende reabrir o posto em Angra, e que nos próximos dias irá enviar um documento ao município para oficializar esse interesse e pontuar algumas contrapartidas que são necessárias para o serviço voltar a ser prestado na cidade.

— O posto de atendimento em Angra facilitará a vida do cidadão. Atualmente temos uma demanda muito grande em toda a Costa Verde. Os nossos postos itinerantes sempre passam pela cidade, mas com uma unidade fixa, o serviço ficará muito mais eficiente. — disse o presidente Rodrigo Roca.

O presidente do órgão entregou ao vice-prefeito uma lista contendo as contrapartidas que são necessárias para instalação de um posto no município angrense. De acordo com Roca, a Prefeitura precisa disponibilizar a estrutura física e o órgão entrará com treinamento de pessoal e materiais de orientação. A idéia do Procon é fazer um grande trabalho de orientação e conscientização em todo o município antes de realizar atendimentos e intensificar as fiscalizações.

Leandro Silva, que já busca a reabertura do Procon-RJ desde quando era vereador, avaliou o encontro de ontem como produtivo,

 – Saímos daqui com a resposta de que o nosso município vai poder, em breve, contar com o atendimento do Procon, que tanto nos faz falta. Teremos de volta uma unidade que vai lutar para defender os direitos do consumidor. Vamos fazer a nossa parte para isso virar realidade – disse o vice-prefeito.

Além de Leandro Silva, o vereador Jean Carlos também participou do encontro. O parlamentar disse que a vinda do Procon para Angra ajudará a população, principalmente aos clientes da empresa fornecedora de energia elétrica, que sofrem com constantes interrupções.

Rodrigo Roca anunciou ao final da reunião que uma unidade móvel do Procon-RJ virá à Angra para atender a população nos próximos dias. Atualmente, apenas 12 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro possuem um posto fixo do Procon.

Alunos da nova Angra serão todos atendidos, garante secretária



Em reunião realizada com pais de alunos no salão da Associação de Moradores na Nova Angra (AMANA), na noite da última segunda-feira, 28, a secretária de Educação, Cláudia Nogueira Rodrigues, garantiu que os alunos que estão matriculados na Escola Municipal Manoel Ramos, situada no bairro não ficarão sem ensino. A preocupação dos pais devido ao excesso de crianças se iniciou quando rumores de que alguns alunos perderiam o ano letivo se espalhou pelo bairro.

A secretária explicou que não aumentou o número de crianças e sim diminuiu o número de salas, após a construção do novo prédio da escola. Nas antigas instalações, haviam cinco salas a mais.

- A solução que será utilizada no primeiro momento será a divisão dos turnos, ou seja. Haverá um turno das 7h às 10h, outro das 10:30h as 14h e um terceiro turno das 14h às 17h. Desta forma, todos os alunos terão suas aulas normalmente – garantiu a secretária.

A reunião convocada pelo vice-prefeito e morador do bairro, Leandro Silva (PDT) foi esclarecedora: “Os pais de alunos estavam preocupados, pois, sem informações, achavam que seus filhos iriam perder o ano letivo, o que foi desmentido hoje  – disse Leandro.

Leandro Silva revela planos para Ação Social


                                                                                                    FOTO: IALE CLITIAS

Falta pouco para completar um mês que Conceição Rabha (PT) e Leandro Silva (PDT) assumiram a prefeitura. De acordo com o vice-prefeito, neste período, a principal atenção foi com os danos causados pela forte chuva, já que o esperado para o mês era de 200mm, e a Defesa Civil registrou um índice de 1000mm. “Neste quase um mês, conseguimos dar uma resposta rápida para a população, isso foi um fator muito importante. Fizemos um planejamento rápido de atendimento as vítimas da chuva. Enquanto vice prefeito, estive do lado da prefeita deliberando junto com ela e visitando as comunidades. Enquanto secretário, colocamos nossa equipe em conjunto com a Defesa Civil no atendimento aos abrigos”, afirmou, Leandro Silva, mencionando que já foi arrecadado sete toneladas de alimentos que foram doados aos desabrigados.
No entanto, há um trabalho que está sendo realizado entre a prefeita e vice-prefeito, para tirar o mito que existe no município que vice-prefeito não faz nada. “A minha vantagem é que a Conceição é uma pessoa muito séria, e ela já foi vice-prefeita. Nós temos uma harmonia no relacionamento”, disse Leandro Silva, explicando como o trabalho está sendo feito. “Estamos nos dividindo para ter dois gestores trabalhando em paralelo, a fim de buscar melhorias nas políticas públicas da cidade. Como a cidade está passando por um momento complicado, é preciso que eu e ela esteja separado para buscar parceiros. Se onde ela for eu for, o trabalho fica improdutivo. Por exemplo, consegui marcar reunião com a Ampla pra ela, com os Correios, e, logo mais, vamos ter uma reunião com o Procon, pra tentar traze-lo de volta ao município”.

Além das reuniões, Conceição Rabha e Leandro Silva se dividem, também, para atender a população. A cada semana, às quartas-feiras, um é responsável para atendimento ao público. “Já começamos a atender a população. Eu atendo às quartas-feiras, a cada 15 dias. Uma semana a prefeita Conceição Rabha atende, e na outra eu. Sempre na prefeitura. Temos que preservar esse contato direto com a população”, afirmou.

Entretanto, Leandro Silva também está a frente da secretaria de Ação Social. A qual, segundo ele, pegou falida. “Peguei a secretária com dois colchonetes, nenhuma cesta básica, nenhuma estrutura, falida, temos empenhos a serem pagos, e a secretaria passou por uma situação financeira complicada nos dois últimos anos. Os Teclar (Cursos de informática gratuito) estão sucateados, Os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) estão em um estado lastimável”, contou Leandro, que planeja colocar a secretaria de Ação Social mais perto da população. “Montamos uma equipe técnica competente, para dar suporte necessário para gerir as ações e formar os encaminhamentos necessários. Queremos que a secretaria de Ação social chegue a toda população, que o usuário seja bem atendido. O Teclar precisa avançar em outras comunidades, precisamos ampliar o trabalho com a equipe na terceira idade. Nosso objetivo é que a terceira idade seja referência no estado do Rio de Janeiro. Outro plano é trabalhar diretamente com os conselhos que são ligados diretamente a população, pra poder firmar um elo e ouvir a população”.

Apesar do trabalho desenvolvido até agora, o novo governo tem recebido diversas críticas. Para Leandro Silva, essas críticas não estão vindo diretamente da população, e sim de agentes politiqueiros da oposição. “Acho que neste primeiro momento avaliar um governo que tem 29 dias, é uma precipitação, e talvez uma artimanha politiqueira. Pegamos o caixa zerado, e conseguimos levantar que existe quase R$ 100 milhõesem dívidas. Entendoque a população quer uma resposta rápida, mas entendo que é preciso dar um tempo pra isso. As cobranças não são da população e sim dos agentes políticos que pensam que ainda estamos na campanha política. Alguns atores da cidade estão fazendo duras críticas, e não estão preocupados com a cidade e sim, em fazer política, marcar a oposição. Todas as respostas serão dadas, mas temos que ter tempo suficiente pra isso”, concluiu.

Fonte: A Voz da Cidade

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Moradores voltam para suas casas


Todas as 62 pessoas que ficaram desalojadas por causa da forte chuva que caiu no município na noite de sábado para domingo já voltaram para suas casas. O último abrigo desativado, na manhã de segunda-feira, foi o do Parque Mambucaba, que chegou a receber 47 pessoas.

As sete pessoas desalojadas da localidade conhecida como Vaquejada, no Bracui, que estavam abrigadas na escola Salomão Reseck, no Frade, já voltaram para as suas casas, assim como as 23 pessoas que estavam temporariamente na escola Morada do Bracui. Os dois abrigos foram desativados na tarde de domingo. O abrigo que funcionava no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, no São Bento, que recebeu os moradores dos morros do Centro, que estavam desalojados desde as chuvas do início do ano, foi desativado na tarde de sexta-feira, dia 25.

O Parque Mambucaba foi o bairro com o maior índice pluviométrico no final de semana. Choveu 190 mm entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. 150 mm foram registrados em apenas cinco horas, o que acabou causando o transbordamento do rio Mambucaba. No Frade, choveu 148 mm. Nenhuma ocorrência de deslizamento foi registrada pelas equipes da Defesa Civil.

Em caso de chuva forte, o secretário especial de Defesa Civil e Trânsito orienta que os moradores das áreas de risco deixem suas residências.

— Em caso de chuva forte o melhor a fazer é procurar rápido um local seguro mais próximo ou ir para a casa de amigos ou parentes até que a situação se normalize. Os avisos SMS também têm sido uma importante ferramenta de comunicação — frisa ele, lembrando que regularmente a Defesa Civil envia milhares de alertas nos telefones com orientações de segurança e informes sobre a previsão do tempo.
O SMS é um sistema de informações através de telefones celulares com o envio de mensagens para alertar e/ou indicar a saída dos moradores que residem em áreas de risco de deslizamentos ou alagamentos, para pontos de reunião pré-estabelecidos, quando houver a possibilidade de qualquer chuva forte. Para se cadastrar, basta ligar para a Defesa Civil (199 ou 3377-7991).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AAAMPAI pede apoio da secretaria de Ação Social


Representantes da Associação de Apoio e Amparo aos Idosos de Angra dos Reis (AAAMPAI) visitaram na manhã da última sexta-feira, 25, o gabinete do secretário de Ação Social, Leandro Silva no Centro, para buscar apoios e parcerias para realização de atividades junto às pessoas da melhor idade.

O presidente da entidade, Sr. José Lopes pediu ajuda da secretaria para inclusão dos idosos em programas sociais e culturais que possam der desenvolvidos em conjunto com a associação. Leandro Silva informou que, no inicio de fevereiro, serão retomadas as atividades do programa de inclusão digital “Teclar”, e que terá turmas voltadas para os idosos terem um primeiro contato com o computador.

O secretário de Ação Social afirmou ainda que pretende implantar em Angra, academias da 3ª idade, com equipamentos desenvolvidos especialmente para os idosos realizarem suas atividades físicas e assim terem uma melhor qualidade de vida.

A AAAMPAI, solicitou ainda, criação de cursos para capacitação de cuidadores  de idosos e atividades nos bairros para quem possui dificuldades de locomoção.

A entidade pediu intervenção do secretário de Ação Social e vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva junto ao Governo Federal para conseguir recursos do Fundo Nacional do Idoso.

- Me coloco a disposição e vamos agendar novos encontros para estreitar os laços entre a secretaria e as entidades para discutir a melhor maneira de implementarmos parceria em prol da 3ª idade – afirmou Leandro.

Universidade privada a caminho de Angra



A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, e seu vice-prefeito, Leandro Silva, tiveram encontro na semana passada, com uma comitiva da Universidade Estácio de Sá. A reunião foi no gabinete da prefeita e reuniu também o deputado federal, Áureo Lídio (PRTB), além da coordenadora de educação da Universidade, Kátia Mello.

O município e a universidade retomaram as conversas e negociações a respeito da possível instalação da instituição na cidade. A representante da Estácio de Sá ofereceu à prefeita uma parceria para a concessão de descontos nos cursos de graduação e especialização, direcionados aos servidores municipais e seus dependentes.

— É bom termos opções de ensino em Angra dos Reis e o que o município tem a fazer é apoiar essas iniciativas. Tenho a convicção de que será muito importante para os profissionais de saúde, educação e outras áreas do serviço público, terem uma melhor qualificação. Na verdade esse benefício atingirá todos os moradores, que passarão a utilizar os serviços prestados pelos servidores da prefeitura de forma mais eficiente e qualificada — declarou a prefeita.

Nas próximas semanas, a equipe da Universidade Estácio de Sá voltará a reunir-se com Conceição para apresentar a proposta de cursos, de graduação e especialização, que poderão ser oferecidos aos servidores municipais, caso o acordo seja efetivado. Os representantes apresentarão também um projeto para a instalação da universidade no município, possivelmente ainda em 2013.

— Como professora e assistente social, estou muito satisfeita em constatar o interesse da nova gestão do município em qualificar seus servidores. Tenho certeza de que essa parceria tem tudo para dar muito certo pois a Estácio é considerada a segunda maior universidade do país, com 40 anos de experiência em formar bons profissionais — afirmou Kátia Mello.

O deputado federal Áureo, que intermediou o encontro, revelou à prefeita o grande interesse em ver a cidade se desenvolvendo, colocando-se à disposição para encaminhar projetos e defender os interesses do município.

— Gosto de ver interesse por parte do poder público nas realizações de projetos como esse. Disse à prefeita que estou disposto a ajudar no que for preciso para o desenvolvimento da cidade. Seja na área da saúde ou educação, precisamos fazer com que os projetos do Governo saiam do papel e dêem certo — afirmou o deputado.


Fonte: PMAR