sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Prefeitura realizará mutirão para previnir alagamentos na Nova Angra

                                                                                                     Fábio Martins

O vice-prefeito Leandro Silva recebeu ontem, 24, no salão nobre da Prefeitura, o secretário de Obras, Jefferson Deccache, o Subsecretário de Serviços Públicos, Antônio Cordeiro e representantes da Amana (Associação de Moradores e Amigos da Nova Angra) e do comércio daquela localidade.

O encontro foi motivado pelos constantes alagamentos ocorridos no bairro, o que tem preocupado moradores e comerciantes que sofrem sempre que chove forte na região.

De acordo com a comunidade, sob temporal, as ruas ficam alagadas  prejudicando o trafego e algumas vezes, as águas entram nas residências, obrigando os moradores a colocarem seus móveis sobre um local mais alto.

- O problema é antigo e será necessário realizar um levantamento com equipes de topografia, um verdadeiro raio-x da situação para então, fazer os investimentos necessários – disse o secretário de Obras.

O vice-prefeito sugeriu que fosse feita uma operação em massa já na próxima semana, para desobstrução das manilhas, retirada dos entulhos das ruas e capina em todo o bairro. O subsecretário de Serviços Públicos, afirmou que vai disponibilizar 25 homens, 2 retroescavadeiras, 3 caminhões com carroceria e 2 caminhões a vácuo para realizar uma operação de limpeza no bairro. Cordeiro informou ainda que o mutirão será realizado a partir de segunda-feira, (28) e o serviço se estenderá durante toda a semana.

- É uma medida paliativa, pois a situação já se arrasta há vários anos, porém, acreditamos que com esta ação, diminuirão bastante os problemas de alagamento na Nova Angra – disse o subsecretário.
De acordo com a Secretaria de Obras, todas as ruas serão atendidas com a operação, mas os serviços começarão pela Avenida Itaguaí – a principal do bairro – passando pela Rua Ouro Preto, dos Bambuzais  e Travessas, Santa Bárbara e Bom Jardim.

Leandro Silva disse reconhecer que o bairro precisa de obras grandes em toda sua extensão para reparar ou refazer as instalações da rede de esgoto e de águas pluviais. “A Nova Angra necessita de muitos investimentos, o que não aconteceu nos últimos anos, porém, precisamos agora, antes que os estudos fiquem prontos, tomar medidas emergenciais para atender aos moradores e evitar que suas casas alaguem sempre que chover”, concluiu o vice-prefeito.

Outros bairros, que também passam pela mesma situação serão acompanhados.

Começa a construção dos novos abrigos de passageiros no Centro


                                                                                       Foto: Felipe de Souza/PMAR

As tendas que estão sendo usadas como abrigo de passageiros provisórios da Praça do Porto serão substituídas por seis pontos de ônibus feitos com madeira e telha colonial. As novas coberturas, que terão 6x2 metros, começaram a ser erguidas na noite de ontem, dia 24, pela Viação Senhor do Bonfim, que está custeando totalmente a obra.

O prazo para a conclusão da obra é de aproximadamente 15 dias, como informa o superintendente de Trânsito, Hele Serafim. — A população não precisa se preocupar, vamos manter as tendas até o término da construção dos abrigos. Somente depois iremos tirá-las — disse o superintendente.

A mudança no ordenamento do trânsito do Centro de Angra dos Reis começou na noite de sábado, dia 12, quando a Superintendência de Transporte e Trânsito transferiu os pontos de ônibus que estavam no largo da Igreja da Lapa para a avenida Julio Maria, em frente a Praça do Porto. No local anterior eram quatro abrigos para 21 linhas em operação. Com a nova ordenação o número de pontos aumentou para 10.

Mudanças

A partir das 6h da manhã de sábado, dia 26, os ônibus da linha do circular vão passar a entrar no Balneário pela avenida Luigi Amêndola (esquina da Casa da Picanha), indo até a sede da Ampla, e seguido, a partir dali, o mesmo percurso antigo.

Também amanhã, sábado, acontecerá outra mudança, dessa vez temporária, no trânsito. Por conta do ensaio de um bloco carnavalesco, as ruas do Comércio, Pereira Peixoto e Coronel Carvalho (entre o Sandubas e o Cosaf), ficarão fechadas para carros entre as 20h e 23h.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Coordenadoria da Juventude irá às ruas para ouvir as necessidades da população jovem


A Coordenadoria da Juventude de Angra dos Reis está desenvolvendo projetos para transformar sua sede num local democrático, para a construção de políticas públicas que contemplem todos os jovens do município. Uma das primeiras ações é o Projeto Cara Jovem, que pretende ouvir os jovens da cidade para que o Poder Público possa orientar melhor os projetos, a partir dos anseios e da realidade dessa parcela importante da população. Durante os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, uma equipe da Coordenadoria sairá às ruas para entrevistar pelo menos 300 jovens de diferentes regiões da cidade, a fim de estabelecer com eles as necessidades de cada bairro.

Os dados coletados nesses dias servirão para orientar a Coordenadoria nas prioridades que serão estabelecidas na elaboração das políticas voltadas para a Juventude.  Além disso, uma das metas do projeto é traçar um diagnóstico atualizado dessa parcela da população do município. Segundo o último Censo, a população jovem da nossa cidade, com idade entre 15 e 29 anos, é de aproximadamente 45 mil pessoas.

Atualmente a Coordenadoria da Juventude está instalada na rua Honório Lima, 176, no Centro.

Show do cantor gospel, Thalles Roberto, lota o Estádio Municipal em Angra

                                   Leandro Silva e sua esposa Kedyane Silva ao lado do cantor Thalles Roberto

Dono de um talento diferenciado, Thalles invade o segmento musical tornando se referencia em qualidade e compromisso com suas convicções.

Com uma historia de vida marcada por superações, Thalles tem levado a muitas pessoas não só boas canções, mas, transformação de comportamento, gerando assim esperança de uma vida melhor a pessoas que são influenciadas por suas ministrações.

Seu mais recente trabalho é o álbum em CD e DVD duplo intitulado “Uma Historia escrita pelo dedo de Deus”, gravado no Chevrolet Hall em Belo Horizonte, lançado a apenas 5 meses, já obteve a marca de mais 250 mil copias vendidas.

Os portões do Estádio Municipal foram abertos as 17h. Uma multidão aguardava a entrada do cantor no palco. Thalles cantou seus maiores sucessos junto com os presentes que sabiam todas as letras.

O vice-prefeito de Angra dos Reis e secretário de Ação Social, Leandro Silva, esteve presente até o final do show. Na foto, Leandro com sua esposa Kedyane Silva e o cantor, que se mostrou muito simpático.

Secretaria de Ação Social realiza reunião de apresentação




A Secretaria de Ação Social (SAS), de Angra dos Reis, realizou na tarde desta quarta-feira, 23, uma reunião para apresentação de todos os seus servidores. O encontro aconteceu no auditório da Defesa Civil no Centro e reuniu funcionários de várias áreas da secretaria. De acordo com o secretário municipal de Ação Social, Leandro Silva, a intenção é unir os servidores em busca de um trabalho em equipe.

- Estamos na gestão há um pouco mais de 20 dias e ainda não conhecíamos todos os servidores que prestam serviços nos órgãos ligados a secretaria pelo município. Esta reunião visa justamente fazer esta apresentação – justificou Leandro.

A subsecretária de Ação Social, Mirian Mouzinho expôs o organograma dos funcionários e disse que a secretaria está se empenhando para desenvolver um bom trabalho nestes primeiros 100 dias de governo.
- São muitos os desafios que estamos enfrentando e os que estão por vir, mas com a colaboração de vocês, conseguiremos avançar em cada etapa nos próximos anos – afirmou.

Leandro Silva, concluiu dizendo que estão sendo feitos levantamentos de todo o equipamento e investimentos em planejamento para realizar um bom atendimento à população: “Estamos buscando parcerias junto ao Estado e não vamos medir esforços para desenvolver um bom trabalho”, afirmou o secretário, que em seguida, agradeceu a todos os servidores pelo comprometimento.


Além dos trabalhos que já vem sendo realizados com as vítimas das chuvas do início do ano, a secretaria está desenvolvendo diversas ações através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Casa Abrigo entre outros serviços ligados à pasta.

Novo presidente da Associação do Encruzo se encontra com vice-prefeito

                                      Além do presidente, o comerciante Renato "Tiquinho", também esteve presente 

O novo presidente da Associação de Moradores do Encruzo da Enseada, eleito no domingo, 20, Ivo Gabriel, mais conhecido como “Neném”, visitou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Leandro Silva no Centro de Angra na tarde da última terça-feira, dia 22.

Neném, que obteve 627 votos contra 145 de seu principal adversário, aproveitou o encontro com Leandro para falar das necessidades do bairro, dentre elas, priorizou a construção de uma galeria de águas pluviais na Rua Campo Belo, onde atualmente existe um valão a céu-aberto, causando riscos de queda, alagamentos e doenças.

Leandro se colocou a disposição e disse que vai encaminhar a solicitação à órgão responsável. O vice-prefeito disse ainda que irá convocar uma reunião com alguns secretários no bairro para avaliar de perto as reivindicações daquela comunidade. 


Ação Social busca apoio do Governo do Estado

                                                                                                                                  Fábio Martins
Leandro Silva com a subsecretária Nelma e o secretário Zaquel

                                                    O assistente Social, Henrique, também participou da reunião

Com a intenção de buscar novas parcerias e conhecer os trabalhos realizados pela Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), o vice-prefeito e secretário de ação social de Angra dos Reis, Leandro Silva, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 23, com o secretário municipal de Ação Social, Zaquel Teixeira, no Centro do Rio.

Durante o encontro, Leandro expôs a atual situação enfrentada pelo município angrense, que tem sofrido com as fortes chuvas de início de ano e por conta disso, ainda mantém cerca de 50 pessoas em abrigos. O vice-prefeito aproveitou para conhecer os programas da secretaria, os trabalhos desenvolvidos pelos assistentes sociais e sugeriu que fosse criada uma parceria entre estado e município para atender melhor à população.

Além de Zaquel, também participaram da reunião, a subsecretária de Ação Social do estado, Nelma de Azeredo e um dos assistentes sociais de Angra dos Reis, Henrique Mendes.

Na conversa, Leandro Silva sugeriu que sejam realizados encontros entre os técnicos do município e do estado para troca de informações, ideias e conhecimentos que serão aplicados ao longo dos próximos quatro anos. O secretário de Ação Social pediu ainda, a realização de debates sobre direitos humanos, já que Angra ainda não possui programas voltados para este fim.

O secretário Zaquel, informou que todos os meses são realizados, seminários com gestores dos municípios do estado para sanar dúvidas e dar orientações. O próximo encontro está marcado para o início de fevereiro e contará com a participação de Angra dos Reis.

- Precisamos avançar nas políticas de assistência no nosso município e estarei buscando apoio dentro e fora de Angra para prestar um melhor atendimento à nossa população – disse Leandro Silva.
O secretário de Ação Social e Recursos Humanos do Rio de Janeiro se mostrou solícito e afirmou que se manterá a disposição de Angra: “É muito importante esta interação entre estado e municípios para que a gente possa conhecer melhor cada necessidade e cada peculiaridade e buscar as melhores soluções”, concluiu.


Visitas ao equipamento

Na tarde da última terça-feira, Leandro Silva fez uma visita ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Parque das Palmeiras, onde conversou com a coordenadora técnica Lílian Meira, que falou dos desafios e dos planos de trabalho para este ano. Logo após, o secretário foi ao bairro Areal, onde visitou a Casa Abrigo.

- Estamos colocando a “casa” em ordem e neste primeiro momento, estou fazendo uma avaliação do nosso equipamento, conversando com os colaboradores para, então, elaborar um planejamento. Já estamos trabalhando muito, ainda mais devido às chuvas deste começo de ano, mas vamos nos empenhar ainda mais para dar uma melhor assistência a nossa população  – afirmou Leandro Silva.





terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Secretaria de Ação Social encerra trabalhos na Central de Doações


A secretaria de Ação Social encerrou os trabalhos de arrecadação de donativos na Central de Doações, que funcionava no Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas, no Centro. Uma equipe de técnicos da Ação Social coordenou todo o trabalho, que contou com o apoio de dezenas de voluntários. Durante o período em que esteve aberta, a Central arrecadou 7.293 quilos de donativos, entre alimentos não perecíveis, água, material de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas, roupas de cama e brinquedos. Tudo o que foi arrecadado foi catalogado e ainda está sendo distribuído aos mais de mil desalojados e desabrigados.

A distribuição dos donativos está sendo feita pelos técnicos da secretaria de ação Social. Esse trabalho é feito principalmente no momento em que as famílias retornam para suas casas e precisam de material de limpeza e alimentos para se reabastecerem. O trabalho está sendo realizado de forma descentralizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por assistentes sociais e psicólogos especializados no acolhimento a essas famílias.

No momento, de acordo com a Defesa Civil, há 584 desabrigados e 661 desalojados. A maioria está na casa de parentes e amigos. Há ainda dois abrigos montados pela prefeitura, na Escola Municipal Tânia Rita (Ciep do Belém) e no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, no São Bento.

Leandro participa de seminário realizado pelo PDT no Rio

                                                                                                                           Arquivo

Planejado pela direção nacional, o seminário, realizado no último sábado (19), analisou questões concretas relacionadas à administração municipal e ao exercício dos mandatos de Prefeito e de Vereador, mais o momento político nacional, as perspectivas para as eleições de 2014 e a construção de candidaturas  sob a ótica partidária, além da questão da Educação em horário integral, bandeira de luta do PDT;  e, ainda, origens e fundamentos do Trabalhismo brasileiro.
A programação oficial do seminário - que começoue às 9 horas no auditório da sede da FLB-AP - foi a seguinte:

MANHÃ - 8h - Café da Manhã e início das atividades - Credenciamento - entrega de crachás; 9h - Formação da Mesa (às 9h em ponto) – seguida da palestra “Balanço das Eleições 2012, no Rio de Janeiro e Perspectivas para 2014” – com José Bonifácio Novelino | Vice-presidente do PDT Regional; 9h20 - “O Momento Político, o PDT e o Futuro” ;  com Carlos Lupi | Presidente Nacional do PDT; 9h40 - “O Brasil e a Economia no Século XXI” – com Cristovam Buarque | Professor e Senador da República; 10h - “O PDT na Assembléia Legislativa” – com Luiz Martins | Deputado Estadual do RJ; 10h20 - “Recursos Federais do Programa Mais Educação” – com Lucenir Andrade Pinheiro, do MEC; 10h40  -  “O Prefeito: Realidade e Perspectivas” – com Sandro Matos | Prefeito do Município de São João do Meriti; 11h - “O Vereador: Atos e Compromissos para um Mandato de Sucesso” – com Felipe Peixoto | Deputado, ex-Vereador e Secretário estadual de Desenvolvimento Regional; 11h20 - “Treinamento de Lideranças: Superação, Equipe e Produção de Resultados” – com Beto Matos | Especialista em Progressão Neuro-Linguística; 11h40 - Debate e abertura para as perguntas encaminhadas à Mesa.

TARDE - 12h40 – “A Preparação dos Quadros e o Futuro do PDT” | Ano 2014 – Palestra  com Manoel Dias | Presidente Nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini; 13h10 - “Planejamento, Gestão Pública e Partidária” - Caderno 2 | Coleção Darcy Ribeiro | Publicações da FLB-AP | Rádio Legalidade - Apresentação: André Menegotto; Ricardo Viana; Paulo Ottaran; 14h40 - “Educação Integral, Construindo um Projeto de Escola e Educação Integrais” – com Maria Amélia Souza Reis | Professora e Membro do Diretório Nacional do PDT; 15h05 - “As Origens do Trabalhismo Brasileiro” -  com José Augusto Ribeiro | Jornalista, Escritor e Membro do Diretório Nacional do PDT; e com Wendel Pinheiro | Membro do Diretório Nacional / Direção da JSPDT; 15h20 – Encerramento. 

O vice-prefeito e presidente do PDT de Angra dos Reis, Leandro Silva compareceu ao encontro. ele recebeu o convite durante uma reunião em que participou na semana passada, no Instituto Brizola Vive, também no Centro do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuvas prejudicam atividade rural em Angra


                           Na semana passada, moradores da Banqueta fizeram suas reivindicações durante reunião 

As chuvas fortes que caem sobre Angra dos Reis desde o início do ano estão prejudicando a atividade rural na cidade. De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura, Rafael Ribeiro, o impacto está sendo sentido, sobretudo, nas dificuldades de transporte e consequente escoamento da produção rural do município. A subsecretaria tem auxiliado as áreas com maiores dificuldades.

A subsecretaria de Agricultura já disponibilizou uma equipe de profissionais para auxiliar os agricultores das localidades mais atingidas. Esses profissionais facilitam o transporte dos alimentos, desobstruindo ou reconstruindo estradas e pontes, a fim de reduzir os danos causados pelas chuvas. A situação é mais preocupante em áreas como o Sertão do Bracuí, de Mambucaba e na Banqueta.

- A área rural está sendo muito castigada e estamos com uma equipe permanente para auxiliar os produtores nesse momento crítico. Desde o início do ano estamos fazendo um trabalho de desobstrução e reconstrução de estradas, para que não atrapalhe no transporte dos produtos e os mesmos não venham a deteriorar-se - explicou Rafael.

Alguns bairros sofrem também com a falta de energia elétrica, causada por queda de árvores e dificuldades de manutenção na rede elétrica. A subsecretaria diz que continuará exercendo seu trabalho emergencial por todo o município em apoio à produção agrícola do município.

Produtores têm reunião na Banqueta

Na semana passada, a diretoria da Associação de Moradores da Banqueta teve um grande encontro com os moradores para discutir os problemas causados pela chuva no bairro.

Cerca de 150 pessoas acompanharam a reunião, que teve ainda a presença de secretários de Governo e subsecretários. Uma das principais reivindicações foram melhorias nas duas estradas que dão acesso à área rural (a entrada principal e a do Areal), além da normalização da circulação dos ônibus que atendem o bairro.

Nesta terça-feira, 22, a subsecretaria de Agricultura junto com a equipe de Governo estará no bairro para identificar as áreas mais atingidas. O subsecretário municipal de Agricultura, Rafael Ribeiro, afirmou que mesmo estando com equipamentos danificados e sem infraestrutura ainda adequada, a equipe estará pronta para atender às emergências.

- Não vai ser fácil, pois assumimos o Governo com um número grande de máquinas deterioradas, mas ainda assim estamos empenhados em enfrentar essa emergência e trabalhando muito para reduzir os danos das chuvas às comunidades da área rural - assegurou Rafael.


MPF em Angra dos Reis denuncia quatro por desmatamento ilegal


O Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis (RJ) apresentou denúncias contra quatro envolvidos em desmatamento ilegal no Parque Nacional da Serra da Bocaina e por crime contra a administração pública. Dentre os denunciados estão Arim Carmo de Oliveira e Aristides Moreira Junior, que exploravam estacionamentos irregulares e quiosques na unidade de conservação, e respondem, respectivamente, por 13 e 11 crimes ambientais e crime contra a administração pública. Se condenados, a pena pode chegar a 20 anos de reclusão para Arim e a 8 anos de reclusão para Aristides.

As denúncias foram feitas pelos procuradores da República Monique Cheker e Rafael Barretto com base em diversos procedimentos investigatórios anteriores e também em decorrência das prisões em flagrante de Arim e Aristides no dia 13 de dezembro de 2012, data em que foram cumpridas as determinações judiciais de demolição de diversos quiosques localizados na praia do Meio, em Trindade, Paraty, no Sul Fluminense.

A área faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, unidade de conservação integral localizada entre os estados do Rio e São Paulo. A demolição foi determinada pela Justiça Federal a partir de ações civis públicas movidas pelo MPF em Angra dos Reis em conjunto com a Procuradoria especializada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Elisabete Gomes Correa, esposa de Aristides Moreira Junior e advogada com registro na OAB de SP, está entre os denunciados pelo MPF por ter liderado, junto com seu marido e outra pessoa, a resistência à ordem e ação para demolição e desocupação da praia do Meio, em julho de 2012, montando barricadas e ateando fogo na estrada de acesso à Trindade, em Paraty.

Em função deste ato de resistência, a demolição não foi executada na época. Se condenada, a pena da acusada pode chegar a 3 anos de reclusão.

Elisabete também será denunciada pelo MPF por ter desacatado, ameaçado e caluniado, no dia 1º de janeiro de 2013, servidores públicos e fiscais do ICMBio, em virtude da prisão em flagrante de seu marido. Os atos criminosos foram gravados com a ciência da envolvida. Por esses crimes, a pena pode chegar a 4 anos e 6 meses de detenção.

Fonte: JB

Angra realizará campanha de doação de sangue

                                                                                                  Arquivo | Fábio Martins

A preocupação com o estoque do banco de sangue do Hemonúcleo Costa Verde de Angra dos Reis, que já está bastante defasado, levou a Associação Abadá-Capoeira de Angra dos Reis, com o apoio da FUSAR, o Hemonúcleo Costa Verde e a prefeitura de Angra dos Reis a se unirem em prol de promover a 15º Campanha de Doação de Sangue, a ser realizado entre os dias 28 de Janeiro a 08 de Fevereiro de 2013.

A campanha que tem como objetivo apoiar o Hemonúcleo na divulgação da cultura de doação voluntária de sangue na comunidade, também tem como metas a captação de doadores voluntários, promover a doação de sangue como ato de cidadania e solidariedade, contribuir com o Hemonúcleo da cidade, sensibilizar a população a prática da doação de sangue efetiva, salvar vidas através da doação e despertar o espírito solidário, fazendo com que a população doe sangue.

De acordo com os organizadores, durante a campanha será instalada uma tenda na Praça Codrato de Vilhena, no centro de Angra para a divulgação e abordagem dos voluntários, e todos os doadores receberão uma camisa da campanha, e como tradição, no final da campanha no dia 09, será realizado uma grande roda de capoeira com representantes da região, contagem dos doadores e corte de um bolo.


Fonte: Diário do Vale

Exposição relembra o passado angrense


A Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar) iniciou uma série de atividades visando tornar a Casa Larangeiras uma atração cultural definitiva. A idéia é dar ao lugar um ambiente que retrate a cultura popular e caiçara angrense. Neste momento a Casa começa a passar por pequenas reformas e receberá aparelhamento, uma vez que o espaço não tinha sequer móveis para os funcionários trabalharem.
A primeira atividade cultural do local nessa gestão é a exposição fotográfica com o tema “Angra, um passeio no passado”. As fotos mostram a Angra antiga, com seus casarões coloniais, igrejas e o convento do Carmo visto por diversos ângulos.
A exposição, segundo o diretor da Casa Larangeiras, Marcelo Ramos, tem por objetivo trazer aos mais jovens a lembrança do passado, através da arquitetura, e aos mais idosos uma oportunidade de reviver a sua época. A exposição também visa fazer um alerta quanto ao desrespeito ao patrimônio histórico e arquitetônico, com a descaracterização das fachadas coloniais e a demolição de vários prédios históricos da cidade nas últimas décadas.
A exposição, aberta hoje, fica no salão inferior da Casa Larangeiras até o dia 26 de janeiro. Tem entrada franca e o local está aberto ao público de segunda a sábado, das 10h às 18h30.
Oficina no teatro
O Grupo Foguetes Maravilha, do Rio de Janeiro, com o apoio da Cultuar, realizará entre os dias 21 a 25 de janeiro, no Teatro Municipal, uma oficina de formação e capacitação técnica para grupos de teatro de nossa cidade. Os interessados podem fazer suas inscrições no próprio Teatro Municipal, que fica na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, no São Bento.

A oficina, que acontecerá durante os cinco dias, das 14 às 17h, faz parte do Circuito Estadual das Artes. Serão praticados exercícios e jogos de conscientização corporal, ocupação espacial, sensibilização, improvisação, composição cênica e narrativa.

Simultaneamente a oficina, o grupo angrense In Cena Ação estará fazendo um intercâmbio com o Grupo Foguetes Maravilha. Às 18 horas do dia 25, os dois grupos farão uma apresentação aberta ao público.