terça-feira, 3 de abril de 2012

Leandro Silva se reune com a direção da Cedae no Rio de Janeiro




Diretor de Interior da Cedae mostra o Plano de Metas para o vereador

Na manhã desta segunda-feira, 02, o vereador Leandro Silva (PDT) se reuniu com a direção da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto), em sua sede no Centro do Rio de Janeiro.

O parlamentar conversou com o diretor de interior, Heleno Silva de Souza e com o coordenador responsável por Angra dos Reis, Cláudio Amoy Lessa.

Durante o encontro, Leandro solicitou informações quanto ao funcionamento da Cedae no município e sobre os projetos da estatal para Angra. Heleno Silva disse que existe a intenção de realizar os investimentos, porém não houve ainda um entendimento entre a Cedae e a Prefeitura. O diretor mostrou inclusive, um plano de metas que já teria sido apresentado ao prefeito, porém ainda aguarda um retorno do executivo angrense. De acordo com Heleno, assim que este plano de meta for analizado e autorizado, "os problemas relacionados a água em Angra estariam praticamente todos resolvidos".

Ainda com informações da direção da estatal, o Plano de Metas apresentado, levaria de 0 a 5 anos de execução e contaria com estação de tratamento, reservatório e adutoras.

O contrato entre a Prefeitura e a Cedae venceu em 2004 e uma nova concessão, caso seja assinada, deverá ser de no mínimo 25 anos para que haja, segundo a direção da estatal, tempo para o retorno do investimento que seria na ordem dos R$ 80 milhões ao logo dos primeiros 4 anos.

Vale lembrar que Angra dos Reis já conta com uma autarquia que é o Saae, Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Com relação a isto, o diretor de interior, Heleno Souza, em resposta a um questioamento feito por Leandro, afirmou que há interesse por parte da Cedae em assumir todo o serviço de tratamento do município, apesar de não ser uma tarefa simples e que esbarraria em muitas burocracias. Uma delas, é o fato de o Saae já ter vários funcionários concursados, alocados naquela autarquia.

O impasse em Angra já se arrasta há muito tempo, já que a Cedae não consegue resolver o problema de abastecimento de água por falta de um convênio e por outro lado, o município não consegue através do Saae, fazer os investimentos necessários para que os moradores possam contar com um bom fornecimento.

- É lamentável que por conta deste impasse, os angrenses ainda sofram com a péssima qualidade no serviço de fornecimento de água. É necessário criar uma solução de uma vez por todas para que a população tenha este bem tão precioso e fundamental em suas torneiras - afirmou Leandro.

Mandato participativo: Confira as indicações referentes ao ano de 2011


O Arquivo se encontra em PDF, podendo ser lido em seu navegador ser salvo em seu computador
Clique na imagem abaixo para ter acesso as indicações.