sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Câmara Municipal de Angra dos Reis apresenta projeto de sua sede própria



Os arquitetos que elaboraram o pré-projeto de construção da futura sede da Câmara Municipal de Angra dos Reis fizeram nesta quarta-feira, 25, uma apresentação da construção a vereadores e ao público em geral. O evento, conduzido pelo presidente da Casa, Dr. José Antônio Gomes (PCdoB), foi no plenário Benedito Adelino, no Centro, e reuniu cerca de 150 pessoas.

O esboço da nova sede já havia sido apresentado a um grupo de vereadores na semana passada. Os responsáveis pelo projeto, Fernando Miguel e Ana Paula Nascimento, cujo trabalho está sendo remunerado pela Technip em doação à Câmara, explicaram que o prédio foi concebido considerando a plena utilização de recursos como a energia solar, a água e a eficiência no uso da energia elétrica. Será um prédio com amplo espaço de uso público e paisagismo valorizando o verde e o azul, cores que, segundo os arquitetos, são representativas para o município.

— Será um prédio eficiente, inteligente e em que a gente procurou valorizar muito a luminosidade natural e o consumo racional de água e energia elétrica. Além disso será um prédio com acessibilidade total e amplos espaços para assegurar o conforto de quem estará ali a trabalho ou em visita - explicou Ana Paula.

O novo prédio projeta o crescimento da cidade, inclusive no número de parlamentares, e é previsto para uma utilização por no mínimo 50 anos, com capacidade para abrigar até 28 vereadores, embora a próxima legislatura (2013-16) tenha apenas 14. O prédio será construído num imóvel de 2,6 mil metros, adquirido no ano passado pela Câmara, no Parque das Palmeiras. A sede própria será um complexo com os gabinetes parlamentares, todos os setores administrativos e de legislação, estúdios e departamentos da TV Câmara, além de três plenários, sendo dois menores para as reuniões das comissões permanentes e um principal, com capacidade para até 306 pessoas, onde serão realizadas as sessões ordinárias e eventos solenes.

— A construção da nossa sede é parte do esforço de cada um dos vereadores e também dos servidores. Fizemos bastante economia no ano passado para comprar o terreno e vamos manter a mesma disposição de racionalidade nas despesas para assegurar a construção. É um compromisso da Mesa Diretora — disse o presidente José Antônio.

A Mesa Diretora mantém a previsão de iniciar as obras ainda no primeiro trimestre. Uma estimativa inicial feita pelos próprios arquitetos previu um custo para a obra de até R$ 10 milhões e um período de construção de até 18 meses.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Leandro realiza caminhada na Santa Rita






O vereador Leandro Silva realizou uma caminhada com moradores e lideranças na Santa Rita.

O parlamentar visitou diversas ruas do bairro onde viu de perto o abandono que pelo qual apopulação local passa. Entre os problemas observados, estão a falta de capina e limpeza em geral, e a necessidade de troca de ralos de água pluvial.

O vereador também vistoriou um valão, onde deveria existir uma galeria pluvial indicada pelo próprio Leandro através de seu gabinete em 2009, porém a prefeitura ainda não iniciou as obras, deixando os moradores preocupados com o risco de doenças.

Outra reinvidicação apontada pela população é a pavimentação de algumas ruas, que ainda por serem de barro, ficam tomadas de lama em dias de chuva e com muita poeira em dias ensolarados.

Ainda durante a visita ao bairro, Leandro afirmou aos moradores que vai enviar um relatório com as observações ao Executivo municipal informando os problemas e cobrando soluções.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brizola será lembrado no Rio com missa e lançamento de livro


Os 90 anos de nascimento de Leonel Brizola serão lembrados no próximo dia 23 de janeiro, no Rio de Janeiro, com o lançamento do livro “Leonel Brizola - A Legalidade e Outros Pensamentos Conclusivos”, às 18 horas, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) - na Rua Araújo Porto Alegre 71, no Centro da cidade. Também será rezada missa na Igreja de São Benedito dos Homens Pretos, encomendada pelo PDT-RJ, na Rua Uruguaiana, às 11 horas da manhã.

No livro organizado por Osvaldo Maneschy, Apio Gomes, Paulo Becker e Madalena Sapucaia o herdeiro do Trabalhismo dá – na primeira pessoa – a sua opinião sobre temas políticos atuais através de transcrições de falas suas recolhidas ao longo dos anos que somam mais de 300 horas de gravação de palestras, discursos e entrevistas - entre 1991 e 2004.

A primeira parte do livro é totalmente dedicada ao movimento da Legalidade de 1961 liderado por Leonel Brizola a partir do Rio Grande do Sul, que uniu o Brasil e derrotou os golpistas que tentaram impedir a posse de João Goulart - episódio do qual Brizola tirou uma grande lição: os golpes só prevalecem na desinformação.

A Cadeia da Legalidade, a partir da encampação pelo governo gaúcho da Rádio Guaíba, reuniu espontaneamente mais de 100 emissoras de rádio, encurralando os militares golpistas na opinião pública nacional, majoritariamente contra o golpe. Mas do episódio Brizola cultivou grande frustração a ponto de dizer, em 2001, na fase conclusiva de sua vida: “Na Legalidade, perdemos uma chance que a História nos deu de bandeja.

Brizola queria enfrentar os militares golpistas e fechar o Congresso Nacional convocando, logo em seguida, uma Constituinte. Mas Jango conciliou e veio o golpe de 1964. Um CD acompanha o livro onde uma parte dos fatos relacionados à Legalidade é narrada pelo próprio Brizola.


Já a segunda parte de “Leonel Brizola - A Legalidade e Outros Pensamentos” é uma reedição do livro originalmente publicado em 1994 com o título “Com a palavra, Leonel Brizola - onde o ex-governador, também na primeira pessoa, fala sobre processo social, Trabalhismo, economia, getulismo, problemas brasileiros, política, mídia, golpe de 64, violência e pobreza, entre outros temas.

O prefácio do livro é do jornalista Paulo Henrique Amorim e ele pode ser comprado nas livrarias ou pela Internet, através da Editora Nitpress, no endereço www.nitpress.com.br

A obra é parte de um projeto maior voltado à preservação das palavras e ideias de Brizola que desdobrará em novo livro, em futuro próximo, mais extenso e detalhado - cujo título ainda provisório é “Leonel Brizola, outras reflexões”.